Ouça O Que Eu Digo

26 julho 2015
Apesar de até agora, as suas histórias só terem sido publicadas no formato ebook, César Bravo pode ser considerado a principal referência do terror gore ou splatter no Brasil. Muitas pessoas, por falta de conhecimento, consideram o gore um subgênero da literatura ou dos filmes de terror e na realidade não é bem assim. Vários textos e imagens que usam e abusam da escatologia chegaram a ganhar o status de Cult, tanto pelos críticos como pelos leitores; caso contrário, “Crash” (1973) de J.G Ballard e “Zombie – O Despertar dos Mortos Vivos” (1978) de George Romero seriam verdadeiros fracassos nas livrarias e no cinema; mas não foram. Os dois se grandes divisores de água na literatura e no cinema.
Mas apesar de nos últimos anos ter ganhado o reconhecimento de uma parte da crítica literária, o terror gore não é para qualquer leitor. Com certeza, muitos ainda não aceitam ou não conseguem ler narrativas com sangue em excesso, órgãos expostos e membros decepados. Por esse motivo, escrever gore é muito difícil, cara. Colocar um festival de escatologia no papel e ainda conseguir transformar essa carnificina numa história interessante e, principalmente, inteligente é uma missão quase impossível. Bravo é um dos poucos (no Brasil, o único que conheço) que consegue fazer isso. Um ponto a mais para ele é dar realismo aos seus enredos, onde quase todos os personagens são marginalizados, vivendo num submundo de exploração em nosso País. Com isso, a linguagem desses personagens também deve corresponder a sua realidade de vida. O resultado é simples:“Que droga” passa a dar lugar para “Que merda”; “Caramba!” é “Porra!”; “Que se dane!” sai, e entra “Que se foda!” e por aí afora.
Agora analise bem: escrever textos escatológicos já é complicado, imagine unir escatologia  com uma linguagem vulgar? O problema é que se você começar a poluir a sua história com tripas expostas, sangue e ainda por cima palavrões, caraca, não há mártir que agüente ler! O segredo é dosar tudo isso. Não abusar, e Bravo conseguiu esse equilíbrio, pelo menos nas histórias que eu li.
Falando escrevendo agora sobre o seu novo ebook “Ouça O Que Eu Digo”, não é o melhor do autor, mas também não decepciona. Na minha opinião, os seus melhores livros continuam sendo “Calafrios da Noite” e “Além da Carne: Contos Insanos” (este um verdadeiro clássico do gênero), mas “Ouça O Que Eu Digo” cumpre bem o seu papel, prova disso é que um cara (neste caso, eu) que não morre de amores por ebook (áudio-livro ainda curto, gosto de ouvir principalmente quando viajo de carro) leu a história em duas madrugadas, conseguindo vencer, numa boa, o sono. O problema foi dormir depois (rs).
Neste romance, Bravo deu uma preferência maior aos diálogos do que a narrativa – aliás essa é uma de suas características – e o fêz muito bem. Sempre admirei os escritores que sabem escrever  diálogos competentes porque fazer isso é uma arte. Conheço bons autores que são ótimos em narrativa, mas quando chega a hora de ‘colocar palavras na boca de seus personagens’ o desastre é total. No caso de Bravo, ele faz isso com a maior naturalidade sem deixar que esses diálogos se tornem artificiais.
Em seu novo romance, o autor optou por trabalhar com um número bem maior de personagens o que fez com que alguns ganhassem capítulos específicos. No decorrer da história, o contexto desses personagens, tratados individualmente, acaba se cruzando com o contexto de outros.
Alguns trechos do romance lembram um pouco “Trocas Macabras” e “It” – de Stephen King - principalmente aqueles relacionados ao vilão (ou vilões).
O mote de “Ouça O Que Eu Digo”, é o assassinato da filha de um pequeno proprietário rural pelas mãos de seu namorado. Antes de matá-la, o rapaz se encontra, casualmente, com um ser misterioso envolto em sombra que o incentiva a cometer o crime com extrema brutalidade, prometendo dar algo em troca. Depois desse acontecimento, o tal ser envolto em sombras vai incutindo idéias malévolas na cabeça dos moradores de uma pequena cidade brasileira chamada Nova Enoque (creio eu que fictícia). Lançada essa semente do mal, a cidade vira um inferno, um verdadeiro barril de pólvora.
O final é apoteótico e a reviravolta na trama, perto de seu final, com certeza irá surpreender os leitores.

Enfim, vale a leitura.

3 comentários

  1. Ainda ão li nenhuma obra do César Bravo, mas todas resenhas que li até agora foram positivas. Achei muito interessante esta história.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

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    1. Maurilei, se você curte o gênero terror "gore", César Bravo pode ser considerado referência no Brasil. Suas histórias, de fato, prendem o leitor.

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    2. Li ano passado Livros de Sangue 3 do Clive Barker e gostei muito. E como alguns dizem que o César Bravo é semelhante ao Clive, provavelmente irei gostar sim !

      bomlivro1811.blogspot.com.br

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