Oito livros de terror e suspense que se passam no Natal

Como já escrevi dois posts (aqui e aqui) indicando vários livros com temas natalinos para lermos neste período do ano - tão especial para nós cristãos - hoje resolvi dar uma ‘mudada’ no recheio do bolo, mas só um pouquinho. Nesta nova postagem recomendo oito livros de terror e suspense que tem o Natal como tema. Uma boa pedida para a galera que curte esse gênero literário. E aí? Preparados para roer as unhas nestes dias que faltam para a chegada da festa máxima do ano. Garanto que a nossa lista tem enredo com fôlego para deixar a galera com todos os cabelinhos do corpo arrepiados.
Vamos à eles:
01 – Noite natalina (Lorhan Rocha)
Este livro de 182 páginas lançado pela editora Skull é uma antologia de terror, cujas histórias se passam durante o período de Natal. A obra organizada pelo carioca Lorhan Rocha conta com 17 contos escritos por diversos autores tupiniquins. Pelo que eu vi nas redes sociais, o livro lançado em 2017 foi muito elogiado.
Como surgiu a ideia de escrever “Noite Natalina”? O próprio autor responde: “Se pararmos para observar, todo Natal, famílias se reúnem para confabularem e compartilharem seus alimentos um com os outros; foi quando me perguntei: Porque as pessoas nesse Natal não poderiam ser o próprio alimento de um ser sobrenatural? Foi quando assisti ao filme ‘Krampus: O terror do Natal’ que tive a intenção de mostrar o outro lado dessa comemoração”.
 A antologia organizada por Rocha traz para o leitor: lendas antigas e histórias de terror esquecidas pelo tempo... O lado do Natal que todos preferiram esquecer. 
Detalhes técnicos
Editora: Skull
Ano: 2017
Formato: Brochura
Páginas: 182
02 – A aventura do pudim de Natal (Agatha Christie)
Para comemorar o Natal de 1960, Agatha Christie lançou, no formato de livro, uma seleção de seis novelas policiais que já tinham sido anteriormente publicadas com sucesso em jornais ou revistas. Todas os seus enredos misteriosos e interligados acontecendo em pleno período natalino.
Em “A Aventura do Pudim de Natal”, a autora convoca novamente, o seu mais famoso personagem: Hercule Poirot. Para investigar um caso complicado, o famoso detetive belga precisa participar – a contragosto – de uma tradicional celebração natalina inglesa em uma mansão do interior. Mas um bilhete anônimo acaba mudando tudo...
Uma história cheia de mistérios. Primeiro, o aviso sinistro para que Poirot não coma pudim de passas... Depois, a descoberta de um cadáver dentro de um baú... Em seguida, uma briga, ouvida por acaso, que levou a um assassinato... Também o estranho caso do homem que alterou seus hábitos alimentares e morreu... E o mistério da vítima que sonhou com o próprio suicídio. Qual a ligação entre esses seis casos espantosos?
Publicado originalmente em 1960, este livro contém seis histórias escolhidas pela própria autora, que faz aqui uma homenagem às festas de Natal de sua infância.
Detalhes técnicos
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2002
Formato: Brochura
Páginas: 251
03 – O carbúnculo azul: Um caso de Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle)
Ah... Tá bom! E você ainda achou que Sherlock Holmes não faria parte dessa lista?! Onde tem Poirot também tem que ter Holmes, os dois maiores detetives da literatura mundial.
Neste conto hiper-curtíssimo, Arthur Conan Doyle narra uma visita de Watson a Holmes na segunda manhã depois do Natal. Na oportunidade, ele encontra o amigo ocupado com um caso: o comissário Peterson havia aparecido na casa de Sherlock Holmes com um chapéu e um ganso abatido. Holmes fica com o chapéu e, a partir dele, faz uma brilhante sequência dedutiva a respeito do seu dono. Logo em seguida, começa a investigar simultaneamente o roubo de uma valiosa joia real encontrada pela mulher do comissário Peterson no papo do ganso quando tentava assá-lo.
Quem leu “O Carbúnculo Azul”, simplesmente adorou. Além das fantásticas deduções que Holmes faz a partir do mísero chapéu de Henry Baker, esse conto reafirma a amizade claramente afetuosa que une Holmes e Watson, quando o médico deixa seu lar e a mulher para ir visitar o amigo solteirão e ”desejar-lhe boas festas”.
Detalhes técnicos
Editora: Zahar
Ano: 2011
Formato: Brochura
Páginas: 26
04 – O Natal Negro (Thomas Altman)
No pequeno município de Murdock, Nova York, crianças anunciam a chegada do Natal entoando cânticos pelas ruas estreitas, em meio às casas emolduradas pela neve. Mas acontecimentos terríveis transformam aquele momento mágico num verdadeiro espetáculo de terror: no intervalo de algumas horas duas jovens são assassinadas, deixando confuso o xerife Bud Dansmore. Ambas mortas por treze golpes certeiros. O xerife tenta, então, descobrir qual o recado macabro que o assassino estaria dando. Porque  todas as vítimas do serial killer são mortas com 13 facadas?
