O Judoka é relançado em edição luxuosa pela AVEC Editora

Na semana passada ao verificar o meu Email quase tive um troço. Fiquei entusiasmado, alegre, exultante, sei lá; o que posso dizer é que adorei a notícia recebida. Afinal de contas estava relacionada com um de meus heróis preferidos e que marcou a minha adolescência. Estou me referindo ao Judoka (veja mais sobre o herói aqui). Este singularizou tanto a minha geração que com o passar dos anos, os seus gibis acabaram ganhando o status de cult. Não só os gibis, mas também o filme de 1972 com Pedrinho Aguinaga, que apesar de ter recebido uma saraivada de críticas na época de seu lançamento, hoje é considerado não só um produto cult como também raro. Portanto, se você tem essa película, não desgrude dela nem mesmo quando for tomar banho. Quanto aos gibis, apesar de estarem seguindo o mesmo caminho do filme, por enquanto ainda podem ser encontrados em alguns sebos.
A notícia bombástica que recebi e motivou todo esse entusiasmo foi o retorno do Judoka, agora com uma nova roupagem. Verdade galera! Depois de quase 50 anos, a fera imbatível do judô está volta.
A AVEC editora teve a feliz idéia de reviver este clássico dos quadrinhos nacionais, relançando a graphic novel do “O Judoka” com arte de um dos mais consagrados artistas brasileiros, Floriano Hermeto de Almeida Filho (FHAF). Ele foi o desenhista da sétima aventura em quadrinhos do herói, intitulada “A Caçada”, lançada em maio de 1970. Na época, Floriano Hermeto, um jovem e desconhecido artista gráfico causou um enorme frisson no mercado, realizando mudanças importantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma brilhante releitura da estrutura visual de suas histórias. Com o seu traço arrojado e inovador, que lembrava o estilo moderno de desenhistas internacionais como Jim Steranko e Guido Crepax, “O Judoka” alcançou assim, um patamar jamais imaginado pela editora Ebal, responsável pela publicação dos quadrinhos naquela época. 
A boa notícia é que esse trabalho antológico de 192 páginas publicado em papel polen soft, com capa dura e ilustrações do mestre FHAF já está à venda no site da Avec Editora (clique aqui). A reedição do Judoka foi organizada pelo jornalista Francisco Uchoa, editor original dos quadrinhos.
O novo lançamento da AVEC traz a republicação de cinco histórias clássicas do Judoka que foram originalmente lançadas entre maio de 1970 e abril de 1972 e são verdadeiras obras primas.
A publicação conta também com extras: entrevista com o artista e roteirista original, um panorama histórico da época e aventuras inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal. São seis páginas com uma nova aventura do Judoka, duas páginas de Zorro (“The Lone Ranger”) e sete com uma aventura sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.
Segundo a AVEC, a tiragem dessa graphic novel é limitadíssima e pode ser adquirida somente no site da editora. Portanto, se você é fã desse herói brazuca não perca tempo.
Detalhes Técnicos
O Judoka
Editora: AVEC Editora
Autor: Floriano Hermeto de Almeida Filho
Organização: Francisco Ucha
Capa: Francisco Ucha e Toni Rodrigues (sobre arte de Floriano Hermeto)
Revisão: Marcos Eduardo Massolini
Capa dura
Papel Polen soft 80g
192 páginas
17×26 cm
R$ 84,90


Nenhum comentário