Oito filmes e séries adaptados de livros de Stephen King que estão nos canais de streaming

07 janeiro 2023

Adoro tanto os livros quanto os filmes de Stephen King. Livros, tenho a maioria; filmes, assisto à exaustão nos canais de streamings. E vocês não imaginam quantas adaptações das obras literárias escritas pelo mestre do terror foram parar nas plataformas de streamings. Cara, são muuuuitas!

Neste post selecionei 8 filmes e séries que vieram de obras de King e que estão fazendo o maior sucesso nas telas. Assisti todas elas e posso garantir que são excelentes. Algumas, por incrível que pareça, chegam ser melhores do que o livro; o que convenhamos, é bem difícil, mas sabemos que há exceções para tudo.

Vamos nessa! Aproveitem para ler ou reler os livros desse gênio do terror e depois, na sequência, devore os filmes ou séries.

01 O Nevoeiro

Plataformas: HBO Max e Amazon Prime Video

Olha... Até agora não sei o porquê dessa cambada toda terem cancelado a série “O Nevoeiro”. Adorei todos os episódios de sua primeira e única temporada. Juro que não entendo o motivo de cancelarem tantas séries e minisséries boas e deixarem no ar uma infinidade de bagulhos.

O Nevoeiro mistura terror e ficção científica. Na produção, moradores de uma cidadezinha tentam sobreviver à uma névoa absoluta que passou a cercar o município de repente e se mostra ser terrivelmente perigosa devido às criaturas mortais que nela habitam

Felizmente, a série ainda continua à disposição dos interessados nas plataformas HBO Max e Amazon Prime Video, Mas corra, antes que seja removida.

Categoria: Série (Uma temporada com dez episódios)

Ano: 2017

Elenco: Morgan Spector e Alyssa Sutherland

02 – Jogo Perigoso   

Plataforma: Netflix

Filme super tenso. A primeira vez que assisti, já vi três vezes, me deu agonia. Filmaço. O livro lançado originalmente em 1992, mas que só chegou ao Brasil em 2004 numa edição capa dura através da editora Planeta DeAgostini, também é muito bom. Vale lembrar que em 2013 antes do selo Suma ser acampado pela editora Companhia das Letras, foi lançada uma nova edição, dessa vez em brochura.

Tanto livro quando filme é um baita suspense. A Netflix acertou a mão. Na história, uma mulher e seu marido decidem passar alguns dias descasando em uma casa isolada, mas durante uma noite de amor com direito a alguns fetiches, o homem morre de um ataque do coração. Algemada à cama, a mulher se vê então presa e sem ter a quem recorrer, precisando lutar desesperadamente para ficar viva.

Categoria: Filme

Ano: 2017

Elenco: Carla Gugino e Bruce Greenwood

03 – Trocas Macabras

Plataforma: Apple TV+

Confesso que neste caso queimei etapas, ou seja, mesmo não tendo lido o livro, assisti ao filme. Trocas Macabras relançado pela Suma em 2020 como parte da coleção Biblioteca Stephen King ainda está “descansando” em minha estante sem que eu tenha colocado os olhos em suas páginas, mas arrisquei a assistir ao filme, primeiro. Gostei bastante, o que só fez aumentar a minha vontade de ler a obra para comparar algumas peculiaridades entre os dois formatos – livro x filme.

Na adaptação cinematográfica, um novo antiquário abre as portas na cidade de Castle Rock. A loja tem de tudo, e o proprietário, Leland Gaunt, parece saber exatamente o desejo de cada pessoa. Ele pede apenas um favor em troca de suas quinquilharias - que o comprador pregue uma peça em um dos vizinhos. Só que as brincadeiras fogem rapidamente do controle, fazendo com que duas moradoras matem brutalmente uma à outra e a cidade vê irromperem incidentes violentos.

Categoria: Filme

Ano: 1993

Elenco: Max von Sydow, Ed Harris e Bonnie Bedelia

04 – O Iluminado

Plataforma: HBO Max

Uma das adaptações mais famosas e populares do autor, O Iluminado ganhou também uma sequência nos cinemas em 2019, chamada de “Doutor Sono” baseada no livro homônimo. Sua história gira em torno de um alcoólatra em reabilitação que aceita um emprego de zelador em um hotel isolado e fechado devido ao extremo inverno. Com sua esposa e filho, ele passa a viver no local, onde o isolamento desperta os poderes do garoto e lhe traz sérios distúrbios mentais.

Categoria: Filme

Ano: 1980

Elenco: Jack Nicholson e Shelley Duvall

05 - 11.22.63

Plataformas: HBO Max, Amazon Prime Video e AMC Brasil

O livro 11.22.63 publicado originalmente em 2011 e que chegou no Brasil dois anos depois com o título de Novembro de 63, através da editora Suma, é fantástico. Coloco essa publicação no mesmo patamar de IT e O Cemitério, livros que merecem ser chamados de antológicos. Gostei tanto de Novembro de 63 que o estou relando; e com certeza irei reler outras vezes. A narrativa consegue prender o leitor como uma teia de aranha.

A série que se encontra a disposição na HBO Max, Amazon Prime Video e também no AMC Brasil não fica atrás. Livro e série são viciantes. 

