segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Um blogueiro iniciante lutando para derrotar a 'Dona Crise'



Nestes 15 dias em que fiquei ausente, estava enfrentando um tipo de crise comum entre aqueles que vivem no mundo da blogosfera, pelo menos entre os novatos, ou seja, aquele grupo de pessoas que conseguiu completar aniversário de dois ou até três anos de blog. Digo “conseguiu” porque manter um espaço desses no ar é difícil. Tudo bem, é prazeroso, mas não deixa de ser difícil, principalmente se você é o ‘responsável único’ pelas atualizações de sua página.
Cara, chega uma hora que a chamada “crise existencial dos blogueiros de primeira viagem” ataca e ataca com tudo. Ela chega trazendo um turbilhão de dúvidas que começam a lhe castigar. Coisas do tipo: ‘Modifico o meu blog ou não?’; ‘será que esse espaço está servindo para alguma coisa?’; ‘mudo o foco de abordagem, deixando os livros de lado e passo a escrever sobre filmes?’; etc, etc e mais etc. O problema é que essas dúvidas já são sintomas eminentes de desânimo com o seu trabalho. E vocês sabem né? Depois disso a próxima etapa é o abandono. É por culpa dessa tal crise que hoje temos tantos blogs com grande potencial, mas desatualizados à décadas e completamente abandonados no infinito universo da web.
No meu caso, essa crise ficou ainda mais agravada pela somatória de outros problemas particulares, envolvendo setor profissional e também de saúde, não minha, mas do velho e valente Kid Tourão que já ficou famoso por aqui, protagonizando várias postagens. Juro que chegou um momento em que pensei: - “Olha, vou largar isso aqui, não está dando mais”. Então, percebi que se abandonasse o blog, estaria entregando os pontos para a “Dona Crise” que, certamente, viria ‘babando para dar o seu segundo golpe, este sim, fatal: a perda do prazer da leitura. Pensei comigo: “Caramba! Se tenho um blog literário, se adoro escrever sobre o assunto é porque também adoro ler!. Mêo! Essa magia não pode jamais desaparecer! Tenho que manter viva, em mim, a chama da leitura, custe o que custar”. E assim, os pensamentos nefastos da “Dona Crise” foram se dissipando e as dúvidas com relação ao blog, também.
Decidi que vou mantê-lo com as mesmas características, tendo por essência os livros. Quanto aos meus problemas particulares, não vou deixá-los ‘meter a colher’ por aqui.
Poderia, muito bem, ter pulado essa explicação ou desabafo – sei lá, entendam como acharem melhor – mas sempre fui sincero com vocês que seguem o “O livros e Opinião” no blog e também na Fanpage e não poderia ser diferente, agora..
Vou prosseguir escrevendo, muitas baboseiras, concordo; vou prosseguir com mesmo blog, sem mudança de foco e principalmente, vou prosseguir lendo, sem perder o gosto pela magia de folhear e sentir cada letra, cada palavra, cada frase de uma história.
Inté galera e xô Dona Crise!!

4 comentários:

  1. Oi, Jam, eu sei bem o que é isso. Sempre tive blogs, sempre desativei também ou trocava o endereço, arrependo-me muito disso. Se eu não tivesse feito isso, eu teria um blog com vários posts de vários anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mizael, essa 'Dona Crise' é um verdadeiro 'pé no saco', uma verdadeira destruidora de blogs, muitos deles de excelente qualidade.
      Abcs!

      Excluir
  2. Puxa, Jam, não sabia que você andava desanimado assim em relação ao blog.

    Cara, sou suspeito pra falar, uma vez que nunca fiz um blog, porém, o que posso dizer é que não se deixe abater e continue fazendo as sensacionais e hilariantes postagens (na medida do que for possível para você, é claro).

    Seguida dou uma passada no blog, como pode ver (estou comentando no mesmo dia em que o post foi publicado) e afirmo: como resistir de cair na gargalhada diante das aventuras do Kid Tourão, ou de desejar ler muito as obras que você lê e passa pra gente?!

    Vários dos livros que li do ano passado pra cá, foram graças às suas indicações.

    Por isso, não desanima não, viu? Leitores fiéis sempre estarão aí.

    E manda pra longe essa Dona Crise!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tex, não querendo ser demagogo, mas essa injeção de ânimo é muito boa e essencial para um blogueiro que já estava no "bico do corvo"! (rs). Valeu! É bom saber que o blog deu a sua parcela de contribuição no momento de se escolher um livro.
      Abcs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...