Seis livros que vão virar filmes, séries ou minisséries em 2022

Nenhum comentário

Pois é galera, entra ano e sai ano e a curiosidade dos “leitores cinéfilos” quanto aos livros que irão virar filmes no decorrer dos 365 dias vindouros só aumenta. E o “Livros e Opinião”, claro né, não poderia deixar de embarcar nessa onda. Por isso, nos últimos anos sempre elaborei listas sobre os filmes e minisséries baseados em obras literárias que explodirão nas telas de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Então, apertem os cintos para levantarmos voo. Vamos conferir alguns livros que serão adaptados para o cinema ou TV neste ano de 2022.

01 – Daisy Jones & The Six (Taylor Jenkins Reid)

Daisy Jones & The Six pode ser considerado um dos romances contemporâneos mais aclamados pelos amantes do universo literário. 

Li o livro e amei! Da mesma forma como acontece em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, outro livro fantástico de Taylor Jenkins Reid, os personagens de Daisy Jones são tão carismáticos que parecem reais. A ilusão que temos ao ler a obra literária é que o “The Six”, grupo musical fictício dos anos 70, de fato, existe. A minha sensação foi a de que Daisy Jones, Billy Dune, Graham Dunne, Karen Sirko e os demais integrantes do grupo eram de carne e osso. Parecia que eu estava lá no meio da gritaria dos fãs assistindo um show da banda, vivendo o clima contagiante de uma apresentação ao vivo; presenciando os desentendimentos, erros e acertos do “The Six”; vendo uma Daisy Jones tão real que a minha impressão era de que a personagem estava se abrindo comigo revelando os seus segredos, as suas alegrias e principalmente as suas tristezas.

Cara, um livro tão bom assim só poderia ir parar no cinema ou na TV. E assim será. A obra literária de Jenkins Reid vai ganhar uma minissérie de 12 capítulos no Prime Video, streaming da Amazon. Entre os produtores do projeto está a atriz e produtora Reese Witherspoon – ganhadora do Oscar de 2006 pela sua participação em “Johnny e June”, filme sobre a vida do cantor Johnny Cash - que já assumiu ser fã da obra e até incluiu o título em seu renomado Clube do Livro.

As gravações da minissérie estavam previstas para começar por volta de março de 2020 mas devido a pandemia de Covid-19 acabou atrasando – a exemplo de outros projetos de Hollywood – mas a produção retomou os trabalhos e as filmagens no segundo semestre de 2021. 

Curiosos quanto aos atores que darão vida aos protagonistas? Ok. Vamos, então, matar essa curiosidade. Sam Claflin (Como Eu Era Antes de Você) foi confirmado no papel de Billy Dunne e Riley Keough (The Girlfriend Experience) será a icônica Daisy Jones. Ah! Antes que me esqueça: Keough é filha de Lisa Marie Presley e consequentemente neta do eterno rei do rock. Vamos lá, porque tem mais gente boa no elenco: Camila Morrone (Desejo de Matar) viverá Camila Dunne, Suki Waterhouse (Simplesmente Acontece) será Karen Sirko, Josh Whitehouse (Um Passado de Presente) será Eddie Roundtree, Will Harrison (It's Perfect Here) como Graham Dunne e Sebastian Chacon (Penny Dreadful) viverá Warren Rhodes. A atriz brasileira-jamaicana Nabiyah Be (Pantera Negra), filha do músico Jimmy Cliff, vai interpretar Simone Jackson.

Quanto ao lançamento da minissérie ainda não há uma data exata definida, apenas o ano: 2022.

02 – Morte no Nilo (Agatha Christie)

Se “Daisy Jones & The Six” vai para a TV, o destino de “Morte no Nilo”  será os cinemas. A produção cinematográfica baseada na obra icônica de Agatha Christie tem estreia confirmada para o dia 10 de fevereiro, inclusive, os trailers sobre o filme estão bombando á mil no Youtube.

