Os 15 livros mais vendidos na Amazon em 2022

21 dezembro 2022

Um dos portais que mais vendem livros, sem dúvida, é o da Amazon. Pelo menos, no meu caso, tenho esse site como referência para as minhas compras literárias mensais ou bimestrais. Há pouco tempo, a Amazon divulgou a sua lista de livros mais vendidos em 2022. Neste post vou divulgar as 15 obras literárias campeãs de vendagem nesse ano que está chegando ao fim. Optei também por publicar uma breve sinopse da história para orientar o leitor em sua escolha.

E para variar, a escritora Colleen Hoover arrebentou a boca do balão, provando que é uma das autoras mais queridas das devoradoras brasileiras de livros. Ela aparece quatro vezes no toplist 15 com: É assim que acaba, Todas as suas imperfeições, Verity e Até o verão terminar.

Vamos a lista!

01º Lugar: É assim que acaba (Colleen Hoover)

Editora: Record

É assim que acaba foi o mais vendido na Amazon em 2002 e virou febre no TikTok. Sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil. A obra discute temas como violência doméstica e abuso psicológico de forma sensível e direta. Pode ser considerado o romance mais pessoal da carreira de Colleen Hoover.

Em É assim que acaba, a autora nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. Ela acaba conhecendo Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela.

Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?

02º Lugar: O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)

Editora: HarperCollins Brasil

Na segunda colocação vem O homem mais rico da Babilônia. Trata-se de uma coletânea de parábolas escritas por George S. Clason a partir de 1926 e distribuídas, sob a forma de panfletos, em bancos e companhias de seguro norte-americanas. 

As parábolas são ambientadas na antiga Babilônia e trazem ensinamentos sobre assuntos financeiros: Planejamento financeiro, a importância de se poupar, empréstimos, entre outros.

Considerado como um dos melhores livros da área de finanças e com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, O homem mais rico da Babilônia é um clássico sobre como multiplicar a riqueza e solucionar problemas financeiros baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos.

03º Lugar: Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)

Editora: Paralela

Imagine uma atriz famosa, reclusa, avessa a entrevistas, uma verdadeira lenda viva do cinema, que de repente resolvesse abrir o jogo sobre a sua vida, revelando os segredos mais escondidos, incluindo os mais sórdidos –aqueles bem cabeludos capazes de fazer a mais santa e inocente das pessoas exclamar: “PQP! Ela fez isso?!!!!!”. O espanto é grande porque os tais segredos não combinam com a imagem da musa que você ama ver nas telonas dos cinemas.

Pois é, essa é a sensação que temos ao lermos Os sete maridos de Evelyn Hugo. Enquanto, eu ia virando as páginas, senti como se Evelyn estivesse falando comigo e não com Monique Grant, a repórter de uma famosa revista que conduz a entrevista com a atriz. Aliás, aposto que a maioria dos leitores terão essa mesma sensação, sabem por quê? Porque Evelyn Hugo é carismática demais, uma mulher incrível e com um poder de sedução enorme. Quando terminei a leitura falei comigo mesmo: “Putz, bem que essa mulher poderia existir”.

Com toda a certeza, Os sete maridos de Evelyn Hugo foi um dos melhores romances que eu li.

04º Lugar: Todas as suas imperfeições (Colleen Hoover)

Editora: Record

Todas as suas imperfeições narra a história de Quinn e Graham. Eles se conhecem no pior dia de suas vidas; ela chega mais cedo de uma viagem para surpreender o noivo; ele testemunha a traição da namorada. E é assim que ambos acabam no corredor de um prédio, trocando confidências, biscoitos da sorte e palavras de conforto.

Meses mais tarde, eles se reencontram, se apaixonam e se casam. Tudo transcorre de maneira perfeita até que a primeira nota dissonante abala a sinfonia do casal: Quinn está disposta a trocar tudo o que é pela única coisa que não consegue ser: mãe.

A luta do casal por um filho arrisca os alicerces da relação. Quinn não pode engravidar. Graham não é um candidato para adoção por conta de um erro do passado. O impasse acaba mexendo com toda a relação do casal.

05º Lugar: A garota do lago (Charlie Donlea)

Editora: Faro

A estudante de direito Becca Eckersley é brutalmente assassinada em Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, um lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. É em uma dessas casas que a moça é encontrada morta. 

Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso e enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.

