Aqui na minha cidade tem um programa de flashbacks, onde o locutor, logo na abertura, coloca no ar uns barulhos estranhos simulando uma viagem no tempo. Logo em seguida, ele diz mais ou menos assim: “Agora convido todos os nossos ouvintes a tomarem os seus lugares em nossa máquina do tempo porque vamos iniciar a nossa viagem. Atenção técnica, acionando os controles dos painéis da nossa máquina porque vamos começar a viajar! Retrocedendo no tempo! Estamos indo para a saudosa época dos anos 70 e recordando o grande Rei do Rock, Elvis Presley...”
Hoje, eu vou emprestar a máquina do tempo desse locutor, para levá-los à uma viagem, também aos anos 70, mas não para assistir a um show de Elvis Presley no ano de sua morte, mas para visitarmos uma antiga banca de jornal, onde o jornaleiro está acabando de receber o primeiro número do romance Sabrina com o título “Passaporte para o Amor”, de Anne Mather. Quer o ano exato em que a nossa máquina nos levou? Ok; anote aí: 1977.
Isso mesmo galera! Vocês que embarcaram nessa viagem acabaram de presenciar um momento histórico: o nascimento de uma série de livros que iria mudar definitivamente os hábitos de milhares de leitoras, inclusive várias mães que por sua vez, viriam influenciar suas filhas a terem a mesma atitude.
Apesar de serem muito criticados através dos tempos, os ‘livrinhos’ das séries “Sabrina”, “Julia” e “Bianca” causaram uma verdadeira revolução no público leitor feminino dos anos 70 e comecinhos da década de 80.
Aliás, quero esclarecer que esse post não é específico da série “Sabrina”, mas também das ‘Julias’ e ‘Biancas’, todas elas importantes para a propagação dos romances de banca no Brasil. Tudo bem que “Sabrina” foi a pioneira do gênero nos anos 70, mas as outras duas séries também tiveram uma importância fundamental.
O romance de banca teve origem, aqui na terrinha, em 1935 e esta fase inicial durou até 1960, quando a Companhia Editora Nacional já publicava coleções de livros para as ‘moças’ daquela época, as chamadas coleções Azul, Rosa e Verde. Desses selos, o mais popular foi a Coleção Verde, também chamado de Biblioteca das Moças que contava com 175 títulos.
O gênero teve o seu grande “boom” nos anos 70 quando a Editora Nova Cultural de São Paulo colocou no mercado, quer dizer... nas bancas, as coleções “Sabrina”, “Julia” e “Bianca”. Agora, pasmem. As tiragens desses romances chegavam a atingir 600 mil exemplares por mês, fazendo a alegria não só das leitoras, como também dos jornaleiros.
Exemplar que deu origem á série Sabrina |
Sabrina foi a grande pioneira. Foi esta série, a primeira à ser lançada em 1977, mais de uma década e meia após o encerramento das atividades da Companhia Editora Nacional com as suas coleções azul, rosa e verde.
Sabrina revitalizaria o romance de banca em nosso País, que já era considerado um gênero praticamente morto e enterrado. Os primeiros livros fizeram tanto sucesso que no ano seguinte, 1978, a Nova Cultural colocaria no mercado a série “Julia”; e em 1979, a série “Bianca”. Dessa maneira, os donos da Nova Cultural estavam praticamente copiando uma fórmula que havia dado certo em 1935 com a Editora Nacional, ou seja, lançar uma série de livros com três selos diferentes. Assim, “Sabrina” substituiria o selo verde; “Julia”, o rosa e “Bianca”, o azul.
As mulheres mais... digamos.... recatadas, eram fãs de “Bianca” que abordavam os relacionamentos amorosos dos casais de protagonistas de uma forma mais clássica, mais poética. Os relacionamentos calientes, do tipo ‘corpo a corpo colocado no meu com gritos, sussurros e gemidos antes do vamu vê’ não tinha espaço na série.
As moças mais moderninhas e impetuosas que gostavam de encarar desafios, além de serem mais liberais em seus relacionamentos amorosos atacavam de Júlia.
Quanto as meninas que adoravam devorar aquelas histórias repletas de conflitos familiares e amorosos, recheados de lágrimas de sangue e final feliz; semelhantes aos famosos dramalhões mexicanos, iam de “Sabrina”.
A Nova Cultural continuou distribuindo “Sabrina”, “Julia” e “Bianca” nas bancas até 2011. Depois disso passou a vender os livros da série apenas no site da editora.
Vamos agora com algumas características inconfundíveis dos enredos desses três selos:
01 – Casal de protagonistas sempre bonitos
O casal de protagonistas é sempre bonito. Com certeza, você nunca viu uma mulher ou um homem com uma beleza comum. Eles eram lindos!! A mulher loira de olhos azuis ou então morena com cabelos negros, compridos e volumosos. Ele, um verdadeiro príncipe.
02 – Autoras desconhecidos
As autoras das tramas era o menos importava no esquema. Quer uma prova? Então lá vai. Será que você, que há anos, foi leitora assídua das “Sabrinas”, “Julias’ e “Biancas” se recorda de nomes como Anne Hampson, Sara Craven, Margery Hilton, Violet Winspear e também de... bem, melhor parar por aqui. Se você disser que conhece uma dessas escritoras; com certeza estará mentindo. Quando uma escritora era convidada a escrever um enredo para qualquer um dos três selos da Nova Cultural, ela tinha de seguir uma estrutura narrativa única e que pouco ou quase nada mudava. Uma verdadeira cartilha. Ah! Eram contratados apenas escritoras desconhecidas da grande massa de leitor. Muitas delas sem nenhuma bibliografia na Net.
03 – Simplicidade e finais felizes
Enredos simples e com finais felizes. Por acaso, você já leu alguma história de Sabrina, Júlia ou Bianca onde a “mocinha” ou o “mocinho” morre no final? Ou então onde eles acabem separados? Com certeza não conhece porque... simplesmente não existe! Quem é mau morre ou sofre no final... e quem é “bonzinho” se dá bem. Essa é a tônica!
04 – Exclusivo para as mulheres
As histórias eram direcionadas exclusivamente ao público feminino. Naquela época de ouro era muito difícil, praticamente impossível, ver qualquer marmanjo lendo “Sabrina”, “Julia” ou “Bianca”. Se bem que há muitos e muitos anos eu cheguei a ganhar de uma ouvinte um livro da série Sabrina com a seguinte dedicatória: “Como você gosta de ler, espero que aprecie...” Cara! Até hoje não sei se essa fã fez isso consciente, inconsciente ou se simplesmente estava afim de zuar (rsss).
