10 livros que serão lançados no Brasil em 2022

Nenhum comentário

E aí galera? Preparados para os lançamentos literários que chegarão bombando neste ano de 2022 que já começou? Sei que muitos de vocês estão curiosos para saber o que estará aterrissando nas prateleiras das livrarias físicas e virtuais nos próximos dias, semanas ou meses. O importante é que essas obras chegarão ainda neste ano.

Então, preparem os bolsos e contenham a expectativa porque teremos muitas novidades. O “Livros e Opinião” selecionou 10 obras que certamente estarão arrebentado a boca do balão em 2022. Vamos a elas.

01 – Em Carne Viva (Jaqueline Woodson)

A Todavia, a mesma que publicou o mega sucesso Torto Arado de Itamar Vieira Junior quer repetir o êxito, agora com a novidade Em Carne Viva. A obra da escritora americana Jacqueline Woodson vem sendo aguardada com muita expectativa e a editora está fazendo um trabalho de marketing pesado em sua divulgação.

Woodson já havia publicado mais de 30 livros para jovens leitores e ganhado vários prêmios (com destaque para Memorial Astrid Lindgren, de 2018) quando mudou o rumo para uma escrita mais adulta. Primeiro com o impactante Um Outro Brooklyn, lançado em 2016 e que chegou ao Brasil, também pela Todavia. Depois, com Red at the Bone, em 2021. E agora, a editora promete para a segunda semana de janeiro, Em Carne Viva.

Independentemente da faixa etária de seu leitor-alvo, Jacqueline mantém uma coerência, pois todos seus livros colocam crianças e adolescentes negros no centro da trama - sem condescendência, mas posicionados em situações realistas e com uma profunda compreensão da psique de seus personagens.

Em Carne Viva centra-se em duas famílias negras que se uniram quando Iris e Aubrey, um casal de adolescentes ainda no colégio, descobriram que seriam pais. Ao revelar esta nova família singular — e remontar ao massacre racial de Tulsa em 1921— a autora explora o desejo sexual, identidade, ambição, gentrificação, educação, classe, status e as mudanças de vida advindas da paternidade. O novo romance da escritora olha para o fato de que os jovens, muitas vezes, devem tomar decisões duradouras sobre suas vidas — até mesmo antes de começarem a descobrir quem são e o que querem ser.

02 – O Sanatório (Sarah Pearce)

Ao lançar O Sanatório – seu livro de estreia – nos States, Sarah Pearce foi comparada por alguns críticos e leitores com uma nova Agatha Christie. Olha... apesar de não conhecer o livro da autora, acho um pouco exagerado fazer essa comparação, já que a “Rainha do Crime” é insuperável, mas pelo menos, dá para os leitores que apreciam o gênero mistério terem uma ideia do potencial dessa jovem autora.

Em seu debut literário, Pearce coloca no centro da trama um sinistro resort que fica isolado no alto dos Alpes Suíços. Este é o último lugar em que Elin Warner gostaria de estar. Mas ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão, Isaac, a quem não vê há anos, ela sente que o melhor que pode fazer é aceitar.

Assim que chega, em meio a uma forte nevasca, Elin é imediatamente acometida por uma onda de tensão. Além do relacionamento estremecido com Isaac, algo no hotel a deixa nervosa. Antes um sanatório abandonado, o lugar tem um passado sinistro, que só alimenta o clima macabro que o permeia.

Quando eles acordam na manhã seguinte e descobrem que Laure, a noiva do irmão, desapareceu sem deixar vestígios, a inquietação de Elin aumenta. Em pouco tempo, a tempestade impede qualquer um de chegar ou sair do hotel, e quanto mais tempo Laure permanece desaparecida e situações estranhas acontecem, mais o pânico se instaura entre os hóspedes e os funcionários confinados no lugar.

Para piorar, ninguém notou ainda o desaparecimento de outra mulher. E ela é a única que poderia tê-los alertado sobre as ameaças à espreita. Agora, todos estão em perigo. E qualquer um pode ser a próxima vítima.

O livro será lançado no Brasil pela Intrínseca no dia 21 de janeiro.

