Círculo do Livro: um período que deixou saudades

08 julho 2012


Ontem, por culpa da minha estante de livros empoeirada, me tornei – por alguns momentos – um saudosista de “brechó”. Não cheguei a derramar lágrimas, mas admito que o coração do “menino”, aqui, deu uma acelerada de emoção.
Ao espanar os meus queridos 305 livrinhos, percebi que uma grande parte deles pertenceu a áurea fase do Círculo do Livro. Pronto! Bastou ver algumas dessas capas para me lembrar do período em que fiquei sócio do Círculo e, então, passei a receber pelo correio um catálogo com várias opções literárias, a maioria romances, à preços módicos.
A regra para se manter como associado era adquirir um livro por mês. Recordo-me  que sempre comprava dois e quando sobrava um dinheirinho extra, não pestanejava em comprar três ou até quatro volumes. Minha mãe dizia: Menino! Um é suficiente ou será que você vai querer ler os quatro ao mesmo tempo? É claro que mamãe – que saudades do meu anjo... – falava tudo isso brincando e com um sorriso zombeteiro no canto da boca, já que ela sempre me estimulou e incentivou à leitura.
Bem, só sei que as várias capas dos livros de minha estante me fizeram viajar para esse período inesquecível. Posso afirmar que sou um leitor realizado, pois tive a oportunidade de viver a época do “Círculo do Livro”. E se você, que lê esse post agora, é tão ou até mais balzaquiano do que eu, também pode bater no peito e dizer gritar: “Eu vivi a época de ouro da literatura romanceada!”.
Para aqueles que pensam que estou exagerando, quero dizer escrever... que o Círculo do Livro abriu as portas do mundo mágico da leitura para muitas pessoas – que assim como eu, naquela época – não tinham condições de visitar uma livraria para comprar várias obras que adorariam ler. Por culpa do apertadíssimo orçamento mensal, elas eram obrigadas apenas a observar os tão sonhados romances, ali encostadinhos (descansando) nas prateleiras.

O Círculo do Livro chegou para quebrar o paradigma de que apenas pessoas de posse tinham acesso à literatura. Foi graças a esse projeto que muitos ávidos leitores, de camadas sociais mais humildes, deixaram de se sujeitar aos prazos apertados de empréstimos de livros das bibliotecas, podendo, assim, concretizar o sonho de montar o seu próprio acervo cultural.

Por isso, hoje, resolvi prestar a minha homenagem aos criadores dessa fábrica de sonhos chamada Círculo do Livro. Repito: Tudo culpa da minha estante de livros empoeirada.
Conforme pesquisei na Internet, a editora Círculo do Livro surgiu em 1973, ou seja, há quase 40 anos, através de um acordo firmado entre o Grupo Abril e uma editora alemã chamada Bertelsmann. O Grupo Abril tinha 51% das ações, enquanto à Bertelsmann cabia a fatia de 49%. A recém fundada editora vendia livros por um "sistema de clube", onde a pessoa era indicada por algum sócio e, a partir disso, recebia uma revista quinzenal com dezenas de títulos a serem escolhidos. O novo sócio teria então a obrigação de comprar ao menos um livro no período.
E por incrível que possa parecer, o Círculo do Livro, ou melhor, “a” Círculo do Livro, já que se tratava de “uma” editora, trabalhou no vermelho nos cinco primeiros anos, apesar de na época, o inovador sistema de “sócios leitores” ter agrado em cheio os amantes da literatura romanceada que não viam a hora da famosa “revistinha” da editora ser entregue para poder escolher os seus livros preferidos.
Para que você tenha uma idéia de como a Círculo do Livro se tornou uma coqueluche, logo de cara, basta dizer escrever, que após dois anos de funcionamento, em 1975, já reunia cinquenta mil sócios. Esse número dobraria três anos depois. Em 1982, as vendas alcançaram cinco milhões de exemplares, totalizando dezessete milhões nos primeiros dez anos de existência da Círculo.
Em 1983, aconteceria algo inédito no mercado editorial; algo fenomenal, jamais alcançado por uma outra editora na face da terra: a Círculo do Livro anunciaria publicamente um quadro de oitocentos mil sócios espalhados por 2.850 municípios brasileiros!! Para atender todo esse “oceano” de leitores, a editora também inovaria e além das vendas via catálogo, a Bertelsmann e o Grupo Abril optariam pela contratação de mais de dois mil vendedores de “porta em porta”.
Cara! Não sou nenhuma esfinge, mas quero propor um enigma cruel: “Como uma editora formada por dois gigantes do mundo editorial - Bertelsmann e Grupo Abril – e tendo à seu favor números astronômicos de vendas conseguiu decretar falência???!!
Decifra-me ou devoro-te! Ehehehe... brincadeirinha... Mas falando escrevendo sério: não dá para entender o que aconteceu.... Confesso que passei horas e mais horas ‘grudado’ na tela do computador, fuçando e fuçando em sites e mais sites tentando descobrir os motivos que levaram a Círculo do Livro a decretar falência. O que consegui desnudar foi, apenas, de que a ‘gigante’ Bertelsman ao perceber uma ligeira queda no número de vendas da Círculo, simplesmente caiu fora do negócio, vendendo a sua parte para o sócio brasileiro: o Grupo Abril. Em minha opinião, a Bertelsman se acovardou e quando viu o barco naufragar, caiu fora, deixando toda a responsabilidade para o Grupo Abril que, por sua vez, não teve fôlego para segurar o “rojão” sozinho. Resultado: a morte de um projeto editorial maravilhoso.
Na realidade, os verdadeiros motivos que levaram a suspensão das atividades da Círculo do Livro continuam sendo um verdadeiro mistério.
Em minhas pesquisas noturnas e solitárias na Net, garimpei o depoimento de uma pessoa que trabalhou como representante da Círculo. Ela disse que, de repente, num belo dia, ao chegar na empresa para participar da tradicional reunião mensal, onde eram expostos os planos de vendas para os próximos 30 dias, foi informada que os executivos da editora não precisavam mais do trabalho dos vendedores. Ela revelou que foi um dos dias mais tristes de sua vida.
Este depoimento deixa evidente que nem mesmo aqueles que trabalhavam na Círculo do Livro ficaram sabendo o que provocou a falência da editora.
Mas esquecendo todos os mistérios, esse humilde blogueiro não pode deixar de afirmar que a Círculo do Livro fez parte da vida da maioria dos leitores brasileiros, se tornando um ícone no mundo editorial brasileiro, colocando no mercado obras, outrora, inacessíveis para muitas pessoas que tinham a volúpia de ler, mas não possuíam recursos para isso. Realmente deixou saudades... muitas saudades...

128 comentários

  1. Mesmo eu, que não sou contemporâneo disso aí, já tive em mãos vários títulos que levavam o selo Círculo do Livro.

    Acredito que se não tivessem desistido, a editora teria durado por bastante tempo. Infelizmente, hoje em dia não creio que daria certo. A molecada atual só pensa em Facebook.

    Fazer o quê...

    Abraço.
    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sinto saudades, possuo mais de 50 titulos do circulo do livro, pena que fecharam

      Excluir
    2. Augusto, sei que estou te respondendo quase 10 anos depois, mas tanto deu certo que temos o exemplo hoje da Tag Experiências Literárias, que também por influência da pandemai hoje tem mais de 70 mil associados.