05 – Cenas de amor exageradas
Quando os dois protagonistas desse tipo de romance se encontravam após tantas agruras ou então no meio da narrativa, quando as adversidades e intriga dos vilões davam “um tempo”, caramba!! Sobrava beijos, abraços, juras de amor, lágrimas e isso e mais aquilo. As autoras caprichavam! E se a série de livros fosse do selo Júlia... ai, ai, ai... então a coisa pegava. Eram amassos e mais amassos, além daqueles beijos ‘estupidamente calientes’. (rs)
Pessoal, para finalizar esse post, deixo no ar uma dúvida que não consegui esclarecer em minhas pesquisas e fuçadas nas redes sociais: “o motivo dessas séries de livros se chamarem Sabrina, Julia e Bianca”. O que teria levado a Nova Cultural a escolher esses três nomes femininos para batizar as séries. Se alguém souber, gostaria que postassem os comentários aqui.
Ah! Outra curiosidade mais ‘chegada’ para o lado da fofoca. Sabiam que muitas mães que eram fãs de carteirinha de “Sabrina”, “Julia” e “Bianca” chegaram ao ponto de batizar as suas filhas com esses nomes numa forma de homenagear a série?! Por isso, se você se chama Sabrina, não custa nada perguntar para a sua mãe a origem de seu nome.
Abraços e até daqui a pouco!
145 comentários
Esses livros também servem para serem usados em palestras (????).
ResponderExcluirÉ sério. Olha só esse video aqui:
http://gatosmucky.blogspot.com.br/2011/02/como-fazer-uma-palestra.html
Abraço.
Eu lia esses livros quando adolescente e ainda tenho uns quatro exemplares na minha prateleira porque não consigo me desfazer deles! hahahaha
ResponderExcluirObrigada pelo post, me fez recordar de uma época boa!
Abraços!
http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/
menina lindo amei seu blog, as músicas são perfeitas amei, só que só consegui achar dois livros da coleção, teria como vc achar pra mim JÚLIA AS FLORES DA LARANJEIRAS, se possível, não me recordo bem se esse é o nome mas imagino que seja, ficarei muito agradecida, fique com Deus abraços!!!
ExcluirJa li mas de tres mil livros e a maioria era julia.Bianca e sabrina.fiz uma doação de 300linvros detes para o presidio femimino. Mas ainda tenho uns 200 e compro sempre as minhas filhas cresceram leno estes livros.eles e uma ótima referências p adolescentes pos não tem nem uma das protagonista q seja menor de idade ou q não tenha estudo ou capacidade de arca com as consequências dos seus erros isto mostra p elas q tem q se valoriza
Excluir3 mil livros, sério isso?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLi muito. Tinha um que eu adorava (não lembro mais o título), sobre uma mulher que era design de vitrais, e eu aos 14 anos pensei ter descoberto minha profissão. (O século virou e o mais perto que cheguei de um vitral foi fotografando o do Mercadão de São Paulo).
ResponderExcluirAinda tenho alguns (rsrs). Bacana essa volta no tempo. Me deu uma saudade ;)
Eu tenho uns 300 não consigo me desfazer deles
ExcluirEu adoraria ter uns para min
Excluirse chama "vitrine das ilusões" da nancy john
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTinha uma amiga que lia e colecionava os Romances Bianca,Julia e Sabrina, ela me emprestou vários e eu lia,praticamente li quase toda a coleção dela!!! foi uma adolescência linda!!! Acho que adquiri o habito de leitura com estes romances,então a gente vai crescendo e ficando mais crítica!! mas, com certeza era muito legal lêr e viajar.. me sentia a própria mocinha de cada estoria que lia!!!
ResponderExcluirCom certeza vc pode dizer: "Bons tempos aqueles" (rs). Se as histórias de alguns romances de bancas, como Sabrina, Julia e outros fossem ruins, esse tipo de literatura não teria tantos adeptos, não acha? Com certeza, os romances de bancas incentivaram a leitura de muitos jovens de ontem... adultos de hje.
ExcluirAbcs e volte sempre!
Hahahaha, bons tempos aqueles srsrsrs, bom... nunca li, me achava "a nerd" e tinha ódio mortal de algumas amigas que liam e suspiravam e gostavam das partes calientes. Tinha uma colega que tinha uma parede cheia deles e eu pensava "nossa, quanto desperdício". Não que eu não lesse, sempre gostei mas gostava mais de aventuras do que romance. Mas como publicou-se muito, óbvio que tinha qualidade na escrita e sempre é bom incentivar a leitura. Respondendo sua pergunta no final, esse post aqui é bem legal e me esclareceu muita coisa kkkkkkkkk
ResponderExcluirhttp://www.livrosefuxicos.com/2011/09/fuxico-de-mulherzinha-4-sabrina-julia.html
bjs e seu post tb está muito bacana!
Minha mãe lia mt "Bianca" e "Sabrina", eu e minha irmã fomos batizadas com esses nomes.
ResponderExcluirMe orgulho de nunca ter lido umas bostas dessas!
ResponderExcluirvoce deve ser analfabeto, eu nao gosto de certas leituras, mas respeito a ilusao de cada um ,e não fico falando que romances são bostas,mesmo por que certos filmes não importa o estilo, sempre tem um que de romance. ai colega vai ler romance pra vc ver que bosta da.
ExcluirConcordo, são estórias horríveis e repetitivas, muito machistas.
ExcluirDo mesmo modo que li Machado de Assis,Eça de Queiros, Dan Brown, Zibia Gaspareto, etc...li e curti.
ResponderExcluirOi, José Antônio
ResponderExcluirTudo bem?
Adorei seu post sobre Sabrina/Julia/Bianca.
Eu e uma amiga escrevemos em um blog sobre livros eróticos, e estou escrevendo um posto justamente sobre as três coleções. Seu texto foi o mais complete que eu encontrei como fonte de informação. Gostaria de saber se posso usá-lo em meu texto, citando a origem dele, evidentemente.Seria de grande ajuda.
Muito obrigada.
Abraços
Olá Ana,
ExcluirPode usá-lo sim, fique à vontade.
Abraços!
Oi, José
ExcluirOlha como ficou:
http://www.clubedolivroe.com.br/?p=483
Se tiver um tempinho, dê uma olhada!!
Obrigada pela ajuda!!
Abraços
Oi Ana,
ExcluirLi e gostei do texto. Muito bom!
