quinta-feira, 7 de julho de 2016

Os 15 livros infantojuvenis mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2016

Podem falar o que for. Desprezar, humilhar, tirar o sarro, sei lá; vale qualquer coisa. Mas não adianta, eu adoro literatura infantojuvenil. Sou como o Marcos que nem sequer esquentou a cabeça com a ‘tiração’ de sarro do Mirtinho Chupa-Cabras (quer saber mais sobre isso clique aqui) e continuou lendo, de maneira imperturbável, o seu “As Crônicas de Nárnia”.
Para aqueles que torcem o nariz para os livros infantojuvenis, lembro que a Revista veja decidiu criar um ranking específico para as obras do gênero, reconhecendo a sua importância.
E quando o assunto é “Paradão de Livros”, não tem prá ninguém, a Veja domina o território e o seu toplist é considerado referência em todo o País.
No post de hoje vou publicar os 15 livros infantojuvenis mais lidos aqui na terrinha, segundo pesquisa realizada pela Veja em mais de 90 livrarias espalhadas por todo o País. Segue também um breve resumo da obra.
Vamos ao listão!
15º Lugar: As Coisas Mais Legais do Mundo
Autora: Karol Pinheiro
Editora: Verus
Há 11 anos, uma jornalista desconhecida chamada Karol Pinheiro começou a experimentar a plataforma dos blogs. Foi assim que encontrou a possibilidade de publicar conteúdos de caráter mais pessoal, explorando as crônicas e os textos reflexivos que tanto gosta. A garota foi acumulando experiência e os seus textos caíram na graça das internautas, a maioria, adolescentes do sexo feminino. Não deu outra: Recebeu um convite para hospedar um novo blog dentro do site da Capricho, onde trabalhou por sete anos como editora de comportamento.
A idéia de transformar tudo isso em um site é mais recente - desde 2013, milhares de fãs acessam suas publicações sobre moda, beleza, comportamento e estilo de vida.
A editora Verus viu em Karol um grande potencial de vendas e resolveu convidá-la para escrever um livro baseado nas suas experiências pessoais e profissionais.
14º Lugar: Papo de Menina
Autoras: Mariany Petrin Martins e Nathany Petrin Martins
Editora: Astral Cultural
Elas têm 12 e 13 anos e uma rotina igual a qualquer menina de sua faixa etária: vão à escola, fazem lição de casa, passeiam, cuidam da beleza e de vez em quando simplesmente não fazem nada. Foi justamente o jeito“garota da minha rua” que fez dessas mineiras um fenômeno de popularidade na internet (mais de 1 milhão de inscritos!). Em Papo de Menina, Mariany e Nathany falam sem parar. Falam sobre as dúvidas que todo adolescente tem, os pequenos dramas desta fase e ainda dão dicas sobre estilo, receitas e até sugestões de desafios para fazer com a irmã (ou o irmão, o vizinho, o amigo da escola...). Em todos os capítulos, você participa da conversa e interage com as meninas.
13º Lugar: Muito Mais que 5inco Minutos
Autora: Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, "5inco minutos" (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. 
Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Alguns dizem que se, de fato, o  YouTube é a nova televisão, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro,  Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda, gafes e conta uma série de histórias que aconteceram em sua vida.
12º Lugar: Só a Gente Sabe o Que Sente
Autor: Frederico Elboni
Editora: Saraiva
Caraca! Afinal de contas quem é esse tal Frederico Elboni? Mêo, juro que não o conheço. Por isso, como fiz com Mariany, Nathany Petrin, Karol e Kéfera, tive que apelar para a sabedoria da “Dona Internet”. Cara, confesso que meu gosto literário do gênero está mais para obras do tipo “Os Três Mosqueteiros”, “As Crônicas de Nárnia”, “Viagem ao Centro da Terra”, “20 Mil Léguas Submarinas” e outros da velha-guarda. Man, não li nada dessa leva contemporânea! Por isso tive que rebolar a fim de encontrar subsídios para fazer resenhas relâmpagos das obras, evitando ‘imprimir’ a minha opinião pessoal, mesmo porque não as li.
