Os livros mais vendidos em 2023 na Amazon divididos por categorias

21 dezembro 2023

O fim do ano está chegando e com ‘ele’ também o momento dos blogs literários publicarem a relação dos livros mais vendidos durante 2023. São várias as metodologias usadas; alguns blogueiros optam por publicar a top list dos mais vendidos da Amazon que sem dúvida é o maior e mais importante ecommerce de vendas de obras literárias; outros optam por publicar uma lista mesclando os resultados de vários portais de vendas de livros; e por aí afora. 

No “Livros e Opinião” optei por publicar uma top list contendo apenas os livros da Amazon mais vendidos em 2023, mas dividida em categorias. Acho que dessa maneira fica uma lista mais organizada, além de facilitar a procura por parte dos leitores interessados.

Vamos nessa? Então anotem aí o listão dos mais vendidos da Amazon que traz Colleen Hoover atropelando tudo pela frente. A autora tem nada menos do que quatro livros nas dez primeiras posições. É mole?!!

Se eu optasse por fazer um listão com apenas os dez livros mais vendidos da Amazon em 2023, só teríamos nele uma brasileira: Carla Madeira com o seu elogiado Tudo é Rio ocupando a oitava posição.

Como decidi dividir os mais vendidos por categorias, vou colocar cinco obras em cada uma dessas categorias. Confiram.

FICÇÃO

01 – É assim que começa (Colleen Hoover)


Advinha qual o mais vendido na categoria ficção em 2023? É claro que você já matou: Colleen Hoover. Primeiro lugar absoluto para É assim que começa que alterna entre os pontos de vistas de dois personagens: Atlas e Lily. A história retoma logo após o epílogo de É assim que acaba

Quando ela esbarra em Atlas — com quem não fala há quase dois anos —, parece que finalmente chegou o momento para poderem retomar o relacionamento da adolescência, já que ele também está solteiro e parece retribuir os sentimentos de Lily. Mas apesar de divorciada, Lily não está exatamente livre de Ryle. Culpando Atlas pelo fim de seu casamento, Ryle não está nada disposto a aceitar o novo relacionamento de Lily, ainda mais com Atlas, o último homem que aceitaria ver perto de sua filha e da ex-esposa.

02 – Biblioteca de Meia-Noite (Matt Haig)

O segundo lugar vai para a obra de Mat Haig. Em A Biblioteca da Meia-Noite, o escritor inglês Matt Haig narra a saga de Nora Seed que aos 35 anos é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

03 – É assim que acaba (Colleen Hover)

É assim que acaba foi considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil. Trata-se do romance mais pessoal da carreira de Colleen Hoover, discutindo temas como violência doméstica e abuso psicológico de forma sensível e direta.

Em É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. E é em um dos terraços de Boston que ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela.

Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?

04 – A Paciente Silenciosa (Alex Michaelides)

O livro de Alex Michaelides foi uma das grandes sensações literárias de 2023 e merece estar na quarta colocação. Se não fosse o fenômeno Colleen Hover, certamente A Paciente Silenciosa estaria dividindo o primeiro lugar com Biblioteca da Meia-Noite.

Em A Paciente Silenciosa, Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para a Vogue, e de repente a vida de Alicia mudou completamente...

Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido, e ela nunca mais disse uma palavra.

A recusa de Alicia a falar ou a dar qualquer explicação transforma essa tragédia doméstica em algo muito maior - um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, enquanto seus quadros passam a ser mais valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres.

Enquanto isso, Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.

05 – Verity (Colleen Hover)

Olha o fenômeno Colleen Hoover novamente aí. Agora, ela ataca de Verity que também arrebentou em vendas neste ano que está chegando perto do fim.

Verity é um baita thriller psicológico e que mete um medinho danado em alguns trechos. Teve momentos que fiquei incomodado já que li a maior parte da obra durante altas horas da noite. Pena que o final mata a pau e no mau sentido (entendam porque não gostei do final lendo aqui).

No enredo criado por Hoover, Verity Crawford é uma famosa escritora de best-seller e que está por trás de uma série de sucesso. Ela está no auge de sua carreira, aclamada pela crítica e pelo público, no entanto, um súbito e terrível acidente acaba interrompendo suas atividades, deixando-a sem condições de concluir a história... E é nessa complexa circunstância que surge Lowen Ashleigh, uma escritora à beira da falência convidada a escrever, sob um pseudônimo, os três livros restantes da já consolidada série.