Abraço!!
ola, por favor sera que alguma de vcs saberia que livro é esse:
ResponderExcluiro mocinho parece q é Italiano,é bem antigo,e até aí nda né,pois então ele conhece a mocinha numa festa de uma amiga em comum,ele vive em Londres e tava d volta a Itália,fica deslumbrado pela mocinha q é morena d cabelos bem pretos e lindos olhos azuis,pergunta quem ela é para anfitriã,a dona da festa q é louca por ele desde criança diz pra ele esquecer prq a mocinha ta magoada com o cafajeste do ex marido e não quer um caso tão cedo,bem a mocinha na vdd achou ele lindo mais a tal amiga não tava mentindo não então ela ignora ele totalmente,passa uns dias ele ta num barzinho reunido com os amigos Italianos e ela entra que nem um furacão vai pro bar e pede uma bebida,ele claro a nota,bem é aí q as loucuras da autora começam rsrsrsrs,ele se aproxima,vê q ela já ta meio bêbada e conversando com o Barman,q qria muito ter um filho,a ouvir aquilo ele recua né rsrsrsr,mais ela chora e el e resolve voltar,bem parece q eles conversam e ela conta q tinha acabado d receber do maior especialista de lá os exames q dzem q ela jamais terá um BB,ele pega o resultado lê,é qndo conta q o ex marido cafajeste engravidou a amante e etc...e tal,bem eles dormem juntos,e ele se banqueteia a noite toda rsrsrsr,acabam tendo um caso,q sai em tdos os jornais,ele começa a se apaixonar,qndo ela vem com a bomba q ta grávida,e fica com cara d paisagem,ele fica tdo preocupado,vai com ela na médica contam a história,e as meninas não sabem dzr o prq q ela demora a fzr uma ultra,parece q toda vez q ia fzr o exame acontecia algo,eles se casam e com 3 meses d grávida ela parece ter 5,qndo finalmente consegue fzr a ultra descobre-se q ela espera quíntuplos rsrsrsrsrsr isso mesmoooo 5,e até chegar a esse numero a medica acreditava q ela estava esperando gêmeos o q já tinha sido um choque para os dois,e qndo sabem dos BBS,o mocinho desmaia rsrsrsrsr,dizem q a médica pergunta s e ela fez inseminação e qndo ela diz não,a médica diz estranho,eles acham q tem algo errado e a medica solta a bomba,a mocinha chora e o mocinho desmaia e derruba tdo rsrsrsrsrsr,como ela tem q ter cuidados e os BBS provavelmente vão nascer d 7 meses o mocinho super rico prepara tdo em casa pra ela não ter q ficar d repouso no hospital,contrata equipe d enfermeiras babas,compra até incubadoras para os BBS ficarem em casa...
se souberem , podem enviar o nome ou link, qualquer coisa, no meu email?
PATRICIAOSILVA37@HOTMAIL.COM
Oi Patricia, você encontrou o livro??? Também quero rs. vanessanega1000@gmail.com
Excluirfiquei bem interesada se vcs encontraram me mande o nome por favor ester123reis@gmail.com
ExcluirEstou quase 1 d´pecada atrasada. Encontrou o livro? Tô curiosa.
ExcluirAlguém descobriu o titulo do livro? Fiquei curiosa também.
ExcluirMeu Dus, agora quero saber o final desse livro. rsrs
ExcluirSabrina é o pornô feminino.
ResponderExcluirÉ mesmo vicia, pior leva a uma realidade que não existe.....
ExcluirÉ mesmo vicia, pior leva a uma realidade que não existe.....
ExcluirNão tinha nada de pornô, pelo menos na época que eu lia. Eram histórias de amor estilo dramalhão mexicano, com cenas de amor que, mesmo entre quatro paredes, não passavam do "arroz com feijão", e descrições bem delicadas, sem palavrões nem baixaria, e que geralmente não passavam de uma página. Assumo que li muito na adolescência e cheguei a chorar com as histórias dramáticas e as tramas rocambolescas, kkkkkkkk. Você vê mil vezes mais coisa pornô na TV aberta às 2 horas da tarde do que lê num livro desses.
ExcluirLindo esse post, que pena que acabou encontro muito no cebo, mas estão tão rasurados, porém dar pra complementar afinal todas tem final felizes, mim diverto bastante lendo-os,e uma pena so uma de minhas 4 filhas gostam de ler o negócio delas e facebook , mas valeu a penar parar pra ler esse artigo bom trabalho.
ResponderExcluirObrigado Kátia.
ExcluirOs romances de banca fizeram história e contribuíram para incentivar a leitura de toda uma geração.
Abcs!!
Olá, José Antônio.
ExcluirConheço alguns estudos desses romances. Alguns disponibilizados na íntegra em domínio público. Caso ainda tenha interesse (afinal já tem 4 anos sua postagem)basta procurar:
CUNHA, Maria Teresa Santos. Armadilhas da sedução: os romances de M. Delly. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
DUMONT, Lígia Maria Moreira. "Lazer, leitura de romances e imaginário". Revista Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. 1, páginas 117 - 123, jan./jun. 2000
MEIRELLES, Simone Regina Ferreira. Das bancas ao coração: Romances Sentimentais e Leitura Hoje. Dissertação (Letras, Área de Estudos Literários, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2002.
NOGUEIRA, Maria de LoudesVieira. Delly revisitado: breve retorno à terra do "tendre": uma proposta de releitura do texto delliano. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1993.
PRADO, Rosane Manhães. "Um ideal de mulher – estudo dos romances de M. Delly". In: Perspectivas antropológicas da mulher. Rio de Janeiro: Zahar, v II, 1981.
E, no domínio público, tem esse:
Romance de mocinha & romance de mocinho: a literatura narrativa de massa por um convívio dos contrários
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=67920
olá Jam, sempre fui uma leitora compulsiva por esses romances, mas costumo dizer que era uma leitura marginal,rsrsr muitos da minha geração tinha preconceito com o estilo, mas lógico que eu lia tb livros de autores consagrados.Com relação a origem do nome, penso que talvez tenha a ver com o Filme que fez muito sucesso 1954, que chamava SABRINA cujo enredo se assemelha ou eu diria que é quase um clone aos vistos nesses romances.Obrigada por me deixar embarcar na sua máquina do tempo!!! adorei
ResponderExcluirFlávia, após escrever esse post, fiquei surpreso com o número de leitores que tinham o hábito de acompanhar os famosos romances de banca, especialmente as "Sabrinas' e "Julias". Leitura marginal ou não, tiveram uma importância muito grande na vida de muitas pessoas, pois vários leitores ávidos aprenderam a ler folheando essas histórias.
ExcluirFico feliz que tenha gostado do post.
