terça-feira, 18 de setembro de 2018

10 livros infantis para incentivar o hábito da leitura nas crianças


Como prometi no final do post “A importância dainfluência dos pais no hábito da leitura” estou publicando uma lista com 10 sugestões literárias que certamente irão contribuir para transformar os ‘baixinhos’ em grandes devoradores de livros.
Educadores e pedagogos infantis são unânimes em afirmar que ler para as crianças nos primeiros anos de vida é de extrema importância para o desenvolvimento delas. É nesta fase, chamada de primeira infância, quando  as estruturas cerebrais ainda estão sendo formadas, que as crianças começam a ganhar o gosto pela leitura. Portanto, os pais não devem ser relapsos. Fazer com que o filho ganhe gosto pela leitura é uma verdadeira missão e das mais importantes.
E vamos à nossa lista!
01 – Sapo Fred
Editora: Cedic
Faixa etária: de zero a doze meses
Para crianças de até um ano, os livros mais indicados são aqueles com cores vivas ou então com contrastes em preto e branco, pois prendem a atenção dos pequeninos. Afinal, nesses primeiros meses, a visão dos bebês ainda é limitada e precisa ser estimulada. Nesta fase, os pais devem entoar a leitura para o bebê, acentuando as palavras e explorando as ilustrações.
Os livros de pano são uma ótima opção e podem ser adotados como objetos de transição. Eles são facilmente encontrados em qualquer livraria virtual. “Sapo Fred” da editora Cedic é uma boa pedida para o ‘bebê-leitor’. Em formato de pelúcia, macio e fofo, o seu filho poderá apertar, abraçar e até mesmo dormir pertinho dele. O livro de oito páginas lançado pela Cedic em 2014 conta a história de um sapinho chamado Fred que mora na lagoa e canta muito sob a luz do luar.
02 – Bia, a dorminhoca
Editora: Vale das Letras
Faixa etária: de seis meses a um ano
Neste período da vida  da criança, os livros que estimulam a visão, audição e o tato são muito importantes. Os pais devem optar por livros com texturas, figuras bem coloridas e também com fantoches, fotos de bebês e desenhos de animais (os pequenos adoram livros com animais). Lembre-se de sempre fazer o som de cada animal enquanto lê e para os livros com fotos de bebês nomeie cada parte do corpo que estiver aparecendo na imagem (cabeça, ombro, boca, nariz…).
“Bia, a dorminhoca” é uma excelente sugestão de leitura para essa faixa etária. O papai ou a mamãe pode encaixar a mão no verso da capa e dar vida ao personagem enquanto conta a história para o pequenino.
03 – Bebê banho – frutas
Editora: Bom Bom Books
Faixa etária: a partir de um ano
Que tal estimular a leitura do pequeno enquanto você, mamãe ou papai, dão aquele banho gostoso no leitorzinho? Dessa forma, o banho será ainda mais divertido e a água passará a fazer parte da magia da leitura. Como trata-se de um material impermeável, o “Bebê banho – frutas” poderá ser levado para o mar, para a piscina e lógico, para o chuveiro. Os lindos desenhos e cores irão entreter o seu bebê nessa hora tão importante, e ainda vai estimular o desenvolvimento da leitura.
Os pais podem comprar sem medo, já que os livros de banho da Bom Bom Books foram confeccionados em PVC; portanto são atóxicos. Além disso, o tema “Frutas”, irá reforçar a importância de uma alimentação saudável e muito gostosa!
04 – Boa noite ursinho – Uma linda e preciosa história de ninar
Editora: Ciranda Cultural
Faixa etária: de dois a três anos
Nesta fase você já pode apostar em livros com textos rimados (poesias, parlendas e canções). Fábulas curtas também são ótimas opções. Os pais podem continuar investindo em livros com muitas ilustrações, mas com pequenas histórias (começo, meio e fim) e não só imagens.
Recomendamos o livro “Boa noite ursinho” de Melaine Joyce. Já está quase na hora de ir para a cama, mas o ursinho não está pronto para dormir. Afinal, ele quer dar boa noite aos seus amigos. Acompanhe o ursinho em uma linda jornada pela floresta. Com lindas rimas e ilustrações, este livro irá conquistar a criança..
05 – Uma história por dia
Editora: Todolivro
Faixa etária: de três a seis anos
De acordo com os pedagogos especialistas na área de educação infantil, a
partir dos três anos, a criança passa a ter um vocabulário mais amplo e, assim, é a hora dos pais apostarem em livros com histórias mais longas, especialmente contos de fadas e fábulas. Livros de montar cenários e quebra-cabeça também despertam muito o interesse das crianças dessa fase.
“Uma história por dia” da editora Todolivro é uma coleção de contos de fadas e histórias divertidas e de muita imaginação. Os textos são dosados para uma leitura agradável antes de dormir. Ilustrações coloridas complementam cada história e torna este livro um valioso companheiro das crianças.