A narrativa de "A Garota do lago" começa muito bem e à medida que avança, ela se torna cada vez mais fluida ganhando a simpatia do leitor. Isto se deve em grande parte ao carisma dos personagens centrais que foram perfeitamente elaborados. Por sua vez, o plot da história fisga os leitores que ao virar das páginas vão ficando cada vez mais curiosos e, principalmente, impacientes para saber quem matou a estudante de Direito, Becca Eckersley.

06º Lugar: Mais esperto que o diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso (Napoleon Hill)

Editora: Citadel

Mais esperto que o diabo: O mistério da liberdade e do sucesso foi escrito originalmente em 1938, mas lançado apenas em 2011, com comentários de Sharon Lechter. Vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

No livro narra-se uma entrevista entre o Senhor Humano e o Diabo, autodenominado "Sua Majestade". O livro ensina a superar medos e limitações e aproveitar a adversidade para descobrir um benefício equivalente. Entrevistando o Diabo, o autor identifica os maiores obstáculos para o desenvolvimento humano: medo, procrastinação, raiva, ciúmes, que são tidos como ferramentas do diabo para a alienação humana.

07º Lugar: Verity (Colleen Hoover)

Editora: Record

Caráculas! Olha a mulher novamente aí! Colleen Hoover, de fato, não está para brincadeiras (rs). Estamos praticamente no meio da lista e a autora já emplacou três de seus livros na relação dos 15 mais vendidos em 2022 na Amazon!

Desta vez, a jóia do momento se chama Verity. Através de uma narrativa perturbadora e chocante, o romance explora o lado mais sombrio das relações humanas deixando uma surpresinha chocante no final.

Em Verity, Hoover narra a história de uma escritora medíocre e muito chata (achei isso) que faz o mínimo do mínimo para sobreviver, mas num golpe de sorte, acaba sendo contratada para ser coautora de uma saga literária de grande sucesso, já que a autora chamada Verity Crawford, está incapacitada após ter sofrido um grave acidente que a deixou completamente debilitada. Então, a coautora medíocre vai morar na mansão da famosa Verity para poder entender melhor sobre os livros que ela irá dar continuidade. Bem resumidamente, o plot do livro é esse.

Muitos leitores consideram Verity um divisor de águas por causa do seu final chocante; alguns gostaram, outros, não.

08º Lugar: Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem (Clarissa Pinkola Estés)

Editora: Rocco

Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem é um livro da analista junguiana, autora e poetisa Clarissa Pinkola Estés, Ph.D., publicado em 1992 pela Ballantine Books . Ele passou 145 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times em um período de três anos, um recorde na época, além de ter ganho inúmeros prêmios literários.

De acordo com a narrativa, os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis.

A autora acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna.

Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações psíquico-arqueológicas' nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.

09º Lugar: 12 regras para a vida: um antídoto para o caos (Jordan B. Peterson)

Editora: Alta Books

Olha aí galera, também tem autoajuda na lista. Em 12 regras para a vida: um antídoto para o caos, o psicólogo clínico, Jordan Peterson ensina doze princípios práticos sobre como viver uma vida com significado. A partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal, bem como de lições extraídas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, a obra oferece – segundo a sua editora - um antídoto para o caos na vida das pessoas: verdades eternas aplicadas aos nossos problemas modernos. 

Jordan B. Peterson é professor de psicologia na Universidade de Toronto. Ele ensina mitologia para advogados, médicos e pessoas de negócios, foi consultor do Secretário Geral da ONU e ajudou seus pacientes clínicos a lidarem com a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo e a ansiedade. Quando lecionava na Universidade de Harvard, foi indicado ao prestigioso prêmio Levenson Teaching Prize. Seu livro Maps of Meaning revolucionou a psicologia da religião.

10º Lugar: Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

Editora: Alta Books

Pai Rico, Pai Pobre é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki. Ele advoga a busca pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio.

O elemento central reiterado por Kiyosaki é a defesa da tese de se possuir o sistema ou os meios de produção, ao invés de ser um empregado de alguém. A primeira pergunta que o leitor se depara no livro é a seguinte:

A escola prepara as crianças para o mundo real? O recado do autor é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

Para Kiyosaki, o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é: “Vá para a escola, tire notas altas e depois procure um trabalho seguro.” O fato é que agora as regras são outras, e não existe mais emprego garantido para ninguém.  Pai Rico, Pai Pobre demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. 