Grde abraço!
adoro os livro dela
ResponderExcluirgostaria de de poder ler minhas histórias de amor dos romances de Sabrina Júlia e Bianca não consigo entender porque um produto tão vendido em todas as bancas pôde acabar simplesmente sumiu nunca mais conseguir achar continuo procurando mais não encontrei. gostaria de ajuda para encontrar alguém pode me ajudar. por favor obrigado
ExcluirOi Jam . . . Você sabe qual é o livro que a Patricia se refere????
ResponderExcluirBju
Vanessa, infelizmente, vou ficar devendo. Não conheço o livro.
ExcluirAbcs!
esses livros sao excelentes ainda hoje leio e quero comprar quites de livros que ainda nao li
Excluirtambem fiquei interessada no livro.alguem tem o livro visao do paraiso que o nome do mocinho e garrick e da mocinha e kim a historia se desenvolve na australia ok
ExcluirEsse: Margaret Pargeter
ExcluirColeção Julia, nº 227
Série
Romances Editora Abril, 1982
Quando Kim chegou naquela fazenda da Austrália, pensou que estivesse diante de uma visão do paraíso. Os campos eram verdes, o gado pastava, tranquilo, e havia ainda Garrick Lang, com seu ar selvagem e o jeito insolente, parecendo um autêntico vaqueiro do velho oeste. Logo ela descobriria, porém, que aquele lugar poderia ser um inferno. E tudo por causa de Garrick, que a tratava como uma aventureira, insistindo que ela estava ali apenas para conquistá-lo e garantir seu futuro, já que ele era um fazendeiro rico e poderoso. Kim sabia que Garrick tinha várias provas contra ela, mas mesmo assim queria mostrar que era inocente e o amava. Como fazê-lo acreditar nela?
http://amoraosromances.blogspot.com.br/2012/07/visao-do-paraiso-fron-kimberleys.html?m=1
ExcluirBaixa nesse blog
ESTUDEI EM COLÉGIO DE FREIRA E ADORAVA LER ESSES LIVROS COMPRAVA USADOS TIPO SEBO E COLOCAVA DENTRO DE LIVROS DA ESCOLA PARA AS IRMÃS NÃO DESCOBRIR E SEMPRE ERA BOA EM REDAÇÃO DEVIDO A LEITURA SAUDADES.
ResponderExcluirEu fazia isso com gibis quando era criança kkkkk
ExcluirProcuro dois livros, li na decada de 80 ou 90 e sao da nova cultural, pq naqela epoca era os que tinham Sabrina, Julia, Bianca, Bianca dupla, momentos intimos, e supers Sabrina, Julia e bianaca ....
ResponderExcluirLIVRO 1- a mocinha foi abandonada pela mae quando crianca, e foi bem traumatico isso pra ela , ela se torna medica e salva a vida de um homem se nao me engano e um conde que teve um ataque cardiaco, e esse homem e justamente o atual marido da mae dela , ele tem um filho e eles se apaixonam, ai comeca o drama da historia.....me lembro que ela foi convidada pra jantar em agradecimento e nao ...me lembro de mais nada.... Se alguem souber pf me fala....
Livro 2- a mocinha arma pra conhecer o mocinho por vinganca, e fica noiva dele pra conseguir dinheiro pra pagar uma operacao pro garotinho que e filho do mocinho e ele nao sabe que tem esse filho ... Nao sei se teve um mal entendido mas a mocinha acha q o mocinho mandou a amiga abortar e ela nao abortou...Esse menino e filho de uma amiga dela que morreu no parto e ela ficou responsavel pelo garoto, sei que tem um padre que cuida do menino , e eles foram criados juntos num orfanato, a mocinha , o padre e a mae do menino, me lembro que ela fica noiva do mocinho, pega o anel de noivado e vende ou penhora e consegue o dinheiro pra pagar a operacao da crianca ...E ai continua a historia... Li quando era adolescente, ja reli as sabrinas ate o numero 250 e nao encontrei nenhum desses livros.... Se alguem souber ????? Desde ja agradeco....
obrigada , bjos
Luana Lira se vc encontrou os nomes dos livros me passa tmbm quero le-los
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpassa os nomes dos livros meu e-mail macedoem@bol.com.br
ResponderExcluirEu li muitos e leio ate hoje. Compro no sebo. Mas eu sei exatamente o nome de todas minhas autoras prediletas e suas historias. Tenho um monte desses livros digitalizados. Amo ler,com eles ,adquiri o gosto por Machado de Assis e cia.
ResponderExcluirOlá Elaine, que vc conserve sempre o seu gosto pela literatura. E pelo o que disse, deve ser uma fã de carteirinha da coleção Sabrina (rs)
ExcluirAbcs!
Olha em tempos de 50 Tons de Cinza quem tem esses livros é Rei ... Nossa lembro que na banca de revista tinha varias ...Tinha uma colega de escola que coleciona Bianca ..... anos 90 deixou saudades ....
ResponderExcluirVenha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/JessicaVenenoOfficialFanPage
Sabrina, Julia e Bianca foram verdadeiros ícones da era dos "romances de banca". E quem os tem, de fato, são reis e rainhas (rs).
ExcluirVisitei sua página. Vc deve ser expert em maquiagens... muito boas!
Abcs!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBons tempos! Essa coleção fez parte da minha adolescência e despertou meu prazer pela leitura. Noites de tortura foi primeiro dos incontaveis romances que li dessa coleçao.
ResponderExcluirBons tempos! Essa coleção fez parte da minha adolescência e despertou meu prazer pela leitura. Noites de tortura foi primeiro dos incontaveis romances que li dessa coleçao.
ResponderExcluirCom toda a certeza Lucy, Os romances de banca auxiliaram a iniciação à leitura de muitos leitores vorazes de hoje.
ExcluirAbcs!
Pessoal, estou precisando de ajuda. É sobre um romance que li que é da década 80. Não me recordo se é "Julia, Bianca ou Sabrina"...
ResponderExcluirA historia se passa assim: " a mãe da mocinha está muito doente, então ela resolve procurar seu avô que é rico para pedir ajuda. O avô dela só ajudará se ela aceitar casar-se com um empresario "karlo", para ter um herdeiro. E eles se apaixonam. Gostaria que se alguém recordar o nome ou tiver, me responda por favor. Obrigada.
Carmem...vê se é esse livro que procura "Sabrina no. 280 - Leito nupcial - Susan Alexander"
ExcluirOla, tem a coleção fascinação que eh otima tbm e tem um livro com enredo parecido. O nome eh * alem do arco iris* da uma olhada 😉 espero ter ajudado
ExcluirComo consigo adquirir esses livros hoje em dia, Julia, Sabrina e Bianca?