03 – Harry Potter e a Câmara Secreta – Edição Ilustrada por MinaLima (J.K. Rowling)

Muitos leitores, com certeza, irão se assustar com o preço: R$ 232,50, mas acredite, se você é fã do famoso menino bruxo criado por J.K. Rowling, esse gasto valerá a pena. Afinal de contas, a edição ilustrada de Harry Potter e a Câmara Secreta que chegará nas livrarias brasileiras em 28 de janeiro pode ser considerada a edição mais bonita já feita da saga juntamente com Harry Potter e a Pedra Filosofal (2020). Ambas foram ilustradas pelo estúdio MinaLima do brasileiro Eduardo Lima – radicado em Londres há 20 anos – e de sua sócia, a britânica Miraphora Mina, dupla de designers responsáveis pelas artes gráficas do Mundo Bruxo. Aliás, a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal figurou na terceira posição da lista de best sellers do The New York Times em 2020. Acredito que Harry Potter e a Câmara Secreta terá o mesmo destino ou quem sabe, um destino até melhor.

Harry Potter e a Câmara Secreta por MinaLima terá 400 páginas, 8 elementos pop-us interativos feitos de papel, dentre eles d'A Toca e do Salgueiro Lutador.

Para aqueles que não são iniciados no “Universo Harry Potter” e por isso nunca ouviram falar do estúdio MinaLima, lembramos que se trata do estúdio responsável por levar os objetos dos livros de J. K. Rowling para o cinema, na celebrada franquia de oito longas-metragens. A saga terminou há nove anos, mas eles continuam trabalhando com a obra da escritora.

04 – Casa do Céu e Sopro (Sarah J. Maas)

Casa de Céu e Sopro é a sequência de Casa de Terra e Sangue, da série new adult Cidade da Lua Crescente criada pela escritora americana de 35 anos, Sarah Janet Maas. 

A saga é a mais recente da autora e também seu primeiro adulto, com classificação etária de +18, por conta de todos os gatilhos que aborda, como abuso de drogas, álcool e suicídio. O primeiro livro, Casa de Terra e Sangue, foi lançado em março de 2020 e traz a história de Bryce, uma mulher que é metade humana e metade feérica e tinha uma vida perfeita, até um demônio misterioso assassinar alguns de seus amigos. Dois anos depois, ataques parecidos acontecem com diversos seres na cidade de Lunathion. Bryce se junta a Hunt Athalar, um anjo caído, para investigar as mortes e o mistério que envolve todos esses óbitos.

Agora, neste segundo volume da saga, Bryce Quinlan e Hunt Athalar fizeram um pacto. Enquanto processam os eventos da última primavera, eles irão manter as coisas... platônicas... até o solstício. Eles salvaram a Cidade da Lua Crescente, mas com tanto frenesi acontecendo ultimamente, eles desejam, mais do que qualquer coisa, uma oportunidade de relaxar. Desacelerar. E descobrir o que o futuro lhes reserva.

Enquanto isso, para os dois, a iminência do perigo não está ainda fora de questão. Arrastados para um movimento rebelde do qual não querem tomar partido, Bryce, Hunt e seus amigos veem a si mesmos contra os sinistros asteri – de quem, custe o que custar, precisam evitar ser percebidos.

No entanto, quanto mais conhecem as causas desse movimento revolucionário, mais se aproximam de uma inevitável escolha: permanecer quietos enquanto outros são oprimidos... ou lutar.

A Galera Record já anunciou a data de lançamento de Casa do Céu e Sopro: 14 de março.

05 – O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música (Dave Grohl)

O livro reúne uma cativante coleção de memórias do ex-Nirvana e atual Foo Fighters, Dave Grohl que mostra o lado emocional de ser um dos maiores astros do rock mundial.

Em O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música, os leitores terão a oportunidade de conhecer  a trajetória de vida de Grohl até agora: de largar o ensino médio para tocar em uma banda de punk a se tornar baterista do Nirvana aos 21 anos, ter uma subida meteórica ao estrelato com o álbum Nevermind e uma queda igualmente rápida com o fim da banda, até, alguns anos mais tarde, encontrar-se com o sucesso novamente, vendendo milhões de discos, conquistando 12 Grammys e esgotando shows em arenas ao redor do mundo com o Foo Fighters.

