Sete livros antigos que foram relançados em edições de luxo

18 junho 2022

Creio que muitos de vocês que estão lendo este post já tiveram em mãos pelo menos uma ou duas dessas obras citadas. Como também creio que muitos de vocês já as releram há algum tempo, mas agora bateu aquela vontade de ter essas obras, novamente, por perto - ou para relê-las pela  terceira, quarta, quinta vez, que seja, ou então pelo prazer de tê-las num lugar de destaque em sua estante.

Não tenho como negar que as editoras capricharam e muito nas novas edições dessas velhas narrativas. E saiba, que dou à expressão “velhas” o mais belo dos sentidos porque são histórias que podem ser consideradas verdadeiras obras primas da literatura mundial.

Agora imagine essas narrativas antológicas com traduções atualizadas, novas capas e ilustrações. Uhauuuuu! Quem não queria ter em sua estante ou biblioteca uma joia preciosa dessas?! Na postagem de hoje selecionei sete clássicos da literatura mundial que foram lançados há muitos anos, mas agora, graças ao bom senso de alguns editores, nós leitores, ganhamos a oportunidade de tê-las novamente em mãos com uma nova roupagem e que roupagem! Vamos a elas.

01 – O Mágico de Oz (Lyman Frank Baum)

Clássico da literatura infantil, O Mágico de Oz encanta jovens e adultos há mais de um século. O livro é tão parte do nosso acervo cultural que até mesmo quem não leu ou viu o filme com Judy Garland conhece Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde, o Mágico de Oz, as bruxas e, é claro, o cachorrinho Totó. 

Todos já sabem do cuidado da editora DarkSide com o layout de seus lançamentos e relançamentos. Os caras são muito meticulosos e esmerados. Resultado: livros para colecionador nenhum botar defeito. O Mágico de Oz de Lyman Frank Baum – publicado originalmente em 1900 – não foge dessa regra e em 2020 ganhou uma edição fodástica. A obra é inteiramente ilustrada deixando a narrativa ainda mais interessante, principalmente para o público infanto-juvenil. Quanto a capa, não é preciso escrever absolutamente nada; as ilustrações da postagens já “falam” por si.

Detalhes

Editora: DarkSide Books

Capa: Dura

Páginas: 240

Ano: 2020

02 – Drácula (Bram Stoker)

Cara, a DarkSide Books é fera. Taí mais uma edição hiper luxuosa lançada pela editora carioca. Esta edição de Drácula de Bram Stoker publicada em 2018 arrancou rasgados elogios dos leitores e também da crítica. 

A capa preta que simula um caixão, apesar de não ser em alto relevo, é de encher os olhos; somada à lombada reta com detalhes em dourado e fita marcadora em vermelho faz desse relançamento uma verdadeira edição de colecionador. Morcegos e manchas de sangue complementam o layout.

Marcia Heloisa, considerada uma das tradutoras mais respeitadas no Brasil,    assina a tradução e introdução de Drácula. Quanto aos bônus, são muitos! O leitor encontra textos de apoio que contam as relações entre a verdadeira Transilvânia e a aquela eternizada no livro, bem como a influência dos vampiros na cultura pop mundial. O livro apresenta também o conto O Hóspede de Drácula, que fazia parte do texto de Stoker, mas foi retirado da primeira publicação. Este conto é ornamentado com as belas e poderosas imagens de Samuel Casal, premiado quadrinista e ilustrador brasileiro, que fez uma releitura marcante dos personagens da história.

Outro destaque é a apresentação desta edição feita por Dacre Stoker, descendente direto de Bram Stoker.

Detalhes

Editora: DarkSide Books

Capa: Dura

Páginas: 580

Ano: 2018

03 – O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)

O livro apresenta a história de Jay Gatsby, um anfitrião milionário acostumado a promover monumentais festas em sua mansão. Ele começa a suscitar muita desconfiança em seus convidados no que diz respeito à origem de sua fortuna, obtida após sua participação na Primeira Guerra Mundial. Gatsby é apaixonado há anos por Daisy, uma aristocrata casada com o astro esportivo Tom Buchanan, e prima de Nick Carraway, um corretor de títulos que vive em Long Island, em uma casa vizinha à do protagonista.

