Arquivos Secretos do Batman e do Superman revelam os segredos mais bem guardados dos dois super-heróis


Sempre gostei do lado mais secreto, mais obscuro dos super-heróis. Sabe aquele ladinho que eles guardam só para eles e mais ninguém; o tal ou tais segredos trancados a sete chaves em seus diários? Cara, como seria interessante desvendar essa faceta de um Batman, de um Superman, de um Homem Aranha ou qualquer outro super-herói famoso. E é justamente, esse outro lado que a maioria das histórias em quadrinhos, por melhor que seja, esconde de seus leitores. Assim, eles acabam sendo obrigados a se contentar com as porradas, perseguições, romances ou conflitos existenciais dessa galera mascarada.
Acho que foi por isso que me identifiquei com a minissérie de HQ Marvels. Este lançamento da Marvels Comics em 1994 traziam enredos escritas por Kurt Busiek e ilustradas pelo gênio Alex Ross.
Marvels mostrava a história de diversos super-heróis a partir do ponto de vista de um fotógrafo chamado Phil Sheldon. Este fotógrafo fictício retratava vários segredos dessa galera com superpoderes: como surgiram, o que faziam nas horas em que não estavam se digladiando com vilões ou entre eles mesmos, além de mostrar, sob o ponto de vista de pessoas normais, como é viver ao lado desses super-heróis.
Por isso, foi com grande surpresa e alegria que, durante as minhas zapeadas nas livrarias virtuais, descobri um verdadeiro tesouro na semana passada. Algo quase parecido com a icônica minissérie Marvels. Estou me referindo a dois livros que parecem ser fantásticos – digo parecem, porque ainda não tive a oportunidade de lê-los – e com um layout que a primeira vista não fica devendo nada para as ilustrações de Ross.
Cara, pelo que eu vi e li nas redes sociais, acho que estou apaixonado por Arquivos Secretos do Batman e do Superman, dois livros que foram lançados pela editora LeYa. Não me perguntem como isso foi acontecer somente agora comigo, já que essa série foi lançada em 2016, portanto há mais de três anos. Sei lá pessoal, acho que fatos inexplicáveis acontecem no amor, no trabalho, em casa e porque não em nossa vida literária, também.
Talvez eu até tenha visto os dois lançamentos da LeYa naquela época, mas acabou passando despercebido ou então... não pintou aquele tchan do tipo: “Putz vou comprar esse livro!!”. Tudo isso só foi acontecer agora. Entonce, francamente não tenho uma explicação lógica.
Como estou com o meu cartão de crédito ‘estouradaço’, vou aguardar o fechamento da fatura no final do mês para providenciar a compra desses dois livros.
Bem, mas vamos ao que interessa: falar sobre, dar detalhes dessas duas belezuras.
Como já disse acima, os Arquivos Secretos do Batman e do Superman aterrissaram nas prateleiras das livrarias brasileiras em 2016. As duas edições de luxo, como o próprio nome já diz, reúnem os arquivos secretos do Homem Morcego e do Homem de Aço; todos os seus segredos, do mais simples ao mais secreto. Falando a grosso modo, é como se eles tivessem um diário onde expusessem toda a sua intimidade.
Arquivos Secretos do Homem-Morcego traz tudo o que os fãs do mais obscuro dos super-heróis sempre quiseram saber e não tinham a quem perguntar. A LeYa preparou uma edição de colecionador enriquecida por imagens, ilustrações e demais peças nunca antes reunidas em um só local.
Pelo que eu pude constatar pelas resenhas que li em blogs e nas redes sociais da LeYa, o livro começa com desenhos de infância de Wayne e continua ao longo de uma linha do tempo de eventos significativos na vida do Homem-Morcego. Todos os amigos e inimigos de Batman – de Hera VenenosaMulher-GatoCharada e Pinguim, a CoringaBatgirlMr. Freeze e, claro, Robin – aparecem durante o dossiê para traçar o panorama da carreira do Homem-Morcego.
Descrevendo de forma completa a guerra de Batman contra o crime, o livro inclui arquivos de computador, notícias, fotos das cenas dos crimes, pegadas, esquemas e mapas reais de Gotham City; provas que foram coletadas e, em muitos casos, até mesmo desenhadas, pelo próprio herói. Batman é um super-herói e um ícone cultural. Introduzido pela primeira vez em 1939, o alter ego de Bruce Wayne ficou conhecido por incontáveis quadrinhos da DC, uma série de TV e filmes de sucesso. Segundo informações da editora, cada detalhe de sua vida é cuidadosa e fielmente detalhado.
O interessante, pelo que constatei, é que o autor dos dois livros, Matthew Manning escreve o enredo como se fosse um diário de Bruce Wayne, apresentando jornais, fotos e manuscritos sobre seus aliados e rivais, passando desde a morte de seus pais na infância até a criação da corporação Batman. Acima de tudo, aparenta ser um relato sobre suas dificuldades e dilemas em ser herói, além de seus problemas em lidar com as pessoas mais próximas de sua vida.
O autor transforma desenhos clássicos dos quadrinhos em esboços criados por Bruce Wayne, detalhando cada parte do uniforme, o porquê dele não usar uma armadura (que limitaria sua mobilidade) e como a capa deveria atrair a mira dos inimigos.
Quanto aos Arquivos Secretos do Homem de Aço, Manning revela aspectos desconhecidos do homem chamado Clark Kent e o universo do maior super-herói de todos os tempos. O autor faz um relato abrangente da história do Homem de Aço a partir de recortes do Planeta Diário, entradas de seu diário, artefatos que restaram de Krypton, esquemas para a Fortaleza da Solidão e outras tecnologias, arquivos da Prisão da Ilha de Stryker, além de centenas de "fotografias" dos inimigos e aliados de Superman, selecionados das HQs. Traz ainda uma versão completa e profunda da história de vida do Homem de Aço, desde o seu nascimento em Krypton como Kal-El, passando por seu presente como Clark Kent e Superman, e apresenta até mesmo projeções para o seu futuro. Arquivos Secretos do Homem de Aço é a crônica dos setenta e cinco anos de aventuras do Último Filho de Krypton, organizados de forma fácil de entender.
O livro, de acordo com nota da editora, tem grande apelo aos fãs de Superman de qualquer idade - dos colecionadores que estão apenas começando aos leitores de longa data que seguiram o personagem desde suas primeiras aventuras - há novidades para todos.
Enfim, é isso aí galera. Uma pedida imperdível para os fãs dos dois super-heróis . Espero, dentro de poucos dias, ter os dois livros em minha estante.

Nenhum comentário