      Excluir
  2. Então porque será que a Editora Abril não continuou com a marca do Circulo e facilitando a aquisição de livros para a maioria que não tem condições de pagar caro pela boa leitura? Ai que saudades do Circulo do Livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro bem vagamente do selo Círculo do Livro, mas hoje tenho vários exemplares aqui impressos com esse selo. Hoje eu acho sim que teria sucesso no Brasil. As pesquisas têm mostrado que o número de leitores têm aumentado ligeiramente e um projeto como o Círculo do Livro ajudaria os milhões de brasileiros que possuem vontade de ler mas são alijados disso por causa dos altos preços cobrados nos livros. VOLTA CÍRCULO DO LIVRO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Marcelo, me desculpe, mas não concordo o que você expôs. O valor dos livros não eram preços exorbitantes assim não. Já fui comprador assíduo dos livros do Circulo, e na época, eu tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e portanto o que eu ganhava de salário era míseros dois salários mínimos mensais e eu comprava de dois a três livros por mês. Pena que acabou,eu adorava os livros de capa dura e letras legíveis. Saudades.

      Excluir
    3. Verdade Alex Alves, eu tbm era socia (antes era minha mãe e depois casei e virei socia) eu me lembro que minha mãe chevaga a fazer pedidos de 4 a 5 livros ( 2 a 3 livros pra ela ou 2 a 3 livros pra mim) e eram preços amaveis, até tinha promoções de saldão. Esse Marcelo só pode estar "viajando na maionese", pra não falar que não gostava dos titulos ou NÃO tinha dinheiro mesmo pra compra-los. E olha que nunca fui rica não, viviamos como uma familia de classe C (sendo que hoje em dia existe familias de classes F, G,......). Sdds infinitas mesmo. Obrigado Jose Antonio (Jam) por esse cantinho!!!!!!

      Excluir
    4. Quanto aos valores cobrados pela editora Circulo do Livro eram bem acessíveis, tanto é que muitas pessoas das classes mais humildes, daquela época, conseguiram 'rechear' as suas estantes, como bem disse a Sara e o Alex. E eu me incluo nessa faixa. Hoje, quase a metade dos meus livros são da Círculo.

      Excluir
    5. Eu criança na época mas me lembro muito bem a minha mãe comprava sempre e até hj eu tenho a coleção do Monteiro Lobato e os escoteiros mirins e vários outros amo livros e realmente adoraria que voltasse pq hj eu só compro livro do catálogo do avon ! ! Rsrs

      Excluir
    6. Poxa, viajei às décadas 70/80. Minha estante recheada de livros tem em torno de 90% com selo Circulo do Livro. Tempos áureos. Minha situação financeira sempre foi meio precária, mas sempre fui amante de uma boa leitura e o Circulo do Livro me proporcionou a alegria de adquirir excelentes livros que guardo até hoje com muito carinho. Se voltasse, eu seria a primeira a adquirir livros... Ah! Não quero ser saudosista, mas que falta me faz o Circulo do Livro... Volta. Volta. Volta...

      Excluir
    7. Quando se trata de cultura, digo com prazer que no meu tempo não era teatro ou cinema que mais me prendia. Assinei e comprei muito no tope da revista. Por acaso hoje estou comprando j.m.simmel, com varios best seller na época.Saudades de autores tao completos e complexos ao mesmo tempo. "Nem só de caviar vive o homem...so o vento sabe a resposta e por ai vai...😄

      Excluir
  4. Angelo , concordo com vc... VOLTA CIRCULO!!!
    vamos lanças a campanha e quem sabe a Abril se mexe?

    ResponderExcluir
  5. Eu tb sou desta época...Tb fui sócia do Circulo do Livro e hoje mim bateu uma saudade pois tb comprava vários livros por mês, que pena que ninguem mais teve essa idéia com certeza eu seria a primeira a participar. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Eu tb sou desta época...Tb fui sócia do Circulo do Livro e hoje mim bateu uma saudade pois tb comprava vários livros por mês, que pena que ninguem mais teve essa idéia com certeza eu seria a primeira a participar. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À exemplo de você, tbém tenho muita saudade da época de ouro do Circulo do Livro. A editora Abril poderia reativar esse projeto ou quem sabe outras editoras com idéias originais que se assemelhassem ao Círculo.
      Abcs!!

      Excluir
    2. Eu também fui um grande admirador da circulo do livro. E depois de tanto tempo, resolvi procurar saber se ainda existia e me deparei hoje com essa triste notícia que não sabia. Tenho vários livros adquiridos pela círculo do livro e também gostaria que voltasse. Será que é possível?

      Excluir
  7. Li muitas obras da Círculo do Livro. Meu irmão era sócio e eu ia na carona. Bons tempos, onde tínhamos excelentes livros a preços acessíveis. Seria interessante se alguém bancasse a ideia, apesar da concorrência das leituras on line. Em tempo. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sabe de uma coisa Eneci; eu nunca fui fã das leituras on line. Sou daquela época em que o leitor tem o prazer de sentir a textura das páginasa de uma obra literária entre os dedos. Acredito que essa magia jamais irá desaparecer, mesmo com a evolução dos livros on line. Qto a volta de um projeto semelhante ao do Círulo do Livro, com certeza, todos aqueles que participaram ou então leram esse post são mais do que favoráveis.
      Obrigado pela visita e volte sempre!
      Abcs!

      Excluir
    2. Eu Sou tambem uma saudosa deste tempo, ontem mesmo compatilhando com uma amiga, descobrir que ela tambem teve o privilegio de ser socia do circulo do livro, que saudades!
      Benedita Altino

      Excluir
  8. Eu também era fã do Círculo! Estou à procura de um título, a biografia de Elizabeth I da Inglaterra. Será que não estaria entre os seus 305 livrinhos, como vc diz? Se alguém souber o nome do autor, já ajuda. E vamos torcer pra que a Abril nos ouça e retorne a nossa saudosa editora...

    Abraço,
    Bea Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Olá Bea,
    Infelizmente não tenho esse livro; mas anote aí alguns dados e links sobre a obra que poderão facilitar a sua busca. Vamos à eles:

    Dados das Obra:

    Nome do Livro no Brasil: A vida de Elizabeth I de Inglaterra
    Nome Original: Elizabeth I
    Escrito por: Jacques Chastenet
    Publicado no Brasil em: 1976 [segunda impressão]
    Editora: Circuito do livro
    Nº de Páginas: 287

    Onde encontrá-lo:

    * http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460457507-livro-a-vida-de-elizabeth-1-da-inglaterra-frete-gratis-_JM

    >>>>>>>>>>>>>>>>
    * http://www.estantevirtual.com.br/q/jacques-chastenet-a-vida-de-elizabeth-i-de-inglaterra

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Procure acessar esse último link referente à Estante Virtual. Vc irá encontrar o livro de Jacques Chastenet à preços módicos. Coisa do tipo: R$ 6,00 e em bom estado de conservação.

    Espero ter ajudado.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você tem o catálogo das obras lançadas pela editora Circulo do Livro durante seu funcionamento?

      Excluir
    2. Acho muito difícil - para não dizer impossível - você conseguir encontrar um catálogo completo com todas as obras lançadas pela editora. Vou deixar-lhe um link da Estante Virtual onde encontrará algumas dessas obras, quero dizer, muitas dessas obras. Vale a pena consultar.

      https://www.estantevirtual.com.br/busca?utf8=%E2%9C%93&type=qed&new=&q=Circulo+do+Livro&offset=1

      Excluir
  10. Puxa, Jam, se ajudou !!! Que resposta mais completa e rápida !!! Como é que você obteve essa informação tão detalhada? (Se fôr "segredo de estado", só diga que não é da minha conta... rsrsrs)

    Valeu, mesmo !!!

