Seis livros que abordam o tema “vida após a morte”

08 abril 2023

Existe vida após a morte? Apesar de estudos, pesquisas, debates, simpósios e o escambau a quatro, acredito que jamais iremos encontrar uma resposta exata para uma das maiores dúvidas que existem sobre a humanidade. Mesmo assim, ciência e religião insistem em afirmar que tem a resposta para esse mistério. 

Não posso negar que acreditar que tudo termina aqui na terra sem ter uma continuidade depois da morte é chato demais e até mesmo angustiante. Por isso, prefiro acreditar que a minha vida não acaba aqui. E quer saber de uma coisa? Cara, isso me faz um bem incrível! Tenho a minha religião e acredito no que ela prega, bem... mas... vou ser sincero, vá lá:  confesso que também procuro pescar um pouquinho aqui e também acolá sobre o assunto, ou seja, o que as outras religiões e a própria ciência dizem. Acho que isso é mal de jornalista (rs)

O engraçado, mesmo, foi o que Lulu me disse enquanto escrevia essa postagem. – Jam, não solta essa postagem na sequencia daquela outra, se não os leitores vão achar o seu blog muito fúnebre, Tá loco! – expôs ela.

O outro assunto a que Lulu se referia é uma postagem sobre alguns livros para aceitar melhor a morte e vivenciar o processo de luto. Eheheheh... acho que vou segurar um pouquinho mais aquele outro post.

Mas vamos ao que interessa, ou seja, postar sugestões de alguns livros que explorem o tema “morte” de acordo com as perspectivas da ciência e de algumas religiões e, correndo por fora, temos um livro que aborda o tema pelo lado da fantasia. São obras interessantes que certamente despertarão a curiosidade de muitos leitores que apreciam esse gênero de narrativa.

01 – A travessia (William P. Younf)

Vou começar pela obra de William P. Young que ficou famoso graças ao seu best-seller A Cabana que vendeu milhares de cópias em todo o mundo. Em A Travessia, ele narra a saga pós morte de um personagem fictício chamado Anthony Spencer. Trata-se de um romance, à exemplo do que foi A Cabana. Se você quiser ler algo leve e descompromissado que deixe de lado questões científicas, filosóficas ou religiosas sobre a morte, A Travessia é o livro certo. Como já escrevi acima, é um romance que tem o tema morte como pano de fundo. 

De acordo com a sinopse da editora Arqueiro, um derrame cerebral deixa Spencer, um multimilionário egocêntrico, em coma. Quando "acorda", ele se vê em um mundo surreal habitado por um estranho, que descobre ser Jesus, e por uma idosa que é o Espírito Santo.

À sua frente se descortina uma paisagem que lhe revela toda a mágoa e a tristeza de sua vida terrena. Jamais poderia ter imaginado tamanho horror. Debatendo-se contra um sofrimento emocional insuportável, ele implora por uma segunda chance.

Sua prece é ouvida e ele é enviado de volta à Terra, onde viverá uma experiência de profunda comunhão com uma série de pessoas e terá a oportunidade de reexaminar a própria vida. Nessa jornada, precisará "enxergar" através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, seus medos e seus desafios.

Na busca de redenção, Tony deverá usar um poder que lhe foi concedido: o de curar uma pessoa. Será que ele terá coragem de fazer a escolha certa?

02 - A ciência das experiências de quase-morte (John C. Hagan)

Vamos agora “atacar” de ciência em nossa toplist. Com o avanço das técnicas médicas e cirúrgicas tem sido cada vez mais comum o relato de pacientes que, após parada cardíaca ou morte cerebral, voltaram à vida cheios de histórias para contar. Tais fenômenos são conhecidos como experiências de quase-morte. 

Estima-se que, somente nos Estados Unidos, mais de 10 milhões de pessoas já passaram por esta experiência intensa e transformadora. Este livro é uma compilação de artigos científicos sobre o tema publicados em revistas especializadas e submetidos à revisão dos pares. O professor John C. Hagan III reuniu treze estudos acadêmicos produzidos por médicos e pesquisadores, entre eles renomados PHDs, que abordam múltiplas

questões relacionadas com as experiências de quase-morte. De acordo com o release sobre a obra distribuído pela editora Danúbio, é a primeira vez que o assunto é apresentado com o rigor e a seriedade científica que merece. Só lendo para saber, não é? Mas não podemos negar que a premissa do livro é muito interessante para aqueles que tem uma quedinha pelo tema vida pós morte.

03 – O Céu é de verdade (Todd Burpo)

O céu é de verdade escrito por Todd Burpo com Lynn Vincent, é um best-seller que traz o relato de Colton Todd Burpo, o filho de 3 anos e 10 meses do pastor evangélico Todd Burpo que, após passar por uma cirurgia, acordou contando a seguinte história aos seus pais: teria ido ao Céu e conhecido a Jesus Cristo. 

Segundo matéria do New York Times, no início a família não sabia se acreditava que o pequeno Colton falava a verdade, contudo as dúvidas foram dissipadas quando Colton passou a relatar em suas narrativas eventos familiares do quais não tinha conhecimento prévio: disse ter falado, no céu, com sua irmã que sua mãe teria perdido ainda quando estava gestante e disse que essa irmã tinha sofrido um aborto e que parecia com sua irmã mais velha; disse ter conhecido seu bisavô, que morrera cerca de 30 anos antes de Colton nascer, além de outros fatos que ele não poderia saber por meios normais.