06 – Proibido para maiores - As melhores piadas para crianças
Editora: Matrix
Faixa etária: a partir dos sete anos
É muito importante manter o bom humor dos pequenos. E para isso, nada melhor do que o livro “Proibido para maiores - As melhores piadas para crianças”.
Nesta época em que as práticas de bullying avançam impiedosamente nas escolas, fazendo novas vítimas, é importante que as crianças encontrem formas positivas de fazer parte do grupo, não ferindo os sentimentos de outros pequenos. Não é preciso esperar chegar a adolescência para aprender essa lição. Ela pode ser estimulada bem antes. Que tal os pais ensinarem aos seus filhos que é mais divertido rir com outra pessoa do que rir dela? O livro do escritor Paulo Tadeu cumpre bem esse papel.
07 – Cinderela – Uma história de amor Art deco
Editora: Zastras
Faixa etária: de seis a oito anos
Quando o ‘ex-bebê’ chegar nesta faixa etária compre livros com cada vez mais textos e também com personagens heróis e vilões. As histórias devem ter finais felizes, pois proporcionam sentimento de segurança para as crianças.
Nesta adaptação, a famosa história de Cinderela é ambientada nos anos 1920, ricamente ilustrada no estilo art déco. O pai de Greta (Cinderela) precisa ir à cidade para uma reunião de negócios, mas vai sem os óculos que havia perdido. Na volta, aparece com uma nova esposa, que já tem duas filhas, todas as três horrorosas, além de muito más. Logo a madrasta toma tudo o que Greta tem para dar às filhas, incluindo seu quarto. Greta tem que dormir na cozinha, perto do fogão a lenha. Ela acorda sempre suja de cinzas. Por isso, suas irmãs passam a chamá-la de Cinderela. A partir daí desenrola-se todos os elementos referentes a famosa fábula infantil.
08 – A reforma da natureza
Editora: Globo
Faixa etária: de oito a dez anos
Entonce... chegou o momento dos pais procurarem por histórias mais estruturadas que apresentem um problema a ser resolvido e que aborde temas variados como amizade, relacionamentos sociais, etc. “A reforma da natureza” é uma boa.
O livro infantil escrito por Monteiro Lobato foi publicado pela primeira vez em 1941 e desde então, não nunca mais parou de ganhar novas edições. Recomendo que adquiram o livro lançado pela editora Globo que já está com nova ortografia.
‘Para Emília, o mundo está todo errado. Ela não entende por que a jabuticaba, uma fruta tão pequena, dá em árvores gigantescas e abóboras imensas nascem em pés esparramados pelo chão. Em A Reforma da Natureza, a boneca de pano decide reformar cientificamente plantas, animais e insetos e causa muitos problemas ao desrespeitar o equilíbrio do meio’.
09 – As Crônicas de Nárnia
Editora: Martins Fontes
Faixa etária: De dez a treze anos
O pré-adolescente está pronto para ser estimulado a criticar, refletir, julgar, sintetizar, observar, analisar, enfim, a fazer uso de habilidades operatórias. Para praticar estas atividades, os educadores recomendam os livros de ensino fundamental. Deve-se ensinar a consultar dicionários, realizar pesquisas, ir a bibliotecas, falar com entusiasmo dos livros que já leu, além de ser incentivado a escrever muito.
O clássico da literatura mundial “As Crônicas de Nárnia” se encaixa muito bem neste perfil. A obra lançada em 2009 pela editora Martins Fontes reúne num volume único os sete livros escritos C.S. Lewis.
10 – Harry Potter e a pedra filosofal
Editora: Rocco
Faixa etária: Dos 13 aos 15 anos
O seu filho já não é mais aquela criança para a qual você lia na banheira ou então na cama. Os anos passaram, e hoje o ‘ex-pequenino’ já é um pré adolescente, um grande ‘devorador de livros, graças ao empenho dos pais. A literatura juvenil que abrange a faixa etária até os 15 anos, geralmente apresenta temas de interesse ao jovem adolescente, muitas vezes controversos, como sexo, violência, relacionamentos amorosos, etc. Quanto aos personagens, especialmente os protagonistas, são da mesma faixa etária dos leitores.
Enquanto muitos jovens têm certo repúdio aos clássicos da literatura, alguns livros mais atuais, dedicados a adolescentes, se tornaram grandes best-sellers mundiais, como Harry PotterPercy Jackson & os Olimpianos e Jogos Vorazes.
Minha sugestão fica para a leitura de Harry Potter, cujos livros foram devorados pela maioria dos leitores de 13 a 15 anos, sem contar os adultos. "Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeiro volume da saga, irá agradar em cheio.
Espero que esta lista tenha sido útil.
Inté galera”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...