Bem, chega de explicações e vamos tentar dar para vocês uma rápida noção sobre esse livro e seu autor que, repito, não conheço. 
Ok, Em 2011, o tal Frederico Elboni decidiu criar um blog. Ele queria que o seu se destacasse dos demais que entupiam – e continuam entupindo a blogosfera. Leitor assíduo de revistas femininas, Fred começou a imaginar um conteúdo que fosse, ao mesmo tempo, delicado e maduro. Horóscopo, dietas malucas e dicas para arranjar um namorado não teriam espaço. O jovem queria textos inteligentes, divertidos e que incorporassem o dia a dia da mulher moderna. Foi dessa teia de desejos que surgiu o "Entenda os Homens", que hoje contabiliza 1,5 milhão de acessos por mês e quase 300 mil “curtidas” no Facebook.
Gostou? Então vai lá e compra o livro do cara. Não gostou? Guarde o seu dinheiro para outra coisa.
11º Lugar: As Crônicas de Nárnia
Autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Originalmente, “As Crônicas de Nárnia” é uma saga de sete livros escritos por C.S. Lewis no período de 1949 a 1954.
O autor  lançou inicialmente “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa” sem ter a intenção de produzir uma série de livros. Entretanto, encorajado pelas críticas positivas do público e de amigos (incluindo J.R.R. Tolkien), o ele decidiu prosseguir, no ano seguinte, escrevendo outros livros contando outras histórias do mundo de Nárnia.
A edição especial com mais de 750 páginas lançada pela Martins Fontes em 2009 agrega todos os sete livros.
Gostei tanto das histórias de Lewis que resolvi escrever uma resenha. Você pode conferir a minha opinião aqui.
10º Lugar: Dois Mundos, Um Herói
Autor: Rezendeevil
Editora: Suma de letras
Cara, a onda agora é convidar jovens que estão fazendo sucesso nos faces, blogs, instagrans e twitters ‘da vida’ para escrever livros. Basta ter um grande numero de seguidores. Quanto ao conteúdo? Olha, pra ser sincero,  qualquer coisa vale, desde  joguinhos, moda, beleza à narração de rotinas de vida. Bem, é claro que nesse ultimo caso, a sua rotina deve ser bem sui generis para despertar a atenção da galera.
Bem, voltando ao que interessa. Na realidade, o Rezendeveil que assina esse livro se chama Pedro Afonso. Ele tem 19 anos, é de Londrina e mantem um canal de vídeo no YouTube com mais de 30 milhões de visualizações por mês. A Suma de Letras achou o conteúdo ou o numero de visualizações interessante e contratou o rapaz para o seu time de escritores.
O carro-chefe de Pedro no YouTube são suas séries sobre "Minecraft", fenômeno entre os jogadores mais jovens. Usando diversas modificações para o game, ele trabalha com as ferramentas de criação do jogo para contar histórias que vão desde uma versão do programa de TV "The Walking Dead" a uma interpretação da Arca de Noé – sempre sem palavrões e com foco no público infantil.
09º Lugar: Segredos da Bel para Meninas
Autora: Bel
Editora: Gente
Depois da Karol, da Mariany, Nathany, Kéfera e do Pedro, chegou a vez da Bel. Entonce, vamos falar da Bel, uai! Ela é uma menina de apenas oito anos e com um canal de sucesso no YouTube.
Apontado pelo Google como o maior canal kids do Brasil e um dos 10 mais vistos em todo o território nacional, não deu outra: foi convidada por uma editora para colocar num livro as suas experiências da Net. Bel foi a primeira criança brasileira a conquistar a marca de 1 milhão de inscritos no YouTube e conta, atualmente, com mais de 1,4 milhão seguidores e 580 milhões de visualizações.
