sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Santa demora! Após quase seis anos, nada de “As Portas de Pedra”. Conclusão da saga “A Crônica do matador de rei” está parecendo novela

Antigamente, passava na TV uma novela chamada “O Direito de Nascer” que tinha uma audiência enorme. Todo mundo ficava torcendo para o nascimento de um bebê, só que... ele ‘nunca’ nascia. Uma diarista que trabalhava para a minha saudosa mãe, sempre dizia: “Eta bebezinho duro de vir pro mundo!”
Esta mesma situação de muitas décadas atrás, agora vale para um contexto atual: o novo livro de Patrick Rothfuss. Cara, em 24 novembro de 2017 estará completando, exatos, seis anos que o autor lançou “OTemor do Sábio”, segundo livro da trilogia “A Crônica do Matador do Rei”. E decorridos mais de meia década, até agora nem sinal de “The Doors of Stone” (As Portas de Pedra), livro que fecha a saga do arcanista Kvothe.
Em termos de demora para lançar um livro, Rothfuss colocou no bolso o próprio Dan Brown, que por sinal, já está com o seu “Origem” pronto para sair do forno, aqui no Brasil. 
Patrick Rothfuss
O ‘pai’ de Kvothe só perde para outro gênio da demora chamado Thomas Harris, criador do icônico serial killer Hannibal Lecter. Harris, por sua vez, coloca no bolso Rothfuss, Brown e companhia. O sujeito – aliás, um grande sujeito, admiro demais o seu trabalho - não lança um novo livro há 11 anos! O último que saiu do prelo, em 2006, foi “Hannibal –A Origem do Mal”. Depois disso, ‘nadica’ de nada. E olha que Rothfuss está chegando perto, porque após seis anos, não temos nenhuma notícia de “As Portas de Pedra” e cá entre nós, acho muito difícil que nos próximos dois anos tenhamos a alegria de ver Kvothe ‘desfilando’ em uma nova aventura. Os sites em todo o mundo não dão, sequer, uma previsão de lançamento. As notícias publicadas – pelo menos, as que eu vi – não passam de ‘achismos’.
Tanto Rothfuss quanto Harris são conhecidos por serem meticulosos, ao extremo, em suas pesquisas literárias antes de criar um novo enredo. Isto, talvez, explique em parte a grande demora para as suas obras chegarem ao competitivo mercado literário.
Mas no caso de Rothfuss já começam a surgir algumas críticas por causa do seu envolvimento em projetos paralelos como o lançamento de games, série e filme sobre o personagem. Como já expliquei nesse post, a produtora Lionsgate (“Jogos Vorazes”) confirmou a ida de Kvothe para o cinema e também para a TV. Conforme notícia divulgada pela Variety, já foi chamado o produtor, ator e compositor Lin-Manuel Miranda para ser o diretor criativo das adaptações da trilogia de fantasia.
O que alguns leitores e parte da crítica literária especializada não aceitam é que o escritor deixe de lado a conclusão de uma das melhores sagas de fantasia já escritas nos últimos anos para ‘investir tempo’ em projetos paralelos.
Kvothe e Auri
E para deixar os fãs do conhecido arcanista à um passo do enfarto, gostaria de lembrar que Rothfuss anunciou o lançamento para novembro do livro The Slow Regard of Silent Things (algo como A Lenta Consideração de Coisas Silenciosas), protagonizado por Auri, uma personagem secundária em “A Crônica do Matador do Rei”. Olha, pra ser sincero, fiquei P. da Vida com o anuncio do  lançamento desse livro. “C-a-r-a-c-a!! Mêu! Vai terminar o ultimo livro dessa trilogia, depois, sim, vai se preocupar em escrever histórias para personagens secundários!! Acorda pra vida Rithfuss!”. Galera, desculpa aí pelo desabafo, mas ta demorando muito, pô!
Bem, fazer o que? Se frustração, nesse caso, pagasse imposto, eu já estaria pobrezinho de ré.

Inté!

44 comentários:

  1. Posso deixar minha indignação aqui também?
    Fi duma RAPARIGA, lança logo essa budega. Lazarento dos infernos, essa meleca correr o risco de morrer e nós nunca vamos saber o final dessa estória, quase certeza que ele já terminou, mas esta segurando, para poder fazer market com jogos, filmes/seriados, para melhorar a rentabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. eu a 1 ano, estou melhor do que voce kkkkk

      Excluir
  3. Nossa q decepção, se eu soubesse que tava nessa novela nem tinha começado a ler :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo que o Lendaker, Tiago e a Carol estão muito decepcionados com a demora do lançamento de "As Portas de Pedra" e, diga-se, com muita razão. No meu caso, estou pensando seriamente em reler, pelo menos, "O Temor do Sábio" (2º livro)para poder acompanhar os detalhes referentes ao 3º livro. Quer dizer... quando ele for lançado.

