“As Portas de Pedra” (The Doors of Stone) de Patrick Rothfuss chega em 2019, 2021 ou...

22 julho 2018

Ontem à noite, tive um propósito. Pensei comigo: tenho que fazer isto de qualquer maneira. Então, comecei a revirar as redes sociais – blogs, sites, portais, twitters, faces e qualquer coisa que os valham -  em busca de informações sobre o novo livro de Patrick Rothfuss , “As Portas de Pedra” (The Doors of Stone). “Tenho que encontrar uma previsão de lançamento do livro, por mais simples ou imprecisa que seja” – exclamei.
Depois de duas horas ininterruptas de pesquisa, sabem o que encontrei? Nada. Querem fazer um teste? Ok. Digitem no ‘santo’ Google “As Portas de Pedra” ou “Os Portões de Pedra” juntamente com o nome do autor para ver o que acontece. As informações mais novas que irão surgir datam de meados de 2017, ou seja, nenhuma de 2018; e todas desatualizadas e incertas, trabalhando no campo da especulação. Este triste fato só nos aponta para uma certeza absoluta: Esqueçam. A vinda do novo livro de Rothfuss vai demorar muito tempo, mas muuuito tempo.
Quando estava perto de desistir, comecei a vasculhar algumas páginas de outros países e com muito custo, encontrei numa delas (kingkiller.wikia.com) a triste notícia que confirma a provável demora no lançamento do livro. Segundo o autor da postagem que se baseou em fontes (pelo que eu constatei no final do post) bem confiáveis, Rothfuss afirmou em novembro de 2017 em Vancouver, num evento que marcou o 10º aniversário de lançamento de “O Nome do Vento”, que descarta 2018 como data de lançamento de “As Portas de Pedra”, mas indicou 2019 como uma possibilidade.
Cara, juro que fiquei P da vida com essa afirmação do escritor. Vejam bem, ele disse apenas uma possibilidade. Isto significa que o livro pode sair até mesmo em 2020 ou sei lá quando.
Após dar outra vasculhada na net, recebo mais uma pedrada. Daquelas bem dadas. Entrando no site da Amazon o que vejo? Surprise! Uma data prevista para o tão aguardado lançamento. Quando vi, cai; cai na depressão. Sabem quando? 8 de julho de 2021!
Depois desse balde de água fria, descobri que a Amazon, frequentemente, coloca em sua página essas datas aleatórias porque o seu softaware ‘quer’ uma data, mas isso não significa que tenha algo a ver com a realidade. Apesar dessa explicação, juro que fiquei meio cabreiro com a data divulgada pelo portal
Patrick Rothfuss
Pois é, hoje, faz sete anos e quatro meses do lançamento de “O Temor do Sábio”. Mais dê sete anos de angústia para os fãs de Kvothe, Ambrose, Dena, Bast e Cia que certamente já releram “O Nome do Vento e “O Temor do Sábio” várias e várias vezes, sempre sonhando com o lançamento do livro no ano seguinte. E agora, após a declaração de Rothfuss no evento que se realizou em Vancouver, essa espera poderá demorar ainda mais.
Bem, se serve de consolo, o autor revelou alguns arcos do enredo numa entrevista realizada há algum tempo. Segundo ele, “The Doors of Stone” vai explicar as origens de Kvothe, ou seja, como o personagem chegou onde ele está agora. O livro também relatará de que maneira Kvothe e Bast se conheceram. Rothfuss disse ainda que o significado da palavra El'the (um posto na Universidade) será explicado.
Com certeza as revelações do autor são poucas e até ineficazes para tranqüilizar os seus milhares de leitores. Pelo contrário, só servem para aumentar ainda mais a sua ansiedade.
Inté!

46 comentários

  1. Sou um dos poucos que está mais ansioso pelo lançamento de As portas de pedra do que o próximo de As crônicas de gelo e fogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto dizer Maurilei, mas a sua ansiedade vai continuar por um bom tempo. Rothfuss está nos matando.

