domingo, 24 de setembro de 2017

‘O Meu Pé de Laranja Lima’ ganha edição comemorativa de 50 anos

Em 2018, o livro “O Meu Pé de Laranja Lima” do autor José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) completa 50 anos de lançamento e para comemorar a data, a Melhoramentos reservou um presentaço para todos os leitores que se emocionaram com a história de Zezé e Xururuca. Certamente, aqueles que leram e releram a obra sabem quem é essa famosa dupla. Para os que ainda não tiveram contato com o bestseller nacional; Zezé é um garoto pobre de apenas seis anos, inteligente e sensível, mas carente de um afeto que não encontra na família. As surras que lhe aplicam seu pai e sua irmã mais velha são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. Por isso, ele inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja lima. As suas conversas com a árvore são emocionantes.
Agora, voltando ao presentaço preparado pela Melhoramentos; a editora decidiu antecipar o lançamento de uma edição comemorativa pelos 50 anos do livro. E que edição! A responsabilidade pelas 232 páginas da obra ficou a cargo de Luiz Antonio Aguiar, escritor e tradutor, mestre em literatura brasileira e ganhador de dois prêmios Jabuti. Coube a Aguiar, a missão de traduzir para o leitor de hoje alguns termos comuns na época em que foi escrita a obra, além de elaborar um suplemento de leitura para o livro de Vasconcelos. Neste suplemento, apresentado no final das 232 páginas, Aguiar destaca peculiaridades desse clássico, apresentando um contexto histórico e cultural da época em que acontece a história de Zezé (1920-1930).
Autor José Mauro de Vasconcelos
Vale lembrar que nestes 50 anos em que a obra se encontra no catálogo da Melhoramentos, já foram lançadas mais de 150 edições  no Brasil e 2 milhões de exemplares vendidos – o recorde foi em 1969, com 320 mil cópias comercializadas, e, embora os números tenham perdido a força com o passar dos anos, eles ainda impressionam. Em 2016, por exemplo, a editora diz que vendeu nada menos de 35 mil exemplares. O livro é sucesso também na TV, no cinema e no exterior, com tradução em 15 idiomas e presença em 23 países.
Apesar de ainda não ter escrito nenhuma resenha sobre obra – o que farei em breve - li e reli, inúmeras vezes, a história idealizada por Vasconcelos e, agora com o lançamento da edição comemorativa, estarei relendo novamente.
Sobre o autor
Mais conhecido pelo livro O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos (1920 – 1984) tem uma história fascinante. Ainda menino, trocou Bangu, no Rio de Janeiro, pela cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde foi morar com os tios. Lá treinava natação no Rio Potengi e sonhava em ser campeão. Mas a vida o levou por muitos outros caminhos. Estudou Medicina, foi jornalista, radialista, pintor, treinador de boxe, pescador, garçom e até estivador. Jovem ainda viajou com os irmãos Villas-Boas, sertanistas e indigenistas brasileiros, em expedição no sertão do Araguaia, no Centro-Oeste do país. Com seu porte de galã, teve ainda uma atuação destacada como ator em diversos filmes e novelas.

Ficha técnica:
Obra: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Formato: 13,5 X 21 cm
Número de páginas: 232
ISBN: 978-85-06-07027-7
R$ 52,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...