      Excluir
    2. eu tive que esperar o segundo lançar, imagina ...

      Excluir
  4. Já li e reli os dois... seis anos de espera. Aff... Uma dica, releiam os dois livros, na segunda vez você consegue entender muita coisa que não ficou clara na primeira.

    ResponderExcluir
  5. Agora pense vc sobre minha raiva, pois eu li os dois anteriores na época dos respectivos lançamentos... É ou não pra matar? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma boa seguir a dica do Moacir. Relendo os dois livros já lançados colocaremos em dia várias passagens e personagens já esquecidos do enredo. Detalhes: fica imaginando, todos nós fãs de Kvothe e Cia, relermos quase duas mil páginas e depois termos de esperar mais dois anos para a chegada do terceiro livro (rssss)

      Excluir
    2. Boa ideia. Eu já recomecei.
      Vamos criar um grupo: "Leitores e releitores de Rothfus"

      Excluir
  6. Li o primeiro livro 3 vezes e o segundo duas...
    Esse cara é um trouxa...raiva foi tanta que o primeiro livro q ele lançou no qual a AURI é a protagonista eu nem consegui ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta foda mesmo, caramba estamos em Dezembro e nada ..... vou ter que ler tudo novamente pela 3° vez na esperança que lance ate o final de 2018 =/
      Ps: Também não consegui ler o livro da Auri ...

      Excluir
  7. POR FAVOR.. ME FALEM Q ESSA MATÉRIA TA EQUIVOCADA: http://kimpsantiago.blogspot.com.br/2017/07/amazon-as-portas-de-pedra-patrick.html .. 2020 OU 2021??? SERIO? 2020 OU 2021??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.amazon.com.br/Doors-Stone-Kingkiller-Chronicle-Book/dp/0575081449/ref=tmm_hrd_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1500581097&sr=8-2

      Excluir
  8. O texto está muito bom, mas gostaria de fazer uma ressalva que o livro "The Slow Regard of Silent Things" não será lançado,já foi. Aqui no Brasil foi intitulado de a Música do Silêncio em 2015. Mas uma coisa é fato: ainda teremos que esperar o terceiro livro sair. Pelo que andei lendo e já estava desconfiada ele não está conseguindo escrever um bom final para o Kvothe. Deve estar na maior crise, pq fazer um livro de sucesso é uma coisa, manter o ritmo é outra...
    Espero sinceramente que ele não perca o foco!
    #AindaHáEsperanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Pesquisei novamente e você tem razão. O livro "The Slow Regard of Silence Things" foi lançado no Brasil em 2015. Thank's pela ressalva. Quanto a demora no lançamento de seu novo livro, se o problema for mesmo um bloqueio para concluir o destino de Kvothe, vamos torcer para que Rothfuss vença essa dificuldade ainda esse ano.
      Abcs!!

      Excluir
    2. Pelo que li, há rumores que os leitores beta dele leram o terceiro e não gostaram e assim ele está numa revisão que parece eterna. Eu sei que ele gosta de escrever bem e ser bastante minuncioso, mas os fãs não se aguentam para saber "o final" da história.
      Só nos resta torcer e esperar!

      Excluir
    3. Não vi esses rumores em lugar nenhum, aposto q n passa de pura especulação dos fãs.

      Excluir
    4. Como eu disse: são rumores, ou seja, não é uma informação oficial, logo: especulações com certeza. Mas de fato há este relato em um blog (que inclusive entrevistou o próprio Patrick Rothfuss). Para saber mais: http://www.manjaki.com.br/por-onde-anda-patrick-rothfuss/

      Excluir
  9. Então pessoal, enquanto esperava o segundo livro que também não foi nada rápido pra lançar li que ele foi escrito em um ano após o lançamento do primeiro a editora leu e disse refaz do zero, nos seus anos decorrentes ele escreveu varias versões e os fãs que tinham acesso ao livro antes de ficar pronto e ajudavam nas correções diziam que volta e meia o livro se contradizia, como o próprio autor disse o diabo está nos detalhes.

    Ultima coisa o segundo livro foi lançado em duas partes em algumas partes do mundo por ser muito grande e para o ultimo livro querem fazer menor que o segundo, mas com tanta história pra concluir, a menos que lancem um contos inacabados, vai ser difícil, entendo partes da demora e espero que o ultimo livro lance sem ser corrida a história e melhor se fosse com 2000 páginas pra compensar a demora.

