Antes de Partir

21 agosto 2025

Gosto dos livros de Charlie Donlea, não em um todo, mas gosto. O que estou querendo explicar é que as vezes os plot twists secundários me agradam muito, enquanto o plot final me decepciona ou vice-versa; às vezes a história é fraca, mas por outro lado, as reviravoltas são fantásticas; e também, pode acontecer o contrário, as reviravoltas da obra são fracas mas o enredo e a composição dos personagens compensam essa falha. Enfim, de um modo geral, gosto sim de seus livros, com exceção de... Antes de Partir que me decepcionou. Dos livros que li do autor –A Garota do Lago, Não Confie em Ninguém, Procure nas Cinzas e Antes de Partir – esse último foi o mais fraco.

Achei a leitura maçante; a história não de se desenvolve, ao contrário, se arrasta. Donlea embaça muito, criando situações desnecessárias entre os personagens centrais Abby e Joel. Cada encontro que os dois tem é “recheado” de muita enrolação. A interação entre Abby e sua irmã Maggie também não evolui. Cada momento que as duas tinham eu já imaginava: “lá vem encheção de linguição”, o que de fato acontecia.

Achei o mistério da carta que Ben (marido de Abby) escreveu para a sua esposa antes do acidente apenas razoável, mas sem nenhum impacto – mesmo sendo um motivo nobre, mas como plot twist de uma história, a surpresa não foi nenhum pouco impactante.

Outro detalhe é que Donlea é um escritor respeitado por criar plot twists incríveis, além de compor personagens com químicas perfeitas. Mas desta vez, isso não aconteceu. Achei Abby e Joel personagens mornos, além disso, a química entre os dois não funcionou. Quanto ao final... muito estranho, juro que eu não esperava por aquele desfecho, o qual também não gostei. Acreditava que Ben acabaria conseguindo voltar para casa e assim, colocar o “mundo” de sua esposa de cabeça para baixo. Ficava imaginando comigo: - Putz, como Abby vai contornar essa situação – mas então Don Lea acabou optando por um final menos racional e mais... será que vou liberar spoiler??? Bom, paciência, lá vai: um final mais espiritual. Com isso, no meu modo de ver, o impacto também acabou se diluindo.

É importante frisar que Antes de Partir é um livro totalmente fora da curva na carreira literária de Charlie Donlea que é conhecido por escrever thrillers policiais e de suspense. Dessa vez, ele decidiu se enveredar pela senda do romance. Isso mesmo! Podem acreditar, Antes de Partir é uma história de amor completamente diferente do gênero que consagrou o criador do megassucesso A Garota do Lago.

Em Antes de Partir, o autor narra o drama de Abby Gamble que um ano após o avião em que o seu marido viajava ter desaparecido no oceano Pacífico, ela ainda tenta superar a dor da perda. O relacionamento entre ela e Ben era incondicional e profundo, e se fortaleceu ainda mais ao terem de lidar com uma tragédia na família anos atrás. Abby sabia que Ben iria querer que ela seguisse em frente. Seu primeiro passo foi entrar de cabeça no trabalho, dedicando-se a sua empresa de cosméticos... até que ela conhece Joel, um médico cujo passado é tão repleto de cicatrizes quanto o dela.

Taí galera, mesmo não tendo apreciado a leitura, espero, de coração, que gostem do livro. Afinal, nenhuma opinião carrega em si, a aura da unanimidade.

  

Postar um comentário

Instagram