      Excluir
    2. De fato, eu por exemplo estou ansioso desde 2014 quando li pela primeira vez o Temor do Sábio. Desde então sempre que o leu corro atrás de notícias.

      Excluir
  2. Também não aguento mais essa espera!!!

    ResponderExcluir
  3. Ele faz de propósito isso... Porque está correndo atrás de outras coisas, outros projetos... è sacanagem com os fãs da série...
    Não custa nada ele terminar logo e publicar... partir para outra série ou volume...
    mas fica enrolando... está pior que o G. Martin
    Já reli umas 3x...

    ResponderExcluir
  4. Pior de tudo pelo que fiquei sabendo o livro originalmente era um só já concluído com toda a história como era muito grande foi exigido que foce dividido em 3 livros mas tao esperando agora fazer uma serei e jogos para ganhar mais em cima da história!

    ResponderExcluir
  5. Tenho ódio de autores que fazem um trabalho de perscruta ato perfeito, fazem promessas qto ao lançamento, as Portas estavam previsto p ser lançado em 2014, e despois disso nada, so enrolacao!!

    ResponderExcluir
  6. Mano li o livro temor do sábio a um ano e por n achar coisa melhor eu li a saga inteira umas 3x só no tempo q esperava q outras encomendas de livros chegassem .o q quer dizer q li o livro em 3 ou 4 dias e ainda espera q esse livro as portas de pedra saia logo e q tenha umas 3000 paginas q eu n vou me aquietar até ter todos os mistérios resolvidos(mistérios como a Auri q sabe siglistica e o elodim q ficou loco acredito pela porta de chapas ou o q tem atrás dela)

    ResponderExcluir
  7. Acho uma palhaçada, e vejo esse comportamento do autor como um pouco caso. tem autores tão bons quanto ele que produzem anualmente e até semestralmente. ele ganharia mais dinheiro se tivesse publicando de verdade, mas também acho que ele não deve é ter criatividade pra escrever outros livros e também acho que a série não vai ser concluída nunca. To com muita raiva desse desrespeito para com os fãs da saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os sentidos, concordo com vc. Um desrespeito, uma afronta, um acinte aos leitores. Na minha opinião, seria o caso de se acional judicialmente o autor e a editora por nos terem enganado tanto tempo. Mas já fazem isso, impunemente, com séries de cinema e televisão. De repente, cancelam a série e vc fica a ver navios. E o tempo que vc perdeu. O dinheiro que gastou, e as expectativas que vc criou para a conclusão da obra? Se tivesses sido acionados antes, não estariam mais cometendo esse crime. Iriam à falência. Eu ganhei o primeiro de presente e comprei o segundo, avidamente. E espero há anos pela conclusão. Hoje, não compro nem começo a ler obras que não esteja, fechadas, por casa do Matador do Rei. Faltando que os órgaos de defesa do consumidor ajam contra esses maus empresários !

      Excluir
  8. Oi, sou tão fã do Kvothe que coloquei o nome do meu cachorro rs, bom, não me importo com a demora, pois espero que venha um livro do dobro de páginas do temor do sábio... Pra eu passar três meses lendo.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja cheguei no nivel que só estou torcendo que ele publique antes que morra e este livro caia no esquecimento.

    ResponderExcluir
  10. A respeito de Martin e Rothfuss, somente uma palavra: cansei.

    ResponderExcluir
  11. Ta demorando muito mesmo, não temos o que fazer senão reler. Espero ainda estar viva quando for publicado. E, honestamente, eu na ligo para a demora. Contanto que tenha umas 4mil páginas, está ótimo. Vai compensar bastante se tiver, no mínimo, quase o dobro de O Temor do Sábio.

    ResponderExcluir
  12. parece que vendeu os direitos pra fazer série, ai babau, os caras naõ deixam evoluir o livro, pra valorizar o filme, e lançamento só depois, como o Martin.