ResponderExcluirOlá, tenho mais de 200 livros, se interessar meu e-mail é pollyanna.mnc@gmail.com
ExcluirEu sou apaixonado apaixonada por esses livros..compro Eles em sebos, adoro sentir o cheirinho das páginas...ler é estar em uma mundo só nosso contado por outras pessoas...só quem lê entende...😃
ResponderExcluir"Só quem lê entende". Pois é, vc disse tudo em poucas palavras.
ExcluirAbcs!
Amei seu post, sou fã, posso usar seu texto?
ResponderExcluirPode sim.
Excluir:)
Gosto demais de ler esses romances,Julia,Sabrina,bianca etc... onde posso encontrar?
ResponderExcluirtambém tenho alguns em casa para trocar se alguns se interessar me chame no zap 83 986644174
Pollyanna eu me interesso muito por esse tipo de livro,me faz lembrar minha adolescência.
ResponderExcluirMe adicione no zap para conversarmos sobre seus livros.
83986644174
Obrigada
Pollyanna eu me interesso muito por esse tipo de livro,me faz lembrar minha adolescência.
ResponderExcluirMe adicione no zap para conversarmos sobre seus livros.
83986644174
Obrigada
Tenho vários livros e gosto bastante desses livros, pena que na minha região não encontro mais.
ResponderExcluirSilvana
Silvana, tente encontrá-los nos sebos. Ex: www.estantevirtual.com.br
ExcluirCom certeza localizará várias edições.
Abcs!
Li muitos na adolescência e depois descobri que minha mãe também leu na dela . Ainda hoje podem ser encontrados no blog adoro romances ou no site minha teca . Eu tinha minhas autoras preferidas sim , Miranda Lee, Sara Craven, Gina Wilkins e Penny Jordan
ResponderExcluirJu, os romances de banca, principalmente "Sabrina", "Julia" e "Bianca" ajudaram na formação de várias gerações de leitores. Taí o exemplo: sua mãe leu e depois, você (rs).
ExcluirAbcs!
Particularmente, não é meu tipo de leitura, mas meu nome é Bianca devido à série, conforme mencionado na postagem.
ResponderExcluirBia, vc não era fã da série de livros Bianca, mas tudo indica que a sua mãe era, tanto é que ela lhe deu esse nome... um bonito nome.
ExcluirAbraços!
Também sou da geração que leu esse livros. Não vi ninguém comentando, mas lembro que quando terminava de ler, eu voltava na banca e podia trocar por outro livro. Também gostava da Bárbara Cartland. Faz um post sobre ela...
ResponderExcluirMeire, não sabia desse detalhe da troca. Obrigado por ilustrar o post com essa novidade. Quanto a Bárbara Cartland quando escrevi sobre os romances de banca pretendia inclui-la na postagem, mas achei que o texto ficaria longo demais. Já tenho programado um post exclusivo para a "Rainha do Romance". Brevemente.
ExcluirAbraços!
Oi gente,li um romance a muitos anos ,não me lembro se era julia, bianca ou sabrina,contava a história de uma moça gravida e o pai do bebe morre,o irmão do rapaz acha que a mocinha é a culpada mas se casa com ela por causa do bebe, mas durante o decorrer da gravidaz eles se apaixonam,alguem saberia me dizer o nome?
ResponderExcluirAlguem sabe onde encontro esses livros lia muito na minha adolecencia e queria ler de novo
ResponderExcluirOlá Luiza, confira abaixo:
ExcluirOlá, tenho mais de 200 livros, se interessar meu e-mail é pollyanna.mnc@gmail.com
____________________________________//
Seguem outros links onde você poderá encontrar esses livros no formato pdf ou físico:
http://biancadupla.blogspot.com.br/
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
http://preciod.com/br/cole%C3%A7%C3%A3o-sabrina-romance-25-livros-epub-10-brinde-epub-kxpR7.preco
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
http://lista.mercadolivre.com.br/cole%C3%A7%C3%A3o-sabrina#D[A:coleção-sabrina]
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711325807-doce-fantasia-kasey-michaels-coleco-julia-_JM
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711671246-perfeita-para-mim-yvonne-jocks-coleco-julia-_JM
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
José Antônio
ResponderExcluirConfesso, sou VICIADA nesses livros. Não gostava, achava estranho as colegas do ginasial lendo sem parar. Um dia, peguei um, abri em uma página interessante e me viciei. Fazendo uma análise racional (toda análise é racional) sei que esses livros são eurocentristas(os mocinhos e mocinhas são brancos, olhos claros, em sua maioria as mocinhas são louras de olhos azuis ou verdes e a história se passa geralmente na Inglaterra ou uma inglesa é a heroína); burgueses (a maioria dos mocinhos são riquíssimos);
meio machistas (particularmente, adoro os OGROS). Então me pergunto, por que sou uma leitora compulsiva desses livros, uma vez que luto contra tudo que citei? Não há explicação lógica. Eu sei, é o vício. E esse vício me acompanha há mais de 30 anos. Quando voltava da faculdade, passava perto de uma banca e não resistia em comprar um romance; quanto mais velho, melhor. Durante algumas quaresma, fiquei sem ler, como forma de penitência. Realmente, prefiro ficar sem comer carne. Tenho sonhos em que estou em uma banca de revista lendo um romance, mas não consigo ler (dizem que quando sonhamos nos tornamos dislexos, e isso é verdade; pois já constatei). Meu marido já me ameaçou várias vezes, em queimar as centenas de "cultura inútil" que tenho em casa. Se ele cumprir a ameaça separo-me dele. Adorei o seu texto, pois sou professora de História e nunca havia feito uma pesquisa histórica sobre essas coleções. Agora entendi porque gosto mais das Júlias e Sabrinas e achava as Biancas meio sem graça. Hoje não procuro tanto nas bancas de revistas,pois descobri que acho qualquer livro no computador.Então já viu né, fico sentada ou deitada horas e hora lendo e lendo (e a casa pegando fogo), meus filhos brigando, meu marido chingando e eu lendo e viajando como uma adolescente, apesar dos meus 50 anos. É a vida, é meu vício. Beijos. (Claudia Luisa)
Olá Cláudia,
ExcluirJura que você conseguia segurar a vontade de ler durante 40 dias?! Como você disse, ficar sem comer carne é melhor. (rs). Os romances de banca ajudaram muitas pessoas a ganhar 'gosto' pela leitura. Acredito que eles contribuiram para aumentar - e muito - o número de leitores no Brasil, que infelizmente ainda está abaixo da média.
E que bom que você tem esse vício! Continue com ele. :)
Abraços e volte sempre!
