Cinco livros sobre a vida de Elvis Presley para você ler após ter assistido ao filme de Baz Luhrmann

18 agosto 2022

Olá galera! Como prometi na postagem anterior sobre Elvis Presley,, sem mais delongas vamos aos livros sobre o rei do rock que não podem faltar nas prateleiras de todo fã de “the king”. Livros especiais para você ler após ter assistido ao filme “Elvis” do diretor Baz Luhrmann, grande sucesso de público e crítica. 

É do conhecimento de todos que desde a morte de Elvis em 16 de agosto de 1977 aos 42 anos de idade surgiram muitos livros sobre a sua vida, mas a maioria deles apelando para o sensacionalismo com os seus autores não se preocupando em separar a verdade da mentira o que resultou em obras pra lá de medíocres.

Nesta postagem vou publicar alguns livros que tiveram a aprovação de críticos e leitores, cujos autores procuraram se pautar nos fatos deixando o sensacionalismo de lado. Vamos que vamos:

01 Elvis – Último Trem para Memplis (Peter Guralnick)

Começo com a obra de Peter Guralnick que foi tema da minha postagem anterior (ver aqui). A biografia Elvis: Último Trem para Memphis (Elvis: Last Train to Memphis) é um de seus trabalhos mais reconhecidos e elogiados.

O livro lançado em 1994 era inédito no Brasil, até gora. Ele chegou por aqui, em maio, para ser exato em 13 de maio, e agora com o sucesso do filme, passou a liderar a lista de mais vendidos das principais livrarias e sites literários.

A obra de Guralnick, mostra a vida de Elvis Presley desde o nascimento até 1958. Há um segundo volume (ainda não lançado no Brasil), que vai até a morte do cantor.

O que impressiona no livro é o nível de detalhes que o autor conseguiu reunir. Segundo a crítica especializada, o jeito de Guralnick escrever dá ao leitor a impressão de praticamente estar vendo, ali na frente, Elvis e todos os outros personagens que o cercavam. A grande maioria garante que é um grande livro para quem gosta de Elvis, mas também para quem se interessa por música em geral e de ler uma história bem contada.

02 Elvis e Eu (Priscilla Beaulieu Presley e Sandra Harmon)

Alguns amigos discordaram do que escrevi na resenha de Elvis e Eu. Enquanto eu considero a obra escrita por Priscilla Presley com a supervisão da jornalista Sandra Harmon séria, confiável e uma das mais completas sobre a vida do cantor; eles a consideram sensacionalista e nada confiável. 

Na minha opinião Priscilla preservou a imagem do rei em respeito aos fãs. Todos os fãs de Elvis sabem que o seu relacionamento com Priscila foi muito tóxico, permeado de traições e acontecimentos bizarros, além de abusivo. Mas apesar desses detalhes percebi que o que permeou toda narrativa foi o amor genuíno e o respeito da autora por Elvis. Respeito a opinião daqueles que não concordam comigo, mas esse é o meu modo de pensar.

Vale lembra que Priscilla foi o grande e único amor na vida de Elvis. Tudo bem, que a vida do casal com o passar dos anos se transformou num verdadeiro inferno recheado de traições, brigas e ofensas, mas apesar do relacionamento tempestuoso, os dois, mesmo após a separação, nunca deixaram de se respeitar e de gostar um do outro. Elvis deixa isso evidente em sua música “Always on my mind” e “Separate Ways”, onde faz uma verdadeira declaração de amor à sua ex-mulher; e Priscilla, por sua vez, afirma em sua obra que Elvis foi o seu único e verdadeiro amor; a pessoa mais importante de toda a sua vida.

Mesmo separados, Elvis e Priscilla continuaram sendo verdadeiros amigos, com Elvis dando uma importância enorme aos conselhos de Priscilla, e vice-versa.

Acho que por tudo isso, o livro escrito por ela tem todas as credenciais de uma biografia honesta e verdadeira, sem sensacionalismo. Infelizmente, a obra não pode ser encontrada facilmente. Há vários anos, Elvis e Eu é considerado raro. O preço de um exemplar no portal Estante Virtual custa aproximadamente R$ 195,00. O livro foi publicado no Brasil em 1986 pela editora Rocco.

03 – Elvis e a Revolução do Rock (Sebastian Danchin)

Biografia muito elogiada sobre Elvis Presley. Para alguns críticos, a melhor já escrita até a gora. Destaque para a abordagem de temas delicados, como a relação do cantor com sua esposa e a morte da mãe, além de problemas com amigos etc. Quem já leu afirma que Sebastian Danchin não demonstrou em nenhum momento a intenção de criar polêmica ou então ser sensacionalista, procurando apenas revelar a verdade.

Danchin conseguiu não apenas lançar um olhar objetivo sobre a vida de Presley como também foi capaz de mostrar com riqueza de detalhes qual foi a sociedade que o moldou e como ele, por outro lado, acabou por influenciá-la profundamente.

04 - Retorno do rei: A grande volta de Elvis Presley (Gillian G. Gaar)

Este livro é destinado somente para aqueles fãs de Elvis Presley que tem curiosidade em saber como eram produzidos os seus shows e algumas gravações de discos. Gillian G. Gaar desvenda esses bastidores.  Neste sentido, trata-se de um livro excelente.

A autora dá detalhes, por exemplo, do antológico show da NBC TV em dezembro de 1968 que marcou o retorno de Elvis Presley aos palcos. Em 1967, o cantor estava com sua carreira na obscuridade, graças a uma série de papéis em filmes e gravações. Mas em um ano ele se levantou, livrou-se das amarras na criatividade imposta por seu empresário, Coronel Tom Parker, e se conectou de novo ao público de rock graças a um especial de TV produzido pela NBC dirigido por Steve Binder e produzido pelo próprio Binder em parceria com Bones Howe.

A partir dessa apresentação se seguiu um florescimento artístico, porém breve, em que ele criou algumas de suas gravações consideradas mais duradouras. A autora revela vários detalhes da produção do programa e também desse período da vida do artista. O livro descreve como foram montados os shows, sequência de músicas e outros fatos de bastidores.

05 – Elvis: Mito ou Realidade (Maurício Camargo Brito)

Elvis: Mito e Realidade é fruto de mais de duas décadas de pesquisas por parte de seu autor. O escritor Maurício Camargo Brito é considerado no Brasil e também no exterior uma fonte respeitável de informações sobre Elvis Presley. Ele não só acompanhou de perto um show de Elvis na Califórnia, como também teve a oportunidade de tocar com os seus músicos, o que lhe dá as devidas credenciais para abordar temas ligados ao “The King”.  

Emprestei esse livro de um colega que havia acabado de compra-lo. Li, gostei e aprovo. Linguagem direta e objetiva sem enrolação, além de conter informações preciosas sobre a vida artística e particular de Elvis.

Fechou galera. Agora é só assistir ao excelente filme de Baz Luhrmann com Austin Butler e Tom Hanks e logo depois maratonar esses cinco livros.

Vamos que vamos!

Postar um comentário

Instagram