Para que consiga entender melhor o processo criativo de Verity com relação aos livros publicados e, ainda, tentar descobrir seus possíveis planos para os próximos, Lowen decide passar alguns dias na casa dos Crawford, imersa no caótico escritório da famosa escritora.

Quanto mais o tempo passa, mais Lowen se percebe envolvida em uma confusa rede de mentiras e segredos, e, lentamente, adquire sua própria posição no jogo psicológico que rodeia aquela casa.

AUTOAJUDA

01 – O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)

Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo ―, George S. Clason mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, O homem mais rico da Babilônia é considerado por muitos como um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros.

02 – Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

O livro de Dale Carnegie é voltado para a arte de se relacionar com as pessoas, apresentando técnicas que segund0 o autor são de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais.

O livro traz experiências vivenciadas pelo próprio autor e outras ocorridas em sua época por ilustres pessoas a sua volta, como Winston Churchill, John D. Rockefeller, Eleanor Roosevelt, Daniel W. Josselyn, General George C. Marshall, Henry Ford e Abraham Lincoln.

A primeira publicação da obra foi em 1936, com uma tiragem de apenas cinco mil exemplares, devido ao fato de não serem previstas vendas acima desse número. "O livro tornou-se, do dia para a noite, um êxito estrondoso", disse Dorothy Carnegie, a esposa de Dale.

A obra lançada pela editora sextante em 2019 tem por objetivo fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre suas atitudes, mostrando também o que elas podem melhorar para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.

03 – Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

No livro Os segredos da mente milionária, do autor de origem canadense T. Harv Eker, são apontadas as diferenças entre os ricos e as demais pessoas. Essas diferenças estão, portanto, na forma como pensamos e agimos.

Um dos principais pontos abordados pelo autor é a importância do pensamento. Segundo Eker, pode não parecer, mas o que pensamos sobre dinheiro afeta muito a nossa forma de lidar com as finanças. Ele cita, por exemplo, que aqueles que pensam que pessoas ricas são pessoas más, não irão ficar ricos nunca, porque, inconscientemente, irão se afastar da riqueza para não ser “uma pessoa ruim”. Por outro lado, os ricos têm alguma linha de pensamento específica que os ajuda a tomar atitudes que resultam em grandes riquezas.

Além disso, outro pilar apontado por Eker é o da importância de se ter uma educação financeira, de investir em ativos, mas não em passivos. Afinal, o objetivo do livro é entregar “arquivos de riqueza”, que ajudam as pessoas a repensarem o modo de ver o dinheiro e se conscientizarem da importância dos pensamentos.

04 – A Psicologia Financeira (Morgan Housel)

Neste livro, Morgan Housel aborda gestão financeira de uma maneira diferente, apresentando casos de sucessos e fracassos de investidores que demonstram a importância do fator psicológico no gerenciamento das finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do objetivo de todos nós: ser feliz.

De acordo com o autor, a maneira como lidamos com o dinheiro ― finanças pessoais, investimentos, decisões de negócios ― costuma ser explicada como um campo puramente matemático, no qual dados e fórmulas nos dizem o que fazer. Housel diz, porém, que grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho. Além disso, cada uma delas é um reflexo da história pessoal e das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo que as tomou.

05 – O Deus que destrói sonhos (Rodrigo Bibo)

Em O Deus que destrói sonhos, o pastor e mestre em Teologia, Rodrigo Bibo que também é produtor e diretor do Bibotalk, um portal de podcasts cristãos, explica que uma tentação constante que cerca a vida cristã é a inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar nosso caminho e seguir nossos planos e sonhos. Bibo afirma que essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando nos abençoa. 

“Mas e se Deus derrubar o nosso sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não! Ele continua sendo um Pai sábio e um Deus misericordioso mesmo em meio às nossas frustrações”, frisa o autor. Às vezes, ele só quer chamar nossa atenção para o caminho certo. Você já deve ter testemunhado gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. É porque pediu errado”, conclui.

NÃO FICÇÃO

01 – Em busca de mim (Viola Davis)

Na categoria de “Não Ficção”, a biografia da atriz Viola Davis, ganhadora do Oscar e reconhecida internacionalmente, reina absoluta no primeiro lugar. De acordo com a Amazon, foi a obra de não ficção mais vendida em 2023.   

Viola Davis narra Em busca de mim, tudo o que viveu desde a infância difícil até o estrelato. Ela relata a sua história de superação sem romantizar suas experiências de vida. Na obra, Viola conta sobre as condições precárias do começo de sua vida, onde passava por situações como preconceito, medo e fome.