Estes são apenas alguns dos temas relatados na obra que certamente agradará em cheio os fãs do conhecido músico.

De acordo com o release distribuído pela editora Intrínseca, a autobiografia de Grohl  é repleta de reflexões sobre rock, família, carreira e as encruzilhadas que encontramos na vida. A obra traz a perspectiva de um dos maiores nomes do rock sobre a fama, em relatos carregados de honestidade, emoção e humor. Da infância até os dias atuais, seja falando de seu amor visceral pela música, de sua conexão com sua cidade natal ou do orgulho que sente das filhas, o músico entrega agora em prosa toda a verdade que se encontra em suas canções.

06 – Gótico Nordestino (Cristhiano Aguiar)

Uma excelente pedida para aquelas pessoas que apreciam a leitura de contos. Em nove histórias curtas, Cristhiano Aguiar mergulha nos elementos góticos e folclóricos ― buscando referências nas séries televisivas, no cinema e nos quadrinhos ― para criar narrativas vibrantes e inesperadas, que fogem da prosa literária tradicional. As histórias vão desde os tempos do cangaço, passando pela ditadura militar e chegando até os ecos sombrios de um futuro próximo.

No primeiro conto chamado “Anda-luz”, um menino é obrigado a cruzar o descampado perto do vilarejo de Riachão da Frente para levar uma carta que a mãe escreveu a Zé Barbatão, o cangaceiro local. Na madrugada, as sombras no caminho e a ameaça do bando crescem conforme a narrativa avança, e a realidade parece a ponto de se romper.  A história que abre este volume, prenuncia o que virá nos oito contos seguintes.

Em Gótico Nordestino, o autor caminha entre o sonho e a vigília, dialoga com outros gêneros e compõe um livro totalmente distinto do usual.

Os contos se inserem em lugar de destaque na nova leva de narrativas de horror, reinventando os medos atemporais a tudo que escapa da racionalidade.

O livro editado pela Alfaguara tem previsão para desembarcar nas livrarias tupiniquins logo no início de fevereiro.

07 – Arrastados – Os Bastidores do Rompimento da Barragem de Brumadinho (Daniela Arbex)

Autora de Cova 312, Holocausto Brasileiro e Todo Dia a Mesma Noite, este último sobre o incêndio da Boate Kiss, a jornalista mineira Daniela Arbex, vencedora do Prêmio Jabuti, lança agora um livro-reportagem sobre uma das piores tragédias que aconteceram no Brasil: o rompimento da barragem de Brumadinho. 

Em Arrastados – Os Bastidores do Rompimento da Barragem de Brumadinho que será lançado em 25 de janeiro pela Intrínseca, Arbex ouviu mais de 200 pessoas entre sobreviventes da tragédia, familiares de vítimas e autoridades.

 A jornalista se propõe a reconstruir, com base em relatos de pessoas e documentos oficiais, as 96 primeiras horas da tragédia, do rompimento da Barragem de Córrego do Feijão operada pela Vale aos três dias seguintes.

A onda de lama de rejeitos tóxicos de mineração se estendeu por 300 quilômetros, cruzou 17 cidades e deixou 272 mortes, considerando que duas vítimas estavam grávidas. Até hoje sete corpos resgatados permanecem sem identificação.

A premiada jornalista investigativa foi a campo para reconstituir em detalhes as primeiras 96 horas após o colapso. Arbex retornou à região para acompanhar o impacto das indenizações e contrapartidas institucionais para a reparação dos danos materiais.

Além da escrita precisa da autora – que reconstitui a trajetória das vítimas e dos trabalhos de resgate de forma detalhada e impactante, mas com extrema delicadeza –, o livro apresenta ainda fotografias que ajudam a dimensionar e humanizar a tragédia.

