Seis séries adaptadas de livros que estarão bombando nas plataformas de streaming em 2024

03 janeiro 2024

As novidades para 2024 continuam bombando aqui em nosso blog. Depois dos lançamentos literários e dos filmes baseados em livros que serão lançados neste, agora chegou a vez de revelarmos os livros que darão origem às séries nas plataformas de streaming em suas TV’s pequenas, grandes ou médias.

Optei por elaborar uma lista com seis séries e um bônus, ou seja, uma lista pequena mas confiável. Após várias zapeadas na Internet percebi algo interessante e que merece destaque. Vi postagens publicadas em 2022 afirmando que algumas adaptações iriam estrear na TV no ano seguinte ou então postagens escritas em 2023 que ‘diziam’ que alguns livros iriam parar nos canais de streaming ainda naquele ano. Resumindo, 2022 e 2023 chegaram ao fim e nada das tão prometidas séries vingaram. Se enquadram nesse ról títulos como Mentirosos de E. Lockhart e Os Sete Maridos de Evelyn Hugo de Taylor Jenkins Reid, entre outras,

Vasculhei sites daqui e de outros países e infelizmente não consegui nenhuma informação atualizada sobre essas duas possíveis adaptações para este ano, por isso, resolvi deixa-las fora da lista. Optei por incluir apenas séries cujas produções já estão em andamento e com previsão de estreia para algum momento desse ano. Confesso que pelejei para encontrar seis séries que atendessem esses requisitos. Como brinde segue um “bônus” com uma série que estreou no streaming no primeiro dia desse ano.

Dada as devidas explicações, vamos ao nosso listão das séries adaptadas de livros e que estarão mandando ver na TV em 2024. Espero que essa postagem possa agradar tantos os leitores quanto a galera fissurada numa série/minissérie de TV.

01 – Dias perfeitos Perfeitos

Livro: Dias perfeitos (Raphael Montes)

Streaming: Globoplay

Com a definição do elenco, a série “Dias perfeitos” baseado no livro homônimo de Raphael Montes (Jantar Secreto e Suicidas) começou a ser gravada em novembro e deve estrear em 2024 no Globoplay. Não perguntem o dia nem o mês porque ambos ainda não foram definidos. Mas o importante é que o ano já está mais do que confirmado pelo canal Globoplay.

A série narra a trajetória do estudante de medicina Téo (Jaffar Bambirra), que conhece a jovem roteirista Clarice (Júlia Dalavia) e fica obcecado por ela. Então, sequestra a moça e leva para um cativeiro. Serão oito episódios, ainda sem previsão de estreia.

Debora Bloch interpretará a mãe do rapaz, uma mulher paraplégica. Já Fabiula Nascimento viverá a mãe da vítima e Felipe Camargo, o pai. Julianna Gerais será a melhor amiga de Clarice. Elzio Vieira, Lee Taylor, Giovanni Venturini e Teca Pereira também estão no elenco.

02 – O problema dos três corpos

Livro: O problema dos três corpos (Cixin Liu)

Streaming: Netflix

Baseado na trilogia de livros com o mesmo título, O Problema dos 3 Corpos, do autor Cixin Liu - vencedor dos prêmios Yinhe, Hugo e Locus – chega a Netflix no dia 21 de março. A série que é uma mistura de drama, ficção científica e camadas de mistério, acompanha o planeta Terra à beira de uma invasão alienígena. 

Numa China devastada em meio à sua violenta Revolução Cultural, ao final dos anos de 1960, um grupo de astrofísicos, militares e engenheiros decidem realizar um projeto para se comunicar com possíveis vidas fora da Terra. A decisão tomada por eles repercute na humanidade após cinquenta anos, ameaçando-a por forças desconhecidas. Agora, eles terão que sobreviver a uma visita inesperada enquanto cientistas do tempo presente tentam desvendar os segredos e mistérios do projeto realizado anos.

Originalmente publicada em 2008, a saga literária só foi traduzida para o inglês em 2014, mas no mesmo ano foi indicada ao prêmio Nebula em "Melhor Romance", categoria na qual se consagrou no ano seguinte pelo prêmio Hugo. No Brasil, o livro foi publicado em setembro de 2016 pela editora Suma de Letras.

03 – Um dia

Livro: Um dia (David Nicholls)

Streaming: Netflix

A Netflix confirmou para o dia 8 de fevereiro a estreia da série “Um Dia”, adaptada do livro homônimo do escritor David Nicholls. Leo Woodall (de “Citadel”) e Ambika Mod (de “I Hate Suzie”) estarão nos papéis de Dexter e Emma. 

Esta é a segunda adaptação do livro para o audiovisual. A primeira ocorreu em 2011, em formato de longa-metragem, com Jim Sturgess e Anne Hathaway nos papéis principais. Agora, o livro de Nicholls ganhará uma adaptação no formato de minissérie.

“Um Dia” conta a história de Dexter e Emma, dois universitários que se apaixonam na noite da formatura e passam a se encontrar uma vez por ano, sempre na mesma data em que se conheceram, para ver como está a vida um do outro. Apaixonados, às vezes eles ficam juntos, às vezes não. A história acompanha o casal ao longo de 20 anos.

Nomes como Tom Mison, Jodie Whittaker, Rafe Spall, Patricia Clarkson e Ken Stott também participaram do elenco, sob a direção de Lone Scherfig e o roteiro do próprio Nicholls.

Mesmo tendo sido lançado em 2011, portando a 12 anos, o livro Um Dia continua marcando presença nas listas de mais vendidos, incluindo a da Amazon.

