Cinco coletâneas de terror lançadas recentemente que não podem faltar em sua estante

27 maio 2024

Eu adoro coletâneas de terror; simplesmente... a-d-o-r-o! Principalmente quando estou com pouco tempo para ler um enredo de 300 ou 400 páginas; e como sou fã do gênero terror, já viu né? É paixão, na certa. Por isso, quando são anunciados lançamentos na área, a comemoração é mais do que garantida.

Neste final de semana já efetivei a compra de duas coletâneas que foram lançadas neste ano: Coelho Maldito e Mais Sombrio. Quando acabei de fechar a compra tive um insight de escrever um texto indicando apenas coletâneas de terror, mas coletâneas lançadas recentemente e que tivessem caído no agrado tanto da crítica quanto do público; e assim, nasceu esse post.

Selecionei cinco livros com historietas de terror lançados há menos de dois anos – três em 2024, um em 2022 e outro em 2023 – que estão sendo muito muito elogiados pela galera. Vamos a eles.

01 – Coelho Maldito (Bora Chung)

O que você acha de um conto onde o personagem passa a ser assombrado pelos seus próprios excrementos? Isso mesmo: na história, os excrementos de uma mulher formam uma cabeça que passa a assombrá-la, perseguindo-a em vasos sanitários. A figura monstruosa cresce e, quando se torna uma versão jovem da personagem, condena-a a tomar seu lugar dentro dos encanamentos. Caráculas?!

E que tal esta outra história onde um abajur em formato de coelho acaba levando toda uma família à ruína. Nesse enredo, quando o neto de um empresário toca na luminária, passa a ter alucinações com o animal, que então começa a roer o seu cérebro! Uloko!!

Pois é, esse é o tom dos contos que estão em Coelho Maldito, primeira obra da sul-coreana Bora Chung publicada no Brasil em 20 de fevereiro de 2024. Em dez contos perturbadores, a coletânea expõe até que nível a crueldade pode chegar e o caráter destrutivo da ganância humana.

O livro de Chung foi finalista do International Booker Prize que é concedido anualmente à melhor obra de ficção de todo o mundo que tenha sido traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido.

Os seus dez contos, transitam entre realismo mágico, folclore, horror, ficção científica e fantasia, partindo de elementos insólitos para narrar histórias assombrosas que tocam em temas profundamente reais. A coletânea é a primeira obra de uma das mais notáveis escritoras sul-coreanas da atualidade, publicada fora da Coreia.

02 – Mais Sombrio (Stephen King)

Pera aí porque este lançamento vale um sonoro e longo Ihauuuuuuuuuuuuuuuu!!!! Afinal de contas, trata-se de um lançamento de ninguém mais do que o mestre do terror. Cara, Stephen King está de livro novo na praça e ainda por cima, um novo livro de contos. Adivinhem se não comprei?!

Podemos dizer que Mais Sombrio, lançado nesse mês de maio, é uma obra comemorativa porque marca os 50 anos da estreia de Stephen King com a publicação de Carrie.

A obra apresenta doze histórias, das quais cinco são inéditas, que abordam temas como luto, destino, o sobrenatural e os limites entre o conhecido e o desconhecido. A primeira, Dois estafermos com talento, gira em torno de duas personagens com capacidades muito especiais. A última, O Homem-Resposta, aborda o dom da clarividência e questiona se uma vida marcada pela tragédia tem significado. Mas sem dúvida, a grande novidade fica para o conto Cascavéis, sequência do aclamado romance Cujo.

Cara, acredite, é verdade: Tio King acabou de lançar um novo livro de contos de terror. Ihauuuuuuuuuuuuuuuu!!!!

03 – Histórias Selecionadas (Neil Gaiman)

Este sujeito aí do subtítulo acima é do mesmo quilate do Tio King, afinal estamos ‘falando’ de Neil Gaiman; escritor que já vendeu mais de 1,2 milhão de livros no Brasil e que deram origem a adaptações de sucesso, como “Sandman”, na Netflix, e “Good Omens: Belas Maldições”, no Prime Video. Ah! Não posso me esquecer também de “Coraline” que retornará aos cinemas em agosto numa versão 3D remasterizada.

Agora me responda se você compraria um livro que reunisse os melhores contos desse autor, desde o início de sua carreira até hoje? Pergunta bem inocente, não é? (rs).

Com mais de quarenta anos de carreira, Neil Gaiman sempre navegou por inúmeros gêneros e formatos, conquistando fãs em todo o mundo e importantes prêmios literários.

Em Neil Gaiman: Histórias Selecionadas, você vai encontrar histórias de terror, de humor, de amor, de fantasma, de fantasia e de mistério — tramas que transbordam seres fantásticos, pessoas comuns com poderes esquisitos, pessoas esquisitas com problemas comuns, mundos maravilhosos e terríveis, e o mundo real, que não é tão real quanto você talvez imagine.

Trata-se de uma das maiores e mais abrangentes coletâneas do autor já publicadas, a obra é uma verdadeira retrospectiva literária da carreira de Gaiman, com textos que vão de 1984 a 2018, e também um testemunho da criatividade e do talento único do autor para construir tramas e universos únicos.

O livro foi lançado em abril deste ano. Portanto, está acabando de sair do forno. Imperdível!

04 – O Telefone Preto e Outras Histórias (Joe Hill)

Creio que um livro lançado em 2022 ainda tenha o poder de despertar o interesse da maioria dos leitores que apreciem obras contemporâneas. E se essa obra tiver sido escrita por Joe Hill, filho da lenda do terror Stephen King, com certeza, ela ganhará o status de atemporal. O Telefone Preto e Outras Histórias se enquadra nessa categoria.

Publicado anteriormente no Brasil sob o título Fantasmas do Século XX, este livro tenebroso de Hill tem histórias que vão de temas clássicos da literatura de horror até contos sobre mundos fantásticos.

Entre os contos, temos um fantasma que assombra um teatro e já viu todos os filmes que já entraram em cartaz; uma criança solitária que não consegue fazer amigos porque é o único menino inflável da cidade; um gafanhoto de dois metros e meio de altura, que faz todos em Calliphora tremerem ao ouvi-lo cantar; dois irmãos que constroem um forte de papelão com portas que levam a outros mundos; um menino trancado em um porão manchado com o sangue de meia dúzia de crianças assassinadas e um telefone antigo há muito desconectado… mas que toca a noite inteira, com ligações dos mortos.

Um livro para agradar em cheio os amantes de histórias curtas de terror.

05 – Grande Obras de Edgard Allan Poe (Edgard Allan Poe)

Em maio de 2023, a Camelot Editora lançou um box luxuoso contendo três livros do gênio Edgard Allan Poe.

Os três livros da caixa exploram o mundo sombrio e misterioso do escritor estadunidense, nascido em Boston, em 1809. Este box reúne três das mais icônicas coletâneas do mestre do horror e do suspense: O Corvo e Outros Contos, O Escaravelho de Ouro e Outros Contos e O Gato Preto e Outros Contos. Cada livro é uma jornada inesquecível através de narrativas macabras, enigmáticas e misteriosas, desafiando a lógica e explorando os recessos mais profundos da psicologia humana.

Com seu estilo literário singular e sua habilidade de criar atmosferas de arrepiar, Poe continua a ser uma influência duradoura no mundo da literatura de terror.

O box traz ainda a historieta A Queda da Casa Usher, conto que inspirou a conhecida série da Netflix.

Nada mais justo do que fechar essa lista com o escritor que se tornou emblemático e influenciou grandes nomes da literatura contemporânea de terror.

Taí galera; se deliciem e... boa leitura!

Postar um comentário

Instagram