Claúdia, vou indicar umas pesquisas sobre esses romances, nelas o "vício" é um dos elementos chaves usados pelas editoras... caso queira saber mais, segue algumas:
ExcluirConheço alguns estudos desses romances. Alguns disponibilizados na íntegra em domínio público. Caso ainda tenha interesse (afinal já tem 4 anos sua postagem)basta procurar:
CUNHA, Maria Teresa Santos. Armadilhas da sedução: os romances de M. Delly. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
DUMONT, Lígia Maria Moreira. "Lazer, leitura de romances e imaginário". Revista Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. 1, páginas 117 - 123, jan./jun. 2000
MEIRELLES, Simone Regina Ferreira. Das bancas ao coração: Romances Sentimentais e Leitura Hoje. Dissertação (Letras, Área de Estudos Literários, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2002.
NOGUEIRA, Maria de LoudesVieira. Delly revisitado: breve retorno à terra do "tendre": uma proposta de releitura do texto delliano. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1993.
PRADO, Rosane Manhães. "Um ideal de mulher – estudo dos romances de M. Delly". In: Perspectivas antropológicas da mulher. Rio de Janeiro: Zahar, v II, 1981.
E, no domínio público, tem esse:
Romance de mocinha & romance de mocinho: a literatura narrativa de massa por um convívio dos contrários
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=67920
PS: ler é sempre usar a mente, mesmo quando as leituras que fazemos são consideradas "inúteis" por muita gente
Pois é Eloise, não é incrível como os romances de banca conseguem prender a nossa atenção com enredos tão simples?
ResponderExcluiraBCS!
Li e li muito. Ainda leio e em BH tem banca que ainda vende e troca esses livros.
ResponderExcluirEu nao sei se alguém já respondeu, mas o nome Sabrina, Bianca e Júlia, veio da Harlequin que editora estrangeira que tinha os diretos sobre esse livro, ainda hj em Portugal, Espanha e outros países ainda vendem com esse nome.
ResponderExcluirnossa como li esses livros rsrs,peguei o habito da leitura quando me mudei de São Paulo para o Mato Grosso na década de 80 para uma cidade que estava começando e não tinha tv nem telefone mas as vezes eu ficava muito estressada quando a mocinha era idiotá dimais bons tempos
ResponderExcluirEsses romances foram a cara dos anos 80.
ExcluirESSES ROMANCES ERAM NÃO, AINDA LEVA EMOÇÕES DIVERSAS POIS AS VEZES AINDA RELEIO ALGUNS SÃO UM REFRESCO NO NOSSO MUNDO TOA SEM RESPEITO E AMOR AO PROXIMO,PEMA NÃO TE LANÇAMENTOS NOVOS. adorei o poste.
ResponderExcluirMe desciz da minha coleção. Que arrependimento. Amava ler esses romances. Sua máquina do tempo funcionou me levou para 77. Que saudade!!! Muito obrigado.
ResponderExcluirOlá Maria de Lourdes
ExcluirFico feliz pelo post te-la ajudado a recordar uma fase tão marcante dos romances de banca, mas triste pela perda da sua coleção.
Abcs!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa, amo esses romances. Li muito durante a minha adolescência e os livros da coleção Bianca era meus preferidos. Confesso que ainda hj os leio, releio várias vezes porque tenho uma estante cheia deles. Aprendi a amar a leitura e a escrever, graças a essas coleções. Hj eu escrevo meus próprios romances e não abro não de uma trama cheia de intriga, amor, ciúmes e é claro, o clássico felizes para sempre.
ResponderExcluirOi. Você publica seus romances?
ExcluirVc tem o livro torres de sombras e um romance
ResponderExcluirRosa, infelizmente não tenho. Mas fica o recado para os leitores que passarem por aqui e puderem lhe ajudar.
ExcluirAbraços!
ola José, talvez voce possa me ajudar ou indicar quem/onde pode.
ExcluirProcuro um livro que li + 30 anos (dei o nome da personagem para minha filha que ja completou 30 anos).
Resumo: São 2 jovens, gêmeas, nome de uma era Kerolyn (acho q era a boazinha), e a má, fazia muitas coisas contra a boazinha e se fazia passar por ela, que disputam o amor de um rapaz.
Olá Luciene,
ExcluirInfelizmente não sei o nome do livro. Fica aberto o espaço para os leitores que puderem lhe ajudar.
Abcs!
Isso é apenas literatura industrial, feita para agradar às massas femininas ignorantes. De modo algum pode ser considerado arte. Acreditar que esses folhetins baratos retratam a verdadeira alma feminina é um disparate.Quem deseja conhecer grandes histórias que retratam a condição feminina, escritas por mulheres, deve ler as obras de Jane Austen, Emily Bronte, Florbela Espanca, Cecilia Meireles, Clarice Lispector.
ResponderExcluirola, boa tarde! Procuro um livro que li + 30 anos (dei o nome da personagem para minha filha que ja completou 30 anos).
ResponderExcluirResumo: São 2 jovens, gêmeas, nome de uma era Kerolyn (acho q era a boazinha), e a má, fazia muitas coisas contra a boazinha e se fazia passar por ela, que disputam o amor de um rapaz.
Li muito e eu escolhia os livros pelas autoras, Então ja ouvir falar de todas elas. Tem um perfil no wattpad chamado Suzana Del Rey. A autora trabalha do mesmo jetinho das sabrinas antigas... muito bom...
ResponderExcluirtem um livro que eu estou procurando a muito tempo se vcs encontrarem me enviem pelo menos o nome.
ResponderExcluira resenha é a seguinte:de epoca em que a moça é magra e delicada mais esconde o seios com ataduras pois tem vergonha por eles serem grande,e o moçinho tem medo de engravidar ela pois sua ultima esposa morreu no parto.
se souberem que livro é esse porfavor me enviem: maia0950@gmail.com
Alguém pode me doar o livro "vestido de noiva Bianca n°47 da anne hampson?
ResponderExcluirHaha a origem do meu nome 😍
ResponderExcluirEu li esses romances e adorava, bons tempos de adolescente😁
ResponderExcluirFui tradutora de Sabrina durante um tempo da minha vida, na década de 1980.
ResponderExcluirA editora me disse: "nós recebemos um produto muito ruim e entregamos um produto muito bom"
Disse que eu poderia modificar a estória como quisesse, tirar personagens ou acrescentar, corrigir falhas do enredo, porque os autores não eram importantes. Havia algumas regras: 1) tinha que ficar com 230 laudas. 2) tinha que ter 2 momentos em que o casal quase transava, e no final transavam.
