Procurador de Justiça conta em livro a história secreta do Primeiro Comando da Capital (PCC)

08 maio 2023

Interessei-me por esse livro quando Lulu ligou em meu serviço dizendo de “bate pronto”: - Frido (ela me chama por esse apelido, é mole? Qualquer dia desses explico como tudo começou) descobri um livro que você vai amar. Estou lhe enviando o link para acessá-lo. – Poucos minutos depois, já tinha recebido em meu email o link do release do livro Laços de Sangue - A História Secreta do PCC

Lulu disse que eu iria amar a obra porque o jornalismo investigativo é um dos gêneros literários que eu mais curto. Pois é... mal de todo jornalista, não é? – rs. E de fato, me interessei muito. Quanto a amá-lo só poderei revelar depois de lê-lo e me familiarizar com o seu conteúdo. Mas que o tema chama a atenção, não há como negar.

A obra escrita pelo procurador de Justiça Marcio Sergio Christino resgata as origens da facção criminosa que aterroriza o país. De acordo com o release o livro, o Primeiro Comando da Capital (PCC) responsável por rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos, narcotráfico e toda sorte de delitos foi criada por oito detentos do sistema penitenciário, na Casa de Custódia de Taubaté (SP).

Na obra, também segundo o release, o procurador oferece uma “verdadeira enciclopédia sobre a trajetória do Primeiro Comando da Capital e apresenta sua perspectiva sobre como é possível lidar com a realidade de violência e violações impostas pela organização”.

Segundo Christino, o rol de crimes arquitetados pelo PCC é tão grande quanto sua estrutura. Soma-se a essa lista as recentes descobertas de um plano para atacar servidores públicos e autoridades, incluindo o senador Sergio Moro e o promotor Lincoln Gakiya. Mas qual a motivação por trás de atentados contra figuras públicas? Como, apesar dos esforços de segurança pública, a maior organização criminosa do Brasil segue em franca atividade? Quais são as origens desse grupo aparentemente invencível? Em Laços de Sangue - A História Secreta do PCC, o autor procura responder a todos esses questionamentos. Publicada pela Matrix Editora, a obra escrita por uma das maiores autoridades brasileiras no combate ao crime organizado, em parceria com o jornalista investigativo Claudio Tognolli, reúne os bastidores do nascimento e ascensão da organização a partir de depoimentos colhidos diretamente de integrantes da facção.

De acordo com o release fornecido pela editora, Christino e Tognolli mostram como o PCC foi criado por oito detentos dentro do sistema penitenciário, na Casa de Custódia de Taubaté (SP), no que deveria ter sido um simples torneio de futebol entre os presos. Eles detalham os caminhos que permitiram a extensão dos tentáculos da organização para fora dos muros das prisões e hoje atemorizam, além dos brasileiros e suas instituições, até mesmo países vizinhos como Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

Procurador de Justiça Márcio Sérgio Christino

A livro reúne também as estratégias de investigação utilizadas pelas autoridades, a ascensão de Marcola a partir da morte de quase todos os fundadores da facção, alguns dos bárbaros crimes executados pelos bandidos e até as reclamações curiosas feitas pelos advogados dos criminosos, frente à delação premiada do último fundador do PCC falecido recentemente. Nas palavras da editora Matrix: “uma verdadeira enciclopédia sobre a trajetória do Primeiro Comando da Capital”.

A obra ainda apresenta a perspectiva de Christino sobre como é possível lidar com a realidade de violência e violações impostas pela facção. O procurador é enfático ao destacar ainda que as ações promovidas por seus integrantes são executadas apenas com interesses próprios de expansão e enriquecimento, sem levar em consideração qualquer pauta prisional pertinente.

Marcio Sergio Christino é Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Foi membro do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). É conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e ex-Secretário Executivo da Procuradoria de Justiça Criminal. Ele é autor do livro Por Dentro Do Crime sobre o crime organizado no Estado de São Paulo.

Claudio Tognolli é jornalista e professor-livre docente da ECA USP. Escreveu 17 livros, como Assassinato de Reputações I e II e Bem-Vindo ao Inferno, publicados pela Matrix Editora. Ganhou prêmios como o Jabuti de literatura, Grande Prêmio Folha e Esso de jornalismo.

Valeu Lulu pela indicação! Agora só resta verificar o saldo do meu “famigerado” cartão para decir quando vou comprar.

Yes!

Ficha técnica

Livro: Laços de Sangue - A História Secreta do PCC

Autoria: Marcio Sergio Christino e Claudio Tognolli

Editora: Matrix Editora

ISBN: 978-85-8230-425-9

Páginas: 223

Formato: 23x15,8x1,4cm

Preço: R$ 55

Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon

Postar um comentário

Instagram