“As Portas de Pedra” (The Doors of Stone) de Patrick Rothfuss chega em 2019, 2021 ou...


Ontem à noite, tive um propósito. Pensei comigo: tenho que fazer isto de qualquer maneira. Então, comecei a revirar as redes sociais – blogs, sites, portais, twitters, faces e qualquer coisa que os valham -  em busca de informações sobre o novo livro de Patrick Rothfuss , “As Portas de Pedra” (The Doors of Stone). “Tenho que encontrar uma previsão de lançamento do livro, por mais simples ou imprecisa que seja” – exclamei.
Depois de duas horas ininterruptas de pesquisa, sabem o que encontrei? Nada. Querem fazer um teste? Ok. Digitem no ‘santo’ Google “As Portas de Pedra” ou “Os Portões de Pedra” juntamente com o nome do autor para ver o que acontece. As informações mais novas que irão surgir datam de meados de 2017, ou seja, nenhuma de 2018; e todas desatualizadas e incertas, trabalhando no campo da especulação. Este triste fato só nos aponta para uma certeza absoluta: Esqueçam. A vinda do novo livro de Rothfuss vai demorar muito tempo, mas muuuito tempo.
Quando estava perto de desistir, comecei a vasculhar algumas páginas de outros países e com muito custo, encontrei numa delas (kingkiller.wikia.com) a triste notícia que confirma a provável demora no lançamento do livro. Segundo o autor da postagem que se baseou em fontes (pelo que eu constatei no final do post) bem confiáveis, Rothfuss afirmou em novembro de 2017 em Vancouver, num evento que marcou o 10º aniversário de lançamento de “O Nome do Vento”, que descarta 2018 como data de lançamento de “As Portas de Pedra”, mas indicou 2019 como uma possibilidade.
Cara, juro que fiquei P da vida com essa afirmação do escritor. Vejam bem, ele disse apenas uma possibilidade. Isto significa que o livro pode sair até mesmo em 2020 ou sei lá quando.
Após dar outra vasculhada na net, recebo mais uma pedrada. Daquelas bem dadas. Entrando no site da Amazon o que vejo? Surprise! Uma data prevista para o tão aguardado lançamento. Quando vi, cai; cai na depressão. Sabem quando? 8 de julho de 2021!
Depois desse balde de água fria, descobri que a Amazon, frequentemente, coloca em sua página essas datas aleatórias porque o seu softaware ‘quer’ uma data, mas isso não significa que tenha algo a ver com a realidade. Apesar dessa explicação, juro que fiquei meio cabreiro com a data divulgada pelo portal
Patrick Rothfuss
Pois é, hoje, faz sete anos e quatro meses do lançamento de “O Temor do Sábio”. Mais dê sete anos de angústia para os fãs de Kvothe, Ambrose, Dena, Bast e Cia que certamente já releram “O Nome do Vento e “O Temor do Sábio” várias e várias vezes, sempre sonhando com o lançamento do livro no ano seguinte. E agora, após a declaração de Rothfuss no evento que se realizou em Vancouver, essa espera poderá demorar ainda mais.
Bem, se serve de consolo, o autor revelou alguns arcos do enredo numa entrevista realizada há algum tempo. Segundo ele, “The Doors of Stone” vai explicar as origens de Kvothe, ou seja, como o personagem chegou onde ele está agora. O livro também relatará de que maneira Kvothe e Bast se conheceram. Rothfuss disse ainda que o significado da palavra El'the (um posto na Universidade) será explicado.
Com certeza as revelações do autor são poucas e até ineficazes para tranqüilizar os seus milhares de leitores. Pelo contrário, só servem para aumentar ainda mais a sua ansiedade.
Inté!

11 comentários

  1. Sou um dos poucos que está mais ansioso pelo lançamento de As portas de pedra do que o próximo de As crônicas de gelo e fogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto dizer Maurilei, mas a sua ansiedade vai continuar por um bom tempo. Rothfuss está nos matando.

      Excluir
    2. De fato, eu por exemplo estou ansioso desde 2014 quando li pela primeira vez o Temor do Sábio. Desde então sempre que o leu corro atrás de notícias.

      Excluir
  2. Também não aguento mais essa espera!!!

    ResponderExcluir
  3. Ele faz de propósito isso... Porque está correndo atrás de outras coisas, outros projetos... è sacanagem com os fãs da série...
    Não custa nada ele terminar logo e publicar... partir para outra série ou volume...
    mas fica enrolando... está pior que o G. Martin
    Já reli umas 3x...

    ResponderExcluir
  4. Pior de tudo pelo que fiquei sabendo o livro originalmente era um só já concluído com toda a história como era muito grande foi exigido que foce dividido em 3 livros mas tao esperando agora fazer uma serei e jogos para ganhar mais em cima da história!

    ResponderExcluir
  5. Tenho ódio de autores que fazem um trabalho de perscruta ato perfeito, fazem promessas qto ao lançamento, as Portas estavam previsto p ser lançado em 2014, e despois disso nada, so enrolacao!!

    ResponderExcluir
  6. Mano li o livro temor do sábio a um ano e por n achar coisa melhor eu li a saga inteira umas 3x só no tempo q esperava q outras encomendas de livros chegassem .o q quer dizer q li o livro em 3 ou 4 dias e ainda espera q esse livro as portas de pedra saia logo e q tenha umas 3000 paginas q eu n vou me aquietar até ter todos os mistérios resolvidos(mistérios como a Auri q sabe siglistica e o elodim q ficou loco acredito pela porta de chapas ou o q tem atrás dela)

    ResponderExcluir
  7. Acho uma palhaçada, e vejo esse comportamento do autor como um pouco caso. tem autores tão bons quanto ele que produzem anualmente e até semestralmente. ele ganharia mais dinheiro se tivesse publicando de verdade, mas também acho que ele não deve é ter criatividade pra escrever outros livros e também acho que a série não vai ser concluída nunca. To com muita raiva desse desrespeito para com os fãs da saga.

    ResponderExcluir
  8. Oi, sou tão fã do Kvothe que coloquei o nome do meu cachorro rs, bom, não me importo com a demora, pois espero que venha um livro do dobro de páginas do temor do sábio... Pra eu passar três meses lendo.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja cheguei no nivel que só estou torcendo que ele publique antes que morra e este livro caia no esquecimento.

    ResponderExcluir