Havia também um glossário das expressões para a descrição do sexo como "triângulo de pelos" pior exemplo. Não sei como seria isso hoje com as mulheres depiladas...
Caramba! Não imaginava que o esquema de produção das revista fosse dessa maneira.
ExcluirCaramba!! Você era uma sortuda!! Bom saber como funcionava. Mas eu tinha percebido que elas seguiam um padrão. Eu gostava de todas. Achava a Bianca mais romântica e sofrida que Julia e Sabrina.
ExcluirNossa gostei basante de viajar na sua maquina do tempo emprestada kkkkk. fiquei curiosa sobre o batismo das séries, vou pesquisar. Leio Sabrina, Bianca e julia quase todos os dias sou uma leitora viciada. beijos
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado da postagem e que o texto tenha despertado o seu interesse para realizar pesquisas sobre o tema. Sinal de que o post cumpriu o seu papel.
ExcluirGrande abraço!
Olá, Jam.
ResponderExcluirSua postagem rendeu, não é? Eu a encontrei hoje porque digitei Sabrina, Júlia e Bianca na busca do Google. Confesso-me leitora compulsiva desses romances. Já tive crises de culpa por deixar de ler autores da literatura canônica para me perder nas páginas de um romance das coleções. Como a Betty Vidigal citou acima, são enredos construídos dentro de um molde preparado para alcançar as carências femininas. Depois do primeiro gole (livro) a gente se pega buscando mais e mais estórias que supram as nossas carências ou nos ajudem a fugir da realidade que nos oprime. Já me impus longos períodos sem leitura desses romances, mas voltei a ler quando encontrei o site da Harlequin em inglês. Foi assim que aperfeiçoei minha leitura no idioma.
Rendeu mesmo, Marilza. Não imaginava o quanto esses romances continuam sendo tão populares, vencendo o tempo. Veja você que chegou a procurar um portal em inglês para lê-los. No seu caso, pode-se dizer que o romance de banca foi muito útil, pois lhe incentivou a aperfeiçoar o seu inglês.
ExcluirQue bom.
Abcs!
Eu amplo essa coleções. Ainda tinha a Fascinação que era da Abril tbm. Antes da Nova Cultural os livros eram da Abril. E eu tinha vontade de batizar minhas filhas de Julia, Sabrina e Bianca. Uma vez eles lançaram a Coleção Vanessa. Tinha tbm Momentos Íntimos. Era bem erótico pra época. Li mais de 2 mil livros dessas coleções. Tenho vários até hj. E compro nos sebos. Me tornei uma pessoa mais culta graças à essas coleções. Elas falavam de vários países e costumes. Aprendi muitoooo. Tenho 2 livros que jamais irei me disfazer: Seu Último Amor( vou comprar a outra versão desse livro que foi meu primeiro. Era Bianca e chamava Paixão que Alucina se não me engano. Mas tem outro com título parecido Desejo que Alucina e sempre confundo) E uma que fala do hospital Princesa Beatrice. (Tem dois que falam desse hospital e São da mesma autora mas eu prefiro o da enfermeira que estudou lá).
ResponderExcluirLembro de várias autoras e algumas ficaram famosas e milionárias como Emma Darcy. Custava mto das Anne (Mother, Weale, Hampson), Ann Major, Lenny Jordan, Carole Mortimer, Sara Craven, Janet Dailey, Violet Winspear, Victoria Glenn, etc. Podemos sempre conversar sobre que não me canção. Eu li mto tbm Bárbara Cartland. Mas só ela era a autora!! Ela tinha sua própria coleção!!
Mirian li o que escreveu e dá a entender que você era uma leitora assídua dos romances de banca. O que disse é a mais pura verdade: esses "livrinhos" antológicos contribuíram demais para o desenvolvimento cultural de muitas leitoras. Não foi a toa que eles foram utilizados até em estudos acadêmicos.
ExcluirAbraços!
Oi, estou a procura de um livro que o nome era parecido com "bilheteria da sorte" ou algo assim. Lembro que a mocinha ganha um dinheiro e começa a ser perseguida por um homem que na verdade é conhecido dela e o mocinho fica como um "guarda-costa" dela, não lembro se ele era policial, se alguém souber, por favor, me diga o nome.
ResponderExcluirOlá...Alguém já leu esse livro ?
ResponderExcluirSe alguém souber o título me manda por favor?
Uma amiga me mandou perguntando se eu conhecia e agora quero muito achar para ler
O romance é + ou – assim: *O mocinho amava muito a mocinha, mas fez a maior canalhice por ciúmes e despeito. Um grande roubo nos negócios dele e a culpa recaiu sobre a mocinha. Pensando que ela o traía com seu inimigo, o mocinho a humilhou da pior forma utilizando-se da irmã caçula, que ela amava como uma filha. O mocinho quase transava com a caçula na frente da mocinha. Ainda, não contente, casou e engravidou a caçula na lua de mel [Detalhe: a caçula não era santa ou vítima, ela sempre quis o homem da irmã]. A mocinha fica destruída por ter sido traída pelas duas pessoas que ele mais amava. Após o casamento em que ainda foi madrinha da irmã [que humilhação], ela vai embora trabalhar como missionária em lugares onde existiam guerra. Enquanto isso o canalha passa um mês viajando em lua de mel com a irmã. Agora, imaginem o dilema e o sofrimento desse homem, quando descobre a inocência da amada [é meninas esse foi o único romance que vi o mocinho enlouquecer de arrependimento]. Ele casado com a irmã da mulher que ele amava e ainda esperava um filho dele. E ainda, por sua culpa e seu desamor a mocinha foi embora arrasada para lugares perigosos e tempos depois é dada como desaparecida!*
Nossa voce achou esse romance? Fiquei curiosa.
ExcluirOi gostaria muito de ler esse, vc encontrou? Por favor se sim me manda. Obrigada
ExcluirOdeio perseguidores de post. Esses imbecis que tem diplominha universitário adoram dar uma de intelectuais e estragar a nostalgia alheia cara serio são aqueles professores que todo mundo da sala ignora por ele na sua intelectualidade se torna um ser miseravel
ResponderExcluirAdorei o post e li meu primeiro julia aos nove anos escondida da minha tia por quer o livro era dela e meu primeiro filho se chama julio e a filha da minha vizinha que nasceu no mesmo dia que meu bb pedi pra ela por o nome de sabrina. Eu amo esses clássicos achei um de 40 anos no sebo todo trucidado coitadinho fiz uma capa dura pra ele tratei a capa antiga com verniz coloquei rendinhace flor de rococó e ficou uma fofura. Quanto a história é uma boa história tirando aparti do mal hábito de fumar que na época era sinônimo de classe e a violência contra a mulher pois ele da uns tranco nela pois ela tava forçando uma situação que ele não queria pois a mina era uma atirada. Medroso esse cara kkkkkkkkk
ResponderExcluirParabéns pelo post, jam o que rendeu de mulher hem? Espero que sua esposa não tenha ficado chateada com tantas minas românticas . Eu queria ter casado com alguém sensível como vc. Bjo.
