Livros e Opinião de cara nova


O velho e sábio ‘Kid Tourão’ sempre me dizia: - Filho tem a hora certa pra tudo; não adianta colocarmos o carro na frente dos bois. Sem planejamento não chegamos a lugar nenhum. – Caramba que saudades dessa pessoa tão especial que um dia fez parte da minha vida. Se você não teve a oportunidade de conhecer o grande Kid nos posts do blog, veja aqui, aqui, mais aqui e por fim esse aqui.
Esta filosofia “Touriana”, como costumo dizer, serviu inteiramente para os propósitos desse blog que já mantenho há mais de sete anos. Ultimamente vinha acalentando o sonho de mudar o layout do Livros e Opinião, mas tomando como exemplo a sábia frase do velho Tourão, optei por não fazer nada de afogadilho.
Primeiramente, fui mudando alguma coisinha aqui, outra acolá, sempre respeitando as minhas limitações, afinal de contas design gráfico nunca foi a minha praia. Sempre dei uma atenção maior para a elaboração de um bom texto, mas chegou o momento – acho que no segundo ano de existência do blog – que não dava mais para adiar algumas alterações no visual da página. Foi nesse período que comecei a dar as minhas primeiras fuçadas em layouts, temas, HTML e o escambau a quatro.
Talvez, se eu tivesse optado por partir logo de cara para a contratação de um webmaster profissional, não teria aprendido o pouco que sei sobre códigos HTML e CSS. E na minha humilde opinião, todas as pessoas que decidem abrir um blog devem ter, pelo menos, uma noção sobre hipertextos. Por que? Simples. Um blog é muito dinâmico e com frequência estamos acrescentando ou retirando gadgets, links, mudando cores, alterando a posição de ‘caixas’, etc. Além do mais, todo blogueiro iniciante após pegar gosto pelo hobby de publicar as suas postagens, deixa de satisfazer-se com os layouts nativos do Blogger ou Wordpress e então, decidem sair em busca de templates menos amadores. Mas para arriscar mudanças é preciso ter um pouco de conhecimento na área de códigos. E este conhecimento, mesmo que seja básico, você só consegue econtrar, repito, depois de muitas fuçadas e cabeçadas.
Para aqueles que ainda são novos, aqui, no Blogger aceitem este conselho: Não peça para ninguém fazer alterações no seu template; faça, você mesmo. Vire-se como puder: assista vídeo-aulas no Youtube, participe de fóruns com outros blogueiros mais experientes, leia tutorais referentes a plataforma Blogguer ou Wordpress, mas não deixe de adquirir esses conhecimentos. Eles serão essenciais no futuro.
Só após ter esta noção sobre hipertextos é que o blogueiro deve procurar um profissional para fazer alterações em seu blog. Pois é galera, essa foi a minha opção. É evidente que o blogueiro que lê esse post não precisa esperar sete anos ou mais, como eu esperei, para procurar a orientação e os trabalhos de um profissional. Cada um decide o seu próprio tempo para agir.
No meu caso, quando cheguei a conclusão que o ‘Livros e Opinião’ precisava com urgência de um ‘up’ que estava além dos meus conhecimentos gráficos, decidi requisitar os trabalhos de uma webmaster profissional. Outro detalhe que apressou a minha escolha foi a opção por alterar o protocolo do blog que passou a funcionar em HTTPS, tornando-o mais seguro, além de melhorar o seu posicionamento nos motores de busca do Google.
Só que a partir do momento que você implementa essa mudança, muitas imagens, gadgets e links que operavam em HTTP, simplesmente deixam de funcionar em HTTPS, bagunçando o layout de seu blog. Para mim, isto foi a gota d’água. Depois de ‘varar’ madrugadas tentando acertar as falhas da minha página, acabei desistindo e mantive contato com a Ká Guimarães, ou simplesmente, Karol, da MK Designer e Layouts que elaborou um projeto gráfico para o Livros e Opinião. Importante: por um preço bem acessível.
Conversamos muito sobre o layout que eu pretendia implantar no blog. Disse à ela o que eu queria para a minha página, mas também mudei algumas coisas, após sugestões hiper-válidas da profissional. Outro pormenor, além da turbinada no visual, foi a organização dos códigos que mudaram para HTTPS. Ela deixou tudo arrumadinho, dentro dos padrões exigidos pelos algoritmos do Google. A consequência disso foi uma melhor colocação nos motores de busca e consequentemente mais visitas.
Confesso que estou muito feliz com estas as mudanças. Se o Kid Tourão estivesse vivo, com certeza, iria dizer “Viu só filho? Tem a hora certa pra tudo”.
Inté!

8 comentários

  1. Dificilmente eu comento por aqui, no entanto acompanho o seu blog há muito tempo, desde o mês em que você o criou (tinha por volta de 14 anos), foi na mesma época em que criei o habito da leitura e sabe não me arrependo, foi pelo seu blog que descobrir que o meu filme preferido da vida (Jurassic Park) tinha sido baseado em um livro (sim pode me chamar de desenformado mas eu não sabia, kkk) e por isso acabei me apaixonando pela escrita do Michael Crichton e por isso acabei devorando os outros livros deles, e não posso me esquecer que o seu blog me motivo a procura frenética pelos livros raros de Stephen King especialmente os livros de Backman (que eu creio que não vou encontrar), também criei o interesse pelo livro Primeiro Sangue de David Morrell ou Rambo, (esse sim eu achei em um sebo da minha cidade, e comprei-o por preço de banana me custou apenas R$ 2,00), enfim. Gostei bastante do novo visual e que venha muito mais anos pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida! Como fiquei feliz Helysson :) Mas muito feliz, mesmo, em saber que o blog foi o seu companheiro durante esses sete anos, ajudando-lhe na indicação de livros. Espero que você continue conosco. Quanto ao Crichton, de fato, um dos maiores escritores que já li.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Ficou lindo. Acompanho você há algum tempo, um dos poucos blogs que mantenho o hábito de visitar ao longo dos anos. Continue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De coração, agradeço. É muito bom saber que o meu trabalho consegue despertar o interesse de um grupo de leitores, do qual você faz parte. Sinal de que os posts estão cumprindo o seu objetivo de despertar o interesse pela leitura.
      Brigaduuuuuu Fernanda!
      Continue acompanhando o blog por muuuiiito tempo!
      Abcs!

      Excluir