Ao ser enfim convidado para uma das festas da Gatsy, Nick se torna seu amigo e, por meio dessa relação, Gatsy busca se aproximar de Daisy na esperança de reatar o velho romance, agora que se tornou um homem rico e capaz de impressioná-la.

O triângulo amoroso entre Daisy, Gatsy e Tom começa a ganhar ares de tensão até que culmina em uma sucessão de tragédias, revelando a verdadeira face dos personagens e da sociedade aristocrata norte-americana da década de 1920, marcada pela busca pelo glamour e pelo materialismo desenfreado.

Escrito pelo célebre autor americano F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é tido como uma das melhores obras literárias do século XX e, certamente, merecia há muito tempo uma edição especial para colecionadores. A editora Excelsior saiu na frente e relançou a narrativa de Fitzgerald com um layout para deixar o mais exigente dos leitores de boca aberta.

Capa preta com detalhes em dourado e corte na lombada de cor cinza dão ao livro um charme especial.

Detalhes

Editora: Excelsior

Capa: Dura

Páginas: 224

Ano: 2021

04 – Vinte Anos Depois (Alexandre Dumas)

Antes da editora Zahar lançar essa edição luxuosa em capa dura de Vinte Anos Depois, sequencia direta de Os Três Mosqueteiros, os leitores interessados em adquirir a obra só a encontravam nos sebos e com traduções bem antigas.

Por isso, quando a Zahar anunciou que iria relançar o clássico de Alexandre Dumas, os fãs de carteirinha de Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan não couberam de alegria. Foi uma festa só!

Esta edição traz tradução, apresentação e notas de Jorge Bastos, além de ilustrações originais. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.

Costurando história e ficção, Alexandre Dumas narra as novas façanhas dos mosqueteiros. A história se passa em 1648 e a França se divide entre duas forças políticas: a da situação, liderada pelo cardeal Mazarino, e a da oposição, a chamada Fronda, que reúne importantes elementos da nobreza e a maioria do povo em torno de interesses variados e muitas vezes conflitantes.

D'Artagnan, o único dos amigos que permaneceu na corporação dos mosqueteiros, é convocado por Mazarino a reavivar os feitos heroicos da juventude e partir em missões em nome de Sua Majestade. É o pretexto para o reencontro dos quatro companheiros, que marca o começo de grandes aventuras. De início em lados opostos – Porthos se alia a d'Artagnan, enquanto Athos e Aramis são ativos combatentes da Fronda – eles acabarão se unindo por uma causa maior, que pode mudar o destino da Europa.

Detalhes

Editora: Zahar

Capa: Dura

Páginas: 800

Ano: 2017

05 – Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas)

Ao incluir nesta lista Vinte Anos Depois não teria como esquecer de um outro clássico da literatura mundial que foi relançado com uma nova roupagem, em edição de luxo, também pela Zahar: Os Três Mosqueteiros.

Desde que apareceu como folhetim, em 1844, a história de Os três Mosqueteiros já passou por mil e uma adaptações. Ao longo dos anos, as aventuras de Athos, Porthos, Aramis e d'Artagnan se tornou um romance de capa e espada conhecido por todos, mas mesmo assim, volta e meia lá estamos nós, leitores, devorando a história de Dumas.

Muitos consideram as edições de Os Três Mosqueteiros e Vinte Anos Depois da Zahar muuuuito salgadas. Concordo que os preços, até há poucos dias, estavam relativamente altos, na média de R$ 100,00 – agora, pelo o que eu vi, parece que tiveram uma pequena redução. Mas tanto o layout quanto a nova tradução valem o dinheiro gasto.

