Qual é a melhor forma de ler a saga “Hannibal Lecter”? Respeitando a ordem cronológica dos fatos ou a ordem de lançamento dos 4 livros?

07 junho 2025

A “Quadrilogia Hannibal Lecter” é uma das sagas literárias que eu mais gosto. Tanto é verdade que já perdi a conta das vezes que reli os livros Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal, A Origem do Mal do escritor norte-americano Thomas Harris. Amei e viajei todas as vezes que reli. 

Conheci a obra de Harris através do filme hiper-premiado “O Silêncio dos Inocentes” do diretor Jonathan Demme. Estávamos no comecinho da década de 90 quando um serial killer vivido pelo gênio Anthony Hopkins despertou o interesse - e acredite - despertou a simpatia de milhares de cinéfilos. O tal Hannibal Lecter, com fama de canibal, era um famoso médico psiquiatra, muito fino, inteligente e com um Q.I acima da média, mas tinha um hábito nada recomendável: ele degustava aqaueles pacientes que não correspondiam ao tratamento. E foi assim que ele ganhou o apelido de “Hannibal, o canibal” ou “Dr. Lecter, o canibal”.

Após ter assistido ao filme, quis na mesma hora ler o livro para comparar os enredos e descobri que livro e filme são praticamente iguais com pouquíssimas diferenças, exceto a descrição detalhada dos personagens na obra literária o que não acontece nas telonas.

No livro, uma agente novata do FBI chamada Clarice Starling é destacada para encontrar um assassino, Búfalo Bill, conhecido por arrancar a pele de suas vítimas. Para entender como o serial killer pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo. É aí que entra o famoso Dr. Lecter que decide ajudar na caça ao assassino, “emprestando” o seu intelecto acima da média, mas com uma condição... desde que a agente do FBI concorde em ser analisada por ele como se fosse sua paciente.

Gostei tanto do que vi nas páginas e também nas telonas que decidi comprar todos os livros que seriam lançados futuramente, além de assistir aos outros filmes baseados nessas obras.

Na primeira vez que li a quadrilogia procurei seguir a ordem de lançamento dos livros, mesmo porque não havia um outro jeito, já que naquela época havia sido publicado apenas O Silêncio dos Inocentes e Dragão Vermelho. Mas quando completei a saga, fiz a experiência de ler os quatro livros respeitando a ordem cronológica dos fatos. E é sobre isso quero “falar” nesta postagem porque já vi alguns questionamentos nas redes sociais sobre como obter a melhor experiência, o maior nível de satisfação ao ler a saga.

Posso garantir que independentemente da galera ler a “Quadrilogia Hannibal Lecter” na ordem de lançamento das obras ou então de “trás para frente”, a experiência será a mesma, ou seja, saborosamente deliciosa. As duas maneiras tem as suas nuances, vantagens, e porque não, desvantagens, também. Vou tentar explicar melhor.

Se a sua opção for pela ordem cronológica dos fatos, você iria entender detalhadamente o que transformou uma criança dócil e inocente num perigoso e temido serial killer. Também iria conhecer como foram os primeiros anos de Hannibal Lecter na faculdade de medicina, os seus amores, as suas paixões e os gatilhos que fizeram com que ele optasse por  seguir o lado do crime. Certamente, o leitor que escolhesse essa sequência de leitura, iria desenvolver sentimentos de empatia e muita empatia com o personagem o que poderia torná-lo menos assustador nos livros seguintes.

Dessa forma, o leitor teria de pagar um preço considerável por conhecer, em primeira mão, os fatos que levaram o Dr. Lecter a se tornar um criminoso, incluindo algo que marcou profundamente, a sua infância. O preço, como já citei acima, seria um Lecter menos sombrio, assustador e até mesmo, menos impactante, ao longo do outros livros.

Cara, você vai amar o Dr. Lecter de Hannibal, A Origem do Mal e se não tomar cuidado... vai até mesmo querer adotar aquela criancinha inocente.

Agora se a galera começar a sua leitura por Dragão Vermelho, o primeiro livro da série lançado em 1981, o bicho pega. Na obra que abre a saga, Harris nos mostra um Lecter demoníaco, muito longe daquela criança inocente de Hannibal, A Origem do Mal e também daquele Lecter sutil e charmoso de O Silêncio dos Inocentes. O serial killer canibal aparece pouco na trama, já que o livro é focado em Will Graham, agente do FBI, que se vê obrigado a voltar a trabalhar para prender um assassino em série conhecido como Fada do Dente. Tudo seria muito fácil para Graham, se não tivesse passado por situações extremamente traumáticas enquanto atuava no FBI.

O enredo mostra como Graham conseguiu prender o Dr. Lecter, no passado; mas agora, ele precisa recorrer ao canibal para que o serial killer lhe ajude com o seu intelecto a prender o Fada do Dente.

Mesmo aparecendo pouco no enredo, Lecter mostra para o que veio. O autor narra em detalhes como foi a prisão traumática do personagem e como o agente do FBI quase pagou com a própria vida por isso. Aliás, ele continuará pagando e com um risco maior, após procurar o canibal na prisão para pedir ajuda. Como disse, ele encontrará um Lecter demoníaco e impiedoso.

No terceiro livro da saga, o personagem se mostra menos odioso e cruel. Estas duas características cedem espaço para o charme, a sutilidade, a inteligência e o finesse que fizeram de Hannibal Lecter um dos serial killers mais queridos da literatura ficcional.

Muitos fãs da saga perguntam como esse personagem caiu tanto no agrado dos leitores apesar de ser um perigoso assassino. Na minha opinião, um dos motivos foi o fato desses leitores terem lido primeiro “O Silêncio os Inocentes” e não “Dragão Vermelho” que mostra toda a faceta do mal do icônico personagem. Apesar de ter sido lançado sete anos antes de “O Silêncio dos Inocentes”, “Dragão Vermelho” passou praticamente despercebido dos leitores que só despertaram interesse pelo Dr. Lecter com o lançamento do filme de Jonathan Demme.

Quanto a ordem de leitura da saga, não sei se consegui esclarecer, mas vamos lá. Quer seguir a ordem cronológica dos fatos - mas ciente de que ao conhecer o personagem já adulto transformado num perigoso serial killer, o impacto será menor? Ok. Então leia respeitando essa sequência: Hannibal: A Origem do Mal, Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes e Hannibal. A outra opção é fazer a leitura de acordo com a ordem de publicação dos livros – Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal: A Origem do Mal, ciente de que irá encontrar, inicialmente, um Dr. Lecter maldoso, visceral e demoníaco, muito diferente daquele que você viu nas telas.

Há também uma terceira pção para ler a saga, começando pelo seu segundo livro, Silêncio dos Inocentes e depois seguindo a ordem normal de publicação, ou seja: Dragão Vermelho, Hannibal e A Origem do Mal. Aqueles que optarem por essa sequência conhecerão, primeiramente, um Lecter menos cruel e mais finesse, o que atenuará o choque do Lecter de Dragão Vermelho.

Taí, escolham de que forma desejam ler uma das sagas mais famosas da literatura e dos cinemas. Qualquer uma delas será benvinda e não atrapalhará o entendimento da trama.

 

Postar um comentário

Instagram