Viola Davis conquistou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu desempenho no filme “Fences” (2016) dirigido e estrelado por Denzel Washington. Ao ganhar o prêmio ela tornou-se a primeira atriz negra a obter a Tríplice Coroa de Atuação, termo usado para descrever atores que foram premiados por sua atuação com os três prêmios de maior prestígio relacionados a essa arte, respectivamente o Oscar no cinema, o Emmy na televisão e o Tony no teatro.

Mesmo com todas essas adversidades, Viola encontrou propósito em sua vida como ela mesma conta em seu livro. Hoje, Viola Davis é conhecida mundialmente.

02 - Beyond The Story Uma história dos 10 anos de BTS (Myeongseok Kang)

O livro publicado em comemoração ao aniversário de 10 anos do BTS conta a trajetória do grupo coreano que conquistou vários países arrastando consigo uma legião de fãs, inclusive no Brasil. Beyond The Story Uma história dos 10 anos de BTS inclui também fotos inéditas, QR codes dos vídeos e todas as informações sobre os álbuns.

Após terem se apresentado ao mundo pela primeira vez em 13 de junho de 2013, o BTS celebra 10 anos de aniversário do seu debut em 2023. Eles alcançaram o auge como artistas globais e icônicos e, neste momento significativo, o grupo reflete sobre toda a trajetória percorrida neste primeiro livro oficial.

 Obra compartilha histórias pessoais do grupo e dos bastidores da sua jornada até aqui por meio de entrevistas e mais de três anos de pesquisa e acompanhamento da banda feitos por Myeongseok Kang, que já escreveu para diversas plataformas de mídia sobre K-pop e cultura coreana. Apresentado cronologicamente em sete capítulos, o livro abrange o perído desde antes do debut do BTS até o presente, e suas impactantes vozes e opiniões se combinam para contar uma história honesta, empolgante e profunda. Em entrevistas individuais que foram conduzidas sem câmeras ou maquiagem, eles trazem à luz sua jornada musical por diversos ângulos, discutindo seu impacto.

03 – O pacto da branquitude (Cida Bento)

Neste livro, Cida Bento ― eleita em 2015 pela The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade ― denuncia e questiona a universalidade da branquitude e suas consequências nocivas para qualquer alteração substantiva na hierarquia das relações sociais.

Diante de dezenas de recusas em processos seletivos, a autora identificou um padrão: por mais qualificada que fosse, ela nunca era a escolhida para as vagas. O mesmo ocorria com seus irmãos, que, como ela, também tinham ensino superior completo. Por outro lado, pessoas brancas com currículos equivalentes ― quando não inferiores ― eram contratadas.

Em suas pesquisas de mestrado e doutorado, Cida Bento se dedicou a investigar esse modelo, que se repetia nas mais diversas esferas corporativas, e a desmistificar a falácia do discurso meritocrático. O que encontrou foi um acordo não verbalizado de autopreservação, que atende a interesses de determinados grupos e perpetua o poder de pessoas brancas. A esse fenômeno, Cida Bento deu o nome de “pacto narcísico da branquitude”.

Neste livro, a cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) reúne sua experiência para apresentar evidências desse acordo tácito e nos convidar a deslocar nosso olhar para aqueles que, a fim de se manter no centro, impelem todos os outros à margem.

04 – Sapiens: Uma breve história da humanidade (Yuval Noah Harari)

Yuval Noah Harari questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta ao explorar quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir.

O livro explica que o planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e numa fração ínfima desse tempo, uma espécie entre incontáveis outras o dominou: nós, humanos. O autor reforça que somos os animais mais evoluídos e mais destrutivos que jamais viveram.

Sapiens: Uma breve história da humanidade consagrou o historiador israelense Yuval Harari como um dos pensadores mais conhecidos da atualidade. O livro faz uma narrativa histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a Terra. Da Idade da Pedra ao Vale do Silício, o leitor passa a ter uma visão ampla e crítica da jornada em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo.

05 - Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar (Anna Lembke)

Em Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar, a Dra. Anna Lembke, psiquiatra e professora da Escola de Medicina da renomada Universidade Stanford, explora as novas descobertas científicas que explicam por que a busca incansável do prazer gera mais sofrimento do que felicidade - e o que podemos fazer a respeito.