Seu canal de origem, o “Penteados para Meninas”, e o de sua irmã, “Nina para Meninas”, onde Bel também aparece, já contam com um total de  2,5 milhões de seguidores e 800 milhões de visualizações. Os assuntos abordados nos vídeos são variados: desafios, teatrinhos, novelinhas de temas do cotidiano, todos de forma divertida e uma linguagem própria para crianças.
 08º Lugar: Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ramsom Riggs
Editora: Leya Brasil
Pela sinopse fornecida pela editora Leya, parece ser um livro infantojuvenil bem pesadinho, bem denso. Vejam só: “Tudo está à espera para ser descoberto em 'O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares', um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas”. Eu heeinn?!
Apesar do climão, me interessei pela história. Antes que me esqueça: Hollywood já comprou os direitos do livro para filmagem. O diretor será ninguém menos do que Tim Burton. Conhecem?
 07º Lugar: Tá Todo Mundo Mal
Autor: Jout Jout
Editora: Companhia das Letras
My God!! As grandes e médias editoras, de fato, sucumbiram à febre dos youtubers. Agora chegou a vez de falarmos escrevermos sobre Jout Jout. Japonesa? Chinesa? Francesa? Esqueça. A moça é brasileira da gema, sendo esse nomezinho esquisito, apenas o apelido de Julia Tolezano da Veiga.
O livro é inspirado em um vídeo do canal joutjoutprazer que fez muito sucesso em 2014. Confiram a sinopse fornecida pela Companhia das Letras. É claro que se trata de uma sinopse para divulgação do produto e por isso, mesmo, coloca a obra nas alturas. Compre por sua conta e risco. Anotem: “Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em Tá todo mundo mal, ela reuniu as suas ‘melhores’ angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, ‘Jout Jout, Prazer’.
Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!”
Terminou. 
 06º Lugar: De Volta ao Jogo
Autor: Rezendeevil
Editora: Suma de Letras
Olha ele novamente aí. Parece que o primeiro livro do Rezendeevil vendeu bem, já que a Suma de Letras arriscou investir novamente no garoto. Seguem os dizeres que estão no release de divulgação da editora: “Depois de acordar um dia dentro do jogo e conhecer o próprio avatar, o Rezende virtual, ele agora mal pode esperar pela próxima aventura. Desta vez, porém, ao se ver no mundo quadrado que adora, Pedro não reconhece muita coisa. Onde está? De quem é aquela mansão mal-assombrada que vê à distância? E onde estão seus amigos? É hora de mergulhar em uma nova aventura para salvar o mundo que criou. Mais uma vez, Pedro e Rezende precisam se unir, pois um vilão de olhos brilhantes ameaça a vida de todos, e apenas o Herói Duplo poderá derrotá-lo.”
Belê?!
05º Lugar: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
“Harry Potter e a Pedra Filosofal é o início de tudo. O livro serve de introdução aos personagens principais: Harry, Hermione Granger, Ron Weasley, Draco Malfoy, Severo Snape, Dumbledore, Voldemort e tantos outros. A leitura do livro é fundamental para que você possa seguir lendo os demais da saga, pois tudo começa nele, a infância de Harry, a tragédia envolvendo seus pais, sua iniciação na escola de bruxaria de Hogwarts, seus primeiros laços de amizade, o surgimento de Voldemort, etc. A autora britânica J.K. Rowling escreveu sete livros dependentes um do outro.
Gostei muito da obra, tanto é que depois optei pela compra dos outros seis livros da saga. Confira resenha da obra aqui.