11º Lugar: Perigoso (Tim Warnes)

Editora: Ciranda Cultural

Um livro infantil com apenas 32 páginas também conseguiu conquistar o seu espaço na lista dos mais vendidos da Amazon em todo o ano de 2022. O escritor inglês Tim Warnes também é autor de Não quero ir para a cama!, Você não consegue dormir, Tina?, entre outros títulos.

A leitura de Perigoso! é sugerida para crianças de 2 a 6 anos. No livro, a criança conhece o personagem Bob, uma toupeira macho que adora etiquetar as coisas, ele costuma etiquetar tudo que encontra na natureza. Mas em determinado dia, ele encontra algo muito estranho. Ao etiquetar cada parte do que ele encontrou, ele descobre que tem escamas, é uma coisa escamosa com dentes pontudos.

Perigoso! é ideal para as crianças, mas também para os adultos. É uma literatura infantil que abrange temas sociais, emoções, sentimentos e outras temas gerais.

12º Lugar: Os segredos da mente milionária: Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas (T. Harv Eker)

Editora: Sextante

De acordo com a lista da Amazon, 2022 foi o ano não só de Colleen Hoover como também dos livros de autoajuda. Para variar... taí mais uma obra do gênero marcando presença no toplist. 

Segundo o release promocional da editora Sextante, neste livro, T. Hary Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são: Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.

O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem. A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade. O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade. E, finalmente, os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.

O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro. De acordo com a Sextante, o leitor aprenderá a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha. Além disso, saberá como aumentar o seu patrimônio líquido – a verdadeira medida da riqueza.

13º Lugar: Do mil ao milhão. Sem cortar o cafezinho (Thiago Nigro)

Editora: HarperCollins Brasil

Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Por meio de dados e de sua própria experiência como investidor e assessor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – basta estar disposto a aprender e se dedicar.

Algumas pessoas que leram o livro afirmam que ele traz conceitos sólidos para o leitor iniciar o planejamento de independência financeira. Explora conceitos consagrados de diversos autores, utiliza bons aprendizados próprios e de terceiros e, principalmente, provoca para necessidade de constante preparação e dedicação para busca de objetivos e propósitos. O autor explica de forma fluida e simples todo o conteúdo massivo de investimentos e orçamento financeiro!

14º Lugar: Heartstopper: Dois garotos, um encontro (Alice Oseman) Editora: Seguinte

Heartstopper: Dois garotos, um encontro é o primeiro volume da conhecida série em quadrinhos que já está sendo publicada no Brasil. Vale lembrar que foi essa HQ que inspirou a série original da Netflix.

Na narrativa, Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.

Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente ― e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.

15º Lugar: Até o verão terminar (Colleen Hoover)

Editora: Record

Ahahahahahaha!! Pensou que ela não iria mais aparecer nessa lista, né? E-n-g-a-n-o-u-s-e. Taí, novamente, Collen Hoover na lista dos mais vendidos da Amazon. O quarto dela! 

Em até o verão terminar narra a história de Beyah, filha de uma mãe problemática e um pai ausente que precisou aprender a se virar sozinha desde pequena. Sua vida foi trilhada com muitas decepções. Mas ela está prestes a mudar a sua sorte graças a si mesma, e a mais ninguém, por conta da bolsa de estudos que ganhou para estudar em uma boa universidade. Apenas dois curtos meses separam o tão sonhado futuro do passado que tanto deseja deixar para trás. Mas uma reviravolta faz Beyah perder até mesmo a casa em que mora.

Sem opção, ela recorre ao último recurso que tem e precisará passar o resto do verão na casa de praia do pai que mal conhece, da nova esposa e da filha dela que nem ao menos ouvira falar. O plano de Beyah é se manter quase invisível até poder ir para a faculdade. Mas o vizinho da casa ao lado torna tudo muito mais complicado. Afinal, é difícil ignorar o rico, bonito e misterioso Samson.

Os dois parecem não ter nada em comum. Ela viveu uma vida sem dinheiro ou amor enquanto ele tem uma família rica e privilegiada. Mas no olhar dele vive uma tristeza que apenas quem também a carrega dentro de si consegue reconhecer. E isso os torna irresístiveis um para o outro. Sem terem como fugir da atração que sentem, Beyah e Samson resolvem se dar uma chance, mas apenas até o verão terminar. “Até o verão terminar” é uma história de amor, recomeços, despedidas e reencontros.

Taí galera! Se vocês ainda não tiveram contato com nenhum desses livros que tal encerrar 2022 com a leitura de pelo menos um deles?


Postar um comentário

Instagram