08 – Carrie – Biblioteca Stephen King (Stephen King)

Olha galera... confesso que fiquei decepcionado com essa notícia divulgada, recentemente, pelo selo Suma pertencente a editora Companhia de Letras. Por tudo o que eu li nas redes sociais - incluindo informações da própria Suma - ainda nos seus primórdios, quando era conhecida por Suma de Letras - sempre acreditei que a série “Biblioteca Stephen King” teria como único objetivo resgatar as narrativas do autor que estivessem com edições esgotadas. E com exceção de O Iluminado, cujas edições mais antigas,  ainda podem ser encontradas facilmente em sebos, a editora vinha cumprindo muito bem o seu papel, mas agora, sinceramente, pisou na bola. Carrie, A Estranha ou simplesmente, Carrie está sobrando aos borbotões nas livrarias e também nos sebos e por isso não merecia fazer parte dessa importante coleção.

Feito o meu protesto, vamos aos fatos. A Suma confirmou que Carrie -  primeiro livro publicado com o nome do autor, que completa 75 anos em 2022 - será republicado em 2022 na “Biblioteca Stephen King”. Portanto, apesar de ser um romance fácil de se encontrar em brochura, Carrie integrará a coletânea ganhando um tratamento especial em capa dura.

Anteriormente, a Suma já havia publicado Cujo; A Hora do Lobisomem; O Iluminado; A Incendiária; A Metade Sombria; e Trocas Macabras. Carrie será o sétimo livro da coleção. Três livros (sem contar Os Livros de Bachman, é claro) ainda seguem sem uma reedição desde os anos 1990: Eclipse Total; Os Estranhos e Depois da Meia-Noite, mas, segundo a Suma, eles estão trabalhando para restaurar toda a bibliografia do Mestre do Horror Moderno.

09 – Última Parada (Casey McQuiston)

Depois do sucesso de Vermelho, Branco e Sangue Azul, outro livro da escritora Casey McQuiston será publicado no Brasil. A editora Seguinte colocou em pré-venda para 18 de janeiro o romance Última Parada (título nacional de One Last Stop). É o segundo romance publicado pela autora.

Segundo sinopse fornecida pela Editora Seguinte, a narrativa diz respeito a August Landry que aos 23 anos de idade tem uma visão bastante cética sobre a vida. Quando se muda para Nova York e passa a dividir apartamento com as pessoas mais excêntricas ― e encantadoras ― que já conheceu, tudo o que quer é construir um futuro sólido e sem surpresas, diferente da vida que teve ao lado da mãe.

Até que Jane aparece. No vagão do metrô, em um dia que tinha tudo para ser um fracasso, August dá de cara com uma garota de jaqueta de couro e jeans rasgado sorrindo para ela. Os dois passam a se encontrar o tempo todo e logo se envolvem, mas há um pequeno detalhe: Jane pertence, na verdade, aos anos 1970 e está perdida no tempo ― mais especificamente naquela linha de metrô, de onde nunca consegue sair.

August fará de tudo para ajudá-la, mas para isso terá que confrontar o próprio passado ― e, de uma vez por todas, começar a acreditar que o impossível às vezes pode se tornar realidade.

O livro chega com suas 400 páginas para serem devoradas pela galera. A Seguinte está botando a maior fé nesse lançamento.

10 – O Que a Árvore do Meu Quintal Falou Comigo (Paulo Vieira)

O humorista Paulo Vieira lança seu primeiro livro em 2022. Intitulado O Dia Que a Árvore do Meu Quintal Falou Comigo, a obra que deve sair pela editora Harper Collins é voltada para o público kids e tratará sobre temas como amizade e liberdade.

Vale lembrar que atualmente Paulo Vieira trabalha com Globoplay e TV Globo em uma série baseada nas aventuras de Pablo e Luisão, histórias reais contadas por ele no Twitter.

Considerado um dos principais nomes do humor brasileiro da atualidade, ele estará na próxima lista da Forbes Under 30, que elege jovens de diferentes segmentos que mais se destacaram nas suas áreas de atuação.

O livro ainda não tem uma data exata para o seu lançamento, o que se sabe até agora é que O Que a Árvore do Meu Quintal Falou Comigo sai nesse ano de 2022.

Então é isso. Espero que essa lista possa ajudar todos os nossos leitores e seguidores a escolherem as suas leituras para este ano que já começou.

Inté!

 


Nenhum comentário