O longa acompanha o detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) de férias no Egito. Mas é claro que ele não iria conseguir folga. Durante sua estadia, acontece o assassinato de uma jovem herdeira.

De acordo com a sinopse divulgada pelos estúdios da 20th Century Fox,  “durante sua viagem de lua de mel pelo rio Nilo, o casal Linnet Ridgeway (Gal Gadot) e Simon Doyle (Armie Hammer), convidaram os entes mais queridos para embarcar no barco Karvak e celebrar a união do casal. Porém a rica herdeira é misteriosamente morta de noite e por quase todos os passageiros têm motivos para matá-la. Mas um dos convidados, por coincidência, é o mais famoso detetive do mundo, Hércules Poirot, que começa a investigar o caso. 

Enquanto as investigações têm início no próprio barco, novas mortes acontecem com o intuito de encobrir a verdade e o caso acaba sendo mais difícil de se solucionar a cada tempo que passa. Situado em uma paisagem épica de vistas panorâmicas do deserto egípcio e das majestosas pirâmides de Gizé, este conto de paixão desenfreada e ciúme incapacitante apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos entre voltas e reviravoltas”.

Gal Gadot - a “Mulher-Maravilha” - lidera o elenco, que ainda tem Armie Hammer, Rose Leslie, Tom Bateman, Emma Mackey e Letitia Wright. A curiosidade é que Kenneth Branagh, além de dar vida ao famoso detetive Hercule Poirot também dirige o filme.

03 – Um Lugar Bem Longe Daqui (Delia Owens)

Um Lugar Longe Daqui de Delia Owens, lançado em 2019, é um dos livros mais comentados dos últimos dois anos. Quem leu, adorou a história; e Reese Witherspoon que de boba não tem nada também adquiriu os direitos de filmagens da obra, à exemplo do que fez com Daisy Jones & The Six.

No livro, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e, por vezes, brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.

As gravações da adaptação do livro acontecem desde de abril do ano passado e a Sony Pictures liberou algumas fotos de bastidores do longa que tem Daisy Edgar-Jones no papel principal. 

O elenco conta também com Taylor John Smith, Harris Dickinson, Garret Dillahunt (Fear the Walking Dead), Michael Hyatt (Snowfall), Ahna O’Reilly (The Morning Show), Sterling Macer Jr. (Dragon: The Bruce Lee Story) e a novata Jojo Regina.

O filme é dirigido por Olivia Newman com roteiro de Lucy Alibar. A Sony Pictures marcou a estreia para 2022 mas não definiu uma data exata. Vamos aguardar e... com muita expectativa.

04 – Em Águas Profundas (Patricia Highsmith)

O filme baseado na obra homônima de Patricia Highsmith foi comprado pelo streaming Hulu, eles ficarão responsáveis pela transmissão do longa neste ano de 2022. O Amazon Prime Video fará o lançamento internacional. À princípio, a produção deveria ser lançada nos cinemas, mas a 20th Century Studios acabou desistindo da ideia. Com isso, o destino de Em Águas Profundas será mesmo o streaming.

Após mais de 15 anos, o diretor Adrian Lyne retorna a uma produção, esse é o marco de sua volta na direção de um longa. Ele também foi responsável por outros trabalhos considerados verdadeiras obras primas dos cinemas, como por exemplo “Atração Fatal”.

Em Águas Profundas, Highsmith narra a história de um casal muito estranho e misterioso: Vic e Melinda. Eles estão longe de ser um casal feliz ― seu casamento é mantido por um acordo nada convencional: Melinda pode ter quantos amantes quiser contanto que não arraste os dois e a filha para o caos de um divórcio. Tudo parece bem, mas, com o passar do tempo, Vic começa a se incomodar com os homens escolhidos pela esposa e adota uma estratégia inusitada para afugentá-los, assumindo a autoria do assassinato de um deles. Só que a notícia se espalha por toda a cidade do interior dos Estados Unidos e o antes cidadão-modelo, benfeitor, marido mais do que tolerante e empreendedor abnegado vira alvo da maledicência de todos.

