Seis livros sobre Covid-19 para refletir sobre a pandemia

Nenhum comentário

Não sei se acontece o mesmo com vocês, mas nestes tempos de pandemia, me apeguei muito aos livros apesar da minha lista de leitura estar ‘vergonhosamente’ atrasada.  

Não há como negar que neste momento de isolamento social que estamos vivendo, os temas e assuntos relacionados a Covid-19 despertam e muito o nosso interesse. Concordam? Pois é, mas infelizmente tem pessoas ou grupos mal-intencionados que usam a pandemia para criar uma avalanche de desinformações através das tão propaladas fakenews.

Não importa se essa desinformação chega através de receitas miraculosas, falsos cronogramas de vacinação, entrevistas ou declarações enganosas de médicos de araque ou cientistas. Gente, a coisa é braba. Por isso se quisermos saber mais sobre essa epidemia que nos assola, mas um saber com qualidade, temos de procurar fontes confiáveis, escritas por pessoas também confiáveis.

Pensando nisso, na postagem de hoje, resolvi selecionar seis livros que abordam o tema “Covid-19” de uma maneira séria passando longe das fakenews. Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto recomendo essas obras. Pesquisei muito na Net ou com pessoas próximas que já leram algumas delas e as opiniões foram bem favoráveis. Vamos lá.

01 – O Mundo pela janela (Regina Drummond)


Abro a lista com um livro para crianças. Verdade!

Gente, podem acreditar, descobri uma colega que deu um livro sobre Covid-19 para a sua filha de apenas seis anos. Quando ela me disse isso fiquei digamos... meio atordoado, mas não falei nada, ao contrário de uma outra colega de trabalho que tascou: - Você está ‘batendo bem das bielas’ ou está com algum parafuso solto?”

Depois que a Marta disse qual era o nome do livro, além de ter dado detalhes sobre o seu conteúdo, que vergonha.... nós que havíamos criticado tanto, ficamos com a cara no chão. Na realidade, ela deu um livro divinamente fantástico para a sua filha aprender – dentro do contexto da sua idade – informações importantes sobre a Covid, sem alarmá-la.

Trata-se de O Mundo pela janela de Regina Drummond que para quem não sabe, é neta do grande mito da literatura brasileira Carlos Drummond de Andrade. Ela é pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e fala francês, inglês e alemão. Além de ser autora de mais de 130 livros, Regina também é tradutora, mas o que ela mais gosta é de contar histórias.

Sua obra já recebeu prêmios e destaques, entre eles o “Prêmio Jabuti”, da Câmara Brasileira do Livro como editora e uma indicação para o mesmo prêmio como autora.

No livro O Mundo pela Janela, o 133º da carreira de Regina Drummond, a pandemia é retrata em versos repletos de sutileza. O coronavírus, por exemplo, é descrito como uma turma de monstrinhos que prendem as crianças em casa enquanto fazem a festa lá fora.  Os versos refletem sobre como lidar com a tristeza que pode ser causada pelo isolamento. As ilustrações são da artista Thais Linhares.

A obra de apenas 16 páginas custa em média R$ 38,00.

02 – Coronavírus: Explorando a pandemia que mudou o mundo (Atila Iamarino e Sônia Lopes)

Em novembro do ano passado, os biólogos Atila Iamarino e Sônia Lopes    lançaram o livro Coronavírus – Explorando a pandemia que mudou o mundo com o objetivo de alertar e informar a população sobre os perigos dessa nova e mortal pandemia.

Atila pode ser considerado um dos biólogos e pesquisadores brasileiros mais importantes da atualidade. Seu canal do YouTube, denominado Nerdologia possui mais de 2 milhões de inscritos. Durante a pandemia de Covid-19 no Brasil seu trabalho, como divulgador científico, teve grande impacto no esclarecimento da população e no combate à desinformação.

Ele juntou-se a professora Sônia Lopes, bióloga, pesquisadora e professora universitária, que é autora de inúmeras obras didáticas de Biologia e Ciências no país. Ex-diretora do Catavento Cultural e Educacional em São Paulo, além de professora aposentada da USP, onde atuou como professora e pesquisadora junto ao Instituto de Biociências. Dessa união surgiu a obra Coronavírus: Explorando a pandemia que mudou o mundo que traz informações sobre o que entendemos até o momento a respeito da Covid-19 e do seu vírus, o SARS-CoV-2. O livro explica também, detalhadamente,  como o corpo humano funciona e reage a essa infecção; como as vacinas estão sendo desenvolvidas e como funcionam; de que maneira a pandemia se espalhou pelo mundo; como entrou e se espalhou no Brasil; e quais foram os grupos mais afetados.

O livro ainda fala sobre algumas pandemias do passado da humanidade, observando como foram percebidas e comunicadas, e a forma pela qual estamos comunicando a Covid-19.

Voltado para estudantes e professores, além de demais interessados no tema, o livro propõe atividades que envolvem análise, interpretação, discussão e compreensão dos dados.