    Abraços gratos da
    Bea

    P.S.: Essa "ressurreição" que você promoveu do Círculo do Livro abriu um baú de memórias a muitos de nós, não é? Muito obrigada por isso também!

    ResponderExcluir
  11. Meu pai era sócio do Círculo do Livro e eu mesmo, em sebos, adquiri muitos livros desse selo depois, até pelo ótimo acabamento, em capa dura! Seria muito bom se esse projeto fosse ressuscitado!

    ResponderExcluir
  12. Pois é Divanir, os comentários acima exprimem esse mesmo desejo: que o Círculo do Livro volte ao nosso convívio. Quem sabe um dia...
    Abcs!

    ResponderExcluir
  13. trabalhei no circulo do livro muitos aos,,era uma empresa multinacional na qual tenho boas recordações e saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nalva, que pena que terminou... Acredito que de cada 10 eleitores: os 10 curtiam o Círculo do Livro.
      Abcs.

      Excluir
    2. Oi nalva preciso de ajuda que ano v. Trabalhou la me chamo camila vou fazer 30 anos minha mae trabalhou la em 1988 teve um caso com um homem chamado Daniel queria muito encontra ele talvez seka meu pai

      Excluir
  14. chorei lendo seu post ...tenho muitos livros daquela epoca tambem ...saudades ....sempre volto a ler os meus livros que passam de 250...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, tbém sinto uma saudades enorme da época do Círculo do Livro. É inadimissível que, até agora, ninguém tenha tido a idéia de colocar em prática um projeto semelhante de estímulo à leitura que possibilite a venda de livros de autores consagrados à preços acessíveis à todas as classes.
      Abcs e volte sempre!!

      Excluir
  15. Caramba! Minha mãe foi sócia do Circulo do Livro, foi onde eu peguei gosto pela leitura, hoje eu leio tudo que chega as minhas mãos, de um jornal popular chamado Diário Gaúcho aqui no Rio Grande do Sul, até o Jornal do Comércio onde me mantenho atualizado sobre gestão de negócios. Hoje em dia não vejo nenhuma inciativa parecida, tanto que lancei um projeto chamado A Democracia do Livro, ainda está bem no início mas a ideia é o incentivo a leitura: http://ademocraciadoslivros.blogspot.com.br/

    Um abraço e obrigado pelo post...saudades da Círculo do Livro...me fez relembrar da minha infância, quando chegavam os livros e a minha avó (falecida) mesmo sendo analfabeta...ficava contente com os livros que compravamos.

    ResponderExcluir
  16. Alexandre, vc foi mais um dos milhares de leitores brasileiros que foram beneficiados na época do Clube do Livro. Com certeza esse projeto contribuiu para o desenvolvimento de sua leitura, abrindo-lhe as portas do sucesso profissional.
    Sabe... Até hoje eu não sei como o Círculo do Livro pode naufragar.
    Ah! E parabéns pelo "Democracia dos Livros". Tomra que surjam outros projetos dessa natureza... de incentivo à leitura.

    ResponderExcluir
  17. Eu, ainda moleque, tinha acesso aos catálogos mensais do Círculo por meio de minha tia que, sócia, acabou me indicando depois de tanto eu perturbá-la. De acordo com a vendedora que ia até em casa todo mês, eu fui a primeira criança a fazer parte do Círculo, com dez anos de idade (nem sei se isso é verdade, mas me dava tanto orgulho!!!). E então foram o "Manual do Escoteiro Mirim", as obras completas do Lobato, do Jorge Amado, do Érico Veríssimo, do Camus, do Jean Plaidy, a Larousse, os livros que minha mãe comprava pra ela ("O reverso da medalha" etc.) e, sobretudo, aqueles indicados pelo Círculo que, caso você não escolhesse nenhum título, seria entregue em sua casa! Quantas saudades daquela época em que, mesmo sem internet e sem essas mega livrarias, podíamos contar com um catálogo de qualidade e com serviço excelente de impressão! Agradeço imensamente ao Círculo pelo que me pôde proporcionar e por grande parte de minha formação como leitor (os mais de duzentos livros que, em minha humilde biblioteca, são do Círculo)! E obrigado José Antônio pela recordação!

    ResponderExcluir
  18. A poucos dias, conversando com um conhecido que quer que eu faça uma estante para ele,soube que ele é professor de portugues e que possui varios livros. Nesta prosa citamos vários livros que haviamos lido quando surgiu o nome do Circulo do Livro. Realmente era uma felicidade receber todos os meses o catalogo onde poderiamos escolher os melhores titulos para lermos. Bons tempo. Que volte O Circulo do Livro

    ResponderExcluir
  19. Marcelo e José, basta ler os seus comentários e todos os outros publicados nesse espaço para que tenhamos noção da importância do Círculo do Livro em nossas vidas de leitores inveterados. À exemplo de voces, não me conformo com a 'morte' de um projeto cultural tão importante como foi o Círculo. Os preços acessíveis dos livros abriam possibilidades para que todas as classes sociais pudessem mergulhar no mundo mágico da leitura. Hje... um livro mais barato, em promoção fica na faixa dos R$ 30,00, qto a um lançamento ultrapassa os R$ 40 ou R$ 50.... Como ter acesso a leitura em nosso País desse jeito... Não é verdade.
    Abcs!!

    ResponderExcluir
  20. Wanda Dias de Campos, 12/08/2013
    Boa tarde. Eu fui sócia da Círculo do Livro por muito tempo. Fiz várias coleções pois meus filhos estudavam o primeiro grau, hoje são formados. Criava uma expectativa com a chegada dos livros em casa, também comprei vários romances entre eles A Bruma de Avalon o sucesso da época. Ontem, domingo, estava no quarto dos meus filhos e minha filha do meio perguntou se eu sabia o que tinha acontecido com a revista Círculo do Livro aí vim pesquisar e encontrei esse site. Obrigada pelos esclarecimentos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre esse projeto tão especial e que deixou tantas saudades. Tomara que o Círculo do Livro volte um dia,readaptado para os períodos atuais. Quem sabe....
      Abcs e thanks pela visita!

      Excluir
  21. Nossa! Agora deu saudades mesmo! Adorava Círculo do Livro e li muita coisa excelente. Fiquei muito triste quando acabou. Era tão bom poder escolher os livros pela revista e aguardar ansiosa sua chegada. Era ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos aqueles, não é mesmo Monica? Pelos comentários acima dá prá perceber o tamanho da saudades que o encerramento do Círculo do Livros deixou.
      Grde abraço!

      Excluir
  22. Li centenas. Os Libertinos,A menina do fim da rua, Eu Cristiane F, Eu robô, A mulher só, O reverso da medalha, Depois do funeral... Que saudades de uma época de cultura!!!!

    ResponderExcluir
  23. Márcia, você não imagina a minha torcida para que algum grupo editorial reaviva o projeto do Clube do Livro. Vamos esperar. afina de contas, esperança é a última que morre.
    Abcs!!

    ResponderExcluir
  24. Eu também pertenci a essa época. Saudades. Tinha meus 15 anos e ainda comprava a coleção dos escoteiros mirins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos aqueles, não é mesmo?
      Tomara que voltem brevemente. Tdo vai depender da vontade de algum grupo editorial em abraçar ou digamos "reabraçar" o extinto projeto "Círculo do Livro". Esperamos e torcemos por isso.