Na minha opinião, trata-se de um livro de autoajuda, mas por algum motivo, a Amazon o incluiu na categoria de obras não ficcionais. Lembke diz que é um livro que trata de como encontrar o delicado equilíbrio entre prazer e sofrimento. Ela afirma que hoje em dia, mais do que nunca, é essencial encontrar esse equilíbrio, pois estamos vivendo em uma época de excessos, de acesso sem precedentes a estímulos de alta recompensa e alta dopamina: drogas, comida, notícias, jogos, compras, sexo, redes sociais.

A autora ressalta que a variedade e a potência desses estímulos são impressionantes - assim como seu poder adictivo. “Nossos telefones celulares oferecem dopamina digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma sociedade ao mesmo tempo conectada e alheia do que acontece ao redor. Estamos todos vulneráveis ao consumo excessivo e à compulsão e precisamos saber como lidar com tudo isso”; diz a Drª Anna Lembke.

INFANTOJUVENIL

01 – Até o verão terminar (Colleen Hoover)

E para aqueles que ainda insistem em afirmar que Colleen Hoover não é um fenômeno literário, taí o seu 4º livro na lista dos mais vendidos por categorias, agora direcionado para o público infanto-juvenil o que prova a versatilidade da autora em explorar vários gêneros literários.

Em Até o verão terminar, uma vida de dor e abandono fizeram de Beyah uma pessoa cética, desconfiada e boa em guardar segredos. Mas ela terá que rever tudo o que acredita.

Filha de uma mãe problemática e um pai ausente, Beyah precisou aprender a se virar sozinha desde pequena. Sua vida foi trilhada com muitas decepções. Mas ela está prestes a mudar a sua sorte graças a si mesma, e a mais ninguém, por conta da bolsa de estudos que ganhou para estudar em uma boa universidade. Apenas dois curtos meses separam o tão sonhado futuro do passado que tanto deseja deixar para trás. Mas uma reviravolta faz Beyah perder até mesmo a casa em que mora.

Sem opção, ela recorre ao último recurso que tem e precisará passar o resto do verão na casa de praia do pai que mal conhece, da nova esposa e da filha dela que nem ao menos ouvira falar. O plano de Beyah é se manter quase invisível até poder ir para a faculdade. Mas o vizinho da casa ao lado torna tudo muito mais complicado. Afinal, é difícil ignorar o rico, bonito e misterioso Samson.

02 – Vermelho, branco e sangue azul (Casey McQuiston)

O segundo lugar na categoria Infantojuvenil fica para o livro deliciosamente divertido de Casey McQuiston. Imagine só o que poderia acontecer se o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixonasse pelo príncipe da Inglaterra?!

Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.

O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem? Vermelho, branco e sangue azul estourou em vendas neste ano de 2023.

03 – Kit Hopeless (Colleen Hoover)

Será que as dúvidas continuam? (rs). Cara, olha a mulher, novamente aí marcando presença na lista dos mais vendidos de 2023 e agora, com uma série de livros que ela escreveu praticamente no início de sua carreira. 

Desde que surgiu em 2012 com Métrica (Slammed, em inglês), CoHo - como é apelidada - mantém-se no topo dos best-sellers de ficção para Jovens Adultos. Não muito tempo depois, Hoover chegou ao topo da lista de mais vendidos do New York Times com sua série de livros Hopeless.

A série clássica da autora formada pelos livros Um Caso Perdido, Sem Esperança e Em Busca de Cinderela/Em Busca da Perfeição ganhou em meados do ano passado uma nova cara com a capa inédita ilustrada por Carmell Louize, tornando um dos trabalhos mais icônicos da autora.

04 – Manual de assassinato para boas garotas (Holly Jackson)

O elogiado livro de Holly Jackson lançado em 2022 acabou dominando as listas de mais vendidos de 2023, incluindo a da Amazon. A autora narra a história de Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola que foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas.

Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte?

Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida.

Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.

05 – O verão que mudou minha vida (Jenny Han)

A Trilogia Verão (Verão que mudou minha vida, Sem você não é verão e Sempre teremos o verão) acompanha os amores, as desilusões e os dilemas da protagonista Belly dos 15 aos 24 anos. 

Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis. A trama escrita por Jenny Han, autora de Para todos os garotos que já amei, inspirou a série de sucesso “O verão que mudou minha vida”, do Amazon Prime Video.

O primeiro livro da trilogia foi o quinto mais vendido na Amazon na categoria Infantojuvenil.

Por hoje é só.

Valeu galera!

Postar um comentário

Instagram