No enredo, Jake Epping (James Franco) é um professor de inglês do ensino médio e recém-divorciado que ganha a oportunidade de viajar de volta no tempo até o ano de 1960 em Dallas, Texas, por meio de um portal do tempo descoberto pelo seu amigo de longa data Al Templeton (Chris Cooper).

O objetivo dele no passado é prevenir o assassinato de John F. Kennedy em 1963. No entanto, sua missão é ameaçada por Lee Harvey Oswald (Daniel Webber), pelo próprio passado que faz de tudo para permanecer imutável e o fato dele se apaixonar.

Categoria: Série (Uma temporada com oito episódios)

Ano: 2016

Elenco: James Franco, Sarah Gadon e Daniel Webber

06 – O Cemitério Maldito

Plataformas: Filme de 1989 – Oldflix / Filme de 2019 - Amazon Prime Video e Apple TV+

O livro O Cemitério (1983) de Stephen King ganhou duas versões para os cinemas: a primeira de 1989 e a mais recente de 2019. Por contar no elenco com a participação do próprio King, a maioria dos fãs do autor preferem a versão clássica de 33 anos atrás, considerada também a mais fiel ao livro. O remake não foi muito bem recebido pela crítica por causa de algumas mudanças, mesmo assim, fez um relativo sucesso nos cinemas. Aqueles que preferirem o filme de 1989 terão de ser assinantes da plataforma Oldflix. Quanto ao remake está disponível na Amazon Prime Video e Apple TV+.

A versão clássica conta com roteiro e, como já afirmei, a aparição do próprio Stephen King. A trama segue os passos dos Creed, uma família que se muda para a cidade de Ludlow, em uma casa na qual há um antigo cemitério indígena no bosque dos fundos. O lugar tem ares sinistros, mas quando o gato da família morre, eles decidem enterrá-lo ali, mudando para sempre suas vidas.

Com relação ao filme de 2019, alguns fãs do autor ficaram chocados com uma mudança drástica feita pelos diretores Kevin Kölsch e Dennis Widmyer na trama clássica. Tanto no livro de King quanto na primeira adaptação, lançada em 1989 e dirigida por Mary Lambert, o casal principal da trama perdia o filho mais novo, Gage, em um acidente na estrada perto de sua casa no interior dos EUA.

No novo longa, quem sofre o acidente é a irmã mais velha de Gage, Ellie (interpretada por Jeté Laurence). Assim como ocorre com Gage nas versões anteriores, ela é enterrada no "Cemitério Maldito" do título e volta à vida para assombrar os pais.

No meu modo de ver é tudo uma questão de gosto, porque tirando essa exceção, o enredo é praticamente o mesmo do filme de 1989.

Categoria: Filme

Ano: (1989 e 2019)

Elenco: Filme de 1989 - Fred Gwynne, Miko Hughes e Stephen King / Filme de 2019 – Jason Clarke, Amy Seimetz e John Lithgow

07 – Um Sonho de Liberdade

Plataformas: Amazon Prime Video e Apple TV+

“Um Sonho de Liberdade” é um filme norte-americano de drama lançado em 1994, escrito e dirigido por Frank Darabont baseado na novela Rita Hayworth e a redenção de Shawshank (um dos contos do livro As Quatro Estações). 

O longa foi estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman. Ele acompanha a história do banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), que é sentenciado a prisão perpétua na Penitenciária Estadual de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Pelas duas décadas seguintes, Andy faz amizade com o colega detento e contrabandista Ellis Boyd "Red" Redding (Morgan Freeman) e torna-se uma peça importante no esquema de lavagem de dinheiro realizado por Samuel Norton, o diretor de Shawshank. O filme reserva uma grande surpresa no final.

Categoria: Filme

Ano: (1994)

Elenco: Morgan Freeman, Tim Robbins e Clancy Brown

08 – The Stand

Plataformas: Amazon Prime Video e Globoplay

The Stand é a visão apocalíptica de Stephen King de um mundo dizimado pela peste e envolvido em uma luta elementar entre o bem e o mal. 

O destino da humanidade repousa sobre os ombros frágeis da mãe Abagail, de 108 anos, e um punhado de sobreviventes. Seus piores pesadelos são encarnados em um homem com um sorriso letal e poderes indescritíveis: Randall Flagg, o Homem de Preto

A série é baseada no livro The Stand (A Dança da Morte, no Brasil), lançado em 1978 mas que só chegou aqui na terrinha em 2013 pela editora Suma de Letras.

The Stand possui um elenco de peso, contando com a renomada atriz Whoopi Goldberg, além de Alexander Skarsgard, Amber Heard, James Marsden, Ezra Miller e o brasileiro Henry Zaga, trazendo bastante expectativa para quem se interessou pela sinopse. A série ainda atraiu a atenção do público que acompanha o trabalho do mestre do terror e que se empolgou com o lançamento de mais uma adaptação.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que The Stand, ou Dança da Morte, ganha uma versão audiovisual. Em 1994, uma minissérie roteirizada pelo próprio autor do livro estreou na televisão, contando com quatro episódios e conquistando dois Emmys, fato que aumentou ainda mais as expectativas para esta nova versão.

Categoria: Série (Categoria: Série (Uma temporada com oito episódios)

Ano: 2020

Elenco: Greg Kinnear, Brad William Henke e James Marsden

Valeu galera! Agora, mãos à obra: lendo os enredos e depois assistindo King nos streamings.

Postar um comentário

Instagram