Tudo levava a crer que a vida voltaria ao normal quando o verdadeiro assassino é descoberto, mas a revelação da mentira de Vic é o estopim de uma reviravolta nas convicções do próprio e nas relações que mantém com a comunidade, com os amigos e com Melinda e seus vários amantes. O que se cria é uma trama intrincada, repleta de segredos, manipulação psicológica e sangue.

A autora explora os abismos mais sombrios da psique humana e lança luz para o fato de que sob a superfície das personalidades mais pacatas e exemplares podem se esconder as mais sórdidas psicopatias.

O filme será protagonizado por Ben Affleck (“Batman versus Superman” e “Liga da Justiça”) e Ana de Armas (“007: Sem Tempo Para Morrer”).

05 – Sandman (Neil Gaiman)

Sandman é uma das histórias em quadrinhos mais celebradas da história, publicada pela Vertigo, antigo selo da DC Comics e escrita por Neil Gaiman.

A história é vista do ponto de vista de Sonho (que também é conhecido como Morpheus ou Sandman - um dentre os sete perpétuos, a representação antropomórfica do sonho). Sandman é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo - os Perpétuos são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.

Em 1916, Sandman foi aprisionado durante um ritual de magia pelo britânico Roderick Burgess. A intenção do mago inglês era capturar a Morte, irmã de Morpheus, mas algo deu errado e o atraído foi o rei dos sonhos. Morpheus ficou aprisionado por mais de 70 anos, até ser libertado devido a um descuido de seus guardas. 

Quando voltou ao Sonhar, descobriu que seu reino estava semidestruído. Para restaurá-lo e também restaurar seu poder, Morpheus partiu atrás de três poderosos artefatos que foram roubados durante seu exílio forçado. Após aventuras que o levaram até o inferno e ao redor do mundo, Morpheus recuperou seus apetrechos, mas uma série de fatores o levariam a enfrentar situações perigosas ao longo dos anos seguintes.

A Netflix que está responsável pela adaptação dos quadrinhos para uma série de TV já divulgou parte de seu elenco principal. São eles: Tom Sturridge como Sonho/Sandman; Gwendoline Christie como Lúcifer; Vivienne Acheampong como Lucienne; Charles Dance como Roderick Burgess; Boyd Holbrook como o Coríntio; Asim Chaudhry como Abel; e Sanjeev Bhaskar como Caim.

Segundo a Netflix, a série que estreia nesse ano terá 10 episódios (mais um), totalizando 11 capítulos.

06 – Persuasão (Jane Austen)

E a Netflix não para, hein?! Taí mais uma produção financiada pela conhecida plataforma de streaming. O filme será baseado na obra Persuasão da escritora Jane Austen. Na trama, Dakota Johnson (50 Tons de Cinza) interpreta Anne Elliott, personagem que se reconecta com um antigo amante sete anos após ter sido persuadida por familiares e amigos a encerrar seu noivado com ele. Diante de novas circunstâncias, o casal arriscará então renovar o compromisso.

Os atores Cosmo Jarvis e Henry Golding serão, respectivamente, o interesse amoroso e o primo de Anne. O elenco conta ainda com Richard E. Grant e Suki Waterhouse em papéis secundários. O longa é dirigido pela estreante Carrie Cracknell.

Essa é a mais recente tentativa da Netflix de atualizar uma obra de Austen para atrair o público. A plataforma já desenvolve “The Netherfield Girls”, adaptação contemporânea de Orgulho e Preconceito.

Persuasão será lançado na Netflix em 2022.

Taí galera, leiam os livros e vejam os filmes. De preferência, leiam primeiro as obras literárias, afinal de contas, antes de sermos cinéfilos, somos leitores.

Inté.

 


Nenhum comentário