      Excluir
  25. Olá, sou historiadora e fui clubista também. Gosto muito da história do livro no Brasil. O Monteiro Lobato, lá no início do século XX, foi o primeiro a perceber que o nó da vendagem de livros no Brasil era a distribuição. Quando o Circulo do Livro surgiu, nos anos 70, não era exatamente uma editora, mas uma 'editora-distribuidora associada'; eles reeditavam obras, com a licença e a parceria das editoras que tinham o direito da obra. A vantagem era a distribuição. Ter uma obra no catálogo do Círculo significava fazê-la chegar a todo o Brasil. Eu era associada, tenho vários livros desse tempo, Saint-Exupéry, Gorbachev, Maquiavel...Você pode observar nos exemplares que vc tem, que estará anotado assim: "Licença editorial para o círculo do livro, por cortesia da editora "tal" . Foram livros da Editora Nova Cultura, Abril, Brasiliense, editados pelo Círculo, em papel de qualidade e quase sempre, capa dura. O surgimento dos shoppings foi a primeira pá de cal no Círculo, pois com um maior número de livrarias, o problema da distribuição foi sendo resolvido; depois vieram as edições de banca de jornal (coleções da Abril, da Folha, etc) e aí o Círculo passou a ser desnecessário para o mercado. Hoje, com a internet, uma reedição de um Clube de livros teria que ser repensada, no seu formato e em seus objetivos para o mercado. Para os leitores e antigos associados, ele é insubstituível. Abçs.

    ResponderExcluir
  26. Então, eu devia ter 10, 12 anos quando conheci a Revista do Círculo do Livro, minha irmã era
    sócia, e apaixonei por aquilo, ficava sonhando em ter quase todos, rrss. E os que ela comprava eu devorava. Infelizmente tem aqueles que só fiquei na vontade de ler, muitos aliás. Inclusive
    talvez você tenha informação sobre um título de um livro sobre dois telepatas, um homem e
    uma mulher, se não me engano um livro sobre espiões que sonho ler até hoje. Se lembrar
    talvez eu possa tentar achar na Estante Virtual. Agradeceria muito, muito. Bons tempos
    aqueles. Ivanilda Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ivanilda, bons tempos aqueles. Quanto ao livro que vc citou, sinto não poder ajudá-la, pois não sei o nome. Mas fica registrado nesse espaço a sua dúvida, com certeza, alguém irá ajuda-la.
      Abcs!

      Excluir
  27. Ivanilda, procure o livro A Fúria. Virou até filme com John Cassavetes. Vê se não é esse. :)

    ResponderExcluir
  28. Na época do Círculo do Livro meu pai adquiriu vários livros e, entre eles, o que marcou toda a minha vida e o tenho até os dias de hoje é "A Boa Terra" de Pearl S. Buck, que veio comigo quando emigrei para a Europa. O nome "Círculo do livro" traz boas recordações de minha infância...

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. talvez o circulo do livro tenha acabado pois eles trabalhavam com diversas irregularidades,por exemplo quem trabalho para ele,vendia.....levava os livros....catalogos....enfim era um empregado sem carteira,nem nada e muitas das vezes menores de idade. Com a evolução das leis trabalhistas o melhor era acabar com tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se era algo de ilegal, entendo que acabar não resolve ,resolveria legalizar.

      Excluir
    2. DESCULPE , LUIZ SOARES, MAS NÃO É VERDADE ESSE SEU COMENTÁRIO, POIS FUI UM DOS PRIMEIROS VENDEDORES DO CIRCULO DO LIVRO, E ERA TUDO MUITO ORGANIZADO. TODOS OS FUNCIONÁRIOS ERAM REGISTRADOS LOGO NA CONTRATAÇÃO , SEM ENROLAÇÃO E PAGAVAM DIREITINHO

      Excluir
  31. Deixou saudades, sim... Outro dia comentava com um amigo sobre as publicaçoes do Círculo do Livro. Eu era socia, ele também era... E era exatamente assim, um "frisson" quando chegava em casa o catálogo. Li dezenas e dezenas de livros através desse sistema. E me lembro de tantas tardes, no meu quarto, adolescente entre 13 e 17 anos, totalmente envolvida nos livros que adquiria. Bons tempos, me lembro disso e por isso sou muito feliz, a leitura é uma viagem fantástica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas saudades Denise e teremos de conviver com ela, já que surgimento de um projeto parecido com o do Círculo do Livro será muito difícil...

      Excluir
  32. Olá! Hoje junto com minha filha formada em Letras buscamos saber o que teria acontecido com o Círculo do Livro.A curiosidade surgiu porque passando pela estante virtual,quis adquirir alguns livros com capa dura. Por quê ? Peguntou a minha filha. Aí falei sobre o Círculo do Livro. Achou interessando e pesquisamos. MUITA SAUDADE,TEMPO DE BOAS LEITURAS. Um projeto parecido seria tdo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, nunca torci tanto por isso! Mas a esperança é a última que morre. Vamos torcer para que alguma iniciativa pública ou privada acampe essa idéia, pois ler é cultura, mas como ler com os preços de livros nas alturas?
      Abcs!

      Excluir
    2. De fato, deixou saudades... Mas às vezes, em minha ignorância e atrevimento,,, eu me faço a seguinte pergunta :
      Como vender livros, mesmo que não usando aquele sistema de distribuição ora efetuado, para que todos tivessem acesso à incríveis obras,,,, se nos dias atuais, bastam breves cliques na Internet para conseguirmos qualquer livro ou produtos????? Ou ainda,,,, encarar livrarias gigantes, que a cada dia devoram -Se entre elas na busca por lucros e mais clientes????

      Excluir
  33. Nooossa! Estava falando do Círculo do Livro para minha filha, (que adquiriu gosto pela leitura, porque desde pequenininha, ou melhor, desde que eu estava grávida dela já comprava livrinhos), quando resolvi procurar alguma coisa a respeito e achei seu blog. Fui sócia muito tempo e como todos os outros leitores, morro de saudades. Continuo comprando livros, mas aqueles do Círculo eram show. Ainda tenho muitos guardados. E só para complementar, vc escreveu e descreveu muito bem. Abçs, Rosmari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosmari, obrigado.
      Com certeza, deixou muitas saudades. Eu também tenho muitos livros dessa editora, aliás, grande parte dos volumes que preenchem a minha estante tem o selo do Círculo. Saudades daquela época.
      Abcs!