ResponderExcluirNão ficou não (rs). Ela entendeu perfeitamente. Nossos gostos se combinam. Pois é Rafaelle, os romances de banca tem uma importância enorme para a nossa literatura, tanto é, que já foram utilizados até mesmo como teses de doutorado e mestrado em universidades; pena que nem todos entendem e aceitam essa importância.
ExcluirValeu por ter gostado do post!
Abcs!!
Eu tenho 40 anos, li Sabrinas desde os 13 anos, quando eu tinha 16 anos, tentei escrever a mão, em um caderninho, a minha própria "Sabrina" e assim eu fiz e guardei.
ResponderExcluirContudo, consegui publicar na Amazon em 2019, com pseudônimo e o título: Casamento Arranjado( Karen Heifer)
Excelente post e muito obrigada pela sessão nostalgia!
https://www.amazon.com.br/Casamento-Arranjado-Karen-Heifer-ebook/dp/B07XCHN8CK/ref=mp_s_a_1_1?keywords=casamento+arranjado&qid=1576644220&sr=8-1
Obrigado Hanna por ter acessado o post. Fico feliz que tenha gostado. Visitei o link de sua publicação na Amazon e pude ver nos comentários que os leitores gostaram demais de seu livro. Parabéns!
ExcluirAbcs!
Eu era tão viciada que minha filha se chama Bianca rsrsrrssrs
ResponderExcluirEram livros muito machistas, a mulheres eram sempre brancas e perfeitas, sonsas, os homens sempre altos, sarados, ricos, arrogantes e a estórias eram sempre repetitivas. Até as novelas mexicanas e globais repetem essa fórmula. Teve um revival breve com a saga crepúsculo, sua fanfic ''erótica'' 50 tons e outros genéricos. Felizmente a moda acabou de novo. Todo tipo de coisa, inclusive de baixa qualidade é utilizada para teses acadêmicas. Teve uma época que o ''funk'' carioca era frequentemente utilizado em teses de doutorado. Um material ser utilizado para estudos acadêmicos não o torna bom e de qualidade.
ResponderExcluirEu comecei a ler dessas séries devido à miinha curiosidade. Eu sempre fui bastante curioso...
ResponderExcluirHá muitos anos, no começo da minha adolescência, eu sempre via algumas colegas da minha classe com esses livros, lendo-os ou mesmo trocando-os. Sempre mesmo. Até que um dia, por curiosidade, eu pedi um deles emprestado, prometendo devolvê-lo na mesma semana (o que fiz).
Bem, eu li esse livro, e depois disso me viciei.Porque, depois disso, foram muitos e muitos anos lendo esses romances de banca (sendo que ainda tenho alguns aqui comigo)...
Alguém sabe qual o Titulo de um livro da coleção Júlia, o qual a apresentadora de um programa de culinária se apaixona pelo novo diretor do programa? Eu amava essa história, mas não consigo lembrar o nome.
ResponderExcluirLeitoras???? Kkk eu lia muito esses romances na minha adolescência. Hoje aos 50 anos não tenho vergonha de conversar isso kkkkk
ResponderExcluirAmava esses romances, e ao contrário do que você disse, tinha minhas autoras favoritas, Violet wisper, Janet Dailey entre outras! Lembro de 2 títulos que fiquei apaixonada pela história, Decisão Fatal, Caminhos Cruzados, enfim, tinha uma coleção enorme! Outro dia fui ao sebo aqui no centro do Rio, mas não tive sucesso! Gostaria de comprar novamente!
ResponderExcluirEu Amava esses livros,não foi meu primeiro livro ms foi o qual desencadeou o vício na leitura, era como maratonar série, nos tempos livre passava o dia inteirinho lendo e ia até a noite.
ResponderExcluirEu amava esses livros, não foi os primeiros livros que comecei a ler,mas foi o qual desencadeou o meu vício na leitura,lembro que em tempos livres era como maratonar série, ficava o dia inteiro até a noite lendo. Aliás alguém sabe onde eu encontro livros delas?Eu amava os da Júlia meus preferidos
ResponderExcluirOlá..li seu texto e amei!! Sou fã de carteirinha destes romances, li e reli mais de três mil exemplares e tenho uma coleção de mais ou menos dois mil livros! Rsrsrs..mas agora preciso de espaço e não tenho mais como ficar com eles..estou vendendo e se alguém tiver interesse pode entrar em contato comigo que negociamos. Quem sabe até a coleção toda? Meu e-mail é clenidallrosa@gmail.com
ResponderExcluirAbraço.
Dois mil livros?!!! Uhauuuuuuu!!!
ResponderExcluirGostaria tanto de ganhar alguns livros!🥺 quero voltar a ler para não tomar mais remédios para dormir. Ler me ajuda muito a dormir. Adoro livros de romance. 🥰
ResponderExcluirAdorei esse post. como lembro das minhas tardes lendo esses romances. Aprendi a ler através deles. Pegava emprestado da minha tia e devorava em dois dias. Ela colecionava e até colocou o nome da minha prima de Júlia. Um abraço e gratidão pelo blog.
ResponderExcluirOs romances de bancas foram responsáveis por plantar a sementinha do "gosto pela leitura" em muitos devoradores de livros. Abraços e volte sempre!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmo esses livrinhos e foram eles que me inspiraram como autora quando criei em 2019 o pseudônimo Karen Heifer e comecei a publicar na Amazon. A minha série Casamento Arranjado foi escrita toda inspirada neles. Aliás, todos os meus dez livros foram.Obrigada pela sessão nostalgia! @autorakarenheifer
ResponderExcluirhttps://www.amazon.com.br/dp/B08PQH7C8P
Que legal Karen! Acredito que os romances de bancas inspiraram muito autores que hoje estão fazendo sucesso. Vi os seus livros na Amazon . Os comentários são muito positivos. Parabéns!
ExcluirMuito Obrigada! Também compartilho da sua opinião.
ExcluirNão eram autores totalmente desconhecidos. Uma amiga já falecida contou que chamavam escritores reconhecidamente competentes e pagavam R$ 1000 na época (na década de 90 era muito dinheiro) e escreveu em uma semana usando o manual. Não posso revelar o nome, mas ela não era desconhecida.
ResponderExcluir