“As Portas de Pedra” e “Trocas Macabras”: os dois lançamentos mais esperados do século

04 abril 2019

Capa fictícia de "Os Portões de Pedra"
Imagine dois livros aguardados com muita expectativa. Um deles chegando ao ponto de provocar os mais diferentes tipos de reações nos leitores: raiva, frustração, revolta, desespero, ira, enfim, reações nada positivas que se resumem numa só palavra: “desilusão”.
Hoje, vou falar sobre os dois lançamentos literários mais aguardados do século, pelo menos na minha opinião. Estou me referindo a “Trocas Macabras”, de Stephen King, prometido pelo selo Suma da editora Companhia das letras, e o odiado “As Portas de Pedra” ou “Os Portões de Pedra”, terceiro e último livro da saga A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Hothfuss, prometido ‘sabe-se lá quando’ pela Arqueiro. E é sobre esta peça rara que eu gostaria de ‘falar’ inicialmente.
Galera, o terceiro livro da saga desenvolvida por Rothfuss está demorando tanto, mas tanto para sair do prelo que já conseguiu irritar os próprios admiradores do autor.
O detalhismo de Rothfuss já passou dos limites e está enchendo o saco. E olha que não sou o único que pensa dessa forma. 

Patrick Rothfuss
A maioria dos fãs do escritor americano perderam a paciência com a demora. Lembrando que a saga do arcano Kvothe foi iniciada  em 2007, portanto há mais de 12 anos! Quatro anos depois, ou seja, em 2011 viria a sequência da trilogia com “O Temor do Sábio”, mas agora, parece que a “coisa” empacou; e empacou de uma tal maneira que não sai do atoleiro nem com reza braba e muito menos com chutes e ponta pés. Já estamos perto de completar oito anos sem nenhum indício de lançamento do livro, o que faz de “Os Portões de Pedra” ou “As Portas de Pedra” o livro mais aguardado do século. E quando digo “sem nenhum indício” entenda como falta absoluta de qualquer tipo de informação sobre a conclusão da trilogia. Cara, ninguém sabe nada; absolutamente nada: data estimada para o lançamento, detalhes sobre a história, etc e mais etc. A única certeza é que o livro vem, mas nãos se sabe quando. Pode ser daqui um, dois, três ou quatro anos.
Stephen King
O negócio é tão sério que ninguém quis incluir “Os Portões de Pedra” nas tradicionais brincadeiras de 1º de Abril, “Dia da Mentira”. Juro que fiquei meio cabreiro, esperando que alguém ‘jogasse’ na Web algo mais ou menos assim: “Finalmente, definida a data de lançamento de Os Portões de Pedra de Patrick Rothfuss!” Acredito que o medo de postar algo semelhante foi maior, porque alguns ‘hackers-leitores’ que estão desesperados esperando o lançamento do livro, poderiam ficar zangados com a pregação de peça e acabariam, como vingança, localizando o IP do engraçadinho e aprontando alguma surpresa nada agradável. Dessa forma, os leitores brincalhões, fãs de Kvothe preferiram ficar quietos.
Viram só como a ‘coisa’ tá séria?
Edição de Trocas Macabras publicada em 1991
Quanto a “Trocas Macabras”, os ânimos estão mais tranquilos, já que a Suma anunciou, logo no final de 2018, que a história de King, lançada originalmente em 1991, estaria de volta no segundo semestre de 2019, logo depois de “A Metade Sombria”, outro livro esgotado do mestre do terror que retornou às bancas em março deste ano. As duas histórias fazem parte do projeto “Biblioteca Stephen King” (ver aqui, aqui, mais aqui, esse aqui e finalmente aqui) iniciado pela Suma, em 2016, na época em que a editora ainda era chamada de Suma de Letras.
“Trocas Macabras” conta a história de um misterioso personagem chamado Leland Gaunt que decide abrir uma pequena loja na cidade de Castle Rock onde, em troca do objeto de desejo dos moradores, eles devem prestar um pequeno favor ao vendedor. Em pouco tempo fica evidente que nessas trocas macabras os preços pagos pelos moradores de Castle Rock serão altos demais.
Juro que estou contando nos dedos a chegada do final do segundo semestre de 2019 para devorar mais essa história de King. Quanto a conclusão da saga de Kvothe, melhor deixar pra lá. Chega de sofrer.
Inté!


12 comentários

  1. Olá, ótimo post. Mas, outro livro que está demorando é Winds of Winter, o 6º livro das crônicas de gelo e fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!
      Também concordo. A expectativa em torno de "Winds of Winter" é grande para os fãs da saga de George R.R. Martin.

      Excluir
  2. Eu nunca mais compro livros em series antes de tudo esta lançado!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Lembrando que a saga do arcano Kvothe foi iniciada em 2007, portanto há mais de 20 anos!"

    Essa conta ta estranha rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia!!!! Verdade! Valeu pela correção. Thank's e Thank's! Já reportei o erro. Saindo os 20 e entrando os 12 (rs)
      Abcs!

      Excluir
  4. "O detalhismo de Rothfuss já passou dos limites". Essa frase resume bem nossos anos de espera por algo que nunca chega. Toda vez olho para minha estante e avisto minha saga incompleta é desolador. Ficarmos "oito anos sem nenhum indício de lançamento do livro" é absurdo nos dias atuais. Mas hoje percebo que tudo não passa de uma jogada. Ficaremos como os leitores das Crônicas de Gelo e Fogo, a mercê do mercado. Esperando a série ser finalizada, o jogo ser lançado... Sem contar os problemas que adaptações para outros formatos geram nos fãs...
    O final dessa saga ainda irá demorar muito. Mas por outro lado, se de fato se tornar série, pelo menos reviveremos a história e nossos queridos personagens. Daqui a 10 anos saberemos o final.
    Obs.: também acho que As portas de pedra deveria ter o dobro de páginas de O temor do sábio.

    Cordialmente,
    Camila Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camila, também olho para a minha estante e fico desanimado ao ver somente os dois primeiros volumes. Tomei a decisão de relê-los somente quando for confirmada a data de lançamento de Os Portões de Pedra.
      Abraços!

      Excluir
    2. Irritou muito os fãs. Classifico os 2 livros com uns dos meus top 5. Foram absurdamente bons de se ler. Mas agora, com esse detalhismo exagerado, só posso entender que o autor tem um TOC nível hard... Meu Deus!!
      Já nem conto mais que vou ler esse livro nessa minha encarnação.. fala sério. E se sair, vou ter que ler os outros dois novamente, pq já esqueci a porcaria da história.

      Excluir
  5. É complicado, sou um fã de carteirinha da saga do Matador do Rei, que ocupa a posição como a minha saga favorita de todos os tempos. Mas ao mesmo tempo que fico ansioso para o lançamento, também fico tranquilo, por quê nós leitores sabemos a importância de um bom desfecho, e para fechar a saga que tanto amo com chave de ouro, para mim, a espera vale a pena. Portanto, todo preciosismo de Rothfuss pelo menos por minha parte é compreendido. Tenho fé de que quando for lançado, vai compensar todos esses anos de espera.

    ResponderExcluir
  6. O Rothfuss deve estar aguardando um contrato milionário ou bilionario para a adaptação ao cinema dos dois primeiros livros e aí ele terá um balisamento para o fechamento da história do ponto de vista mais lucrativo possível. Deve ser isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saga já foi vendida e será uma série, o ultimo livro só vai sair depois do final da série, senão a série perde o poder de venda.

      Excluir

Instagram