Por Trás de Seus Olhos foi parar na Netflix e eu... nem fiquei sabendo. Acredita?!

Nenhum comentário

Como não sou assinante da Netflix não sabia que aquele canal de streaming havia promovido a estreia, no dia 17 de fevereiro de 2021, de uma minissérie polêmica baseada num livro que tem um dos finais mais “derruba-queixos” das últimas décadas. Um final tão surpreendente que nocateou dez em cada dez leitores. Alguns críticos, inclusive, incluíram esse “The End” na relação dos 10 maiores plot twist de todos os tempos. Estou me referindo ao livro Por Trás de Seus Olhos da escritora inglesa Sarah Pinborough lançado por aqui pela editora Intrínseca em 2017. A obra vendeu ‘horrores’ há quase quatros anos e continua vendendo outros ‘horrores’ atualmente.

Como escrevi nesta postagem, achei o plot twist final muito fora da casinha, surreal demais, mas isso não significa que não gostei do livro; pelo contrário, gostei muito.  O enredo criado por Pinborough é excelente e consegue prender o leitor. A sua narrativa cria em nós expectativas dúbias com relação aos personagens. Você não sabe quem está mentindo, quem está falando a verdade, enfim, quem é o gato ou o rato. Então, quando os segredos desses personagens começam a ser desvendados, principalmente os segredos sinistros do estranho casal David e Adele, o leitor fica piradão porque a sua curiosidade cresce de tal maneira, ao ponto de você ir ‘engolindo’ as páginas para descobrir o que fulana ou sicrano estão tramando. Mas aí, no ápice do enredo vem aquele final louco da porr... O que foi aquilo cara?!! Acho que a autora estava ‘mutcho loka’ naquele momento.

Livro e autora

Hoje, resolvi escrever esse post para avisar a galera que ficou atordoada com o final da trama de Pinborough que o livro foi parar na TV. “Ah! Mas pera aí José Antônio! Você está muito atrasado; essa minissérie estreou em fevereiro”! Tudo bem galera, concordo; mas da mesma forma que eu não sabia da estreia, com certeza, muitas outras pessoas - que estão lendo essa postagem - também estão no mesmo barco que o meu. Afinal, nem todos assinam a Netflix (rs).

O engraçado é que o lerdo, aqui, comentou em março com um outro lerdo que Por Trás de seus Olhos bem que poderia ter sido adaptado para o cinema ou TV. Pois é, os dois lerdos começaram, então, a imaginar nomes de alguns atores para viver os personagens principais. Enquanto isso a minissérie já tinha rolado na Netflix. Pode um troço desses (rssss)!

Pelos comentários que eu li nas redes sociais, a adaptação para a TV foi bem fiel ao livro. Por isso, dou o seguinte conselho: se você é um leitor de carteirinha, daquele que pode ser merecidamente chamado de devorador de livros, leia, antes tudo, a obra e só depois assista a minissérie, caso contrário, o livro perderá a graça, pois como já disse, muda muito pouca coisa no enredo.

Por Trás de Seus Olhos acompanha a história de Louise (Simona Brown), uma mãe solteira que acaba se envolvendo com o chefe, o psiquiatra David (Tom Bateman). O problema? O cara é casado com Adele (Eve Hewson), com quem tem um relacionamento bem conturbado e misterioso. A situação da protagonista começa a ficar ainda mais complicada quando ela conhece Adele e mantém uma amizade secreta entre as duas. Logo, segredos serão revelados e uma grande tragédia está no destino desse trio.

Mas, para entender melhor o final da história, é preciso voltar no tempo. Especificamente, retornar para o período quando Adele foi internada numa instituição psiquiátrica. Lá, ela se tornou amiga de Rob (Robert Aramayo), um viciado em heroína, com terrores noturnos. O relacionamento dos dois segue até mesmo fora do hospital, quando o jovem passa a conhecer a vida luxuosa da colega.

Tanto o livro quanto a minissérie reservam duas reviravoltas chocantes para a galera. Ambas perto do final. Isto significa que você mal se recupere do primeiro golpe, já vem outro na sequência.

E aí? Prontos para assistir a minissérie da Netflix? Isto é, se você não perdeu o horário do trem, como eu perdi.

Inté!

 

Nenhum comentário