Publicado nos anos 90 pela editora Francisco Alves, Natal Negro é integrante da antológica coleção Mestres do Horror e da Fantasia e está há muitos anos esgotado no mercado editorial.
Detalhes técnicos
Editora: Francisco Alves
Ano: 1990
Formato: Brochura
Páginas: 255
05 – Nosferatu (Joe Hill)
“Nosferatu” foi escrito por Joe Hill, um dos filhos do mestre do terror Stephen King. A obra foi bem recebida pela grande legião de fãs do autor, além de ter agradado a crítica literária especializada.
Hill conta a história de uma garotinha de 8 anos chamada Victoria McQueen que tem um dom especial: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem, por isso, ela sempre desejou encontrar alguém que a explicasse o que estava acontecendo e o porquê dela conseguir fazer algo tão extraordinário.
Em sua busca, Vic acaba encontrando uma bibliotecária que tinha um dom semelhante ao dela. Só que a maneira que Margareth Leigh utilizava seus dons não era através de uma bicicleta, mas sim do seu de jogo Palavras Cruzadas. E foi por meio desse jogo que Maggie avisou Vic sobre o temido Espectro: O Rolls-Royce de Charlie Talent Manx. Charlie também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor.
Pois é, entonce chega o dia em que Vic acaba se encontrando com Charlie. Para saber o resultado desse encontro só lendo o livro.
Detalhes técnicos
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Formato: Brochura
Páginas: 624
06 – A vovó chamou o diabo para a ceia (Juliana Daglio)
O livro da jovem escritora Juliana Daglio, lançado apenas na versão Kindle foi um dos mais vendidos do gênero terror e suspense pela Amazon. A galera que curte sustos e arrepios adorou. Pelo menos é que comprovam posts, textos e comentários nas redes sociais.
Lançado no ano passado, “A vovó chamou o diabo para a ceia” narra o quiproquó macabro do que deveria ser uma reunião de família numa data festiva.
A Ceia de Natal está posta à mesa. A velha casa da família Vieira está arrumada e enfeitada com luzes coloridas e guirlandas. Os quatro filhos da falecida matriarca já chegaram, três dos onze netos também vieram. Os sete membros da família estão sentados na sala, esperando para cumprirem o último desejo da matriarca Olegna: assistirem juntos o vídeo com suas últimas palavras.
Quando o rosto da mulher aparece na tela, já abatida pela doença que ceifou sua vida, sua família mal pode acreditar no que ouve. Ao fim das palavras breves da matriarca falecida, o destino dos presentes estava selado: Todos estariam mortos antes que soasse a meia noite, já que dentre eles se escondia o culpado.
Macabro, não?
Detalhes técnicos
Editora: Amazon
Ano: 2018
Formato: Kindle
Páginas: 60
07 – O último Natal de um homem rico (Douglas Lobo)
O escritor cearense Douglas Lobo, ao contrário de boa parte de autores independentes, que preferem publicar suas obras exclusivamente em formato digital, optou por divulgar seus dois trabalhos em ambos os formatos. Para o escritor de 40 anos, o livro físico também abrange uma parte importante do público leitor, bem como facilita a divulgação entre os influenciadores do meio que ainda preferem o livro físico ao digital.
Em “O último Natal de um homem rico”, após um traumático incidente, Enzo Rocha prometeu a si mesmo que jamais voltaria a trabalhar como investigador particular. Porém, desempregado, sem dinheiro para pagar o tratamento de câncer da mãe e as despesas com o filho recém-nascido, ele aceita investigar o homicídio de um poderoso empresário carioca, morto na madrugada do Natal.
O caso o leva de volta ao ambiente da elite na qual cresceu, mas hoje despreza, e ao trabalho que é sua vocação, mas que lhe traz as piores recordações
A obra foi lançada em outubro de 2017. Antes dela, Lobo já tinha publicado um outro romance chamado “Terra Amaldiçoada”.
Detalhes técnicos
Editora: Douglas Hamilton Santos Lobo
Ano: 2017
Formato: Brochura e Kindle
Páginas: 146
08 – O Natal de Poirot (Agatha Christie)
E que tal fecharmos a nossa lista com mais um livro de Agatha Christie e o seu inseparável Hercule Poirot? “O Natal de Poirot” traz em seu enredo mistério, enigmas e mortes, bem ao estilo da nossa querida ‘Rainha do Crime”.
Nele, o multimilionário Simeon Lee convida os membros de sua família para passar o Natal em sua propriedade. Este convite é visto com desconfiança por vários parentes, porque Simeon nunca deu provas de que se importasse com eles. Foram convidados, inclusive, Harry, uma espécie de ovelha negra, e Pilar, uma neta que ninguém conhecia. Na verdade, o objetivo de Simeon é desenvolver um jogo sádico com seus familiares que termina com um assassinato. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera de suspeitas mútuas. Fica a pergunta no ar: “entre os convidados, quem foi o assassino?”
Taí galera, um ótimo Natal e com muito terror e suspense (rs)
Façam as suas escolhas e aproveitem a leitura.

Nenhum comentário