A capa do livro apresenta a foto de Colton mais novo. Hoje (2023), com 54 anos de idade, Colton toca piano e trompete, é fascinado por mitologia grega, ouve rock cristão e ama futebol. Seu pai relata no livro as histórias contadas por Colton, que diz ter conhecido Jesus, Maria (mãe de Jesus) e João Batista. Jesus tinha olhos de cor azul-mar que pareciam brilhar e viu Maria ajoelhando-se diante do trono de Deus e em outras vezes em pé ao lado de Jesus.

04 – A morte na visão do espiritismo (Alexandre Caldine Neto)

Existem muitos livros espíritas que abordam o assunto “vida após a morte” mas na opinião de alguns colegas de trabalho que seguem a doutrina, esse é um dos mais completos. A morte na visão do espiritismo de Alexandre Caldine Neto.

O autor inspirou sua obra na conversa com uma adolescente que estava sofrendo com a morte inesperada da mãe; Caldini compartilha o que aprendeu sobre o assunto em mais de 30 anos de estudo da filosofia espírita.

Suas lições ensinam os leitores a lidar melhor com a partida das pessoas que amamos e também ajudam na preparação para a nossa morte. Afinal, afirma o autor, assim como nascer, morrer é apenas uma etapa da vida.

Em sua narrativa, ele desvenda os princípios básicos do espiritismo e esclarece algumas das principais dúvidas sobre a morte e outros temas relacionados, entre ois quais: por que tememos a morte? O que acontece no momento em que morremos? Sofremos? • Ao morrer, para onde vamos?  Reencontraremos os que amamos e já morreram? O que diz o espiritismo sobre eutanásia, aborto e suicídio? Como lidar com a dor da culpa, do remorso e da saudade? Como consolar alguém pela morte da pessoa amada?, entre outros assuntos.

05 – O cristão diante da morte (Professor Felipe Aquino)

Também faz parte da nossa lista um livro sobre essa temática, mas sob o ponto de visto da religião católica. O cristão diante da morte foi escrito pelo professor Felipe Aquino onde ele procura esclarecer algumas dúvidas segundo a doutrina católica. Por exemplo: De onde vem a morte? O que vem depois da morte? Como enfrentar a morte de um ente querido? Como se preparar para a morte? Deus determina a hora da morte? Existe vida após a morte? O que é Purgatório, o Céu, o Inferno, o Juízo Particular e o Juízo Final? Cristo voltará mesmo? Quando? A fé católica possui respostas para estas perguntas.

Aquino diz em sua obra que a fé cristã nos apresenta a certeza e a esperança da vida eterna em Deus, nosso Criador, e nosso destino. Afirma ainda que o cristão rejeita a ideia do desaparecimento total, ou que a vida humana seja um absurdo, sem sentido, pois sabe que Cristo nos deixou a certeza da imortalidade que cada um de nós deseja.

Na opinião do autor, a Igreja nos ensina que logo após a morte vem o Juízo particular da pessoa. Diante da justiça perfeita de Deus, seremos julgados. Mas é preciso lembrar que o Juíz é o mesmo que chegou até o lenho da Cruz para que ninguém fosse condenado, e tivesse à sua disposição, através dos Sacramentos da Igreja, o perdão e a salvação que custaram a Sua Vida.

Ele frisa em seu livro que o catecismo da Igreja Católica diz que “cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja através de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre”.

Isto mostra que imediatamente após a morte a nossa alma já terá o seu destino eterno definido: o céu, mesmo que se tenha de viver o estado de purificação antes (purgatório), ou o inferno.

06 – Visão após a morte (Deepak Chopra)

Em Visão após a morte, Deepak Chopra enfoca as múltiplas abordagens culturais e religiosas sobre a morte. O autor indiano, profundo conhecedor de textos religiosos do Oriente e do Ocidente, desta vez mergulha nos mistérios do além a partir de fábulas ouvidas na sua infância. Mesclando descobertas científicas e a grande sabedoria das tradições espiritualistas, o autor fornece um mapa precioso para quem deseja refletir sobre a própria espiritualidade.

O autor parte da lenda indiana de Savitri para dar forma ao livro. Savitri é uma mulher plenamente feliz e casada com o belo Satyavan. Sua alegria, porém, é comprometida quando descobre que o Lorde Yama, ou o Senhor da Morte, esperava justamente seu marido para levá-lo para o outro mundo. Desesperada, ela procura ajuda do monge Ramana. Ele se propõe a ajudá-la. Mas não necessariamente poderá salvar o seu marido das garras do seu algoz. O percurso de Savitri irá, contudo, despertar nela a sabedoria necessária para aceitar e compreender os mistérios da existência.

O autor alterna a fábula com a exposição da diversidade de concepções sobre a vida após a morte presente nos textos sagrados. Conceitos judaico-cristãos presentes na Bíblia como, por exemplo, Céu, Inferno e Pecado, se mesclam em uma proposta comparativa com os textos sagrados hindus, encontrados nos Vedas. Desta maneira, o espaço após a morte, denominado Akasha, por exemplo, aparece entre os hindus como um lugar pleno de possibilidades de realização e que é necessário percorrer após a morte. Dividido em duas partes, o livro contém também sugestões e ensinamentos para que o leitor na sua vida cotidiana saiba lidar e compreender mais o processo de morrer. Chopra nos questiona sobre o sentido da vida e das crenças arraigadas por anos de condicionamento e inconsciência tanto no mundo físico, como no universo espiritual.

São seis livros, creio que muito bons, para que os leitores que apreciam o gênero possam esclarecer ou pelo menos atenuar as dúvidas sobre vida e morte na visão de algumas religiões.

Inté e boa ou boas leituras!

Postar um comentário

Instagram