04 – O simpatizante

Livro: O Simpatizante (Viet Thanh Nguyen)

Streaming: HBO Max

A série “O simpatizante” é baseada no livro homônimo de Viet Thanh Nguyen vencedor do prêmio Pulitzer e irá ao ar pela HBO Max. O protagonista será ninguém mais do Robert “Homem de Ferro” Downey Jr. A série que terá a maioria de seu elenco formada por atores vietnamitas será comandada por Park Chan-wook, um dos mais populares e aclamados diretores de cinema da Coreia do Sul – basta ‘dizer’ que foi ele que dirigiu o clássico Oldboy (2003).

Outra novidade que adorei e certamente irá agradar todos os cinéfilos brasileiros é que o conhecido e conceituado diretor brasileiro Fernando Meirelles vai comandar o quarto capítulo da produção. Meirelles é conhecido por dirigir filmes como: “Cidade de Deus” (2002), “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008) e Dois Papas (2019).

A série é um thriller de espionagem, parte sátira cultural e aborda o período pós-Guerra do Vietnã. Ela acompanha o Capitão (Xuande), um espião comunista meio francês, meio vietnamita, durante os últimos dias da Guerra do Vietnã, além de seu posterior exílio nos EUA. Depois de deixar o Vietnã durante a queda de Saigon em 1975, o Capitão se envolve com a comunidade de expatriados no sul da Califórnia e se torna um consultor cultural para um filme americano sobre a guerra. Downey irá interpretar diversos papéis, todos de antagonismo, representando diferentes facetas do establishment estadunidense.

Os produtores da série não estabeleceram uma data exta para a sua estreia mas garantiram que ela chega neste ano de 2024.

05 – Cidade de Deus

Livro: Cidade de Deus (Paulo Lins)

Streaming: HBO Max

Quem, há mais de vinte anos, assistiu nos cinemas “Cidade de Deus” e amou, agora terá a oportunidade de rever a produção no formato de série na HBO Max. A série terá protagonismo feminino e contará histórias de resistência de pessoas da comunidade. Aly Muritiba substitui Fernando Meirelles na direção. Já elenco terá nomes como: Alexandre Rodrigues, Andreia Horta e Roberta Rodrigues.

A produção da O2 Filmes, que terá seis episódios, se passa duas décadas após o filme e continuará a história de seus lendários personagens, tendo como ponto de partida as memórias de Buscapé (AlexandreRodrigues).

Poucos detalhes foram divulgadas acerca da trama do projeto, mas sabe-se que a série derivada vai mostrar uma comunidade que enfrenta diariamente uma disputa entre traficantes, policiais e milicianos.

Filme e série foram inspirados no livro homônimo de Paulo Lins publicado pela editora Companhia das Letras em 1997. Cidade de Deus foi saudado como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea. Um dos principais críticos do país, Roberto Schwarz observou a capacidade do autor de transpor para a literatura uma situação social deteriorada, aliando em sua narrativa a agilidade da ação cinematográfica e o lirismo da poesia.

A série está confirmada para 2024 pela HBO Max, mas ainda não a data exata de estreia.

06 – Sempre teremos o verão

Livro: Sempre termos o verão / 3º volume da Trilogia do Verão (Jenny Han)

Streaming: Amazon Prime Video

A série teen que entra na sua terceira temporada em 2024 na Amazon Prime é inspirada da trilogia de romances de Jenny Han formada pelos livros: O verão que mudou minha vida, Sem você não é verão e Sempre teremos o verão. Com todos os ingredientes para uma clássica série teen: trilha sonora regada de sucessos pop, clima tropical, dilemas de adolescentes e muito romance, além de uma narrativa focada em seus personagens de forma intimista, “O verão que mudou a minha vida” caiu no agrado da galera catapultando os índices de audiência da HBO Max.

A história é um drama multigeracional que gira em torno de um triângulo amoroso entre uma garota e dois irmãos, o relacionamento evolutivo entre mães e filhos, bem como o poder duradouro das amizades femininas.

O elenco conta com Lola Tung, Christopher Briney, Gavin Casalegno, Rachel Blanchard e Jackie Chung.

A Amazon Prime confirmou a terceira temporada da série para 2024, mas não especificou a data exata. Mas os fãs que estão na expectativa podem ficar tranquilos porque ela vem... de fato.

BONUS:

A grande ilusão

Livro: A grande ilusão (Harlan Coben)

Streaming: Netflix

O nosso bônus fica para série “A grande ilusão” - baseada no livro homônimo de grande sucesso de Harlan Coben publicado em 2017 – que estreou no dia 1º de janeiro na Netflix.

Eu já li o livro (ver resenha aqui) e posso afirmar com toda convicção que se você gosta de reviravoltas, essa série será um prato cheio. Estrelada por Michelle Keegan, Richard Armitage e Joanna Lumley. “A Grande Ilusão” terá oito episódios e acompanha Maya Stern (Keegan), que tenta lidar com o assassinato brutal de seu marido, Joe (Armitage). Tudo se complica, no entanto, quando Joe aparece misteriosamente na câmera da babá eletrônica, levando Maya a questionar tudo e buscar a verdade.

Primeiro escritor a ganhar simultaneamente os prêmios Edgar, Shamus e Anthony, Coben firmou em 2018 um contrato de cinco anos com a Netflix para desenvolver 14 de seus romances em séries ou filmes originais, atuando como produtor executivo. Em reconhecimento ao sucesso dessa parceria, a Netflix estendeu o acordo por mais quatro anos.

Por hoje é só galera!

Postar um comentário

Instagram