      Excluir
  34. Oii, vim para em seu blog pois estava procurando a respeito do círculo do livro. Bom, eu já sabia que existia algo do tipo via correios pois já ouvi falar.. Mas hoje estive com minha mãe e ela me deu vários livros que eram dela, livros antigos.. E muitos deles tinha o selo do Círculo de Livros.. A curiosidade bateu e vim na internet pesquisar.. Realmente devia ser DEMAIS essa época, às vezes lendo ou vendo coisas que existiam antigamente, me dá vontade de querer ser dessa época. Infelizmente sou de 87..rs Bom, a única coisa que sei que hoje é meio que no mesmo perfil, só que mais tecnológico é a TAG Experiências Literárias, porém achei caro para ter direito à um livro só por mês (R$ 69,90 a mensalidade e 79,90 a cada trimestre). Aliás, fiquei curiosa em saber como era feito o pagamento. Hoje em dia temos cartão de crédito, transições online, boleto bancário.. Gostaria de saber como era a forma de pagamento do círculo do livro. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Círculo do Livro tinha uma cadeia com mais de dois mil vendedores espalhados por todo o País, nos municípios com grande número de sócios. Por isso, os livros comprados, bem como o novo exemplar da revista com os títulos a serem selecionados pelo sócio eram entregues por esses vendedores. Já, os associados que residiam nas cidades que não eram atendidas por 'vendedores-físicos', as encomendas chegavam via correios; acredito que através do sistema conhecido por "Pagamento na Entrega", onde o destinatário recebia do carteiro um aviso de chegada de encomenda em seu nome. Dessa maneira, ele se deslocava até a agencia de correio e após pagar o valor do material recebido mais as despesas postais, ia para casa todo feliz com os tão sonhados livros debaixo do braço.
      Espero ter respondido a sua pergunta, Renata.
      Abraços!!

      Excluir
  35. Tenho 74 anos e também fui associada do Círculo do Livro. Durante anos devorei livros. Mantenho ainda alguns exemplares: JARDIM JAPONÊS, YARGO, A SABEDORIA DAS RUNAS, A SABEDORIA DAS PEDRAS, MÚSICA E PSIQUÊ. O Círculo do Livro foi muito bom.É uma pena ter terminado repentinamente. Busco por um livro cujo título e EU, JUDAS. Se alguém souber onde posso encontrá-lo entre em contato comigo por e-mail: yara.virginia@terra.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara,
      Se, por acaso, for o livro escrito por Taylor Caldwell, você irá encontrá-lo à preços módicos no Portal da Estante Virtual. Anote o link.

      http://www.estantevirtual.com.br/b/taylor-caldwell/eu-judas/1446243399?q=taylor+caldwell+eu+judas

      Excluir
  36. fiz parte de uma equipe que sempre tinhamos os 1ºs lugares na classificação de vendas no ABCD paulista , tenho muitas saudades do pessoal Bellon, Raul ,Jesuino, Neuza, Ivo, e muitos outros que fizeram parte desse tempo que não volta mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, o Círculo do Livro marcou de uma maneira maravilhosa tanto a vida dos leitores quanto daqueles que trabalhavam com o setor de vendas ou de logística da empresa.
      Abraços!

      Excluir
  37. Não sou muito bom em datas, mas acho que foi em 1998 que fiz uma doação de aproximadamente 200 livros à biblioteca pública de Jacareí, sendo mais ou menos 90% deles oriundos de compras do Circulo do Livro,Acredito que ainda deva ter alguns destes livros em catalogo por lá...se lá voltar vou conferir !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar com saudades desses livros, mas o seu gesto de doar para que outros tivessem acesso à leitura foi nobre.
      Abcs!!

      Excluir
  38. Tive o privilégio de ter livros do Círculo do Livro em minha biblioteca. Era sócio e comprava avidamente. Pena que chegou ao fim. Hoje meus livros foram doados e estão fazendo a alegria de outras pessoas. Confesso que fiz isso com aperto no coração, pois sou do tipo que relê passagens marcantes de cada livro lido... Mas pelo menos eles estão estimulando o hábito da leitura em outras pessoas. Excelente post! Trouxe-me maravilhosas lembranças. Admito que até cheguei a ficar emocionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado César,
      No período em que escrevi esse post também fiquei muito emocionado, pois como você, vivi aquela época de ouro da literatura.
      Abraços!

      Excluir
  39. Olá, ao ler tudo isso é ainda ver a capa do livro Pássaros Feridos,bateu uma nostalgia.
    Era bem assim mesmo,tu esperava ansioso a chegada da revista,e olha suas páginas encantada. A geração de hoje não terá estas sensações, pois com a Internet é tudo mais rápido e sem muita expectativa. Muitos livros li e viajei nas histórias,... saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, foi uma época inesquecível. Felizes, aqueles que tiveram a oportunidade de vivê-la. Também li Pássaros Feridos e como você, bateu uma grande nostalgia, tanto do livro quanto da minissérie com o Richard Chamberlain. Lembro que na época o SBT exibiu a minissérie que chegou a abalar as estruturas da Globo que perdeu na audiência por vários dias.Isto há mais 20 anos!
      Abcs!

      Excluir
  40. Bah! Tu devorava cada página, eu era daquelas que sublinhava frases,releia passagens mais interessantes,fazia marcador de livros citando frases e autores. Escapava os livros com papel contact... nossa,viajei para aquela época, o cheirinho de cada livro novo que chegava....enfim boas lembranças. ...

    ResponderExcluir
  41. Eu também fui sócio do círculo do livro,que saudades deste tempo.Comprava 2 , 3 , 4 livros por mes.Será que um dia poderia voltar á sermos sócios se voltasse ?

    ResponderExcluir
  42. Olá, também fui sócia do Círculo do Livro por muitos anos, tenho todos os meus livros ainda, passei a amar Ághata Christie, sou fã de carteirinha, li pássaros feridos, Sidney Sheldon, O diário de Anne Frank, gente! Se a Círculo do Livro ainda existisse com certeza ainda hoje eu seria sócia. Seria realmente maravilhoso se surgisse um novo projeto parecido com o sistema Círculo do Livro.

    ResponderExcluir
  43. Não sou desta época, mas adquiri um exemplar de uma obra do circulo do livro, e o que percebi é que a qualidade é muito boa, hoje não encontramos mais livros bem estruturados como as obras desta época. A idéia continua boa e deveria voltar, pois hoje temos mais leitores do que na época em que a editora atuava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, Zenilton, Eliete e Emerson; como fico feliz em ver que tantas pessoas - assim como eu - tiveram a oportunidade de viver um dos momentos mais antológicos da nossa literatura. Nunca houve e acredito que jamais haverá um outro sistema de venda e distribuição de livros como aquele que foi adotado pela empresa Circulo do Livro.
      Somos felizes por termos vivido aquele momento mágico, mas que infelizmente durou pouco tempo.
      Abraços à todos!

      Excluir
  44. Procuro um livro que tratava da história de vida de um militar alemão que participou das duas grandes guerras. Na primeira guerra mundial ele era tenente e depois passou muita dificuldade. Na segunda guerra chegou a Coronel e depois teve que vender margarina para sustentar a familia. Me ajudem a encontrar este livro. Gostaria muito de voltar a lê-lo. Sou cesarvilson@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Hoje minha irmã relembrou uma coleção antiga q tínhamos do Clube do Livro. Na verdade éramos crianças e minha mãe disse q era assinante e tal. Se alguém puder ajudar, eram livros infantis, ilustrados, fininhos, capa dura, branca com desenhos coloridos. Se não me engano eram 10 ou 12 exemplares, cada um com um tema diferente. A primeira página era sempre colorida e cada livro tinha um número. Estamos doidas nessa pesquisa, pq não encontramos nada parecido com isso.
    Se alguém recordar de algo email maxioliver@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Também fui sócio do Círculo do Livro por vários anos e ainda conservo meus livros. Era uma boa maneira de adquirir livros, pois na revista, além da foto de capa do livro vinha a sinopse do assunto em questão. Havia também a divisão como História,Física,romances, documentários e tudo a preços módicos. Dava uma olhada na revista e logo alguns títulos me chamavam a atenção. Gostaria muito que o 'Círculo do Livro' fosse ativado novamente. Me associaria novamente. Agradeço ao autor da postagem a feliz idéia da postagem na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da postagem. Acredito que se um projeto semelhante ao do Circulo do Livro surgisse nos tempos atuais, com certeza, um grande numero de leitores iria se associar.
      Abcs!