04º Lugar: Authenticgames – Vivendo Uma Vida Autentica
Autor: Authenticgames
Editora: Alto Astral
Mais um youtuber na área! E mais um pra falar sobre Minecraf. Caraquíssima das caracas!! O mineiro Marco Túlio Matos Vieira lançou há aproximadamente cinco anos, um canal para falar – despretensiosamente – sobre os seus games de Minecraft. Resultado: Além do canal do YouTube chamado Authenticgames, um dos 20 mais populares do país, ele administra um website e uma página no Facebook, que já atingiu a marca de tem 1,4 milhão fãs.
A editora Alto Astral cresceu os olhos no grande número de seguidores do Marcão e saiu correndo atrás do garoto.
Neste livro, os fãs vão saber como surgiu o projeto do canal, quem são os amigos da internet que o Authentic levou para a vida real e outras cositas. Fiquem a vontade para comprar ou não.
03º Lugar: Herobrine – Alenda
Autores: Pac e Mike
Editora: Geração Jovem
Nãaaaaaaaaaaaaaaoooooooooo!!!! Mais Minecraft e youtubers na lista!!!!!! Nãaaaaaaaaooooo!!! PQP, assim eu não agüento! Cara, como estou muito esgotado e enjoado, vou publicar – sem tirar, nem por vírgula – a sinopse fornecida pela Geração Editorial e que Deus ajude a todos nós. Vamos lá. ‘O TazerCraft é um dos maiores sucessos da internet brasileira. Trata-se de um canal no YouTube que mobiliza milhões de jovens, diariamente, em histórias que prendem até o último segundo. No total, são mais de 1,5 bilhão de visualizações, sendo 20 milhões da série Herobrine- a lenda , 4,5 milhões de inscritos e uma aventura que não poderia ficar restrita apenas às telas dos computadores. Por isso, essa webserie (e filme) ganhou livro, para contar, com mais profundidade, com novos acontecimentos, com muito mais batalhas e emoção, uma história cheia de tensão, reviravoltas e o melhor ingrediente do mundo- aventura! Sem perder o charme dos vídeos e o conhecido jeito irreverente de Pac e Mike. Para melhorar, a dupla mostrou todo o talento num texto leve e empolgante, que envolve o leitor da primeira até a última página. Em Herobrine- a lenda, o amado quarteto está de volta- Felipe, Peter, João e Victor! Os quatro amigos viverão uma aventura que nem o mais crente dos habitantes de Mine poderia imaginar. Para os fãs, a edição conta com mais 30 ilustrações impressionantes que fazem os personagens saltarem – literalmente – no decorrer do livro.
Zéfini!
02º Lugar: A Coroa
Autores: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Como não li o livro e também não tenho interesse em lê-lo, vou publicar no post apenas a sinopse da editora Seguinte: ‘Em A herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… E agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil — e importante — do que esperava. America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… E agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil — e importante — do que esperava.
É só isso.
01º Lugar: O Diário de Larissa Manoela
Autores: Larissa Manoela
Editora: Haper Collins Brasil
Para quem não sabe, Larissa Manoela é a protagonista da novela “Carrossel” do SBT, em que viveu a enjoada Maria Joaquina, e também de “Cúmplices de um Resgate” na qual interpreta gêmeas, uma boa e outra má. Larissa é a atriz que mais aparece no horário nobre da TV brasileira.
Se Xuxa, Mara, Capitão Asa e outros foram os grandes ídolos de gerações passadas de crianças; não podemos negar que Larissa Manoela se tornou um fenômeno de popularidade entre as crianças e adolescentes de hoje. Prova disso é que o seu livro encabeça a lista dos mais vendidos da Veja.
Nesta obra, Larissa recorda episódios da infância, conta como brincava de interpretar personagens em casa ainda bem pequena, fala do primeiro beijo, do bullying que sofreu na escola.
Pelo release distribuído pela Haper Collins Brasil, o livro é uma biografia da garota narrada em primeira pessoa, ou seja, por ela mesma.
É isso aí pessoal, se vocês gostam de literatura infanto-juvenil, vejam a lista, analisem e escolham as suas obras preferidas.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...