    ResponderExcluir
  13. Estou triste demais com este autor. Disse que ele quer uma série primeiro e ninguém vai dar. Bem feito!

    ResponderExcluir
  14. Está fazendo com esse livro o mesmo que fazem com as cronicas de gelo e fogo ,colocam a gente pra esperar até não poderem ter mais o que inventar ,depois disso vem uma série por aí ,e só depois vem disponibilizar o livro final pros fãs,quando esgotarem todas as formas de lucrar .

    ResponderExcluir
  15. Pra quem gostou do estilo desse livro ,pesquisem pela serie O Conjurador e trilogia da Rainha Vermelha ,pelo menos já estão finalizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É já li a rainha vermelha, vou ver esse outro, obrigado!

      Excluir
  16. Pessoal, tenham calma.

    O famoso autor dos livros dessa brilhante saga, vendeu os direitos da história pra que fosse feita uma série de televisão.

    Resumindo, não se pode fechar a historia antes da série, pois a produtora da série perderia muito dinheiro, imagina uma série com todos os spoilers documentados em um livro?

    Portanto, como nas Crônicas de Gelo e Fogo, o ultimo livro só sairá após a conclusão da série.
    Me respondam o seguinte, o que dá mais dinheiro, uma série de TV ou a venda de livros?

    Mas só respondam depois de considerar que muito nem compram os livros, apenas baixam na internet e mais se vender livros desse dinheiro, as livrarias não estariam fechando aos montes pelo Brasil e pelo mundo.

    Sem mais.

    Danilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi algo que eu imaginava que aconteceria e, lógico, torcia para que acontecesse: o livro virasse uma série.

      Excluir
  17. O autor é um cara acabado, que vive a mercê de fastfoods. Corre-se o risco dele bater as botas e não lançar o livro. Espero que ele tenha isso em mente, pois caso contrário será conhecido pelo autor de uma obra inacabada.
    É lógico que estou zoando, espero que ele viva 100 anos e nos aprisione em outras obras suas, mas tenho que concordar que a demora e algo angustiante, para um trabalho tão bom.
    Espero também que ele não fique somente no terceiro livro, faca com que o personagem principal ainda tenha um papel a exercer em tudo que ele jura ser culpa dele estar acontecendo.
    Creio que sei o que o Patrick está fazendo com a gente. Está agindo da mesma forma com que o arquivista-mor o fez com o personagem principal: testando a nossa paciência e a exercitando. Contudo, como diz o ditado, até paciência tem limites...
    ABS.,

    ResponderExcluir
  18. Nem vem, eu é que tô mais ansioso! haha

    ResponderExcluir
  19. Hahahahaha... Li esses livros em 2014/2015
    Desde então estou a espero do próximo
    Mas já tenho minhas ressalvas a respeito do fechamento da trilogia
    Vai ter que ser algo fodasticos, um livro incrível, pois a espera além de ser longa, faz com que todos fiquemos ansiosos e com uma expectativa exagerada
    Se o livro não for no mínimo excelente, estarei bem decepcionado

    ResponderExcluir
  20. O chato que todo ano eu venho pesquisar se tem alguma noticia de lançamento desse livro . eu entendo muito bem que demora . mas a coisa ta longa demais . acho meio ruim mesmo esperar tanto tempo pelo livro . acho até falta de respeito com os leitores . ele se propôs a escrever e nos compramos o seu livro . sinal que ele tem um produto que alguem quer certo . então finalize essa obra e escreva mais . Brandon Sanderson escreve varias obras e sempre as finaliza em tempo aceitável Hobin Hobbs tambem . entre tantos outros . se eles conseguem o Patrick tambem conseguiria . esse lance de vender material incompleto pra fazer série e etc é um porre e um lixo . vide as crônicas de gelo e fogo . tenho certeza que assim que finalizar a série vão lancar o livro .. tipo uns 2 meses depois ou menos . mas é bom aprendi minha lição só comprar obras completas mesmo .