      Excluir
  47. Sua ideia de contar um pouco da sua experiência com o Círculo do Livro foi ótima! Realmente "viajei" ao tempo do Clube que eu e minhas amigas trocávamos os livros para dar conta de ler vários e pagar 1 e se manter sócia. Obrigado pela viagem! Tb gostaria muito que o Clube voltasse!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lilian :)
      é sempre bom recordarmos coisas boas; e o Círculo do Livro foi uma delas.

      Excluir
  48. olá pessoal, preciso de uma ajuda de voces. Fui empregado do Circulo do Livro no Rio de janeiro como vendedor no ano de 1976. Só que agora pretendo me aposentar e a carteira que constava as anotações foi extraviada. Não sei como conseguir falar com RH da Editora para que eu possa obter as anotações do contrato e posteriormente requerer o periodo que falta para me aposentar. Se alguem souber de um endereço para contato, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  49. Nossa, quanta saudade! Naqueles tempos, nosso lazer era a leitura e a minha felicidade, em particular, era o recebimento da revista e a entrega do pedido. Quantos livros lidos! Hoje temos o TAG, mas não somos nós que escolhemos a leitura do mês. Ainda não conheço. Mas foi bom chegar até aqui e relembrar um tempo tão especial.❤

    ResponderExcluir
  50. Até hoje não me canso de procurar por uma nova semente do círculo de livro!

    ResponderExcluir
  51. Eu so posso dizer que sinto muita falta.
    Tudo que eu aprendi na vida foi através dos livros.
    Sempre fui uma ávida leitora
    Durante muito tempo eu me afastei da leitura por falta de tempo , e agora gostaria de retornar.
    Fico triste em saber que acabou o círculo do livro do qual fui sócia durante muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça com que a leitura recomece a fazer parte de sua rotina de vida. Apenas dê o início, depois ela fluirá naturalmente. Torço para que encontre o livro certo que tenha o poder de reabrir essa porta que infelizmente se fechou em você
      Abcs!.

      Excluir
  52. Fiquei emocionada com sua postagem e os comentários relembrando o Círculo do Livro. Sou uma apaixonada por livros, tenho horror a leitura digital. Onde tiver alguém doando livros eu estarei lá garimpando! Neste momento tô "arrumando" meus livros num app do celular, sou rata de sebo e as vezes fico em dúvida pq são muitos. Minhas últimas aquisições foi num projeto de leitura onde quem quiser doar doa, quem quiser pegar pega, e lá resgatei diversos livros do Círculo, por isso comecei a pesquisar e cheguei aqui no blog! Parabéns pelo trabalho e um viva ao Círculo q até hoje proporciona boas leituras a tanta gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Linda! Que você continue com essa paixão pela leitura e também pela garimpagem de obras antigas. Muitas dessas obras, são verdadeiras jóias raras.
      Parabéns :)

      Excluir
  53. Acredito que como a maioria de quem gosta de livros e já foi sócio da Círculo do Livro lembro com saudades desse tempo. E por ter boas lembranças desse tempo sempre tinha ficado na minha mente o motivo da Círculo ter acabado e quando isso aconteceu, pois antes da net, só ficaram as dúvidas mesmo sem nenhuma explicação. Para minha surpresa procurei na net uns dois anos atrás e pouco achei. Pensei comigo como pode não haver quase informações sobre uma editora como essa. Esses dias fiz umas pesquisas novamente e acabei encontrando um pouco mais de informações, mesmo assim, não muitas. Foi assim também que cheguei neste blog, que bom que o descobri, já li muita coisa interessante por aqui.
    Pelas informações sobre a Círculo, percebi que eu a conheci um tanto tarde, pelo que vi seu início foi em 1973. Eu fui assinante entre os anos de 1988 e 1996. Como sou tão preciso? Não, minha memória não é tão boa. Eu ainda tenho as revistas. Ok, não riam. Eu as tenho sim, porque naquela época elas eram o meu contato com o mundo literário. Quem viveu no mundo antes da internet sabe do que falo. Para alguém que sempre adorou livros como eu, receber aquela revista tão completa, com tanta variedade, com sinopses tão completas; eu passava um tempão só lendo a revista e por fim escolhendo, bem pouco infelizmente, porque a minha grana era curta e muitos livros fiquei só na vontade. A revista era o catálogo, mas tão completa, organizada, ótimas sinopses, ela nunca seria só um catálogo. Ela tinha o nome correto. Era uma verdadeira Revista do Livro.
    Minha história com a Círculo foi assim: Uma irmã minha voltou certo dia do dentista com um pedacinho rasgado de revista. Era um cantinho de página com um endereço. Ela me disse que já que eu gostava tanto de ler porque eu não escrevia para aquele endereço e pedia um catálogo. Claro que era da Revista do Livro e claro que eu escrevi. Só não sei se ela pediu o pedacinho de revista ou só deu uma rasgadinha básica, he, he. Recebi meu primeiro exemplar em maio de 1988 e uma outra irmã mais velha minha me disse que eu poderia fazer os pedidos, ela compraria os livros para mim. Deixe eu explicar, eu acabara de me formar no Segundo Grau (os mais velhos sabem o que é isso) e ainda não trabalhava. Depois de algum tempo, com emprego, pude eu mesmo bancar a assinatura.
    No período em que eu assinei funcionava da seguinte maneira: Enviavam uma Revista do Livro por bimestre pelo correio. A gente recebia e tinha obrigação de adquirir pelo menos um livro nesse período, ou seja, um livro por bimestre. Não fazendo o pedido a Círculo tinha o direito de enviar o Livro do Bimestre, do qual a capa e sinopse sempre se encontravam no final de cada revista. Esse era o acordo. A Revista também tinha algumas páginas dedicadas a CDs, fitas cassetes, fitas de vídeo de sucessos do cinema, pôsteres. E também havia os prêmios, pela apresentação de um novo sócio, e o concurso dos selos, cada compra de livro dava direito a um e no sorteio o prêmio era um carro Gol. Havia também outras premiações e brindes de livros em outras promoções pontuais. A tiragem da revista em maio/junho de 1988 era de 1.100.000 exemplares. Conto um pouco da história porque há tão pouca informação na net e posso estar contribuindo com a curiosidade de mais alguém.

