Cinco livros lançados recentemente que não podem faltar em sua estante

Nenhum comentário

Acredita que o lançamento do 13º e derradeiro volume da saga “Crônicas Saxônicas” acabou passando despercebido?! Verdade! Estava tão entupido de trabalho que acabei perdendo a oportunidade de adquirir o livro de Bernard Cornwell durante o seu pré-lançamento como havia feito com todos os outros 12 volumes.

Quando vi O Senhor da Guerra todo ‘belo e formoso’ nas livrarias virtuais aproveitei para dar uma zapeada geral para se inteirar das novidades literárias recentemente lançadas. Foi assim que surgiu a ideia dessa postagem. Vamos conferir cinco livros lançados entre julho e setembro e que merecem estar em nossas estantes.

01 – O Senhor da Guerra (Bernard Cornwell)

Lançamento: 5 de julho

Começo com o livro de Bernard Cornwell que marca o fim de uma das sagas literárias mais aclamadas dos últimos tempos: Crônicas Saxônicas que começou em 2004.  Foram aproximadamente 17 anos convivendo com um dos heróis mais emblemáticos da literatura contemporânea: “Uhtred, O guerreiro pagão”.

O Senhor da Guerra mostra o desfecho épico das Crônicas Saxônicas. Após anos lutando para recuperar a fortaleza que era sua por direito, Uhtred retornou à Nortúmbria e a tomou de seu tio traiçoeiro. Agora, com seus guerreiros leais e uma nova companheira, a fortaleza de Bebbanburg parece em segurança. O guerreiro, entretanto, está longe de gozar da mesma tranquilidade. Para além das muralhas inexpugnáveis de Bebbanburg, tem início uma disputa por poder.

Ao sul, o rei Æthelstan unificou os reinos de Wessex, da Mércia e da Ânglia Oriental, e agora tem os olhos voltados para a realização irrevogável do sonho de seu avô Alfredo: a criação de um único reino unificado na Britânia. Enquanto isso, ao norte, o rei Constantino e outros líderes escoceses e irlandeses desejam ampliar suas fronteiras, cientes da ameaça que Æthelstan representa. O jovem rei ainda não conquistou a Nortúmbria, o último reino ao norte, as terras que fazem fronteira com a Escócia de Constantino.

No olho da tempestade está Uhtred. Preso por um juramento a Æthelstan, mas em busca de paz em sua querida Nortúmbria, ele se vê ameaçado e subornado pelos dois lados do conflito, enquanto precisa encarar uma escolha impossível: manter-se longe da disputa, arriscando sua liberdade e a perda da formidável Bebbanburg, ou se lançar na guerra rumo à mais terrível batalha que os reinos já enfrentaram. Só o destino dirá o resultado.

O Senhor da Guerra é o 13º volume das Crônicas Saxônicas. Depois de anos acompanhando a saga de Uhtred para recuperar a fortaleza de Bebbanburg e a luta de Alfredo e seus descendentes em busca da unificação dos reinos da Britânia, temos, enfim, seu desfecho antológico: a batalha mais sangrenta travada até então, um dia histórico que pode ser considerado o evento fundador da Inglaterra.

02 – Um único avião no céu: Uma história oral do 11 de setembro (Garrett Graff)

Lançamento: 16 de agosto

Em O Único Avião no Céu – Uma História Oral do 11 de Setembro, o historiador e jornalista Garrett Graff reconstitui minuto a minuto os atentados terroristas que mudaram o rumo da história, através do olhar de pessoas que sobreviveram aos ataques ou foram afetadas de alguma maneira. A tragédia que abalou o mundo é contada nas palavras de quem a vivenciou.

Com base em transcrições nunca antes publicadas, documentos recentemente tornados públicos, entrevistas e relatos de quase quinhentos funcionários do governo, bombeiros, testemunhas, sobreviventes, amigos e familiares das vítimas, Graff pinta um retrato vívido e humano do 11 de Setembro. Assim, ouvimos a voz dos funcionários do aeroporto que, sem saber, conduzem os terroristas para seus voos, e também a dos comissários de bordo dentro dos aviões sequestrados.