    ResponderExcluir
  21. E cá estamos em 2019 sem ainda nenhuma noticia do livro...

    ResponderExcluir
  22. É um desrespeito para com os leitores... infelizmente, neste caso é impossível boicotar...não dá pra não ler...

    ResponderExcluir
  23. E o pior é que nem consigo dizer que nem ligo, que não vou mais ler... é irresistivel!!

    ResponderExcluir
  24. EU VOU ENLOUQUECER! To esperando esse (incrivelmente fantástico livro - para minha tristeza - porque assim não seria tão difícil esperar portões de pedra que não vai vir nunca *_*). Espero que um dia ele chegue, ou pelo menos lança a porcaria da série logo, isso é uma puta sacanagem com os leitores.

    ResponderExcluir
  25. Putz!! Achei que só eu estaria a espera deste 3º livro mas...Ainda bem que acabei eles agora, então e sentar e esperar realmente. Espero que não demore muito, um livro tão bom não pode ficar a deriva desta forma, tomara que lancem logo está serie ai assisto a série leio o livro to nem ai kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. fãs de sagas kkkk, desconhecem o tempo das coisas, vocês com suas exigências todos querendo que o mundo se curvem a suas vontades... Relaxem e curtam os livros de novo, e o mais importe absorve a filosofia incrivel que a obra transparece, principalmente em a música do silêncio.

    ResponderExcluir
  27. Particularmente tomei birra das cronicas do gelo e do fogo devido a essa demora, hoje nem quero ler o ultimo... porem as cronicas do matador do rei é milhões de vezes melhor que aquele porre do Martin.
    No entanto penso que esses caras nunca foram leitores, nunca se apaixonaram por uma obra, nunca sentiram amor por um livro para se venderem dessa forma.
    O que nos resta é esperar pelo livro, porque é impossível deixar de ler o desfecho desse livro perfeito.

    ResponderExcluir
  28. Ele não sabe como acabar e o resto é conversa para boi dormir.

    ResponderExcluir
  29. E cá estamos em 2020 e nada.
    Eu já li os dois livro 2x depois da primeira vez. Já emprestei os dois por um bom tempo, não os recebi de volta (pq foi pra minha ex-namorada), comprei os dois livros de novo. Babei todas as páginas, li as partes que me fascinaram e nada dessa miséria de terceiro livro chegar... Cara, ta angustiante! Alguém que veja este comentário, por favor, me indiquem livros de aventura épicas ai! Que não sejam: mistborn,roda do tempo, cronicas de gelo e fogo, ttriologia da herança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se faz o seu gênero, mas li e gostei demais de três sagas épicas escritas por Bernard Cornwell. São Elas: "As Crônicas de Artur" (O Rei do Inverno", "O Inimigo de Deus" e "Excalibur"). A saga mostra um Artur totalmente diferente daquele personagem caricatural que aprendemos a conhecer através dos tempos. Cornwell compôs um Artur, um Merlin, uma Morgana e uma Guinevere completamente diferentes, muito mais realistas. O Mago Merlin, então, impagável.
      A trilogia "A Busca do Graal" ("O Arqueiro", "O Andarilho" e "O Herege") também é muito boa. Mas do jeito que anda a lentidão de Rothfuss para terminar o seu terceiro livro, acho ideal você encarar os 11 volumes de as "Crônicas Saxônicas" com o impagável Uhtred, o chamado "Guerreiro Pagão". Que saga, cara! Li os 11 livros e estou ansioso pela chegada do 12° volume. Quem sabe quando você terminar de ler esse onze livros, o nosso glorioso Rothfuss já tenha enviado o original de "Os Portões de Pedra" para revisão. Afinal de contas, esperança é a última que morre.
      Espero ter ajudado.
      Abcs!