    ResponderExcluir
  54. Os livros, claro, um show a parte. Muita escolha, acabamento perfeito, capa dura, alguns com sobrecapa em papel couche. Também os tenho ainda, lógico, em perfeito estado, embelezando minha estante. Pena que eu podia comprar tão pouco. E isso foi um detalhe que chamou minha atenção. Na internet fala que um dos motivos para o sucesso foi vender muito, livros de qualidade a preços populares. E eu pensei: será que eu ganhava pouco assim? Sim, meu salário não era grandes coisas, mas na época que eu assinava os preços não eram baixos não. Fiz minhas pesquisas. Em 1996, último ano que assinei a média de preço de um livro da Círculo era em torno de 22,00 reais e o salário mínimo em vigor nesse ano era de 112,00 reais, só para fazer uma comparação com o salário mínimo. Portanto com um salário mínimo 5 livros poderiam ser adquiridos. Pegando o preço de hoje em dia, um livro bom, capa dura, lançamento, recebi oferta esses dias de uma editora, preço 50,00 reais. Com o salário mínimo atual pode-se adquirir cerca de 20 livros nesse valor. Por essa comparação não acho que os livros da Círculo eram baratos, pelo contrário, pelo menos no período em que eu era assinante. Quem sabe não foi essa elitização um dos motivos para seu término? Porque não há explicações para o fim da Círculo do Livro pelo que pesquisei.
    Agora o meu término como assinante, desse eu sei. Simplesmente parei de receber a revista. Sem explicação. E mesmo assim no final de cada bimestre chegava ao correio o Livro do Bimestre. Na primeira vez paguei, o pacote fechado, sem nem saber que título se tratava. E não gostei por sinal. Os livros do Bimestre anunciados sempre eram tão interessantes, nesse caso, não. No bimestre seguinte outro chegou. Eu me sentia na obrigação de pagar e receber. Foi aí que a moça do correio me disse que ninguém mais na cidade que era sócio recebia a revista e que as pessoas não recebiam, deixavam voltar para a editora. Ela me disse que não tinha problema. E eu também não queria pagar por livros que não tinha escolhido. Aceitei a sugestão dela. Não sei se enviaram outros, sei que nunca mais recebi a revista ou qualquer outro informativo por parte deles. Uma pena.

    ResponderExcluir
  55. Sei que já escrevi demais, mas como já mencionei tenho as revistas. Pensei em digitalizar algo, como a página do editorial, a tiragem, algum livro com sinopse. Isso porque há tão pouca informação a respeito. Mas não sei como enviar, e muito menos se isso cabe aqui na proposta do blog. Apenas uma ideia. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atas, nossa!! Que texto importante você escreveu. Muito obrigado por complementar o post com essas informações tão valiosas. Com certeza, a minha postagem ficou muito mais completa com o seu comentário. Quanto a sua idéia de publicar alguns trechos da revista do Círculo do Livro, acho válida, sim. Claro! Se quiser envie o material digitalizado para o email do "Livros e Opinião" (ver endereço na aba "Contato" do blog) que terei prazer em fazer uma postagem e publicá-la.
      Grande abraço e novamente, obrigado pela sua contribuição.

      Excluir
    2. Que legal, Atas, você ter as duas revistas ainda!! As minhas eu doei,dei embora, emprestei, não tenho mais nenhuma. Vocês conseguiram digitalizar e postar?! Vou dar uma pesquisada 😉

      Excluir
  56. Se alguem tiver alguma dessas revistas scaneadas por favor me passem por email pois procuro fazem anos: obrigado

    politolin2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Minha querida madrinha Meire Lúcia era responsávrl por uma equipe de vendasdo Circulo do Livro. Eu , ja adulta, fui socia , recebia e fui ávida consumidora desses catálogos. Minha irmã dizia que eu gastava meu salario em livros, ao invés de roupas. Mas sempre amei ler... sinto saudades tb... e lamento que meus filhos, hj tambem tracinhas devoradoras, não possam ter algo tão legal...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Na época eu era adolescente e adorava ler os livros do Círculo do Livro que as minhas primas e amigas mais velhas compravam. Com certeza aqueles livros, foram responsáveis pela minha paixão por livros. Hoje a minha memória afetiva falou mais alto e resolvi pesquisar sobre essa editora tão importante na década de 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, uma época inesquecível para a nossa geração. Espero que a postagem tenha ajudado a matar saudades.
      Abcs!

      Excluir
  59. OLÁ JOSÉ, AO LER SEU COMENTÁRIO FIQUEI EMOCIONADO. FUI VENDEDOR DO CIRCULO DO LIVRO NA SUA FUNDAÇÃO EM 1973. MEU PRIMEIRO TRABALHO REGISTRADO EM CARTEIRA . HAVIA COMPLETADO 18ANOS EM SETEMBRO E COMECEI A TRABALHAR NO CIRCULO EM OUTUBRO/1973. MUITA SAUDADES E ÓTIMAS LEMBRANÇAS. TRABALHAVAMOS EM EQUIPES. NOS REUNIAMOS TODOS OS DIAS NA SEDE , NA AV BRIGADEIRO LUIZ ANTONIO, AO MEIO DIA. FAZIAMOS UMA REUNIÃO DIARIA PARA AVALIAÇÕES E TREINAMENTO DE VENDA. AÍ AS EQUIPES SAIAM AS 13HS PARA OS SETORES , NA ÉPOCA ERAMOS 4 EQUIPES DE 5 PESSOAS CADA E UM CHEFE DE EQUIPE E CADA EQUIPE IA PARA UM BAIRRO DIFERENTE. CADA VENDEDOR RECEBIA DO CHEFE 20 PORTAS PARA TENTAR A VENDA E FICAVAMOS NO SETOR ATÈ 21HS BATENDO DE PORTA EM PORTA. NOSSA, JOSÉ, SE COMEÇAR NÃO VOU PARAR , TENHO MUITAS E MUITAS HISTÓRIAS DESSE PERÍODO. SAUDADES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sinta-se a vontade para compartilhar as suas experiências no período em que trabalhou no Circulo do Livro. Tenho certeza de que os leitores dessa postagem irão gostar muito.
      Grde abraço!

      Excluir
  60. Eu era sócia do Círculo do livro, comprei muitos livros, adorava lê-los. Uma variedade fantástica, era muito prático pra época, lia um pequeno resumo dos livros na revista e escolhia. Eu devorava o livro que recebia pelo correio e ficava na expectativa da chegada da próxima revista. Me estimulava muito a leitura e eu passei para os meus dois filhos este estímulo. Tenho saudades!! Pena que acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma época inesquecível e, de fato, o Circulo do Livro contribuiu para a formação de diversas gerações de leitores.
      Abcs!

      Excluir
  61. Oi bom dia!!
    Eu trabalhei nessa empresa dos anos 92 a 94 na regional RJ que era localizada na Av Nilo Peçanha no centro do RJ, adoraria reencontrar pessoas que trabalharam na mesma época ainda lembro de alguns nomes de amigos de trabalho, supervisoras Ana Cristina, Rosângela, Sandra, Isamara, as promotoras de vendas Maria Naíde, Maria do Livramento (Lili), Lúcia, Luciana, essas são algumas pessoas que ainda me lembro, quem souber e puder me ajudar a encontrar eu adoraria rever esse pessoal.
    Desde já grata.

    ResponderExcluir
  62. Oi! Boa noite!
    Adorei encontrar este post sobre o Círculo do Livro. Fui sócio do Círculo por de 84 a 97. Adorava quando meus livros chegavam. Realmente, foi uma ideia genial que abriu as portas da boa literaturas para pessoas de todas as camadas sociais. A qualidade da encadernação, a paginação, tudo era de excelente qualidade e a preço acessível. Ser sócia foi um presente que dei a mim mesma quando comecei em 84 a trabalhar. Ganhava pouco; adorava receber e me orgulhava de poder comprar 2 livros por mês. Muita saudade destes bons tempos. Hoje, se eles voltassem a colocar esta ideia em pratica mesmo os jovens, tem muitos alienados pelas mídias, mas temos também alguns que são grandes leitores, mesmo em camadas mais baixas. Acho que adoraria ter bons livros, com capas lindas e ótimas estórias. Foi muito bom ler seu post. Obrigada por ressuscitar lembranças tão importantes e boas.

