Conan, O Bárbaro retorna em dois lançamentos da Pipoca e Nanquim: um box e uma edição definitiva

01 setembro 2024

Um dos meus xodós que guardo com todo cuidado e zelo é a coleção Conan, O Bárbaro (aqui, aqui e aqui) lançado pela Pipoca e Nanquim há sete anos. Ainda me lembro do furor causado pelo primeiro livro da coleção que chegou nas livrarias brasileiras em 2017. Entusiasmo que durou até o lançamento do volume 3, em 2019, que encerrava a saga. Foram dois anos de expectativa dos leitores quanto ao lançamento dos livros; a mesma expectativa que eu vivi. E toda essa ansiedade tinha uma justificativa muito plausível: pela primeira vez, uma editora colocaria no mercado a obra máxima do escritor Robert E. Howard, um dos mais celebrados novelistas de sua geração, criador do gênero Espada & Feitiçaria, e principal inspiração para autores de renome indiscutível, como J. R. Tolkien, George Martin e Michael Moorcock. E qual seria essa obra máxima? Simplesmente, todas as aventuras de Conan, na íntegra, dividida em três volumes, seguindo a ordem em que foram publicadas originalmente na emblemática revista Weird Tales. Uhauuuu!!! E para completar o pacote, os três volumes teriam um acabamento ultra luxuoso e bota ultra luxuoso nisso! Sente só: sobrecapa de acetato, ilustrações de artistas como Mark Schultz e Gary Gianni, diversos extras e, pela primeira vez no Brasil, as capas originais de Frank Frazetta. Cara, só quem conhece o guerreiro Cimério para entender a importância desse relançamento com todos esses requintes por parte da Pipoca e Nanquim.

Por isso, os três livros viraram uma verdadeira febre no Brasil; posso afirmar, sem medo de errar, que a editora deu um tiro no alvo e daqueles bem difíceis de acertar. Resultado: quando os volumes começaram a chegar nas livrarias provocaram uma verdadeira corrida por parte dos leitores. Acredito que a coleção da Pipoca e Naquim foi uma das campeãs de pré-vendas, na época.

E na manhã de hoje, ao dar a minha costumeira zapeada pelas livrarias virtuais qual não foi a minha surpresa ao ver que essa editora resolveu relançar os três volumes antológicos num box luxuoso e com novos layouts. Na minha opinião, os três volumes lançados em 2017, 2018 e 2019 jamais terão os seus layouts em capa dura superados, mas isso não significa que o box da Pipoca e Naquim que chegou nas livrarias há pouco tempo não tenha os seus méritos.

Apesar dos livros da ‘caixa’ terem o formato brochura, eles são muito refinados. Quanto ao box foi feito num material bem resistente.

Além dos livros, a caixa” também traz três marcadores de página inéditos, com artes coloridas  e um pôster de 31x45 ilustrado de Mark Schultz; e um livreto de 40 páginas com capa de Boris Vallejo e quarta capa de Joe Jusko, que apresenta material inédito no Brasil, como o conto inacabado Lobos da Fronteira e a sinopse de Amalric, que Howard jamais concretizou em forma de conto.

São 1.140 páginas da obra-prima do cultuado Robert E. Howard para deliciar todos os fãs de Conan.

São 1.140 páginas da obra-prima do cultuado Robert E. Howard para deliciar todos os fãs de Conan.

Pois é, e mal tinha acabado de descobrir esse relançamento antológico, lá vem a Pipoca e Nanquim novamente para cutucar a minha curiosidade e também o... meu bolso (rs). Além do box com o relançamento da trilogia iniciada em 2017 e concluída dois anos depois, a editora acabou de tirar do forno o quarto volume da obra Conan, O Cimério – Edição Definitiva. A coleção de quatro livros publicada originalmente pela editora francesa Glénat apresenta 16 releituras em quadrinhos dos principais contos do personagem, inicialmente imortalizados nas páginas da lendária revista pulp Weird Tales e, posteriormente, lançados como livros e compilações em formatos variados.

Cada volume de Conan, O Cimério – Edição Definitiva tem dimensões bem acima do padrão das obras normais medindo 23 por 21 cm. Os livros foram produzidos por uma equipe criativa diferente, que compreende alguns dos artistas mais talentosos de sua geração. m prato cheio para os amantes de histórias em quadrinhos e mais ainda: um prato cheio para os fãs de Conan.

Enfim, uma novela gráfica de encher os olhos.

 

Postar um comentário

Instagram