03 – A Covid-19: A Mãe Terra contra-ataca a humanidade (Leonardo Boff)

Neste livro de Leonardo Boff, expoente da teologia da libertação no Brasil, conhecido internacionalmente por sua defesa dos direitos dos pobres e excluídos, o lado científico cede espaço para a teologia.

Em A Covid-19: A Mãe Terra contra-ataca a Humanidade, Boff reflete sobre “como, e por qual motivo, a humanidade está sendo atacada por um vírus mortal?” . Entre outros questionamentos, o teólogo busca entender como o homem está lidando com toda a situação e a mensagem de socorro que a natureza está tentando passar.

Ao longo do texto, o escritor e teólogo desenvolve a tese de que o coronavírus é um contra-ataque da Terra às agressões que sofre há milhões de anos por danos causados pelo homem. Segundo o autor, a doença que, atualmente, assola a humanidade está definindo um novo rumo para a sociedade e é preciso prestar atenção nos sinais que a natureza está enviando.

Além de uma explanação sobre o coronavírus, a publicação procura despertar a consciência ecológica. Para o autor “mesmo com todo o mal já causado pela humanidade contra a natureza, ainda há tempo de reverter a situação e salvar a Terra de um apocalipse ecológico”. Boff acredita que sairemos mais fortes, com novos hábitos e criando relações de respeito e cuidado com o outro.

04 – As Regras do Contágio (Adam Kucharski)

As Regras do Contágio de Adam Kucharski foi finalizado antes da pandemia de Covid-19, então não trata da ameaça que enfrentamos, mas o autor que é matemático por formação consegue explicar fluidamengte os princípios sobre os quais ela se assenta. O resultado é uma incrível combinação de matemática com biologia, psicologia e várias outras ciências. Até arquitetura entra, quando se avaliam condições de moradia que podem fazer muita diferença numa epidemia. Quem já leu achou o livro muito interessante.

Kucharski não se limita a tratar de doenças e epidemias. Ele vai além e mostra como os princípios da epidemiologia ajudam a entender melhor outros fenômenos diversos como crises financeiras, violência, fake news e até o marketing.

A obra muito elogiada por críticos e leitores investiga as múltiplas manifestações de contágio: por exemplo, o que há em comum na dinâmica das epidemias que aterrorizaram o mundo nos últimos tempos, como as inovações se disseminam através das redes sociais, e por que as profecias mais úteis não são necessariamente aquelas que se provam verdadeiras.

05 – É Hora de Mudarmos de Vida: Lições do Coronavírus (Edgar Morin e Sabah Abquessalam)

O novo livro do filósofo francês Edgar Morin foi escrito em colaboração com sua esposa, a socióloga Sabah Abouessalam. A obra traz reflexões sobre a pandemia do novo coronavírus, destacando o cenário social, econômico e político que se configurou a partir dela.

O enfoque da obra concentra-se nos possíveis desafios pós-pandemia, a respeito do mundo que poderemos ter diante da imprevisibilidade do amanhã em gestação aos nossos olhos.

Evidentemente com o agravamento da pandemia, moradores em todo o mundo esperam, a exemplo do casal de escritores, uma “regeneração da política, para a proteção do planeta e para a humanização da sociedade”: daí a ideia do título da obra de que este é o momento de mudarmos de via.

Dividido em três capítulos, a obra apresenta em seu preâmbulo um histórico de crises que acometeram o mundo desde a gripe espanhola à crise ecológica, e na sequência em seu primeiro capítulo, após uma breve Introdução, 15 lições do coronavírus; no segundo capítulo estão os desafios pós-corona; e o terceiro capítulo que encerra a obra, antes da Conclusão, é aquele em que se discute as mudanças de via que podem ser tomadas a partir de agora.

06 – O Mundo Pós Pandemia (José Roberto de Castro Neves)

Com a expertise de 50 personalidades de diferentes âmbitos, a obra traz ensaios que se aprofundam sobre a pandemia e o impacto dela na sociedade e em assuntos específicos, como economia, educação, urbanismo, medicina, esporte, humor, relações internacionais e religião.

O livro reúne textos de nomes como do comediante Marcelo Adnet, do técnico Bernardinho, da atriz Fernanda Torres, do político Fernando Henrique Cardoso e do jornalista Pedro Bial. Cada um dos autores reflete

sobre a influência da covid-19 na sociedade de olho no futuro.

Um amigo meu leu o livro e gostou de alguns comentários. Segundo ele, foi uma sacada inteligente de José Roberto de Castro Neves, organizador dos ensaios, publicar visões variadas sobre o pós-pandemia em várias áreas por seus profissionais, mas também segundo a opinião desse amigo que me pediu para não revelar o seu nome - já que ele não comprou, mas ganhou o livro - o menos interessante foi a colocação de alguns destes profissionais: rasas ou flora do contexto do tema.

Taí galera, se vocês se interessaram por algum desses livros... aproveitem e tenham uma boa leitura.

Inté!

 

Nenhum comentário