    ResponderExcluir
  63. Que saudade. Era bom demais comprei quase todos os títulos da Ágata Christie. Devorava e esperava a com ansiedade a próxima revista. E com toda certeza era um estímulo pra todos lerem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, foi uma época de ouro e marcou de maneira deliciosa a vida de toda uma geração de leitores.

      Excluir
  64. Fantastico e inesquecível,sem definição,a minha filha viu e leu a matéria enquanto eu me emocionadas chorava.Minha professora de 2 segundo ano primário me incentivou ,pois percebia meu gosto imenso pela leitura ( 1976 )aí,descambou,Monteiro Lobato ,H.C.Andersen,Esopo ,Mitologia ...etc.Fui sócio do Circulo em 1984 e isso causou um grande diferencial ...Por toda a minha vida e pra toda ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que a postagem tenha cumprido o seu objetivo. Sem dúvida, aqueles que viveram o período em que o Circulo do Livro estava em plena atividade tem muitas histórias para contar. Foi um período maravilhoso na vida de muitas pessoas. Quem bom que gostou!
      Abraços!
      Grande abraço!

      Excluir
  65. Não conhecia a Círculo do Livro mas um rapaz que eu sigo no Instagram acabou de postar uma foto de um dos livros, adquirido em um sebo. Achei muito interessante a mensagem de "venda proibida para pessoas de fora do Círculo" e fui pesquisar o que era.
    Não senti a nostalgia por essa época (afinal nasci em 91 hehe) mas senti saudades de encontrar postagens tão legais e completadas como essa, que eram tão comuns nos blogs de 10 anos atrás. Parabéns pelo texto! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, muito feliz pelo texto ter lhe agradado.
      Uma pena, você não ter vivido aquela época de ouro do Circulo do Livro, com certeza iria adorar.
      Volte sempre ao blog.
      Abcs!

      Excluir
  66. Sou uma leitora fiel aos livros vi aqui vários que li inclusive minha paixão começou aos doze anos hoje tenho ,66 anos e ainda devora tanto romance como estudos espíritas e meus três filhos e 5 netos todos tem o hábito da leitura tenho muito orgulho dessa herança que deixarei à eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por inspirar esse hábito tão salutar em seus filhos e netos. Parabéns, mesmo.

      Excluir
  67. Quem tomou para si esse papel hoje é a Companhia das Letras, uns malandros dos tempos da Brasiliense cujo dono hoje da Companhia era editor-chefe, ele, reproduz o mesmo modelo fazendo uma upgrade de mercado.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Fui criada no Rio de Janeiro, mas minha família era de SC. Casei e fui morar lá, numa cidade pequena que não tinha uma única confeitaria ou livraria. Isso no inicio da década de 80... Então, acabei aprendendo a fazer os papos de anjo que amava e o Circulo do Livro foi a minha salvação... lembro de correr pro correio e quando o encarregado confirmava a chegada da minha encomenda, a felicidade tomava conta de mim... ele sempre ria e dizia que eu sozinha, lia mais que a cidade inteira... O Egípcio, a coleção Angélica, a Marquesa dos Anjos, A garota do Tambor... e tantas outras obras que fizeram dos meus dias e noites momentos de sonhar... de vagar por outros mundos e viver mais de uma vida... Vi sua postagem por acaso, buscando informações sobre editoras, mas senti este mesmo sentimento de voltar no tempo, tempo de felicidade,em que sobrava tempo pra ler, pra sonhar e pra viver... hoje olho em volta e vejo uma geração que só tem tempo pra postar e tentar ser o que os outros esperam deles... Continuo lendo e vagando por outros mundos... mas a saudade bate quando vejo meus livros guardados com tanto carinho... testemunhos de um habito que vem dos tempos alegres de minha juventude e me acompanham até hoje. Amei seu texto, obrigada por compartilhar estes momentos de boas lembranças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maris, muito bonito e inspirador o seu texto. Acredito que todos nós, devoradores de livros, temos uma história sobre o Círculo do Livro para contar; uma história tão especial quanto a sua.
      Valeu por compartilhar essa experiência!
      Abraços!

      Excluir
  70. Pôxa, que saudades mesmo. Me lembro como bem quando me tornei sócia do Círculo do Livro, lá nos meus 17 anos em 1979. Vínhamos eu e a Elaine, minha colega de trabalho (eramos atendentes de uma Autorizada da Brastemp) andando rápido pelas ruas próximas da av.Paes de Barros em S.Paulo, pois só dispunhamos de 1h de almoço e íamos pra casa dela. De repente fomos abordadas por um jovem, pouco mais velho que nós de terno e uma pasta de executivo pedindo um minuto de nossa atenção. Falou, mostrou, explicou sobre a nova forma de ler e comprar livros. Eu não queria saber daquilo, na hora, porq gostava de ir á Biblioteca Municipal ou comprar meus livros nas livrarias aonde podia pegar os livros na mão. Mas, o rapaz foi tão simpático e era tão educado e a amiga ficava me mostrando o relógio de pulso... De repente ele disse: só preciso de mais 1 pessoa pra fechar a minha grade de vendas de hoje, please!? Daí, aceitei, fiz a ficha e dei um cheque pré-datado e minha amiga no caminho me fazendo crer que tinha entrado em algum golpe e que nunca veria nenhum livro e nem sinal do dinheiro do cheque. Mas, qdo já tinha esquecido a historia, eis que recebo o "Farda, fardão, camisola de dormir" do Jorge Amado. Era o livro do mês, junto com 1 Revista novinha pra eu escolher o livro que quisesse. Fiquei anos comprando livros assim. Me mudei pra Campinas SP e continuei sócia até o fechamento da Editora. Tenho exemplares até hoje dos meus livros,romances,poesias, a coleção Nosso Século, Larrousse, Sítio do Pica-Pau Amarelo coleção que comprei pra minha filha e que hoje ela lê para os meus netos. Muitos livros eu presenteei, outros doei, outros ainda emprestei e nunca voltaram. Enfim, grandes autores/autoras nacionais e estrangeiros eu li através do Círculo do Livro, que fez parte da minha vida literária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana por compartilhar com os leitores do blog a sua experiência de vida com a editora Círculo do Livro. Com certeza, o Círculo do Livro marcou de várias formas diferentes (todas elas especiais) as nossas vidas de devoradores de livros. Cada um de nós temos um momento mágico para contar.
      Abraços!

      Excluir
  71. Oi José Antônio , como vai? Adorei ler tudo isso sobre o Círculo do livro. Será que vc poderia me ajudar ? Minha mãe procura um livro que ela leu do círculo chamado inferno, se passa na segunda guerra mundial e é um suspense. Não consigo acha-lo. Ficarei feliz se puder me ajudar.

    Abraços e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, boa noite!
      Pesquisei mas não consegui encontrar esse livro. Existe uma obra chamada "Papillon, O Homem Que Fugiu do Inferno", da editora Círculo do Livro, foi lançado em 1974 e virou um filme de sucesso com Steve Mcquen. Foi o único que localizei.
      Torço para que encontre.
      Abraços!

      Excluir
  72. Poxa , José Antônio. Muitíssimo obrigado pela atenção. Continuarei a busca...abrações

    ResponderExcluir
  73. Leitor voraz e constante que sou tenho a minha vida fortemente vinculada ao Círculo do Livro, inclusive cheguei a trabalhar em seu departamento comercial por alguns anos... Que saudade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, uma época inesquecível para todos nós devoradores de livros.

      Excluir

Instagram