Jasão e Medeia, uma história que me deixou com uma baita ressaca literária

21 setembro 2021

Bastaram apenas poucas páginas do livro As 100 Melhores Histórias da Mitologia para provocar em mim uma baita ressaca literária, mas uma ressaca no bom sentido, do tipo: “Putz! Vai ser difícil esquecer essa história da maneira como foi narrada”. Estou me referindo ao mito de “Jasão e Medéia” que faz parte da coletânea selecionadas pelo autores A.S. Franchini e Carmen Seganfredo.

Já li esse mito várias vezes e cada vez, escrito de uma maneira diferente, mas sempre mantendo a sua essência, com cada autor organizando a narrativa a seu bel prazer. A grosso modo vejo o mito de Medeia como a receita de um prato especial onde os chefs de cozinha usam temperos diferentes. Com isso, os pratos mantem – como já disse – a sua essência, mas dependendo do tempero utilizado, alguns terão os seus sabores realçados e outros nem tanto. Agora, transfira tudo isso para o contexto literário e teremos no lugar de um prato delicioso, a história de Jasão e Medéia, e ao invés de chefs de cozinha, teremos os autores que organizam as publicações da história. E posso garantir que até agora, o prato mais saboroso foi o servido por Franchini e Seganfredo.

Os autores/organizadores não pouparam detalhes no conto. No meu caso, por exemplo, desconhecia algumas atitudes tomadas por Medeia como prova de seu amor por Jasão. E aqui cabe um spoiler: ‘para garantir sua fuga da Cólquida onde Jasão foi buscar ou melhor... roubar o velocino de ouro, Medeia chegou ao ponto de matar o seu irmão Apsirto e desmembrar todo o seu corpo, jogando os pedaços ao mar, sabendo que seu pai, Rei da Cólquida, ficaria devastado com a perda e pararia para coletar os restos do filho, garantindo-lhe um funeral adequado’. Desta forma, Medeia e Jasão conseguiram embarcar na nau Argos e fugir da Cólquida.

Medeia foi capaz de outras atrocidades para proteger o seu amado. Comparo essa famosa feiticeira da mitologia grega como uma leoa selvagem capaz de atacar qualquer um que ouse se aproximar ou fazer qualquer mal para a sua prole.

Franchini e Seganfredo narram outras duas atitudes digamos... pesadas de Medeia que afetaram diretamente a vida de outras pessoas que desejavam prejudicar Jasão das piores maneiras. A feiticeira acabou sendo mais esperta e como diz o ex-rubronegro Gerson: “Vapo”.  Resultado: mandou os conspiradores para o reino de Hades e Proserpina. ‘Entonce’, no decorrer da narrativa, a ganancia de Jasão vai florescendo e ele resolve meter o pé na b... de Medeia. Pior, abandona a mulher com os seus dois filhos e a coloca no olho da rua com uma mão na frente e outra atrás.

Franchini e Seganfredo narram a briga do casal detalhadamente, o que não vi em outros livros. A metamorfose de Jasão também é muito bem explicitada em As 100 Melhores Histórias da Mitologia. Num primeiro momento vemos um herói corajoso, decidido e honesto, um verdadeiro líder à ser respeitado, capaz de comandar outros heróis tão ou até mais famosos do que ele, entre os quais: Hércules, Teseu, Castor e Pólux, e outros. Depois, ao recuperar o velocino de ouro, vemos a sua metamorfose; aos poucos, ele vai se tornando mesquinho, ardiloso, traiçoeiro e o pior: covarde. Toda essa transformação também é mostrada detalhadamente pelos autores.

Medeia é uma personagem da mitologia grega, descrita extensivamente na peça Medea, de Eurípedes e no mito de Jasão e os Argonautas. Medeia era uma mortal filha do rei da Cólquida, e neta do deus do sol Hélio. Em diversos mitos Medeia é descrita como uma feiticeira, muitas vezes ligada à Hécate (deusa da bruxaria e das encruzilhadas).

Jasão e Medeia no filme "Jason and the Argonauts" de 1963

A história de Jasão e Medeia inicia-se com a chegada do herói a Cólquida, para obter o Velo ou Tosão de Ouro (a lã de ouro de um mitológico carneiro) necessário para sua volta ao trono da Tessália. Medeia apaixona-se por Jasão e promete ajudar-lhe, com a condição de que se ele obter o Velo de Ouro, a leve junto com ele, já que ela passará a ser vista como traidora de seu povo. Para que Jasão obtenha o poderoso Velo, ele teve de realizar várias tarefas consideradas mortais, mas graças a Medeia, ele consegue completar todas elas.

A personalidade vil de Jasão chega ao ápice quando ele confronta Medéia e tenta explicar-se, dizendo que vai se casar com a filha do rei de Corinto pois só assim conseguirá ser o mandatário supremo daquele reino. Por isso, Jasão não poderia deixar passar a oportunidade de se unir com uma princesa já que Medéia é apenas uma mulher bárbara e sem instrução. Dizendo isso, ele a expulsa de casa.

O fim de ambos é muito triste, principalmente o de Medeia e de seus dois filhos. Na minha opinião é uma das histórias mais melancólicas e dramáticas da mitologia grega porque além do “The End” trágico, o enredo mostra, aos poucos, a desconstrução moral de um grande herói, mais que isso, a desconstrução do amor.

No início vemos Jasão como o protótipo do herói perfeito com virtudes que todos nós sonhamos ter, mas aos poucos essa imagem se desfaz: O altruísmo cede lugar para a ambição e a honradez para a falsidade. Enfim, Jasão vai perdendo todas as suas qualidades morais até chegar ao fundo do poço, tornando-se um ébrio, esquecido por todos.

Quanto a história de amor vivida pelo herói e por Medeia também vai se metamorfoseando gradativamente. No início, vemos ambos completamente apaixonados, mas depois esse amor vai se degradando, convertendo-se num sentimento falso e até mesmo doentio.

Enfim, um conto tenso e dramático, mas que merece ser lido pelos amantes da mitologia grega.

 


Postar um comentário

Instagram