      Excluir
  30. Sinceramente, eu já desisti de esperar e, pelo menos para mim, tanto o Rothfuss quanto o George RR Martin estão se tornando cada vez mais irrelevantes. E o pior é que quanto maior a expectativa, maior o grau de exigência por parte dos leitores. Nesse caso, mesmo que o final seja ótimo, ainda assim os leitores ficarão desapontados. É óbvio que todos os dois sabem escrever, caso contrário não estaríamos aqui discutindo a obra deles. Portanto, ficam as questões: o final das duas sagas será bom, e os fãs vão gostar? Certamente que sim. Terá valido a pena esperar dez ou vinte anos, contados do primeiro livro, para terminar de ler essa duas sagas? Provavelmente não, a menos que eles mostrem uma qualidade de texto muito superior ao que já foi mostrada até agora, capaz de compensar tantos anos de espera (Game of Thrones foi lançado em 1996!!!!). Me desculpem o pessimismo, mas dificilmente o desfecho dessas sagas terá aquele nível épico de qualidade, que fará os livros serem lembrados e apreciados décadas depois, como Tolkien, o que definitivamente não é o caso de nenhum dos dois. Vejam bem que, apesar de ser um crítico severo, eu era um grande fã de ambas as sagas, mas a desilusão com os constantes adiamentos, ano após ano, simplesmente diminuiu o meu interesse nas histórias, a ponto de me tornar indiferente se elas serão terminadas ou não.

    ResponderExcluir
  31. INDICAÇÃO DE LEITURA PARA ÓRFÃOS DE PATRICK ROTHFUSS E GEORGE RR MARTIN

    ( todos em português)

    1ª Trilogia da Lenda de Drizzt – R. A. Salvatore (Pátria – Exílio – Refúgio)

    2ª Trilogia da Lenda de Drizzt – R. A. Salvatore
    A Estilha de Cristal;
    Os Rios de Prata;
    A Jóia do Halfling;

    Crônicas de Dragonlance – Margareth Weis e Tracy Hickman
    Dragões do Crepúsculo do Outono
    Dragões da Noite de Inverno
    Dragões da Alvorada da Primavera

    Série do Trílio – Mariom Zimmer Bradley, Julian May, Andre Norton)
    Trílio Negro (Três Autoras)
    Trílio Dourado (apenas Andre Norton)
    Trílio de Sangue (apenas Julian May)
    Trílio Celeste (apenas Julian May)
    A Senhora do Trílio (apenas Marion Zimmer Bradley)

    Trilogia A Primeira Lei – Joe Abercrombie
    O Poder da Espada
    Antes da Forca
    O Duelo dos Reis

    Trilogia Mar Despedaçado - Joe Abercrombie
    Meio Rei
    Meio Mundo
    Meia Guerra

    As Lendas de Yelena Zaltana – Maria V. Snyder
    Estudos Sobre Veneno;
    Estudos Sobre Magia;
    Estudos Sobre Fogo;

    Crônica dos Herdeiros – Cinda Williams Cinda
    O Herdeiro Guerreiro
    O Herdeiro Mago
    O Herdeiro Dragão

    Os Sete Reinos – Cinda Williams Cinda
    O Rei Demônio
    A Rainha Exilada
    O Trono do Lobo Gris
    A Coroa Escarlate

    ResponderExcluir
  32. Estamos em 2020 rumo a 2021 pandemias possivel fim de mundo ou guerras etc etc e etc e tenho certeza que ele vai laçar em 2024 ou 2025 oi nunca kkkk eu li muito livros de fantasia mas só o nome do vento me deixou feliz em existir kkk

    ResponderExcluir
  33. Foda! Já estamos no segundo semestre de 2021! Sim! 10 anos após o lançamento do Temor do sábio e ainda não se tem nem uma data. Ainda bem que ainda tô vivo!

    ResponderExcluir
  34. Passamos da metade de 2022 e ainda nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passamos da metade de 2023 e ainda nada... Mas existe boatos de uma data: 14 de novembro de 2023.

      Excluir

Instagram