Aliás. essa nova tradução – integral, ilustrada e anotada – foi feita pelos vencedores do prêmio Jabuti André Telles e Rodrigo Lacerda que permitem que os leitores de hoje voltem a ter contato com o texto original de Alexandre Dumas.

O livro inclui mais de 100 ilustrações originais e 200 notas. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo. O que diferencia a publicação da Zahar das demais do mercado é justamente o cuidado com a edição. Não há o que dizer, a tradução é feita por dois admiradores de Dumas, que ganharam o Prêmio Jabuti pela tradução do Conde de Monte Cristo (também da Zahar); no miolo do livro encontramos diversas ilustrações de época e notas de rodapé que muitas vezes chegam até a metade da página.

Um livro caro, concordo, mas com um conteúdo e um visual estonteantes.

Detalhes

Editora: Zahar

Capa: Dura

Páginas: 688

Ano: 2010

06 – Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne)

E lá vem a Zahar, novamente, com as suas capas, as suas notas de rodapé, as suas ilustrações e as suas traduções inigualáveis. Cara, não tem como não deixar de elogiar todo esse esmero da editora com as suas edições. Taí Viagem ao Centro da Terra que não me deixa mentir. Capa dura, folhas amareladas e riquíssimas notas de rodapé compõem o layout e o conteúdo da obra.

Viagem ao Centro da Terra é reconhecido mundialmente como um dos maiores clássicos da ficção científica, escrito pelo mesmo autor de A Ilha Misteriosa e 20 Mil Léguas Submarinas. O livro conta a saga do renomado professor Otto Lidenbrock que em 1863 descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura, levando consigo o sobrinho, Axel que é colega de profissão mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível guia, Hans, que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho. Fauna e flora pré-históricas, mares subterrâneos, múmias de homens primitivos, rios de lava, os primórdios da vida no planeta; tudo desfila na narrativa.

Fruto da imaginação e do conhecimento de um dos pais da ficção científica, Viagem ao centro da Terra, é uma das obras mais originais e ousadas de seu tempo. Essa edição da Zahar traz apresentação e cronologia de obras e vida do autor, um dos escritores mais traduzidos em toda a história, cerca de 30 ilustrações originais, mais de 150 notas e texto integral. A versão impressa apresenta acabamento de luxo e capa dura.

Detalhes

Editora: Zahar

Capa: Dura

Páginas: 240

Ano: 2016

07- Kit A Incrível Jane Austen (Jane Austen)

A editora Excelsior caprichou neste relançamento. De cara, já ‘meteu’ no mercado não uma e nem duas, mas as três obras principais da escritora Jane Austen num kit de encher os olhos: Orgulho e Preconceito, Persuasão e Razão e Sensibilidade. Três livros lindos em capa dura e pintura trilateral da lombada, além de três marcadores personalizados e exclusivos. Os três livros somam 912 páginas.

Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora britânica que se tornou reconhecida por seus romances marcadamente irônicos e incisivos retratando a sociedade da Inglaterra entre o final do século XVIII e início do século XIX.

As descrições psicológicas e paisagísticas feitas por Austen, bem como a criação de enredos instigantes e divertidos de ler, consagraram-na como uma das autoras mais bem-sucedidas de todos os tempos, cativando gerações de leitores até os dias de hoje.

Além do clássico Orgulho e Preconceito, sua fortuna literária ainda inclui títulos de renome mundial como Razão e Sensibilidade, Emma e Persuasão. Neste kit ultra-luxuoso, os leitores terão a oportunidade de conhecer essas três narrativas – excetuando Emma - consideradas verdadeiras obras primas criadas pela autora.

Detalhes

Editora: Excelsior

Capa: Dura

Páginas: 912

Ano: 2021

E aí galera?! Prontos para escolherem devorarem essas belezuras, agora, com uma nova roupagem?

Então, mãos à obra!

Postar um comentário

Instagram