terça-feira, 27 de outubro de 2015

Os Senhores do Norte (Crônicas Saxônicas – Livro III)

Caramba, no meu outubro só está dando Uhtred e Harry Potter! Não tenho tempo para encarar outros livros. Culpa – no bom sentido, é claro – do desafio literário ‘a La Potter’ que resolvi inventar (confira aqui). No final tive que encaixar os sete livros do menino bruxo no meu dia a dia de leitor que vinha sendo inteiramente dedicado às “Crônicas Saxônicas”. Mas como se trata de duas sagas antológicas, estou me deliciando com a releitura de Potter e a leitura de Uhtred, Alfredo e Cia.
Ontem terminei de ler o terceiro livro das Crônicas Saxônicas, chamado “Os Senhores do Norte”. Cara, que show!! Eu não conseguia largar o livro; aliás, acredito que concluirei a leitura da saga em tempo recorde. Mal esquentei e já dei início ao 4º volume: “A Canção da Espada”.
Pelo que eu pude ver nas redes sociais, a maioria dos internautas consideram “A Canção da Espada” o melhor dos oito livros das ‘Crônicas’  lançados no Brasil - lembrando que o 9º volume da saga de Bernard Cornwell desembarca em terras tupiniquins ‘loguinho da Silva’.
Comecei a ler “A Canção da Espada” agora, ainda estou na página 53, mas estou em dúvida se conseguirá superar “Os Senhores do Norte”. Tomara que consiga, pois assim, quem terá a ganhar será o meninão aki (rs).
Cornwell arrebentou no terceiro livro. O enredo tem aventura, intrigas, traições e romance. Juntos, esses ingredientes, tecem uma teia de aranha que consegue prender em seus fios o mais disperso dos leitores.
Desta vez  Uhtred é traído por um amigo e acaba sendo vendido como escravo  numa galé. O guerreiro sofre horrores na embarcação durante dois anos, sendo chicoteado, espezinhado e marcado como escravo por um senhor cruel auxiliado por uma tripulação mais bárbara ainda. Putz que dózinha do Uthred.  Mêo, desta vez, o cara sofreu!
Mas quando tudo parecia perdido na vida do guerreiro pagão, eis que Cornwell dá uma reviravolta na história que tonteia o leitor. Cara, a reviravolta é tão inesperada, tão gostosa, tão improvável que você vibra como se estivesse assistindo uma matinê. Neste trecho do livro eu soltei um Iahuuuuu enorme e dei um soco no ar gritando PQP! Valeu!
Uhtred acaba sendo salvo por pessoas que você, e principalmente ele, jamais esperava. – “Ele tirou o elmo e riu para mim. Disse algo, mas não escutei. Só estava olhando incrédulo enquanto ele ria mais largo... e então comecei a chorar. Chorei porque estava livre... Saí da água e o abracei, ele deu tapinhas desajeitados em minhas costas, sem conseguir parar de rir porque também estava feliz”. Ehehehe! Tá curioso pra saber à quem Uthred está se referindo, não é?
Pois é, passada a emoção do salvamento, uma fúria guerreira invade a alma  de Uhtred e os mercadores de escravos comem o pão que o diabo amassou. Iaahuuu, novamente!!
Mas as emoções e as surpresas de “Os Senhores do Norte” não param por aí. A batalha travada pelos guerreiros de Uhtred e Ragnar com o apoio de Alfredo para tomar a fortaleza de Dunholm, onde vive o cruel Kjartan e seu filho Sven, o “Caolho”, é impagável. Coisa de loko cara! O trecho do ataque dos cães selvagens de Kjartan aos invasores de sua fortaleza é de fechar os olhos. Nesta hora, novamente, Uhtred e seus guerreiros contam com a sorte e, prá variar, Cornwell nos brinda, mais uma vez, com algo deliciosamente improvável envolvendo Thyra, irmã de Ragnar. Alguns críticos de Cornwell acusam que ele fantasiou muito nessa parte do enredo, mas fantasiando ou não, a entrada de Thyra em cena é algo divinamente inesperado e triunfal. Mil vezes Putz!
Além da “Batalha de Dunholm” há também o embate entre Uhtred e Ivarr, comandante do exército dinamarquês, aliado de Kjartan. Cornwell descreve as cenas de duelo de espadas e batalhas com uma perfeição incrível. Tão perfeitas que dão a impressão de que o leitor está ali, no centro de uma parede de escudos.
Ah! E como se esquecer de Gisela. Não tem como!! Depois de Brida, Mildrith, Iseult e Hild, ela é mais uma mulher de Uthred que entra na história. Gisela é doce e amorosa, mas ao mesmo tempo guerreira, temida e forte. Apaixonei-me por ela, pois de todas que conviveram com ‘O Senhor da Guerra’, Gisela é a que mais se parece com Brida. Ela tem um papel de destaque na trama.
Neste 3º volume de “Crônicas Saxônicas”, o leitor também conhece novos guerreiro de Uhtred que passarão a fazer parte de seu exército, tornando-se seus homens de confiança. Entre eles estão Clapa, Sithtric (filho bastardo de Kjartan), Rypere e Finan.
Em “Os Senhores do Norte”, a história se passa em 878, período em que o reino de Wessex de Alfredo está – pelo menos, temporariamente – livre dos vikings. Por isso, agora, Uhtred decide voltar as terras do Norte para vingar a morte do pai adotivo (Ragnar, O Velho), além de resgatar a irmã de seu melhor amigar, Ragnar, O Jovem. Para isso, terá enfrentar o seu velho inimigo, Kjartan, um renegado chefe dinamarquês que se esconde na  intransponível fortaleza de Dunholm.
Que livro!


4 comentários:

  1. Esta saga deve mesmo ser fantástica. Estou assistindo a primeira temporada da série Vikings e estou achando muito boa.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os três livros que li, até agora, são fantásticos. Maurilei, aproveitando, a BBC estreou recentemente a série The Last Kingdom, baseada nos livros de Bernard Cornwell. Apesar do visual de Uhtred estar sendo muito criticado, o primeiro episódio agradou a galera.
      Abcs!

      Excluir
    2. Pretendo assistir esta série sim ! mas somente depois de ler alguns livros. Acho melhor nesta ordem.

      bomlivro1811.blogspot.com.br

      Excluir
    3. A série é ótima! Consegue quase com perfeição passar a estória do livro para as telas! Em detrimento a série Vikings, The Last Kigdom é do mesmo nível embora tenha chamado mais minha atenção por não romantizar os vikings. O ator que faz o protagonista está otimo, não vejo o porque das críticas. Cada um tem uma imaginação diferente é lógico que não iria sair 100 por cento como as pessoas imaginavam. O destaque vai para o cenário! PERFEITO!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...