Em Nova York, os bombeiros enfrentam uma cena de horror inimaginável nas Torres Gêmeas. Mais do que simplesmente uma coleção de depoimentos de testemunhas oculares, O único avião no céu é a história de como pessoas comuns lutaram contra eventos extraordinários: o pai e o filho trabalhando na Torre Norte, pegos em extremos diferentes da zona de impacto; o bombeiro em busca de sua esposa que trabalha no World Trade Center; a telefonista que promete compartilhar as últimas palavras de um passageiro com a família dele. O único avião no céu narra as experiências de homens e mulheres que se viram no centro de um acontecimento sem precedentes na história.

03 – A Natureza da Terra Média (editado por Carl F. Hostetter)

Lançamento: 02 de setembro

A Natureza da Terra-média é um livro inédito sobre o universo de O Senhor dos Anéis. A obra lançada pela Harper Collins traz os ensaios de J.R.R. Tolkien sobre a Terra-Média. É importante frisar que mesmo após a publicação de O Hobbit e, posteriormente, O Senhor dos Anéis, Tolkien nunca deixou de escrever sobre seu mundo imaginário. Para ele, a Terra-média era parte de um mundo inteiro a ser explorado, e os escritos compilados em A natureza da Terra-média revelam alguns de seus esforços para compreender e aprimorar sua criação única.

O livro trata de temas mais abrangentes, complexos e profundos, como a metafísica da imortalidade, a reencarnação élfica e os poderes dos Valar, até assuntos mais específicos, como a fauna e a flora de Númenor, as especificidades geográficas de Gondor e quais espécies tinham barba. Trata-se de uma oportunidade única para os leitores conhecerem em detalhes o mundo mágico criado por Tolkien e que serviu de cenário para suas obras antológicas: a saga O Senhor dos Anéis e o livro O Hobit.

O livro foi editado por Carl F. Hostetter, um dos maiores especialistas na obra de Tolkien, e contou com a aprovação de Christopher Tolkien, terceiro filho do famoso autor, que deu o seu consentimento para a publicação da obra antes de morrer.

04 – Bruce Lee: Uma Vida (Matthew Polly)

Lançamento: 08 de julho

Tenho um colega que é fã de Bruce Lee. Ele, tão logo soube do lançamento da biografia ilustrada do ator e mestre do Kung Fu que morreu em 20 de julho de 1973, aos 32 anos de idade, não pestanejou um segundo sequer e na lata comprou o livro de mais de 700 páginas.

Em Bruce Lee – Uma Vida, lançamento da Editora Seoman, Matthew Polly premiado jornalista e autor de best-sellers, traz passagens inéditas sobre a trajetória de Lee, além de mais de uma centena de entrevistas – até mesmo com a atriz em cuja cama ele veio a falecer – e relatos surpreendentes sobre a carreira do homem que abriu as portas das artes marciais para a indústria cinematográfica norte-americana.

A obra é considerada um retrato complexo e humano desse ídolo, por meio de muitas pesquisas e entrevistas da família de Lee, amigos e colegas de trabalho.

O autor narra detalhes da infância até a idade adulta do artista e sua controversa morte. Ele reuniu ainda dezenas de fotos raras, além de apresentar uma visão dos momentos finais do ator e lutador.

05 – A Canção de Aquiles (Madeline Miller)

Lançamento: 06 de agosto

O livro conta a história de Pátroclo, o melhor amigo e companheiro do herói da Ilíada, Aquiles. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis.

Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso.

A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha. No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios.

Baseada na Ilíada, A Canção de Aquiles é uma reconstituição da épica Guerra de Troia.

É isso aí gelera, livros lançados recentemente e que merecem estar em nossas estantes.

Escolham o seu e boa leitura!

Nenhum comentário