    ResponderExcluir
  10. Além da Música do Silêncio, Rothfuss teve participação no livro Rogue, no Brasil traduzido para O Principe de Westeros, no qual foram escritos contos de diversos autores famosos como George R.R Martin, Rothfuss, Neil Gaiman etc.
    O conto de Rothfuss é sobre Bast e recebeu o nome de A árvore encantada.
    Recomendo todos os fãs da série a darem uma conferida, n é as portas de pedra ainda mas vale a pena

    ResponderExcluir
  11. faltou mencionar George R. R. Martin, que também não sai da enrolação com sexto livro das cronicas gelo e fogo PELO AMOR... dá uma baita cabreragem.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal por favor tenham calma, isso não faz parte da lethani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é você pra dizer o que faz parte ou não da Lethani?

      Excluir
  13. Coloquei o dinheiro p comprar esse livro na poupanças a dois anos, quero ver o qto vai render até esse livro ser chegar nas livrarias do Brasil ( Goiânia principalmente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente você terá uns 4 Talentos e 3 Iotas

      Excluir
  14. De uma coisa eu tenho certeza: pela raiva q passei, não vou pagar para lê-lo!

    ResponderExcluir
  15. nossa, pensei que só eu estava ansioso por esse lançamento... de fato o autor me dá raiva; espero que seja um livro tão incrível que supere as expectativas. : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que é feito apressadamente, fica abaixo do esperado. Deixa ele demorar, se for pra ficar tão bom quanto os demais.

      Excluir
    2. Verdade, essa espera vai valer a pena, tenho fé no Rothfuss!

      Excluir
  16. terminei o primeiro livro agora, estou com receio de comprar o 2 depois de ver essa novela. porem estou curioso kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, se for ler o segundo livro, aconselho fazê-lo bem devagar (rs)
      Abcs!

      Excluir
    2. Eu li todos os dias no meu horário de almoço durante 4 meses. Foi excelente!!!

      Excluir
  17. Talvez o problema seja o final mesmo. No primeiro livro, vendo Kvothe na pousada, fica claro que no terceiro livro ele sofreu uma grande perda, similar as mortes narradas no primeiro livro. Kvothe não terá um final feliz, a menos que o livro continue...

    ResponderExcluir
  18. só tenho uma coisa a dizer espero que o livro tenha no mínimo 5000 páginas pq só assim vai me compensar a demora, esse filho de uma cobra choca não sabe a raiva que passo de quando li os outros livros em 2012 e 2013,em 2014 ele já tinha o livro pronto mais estava em revisões eternas.

    ResponderExcluir
  19. Sei q nao se compara autores. Mas um ex. Eu gostei da saga a rainha vermelha mas fiquei decepcionado com o terceiro livro. As vezes tenho tanta expectativa e qnd nao ta a altura fico mal. No caso do nome do vento sempre me surpreendi com os livros. Agora se o gran final nao forte foda mesmo pra compensar tanta demora acho q terei um infarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. # se o gran final nao for muito boomm

      Excluir
    2. Caco, então serão dois com enfarto. A minha expectativa é enorme e se a obra for um fracasso, com certeza, o meu coração não aguentará. :)

      Excluir
  20. MEO DEOS
    Comecei a trilogia pensando que ela já estava terminada. Vocês devem imaginar como foi minha reação ao ler a nota do Rothfuss no livro "A música do Silêncio" (obs.: Não leio resenha nem nada relacionado ao livro que irei ler, por isso não sabia que A Música do Silêncio não seria a continuação da estória de Kvhote.
    Terminei O Temor do Sábio ontem e não sei o que será de mim agora.

    ResponderExcluir
  21. meeeeeeeeeeeeeeeeeeeoDelsss, me RECUSO a ler o segundo livro da trilogia antes de sair o terceiro, tô nas ultimas páginas do PRIMEIRO LIVRO DA SAGA e já to entrando em desespero, por isso vim procurar já o resto da trilogia pra ler tudo na sequência ....
    tô chocada, já passou da metade de 2018 e nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarde o segundo livro ou leia bem devagar porque pelo "andar da carruagem" a espera será longa. No meu caso, já li os dois volumes na época de seus lançamentos, agora, apesar daqueeeeeela vontade de relê-los, só vou fazer isso quando 'pintar' o anúncio oficial da data de lançamento de "Os Portões (Portas) de Pedra".

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...