Especialista lança livro para auxiliar pais e professores nos desafios do pós-pandemia no ambiente de aprendizagem

11 janeiro 2024

Há algum tempo, acho que no segundo semestre de 2022, estava na “ilha de edição” – na empresa onde trabalho – “fechando” o programa jornalístico que iria ao ar quando vi uma matéria de uma agência de notícias, não me lembro qual, que “falava” sobre o déficit na alfabetização que havia dobrado com a pandemia de coronavírus. Ainda me recordo que a notícia informava que tanto nas escolas públicas quanto nas privadas havia sido verificado que os estudantes não conseguiam ler nem escrever palavras simples e que esse déficit de aprendizagem já havia sido previsto em decorrência da pandemia de covid-19, momento em que as escolas passaram a ensinar de forma remota. Evidentemente, selecionei essa informação para que fosse transmitida em nosso jornalismo.

Bem... o tempo e a pandemia de Covid-19 passaram, outros assuntos foram surgindo, e acabei me esquecendo desse fato que voltou as minhas recordações no final de 2023 quando recebi um email pedindo que divulgasse o lançamento de um livro que tinha tudo a ver com o assunto.

Anexo ao email veio um release da obra intitulada Alfabetização: por onde começar? Um método neurocientífico eficiente para ensinar a ler de verdade. Segundo esse mesmo release, a autora, Luciana Brites é mestre e doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento, especialista em Educação Especial nas áreas de Deficiência Mental, Psicopedagogia Clínica e em Psicomotricidade.

Mesmo não tendo o hábito de publicar, aqui no blog, releases enviados por editoras – sejam elas grandes ou pequenas – de obras que eu ainda não tenha lido, acabei me interessando por alguns pontos do texto preparado pela assessoria da autora. O primeiro deles está relacionado às qualificações da escritora que é especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental, Distúrbios do Desenvolvimento e Psicopedagogia Clínica e Institucional, demonstrando, assim, ter um amplo domínio sobre o tema bordado em sua obra.

A autora diz que o livro contém um conjunto de evidências baseadas em pesquisas científicas, sobre o que acontece no cérebro humano durante a leitura e a escrita. Afirma ainda que o conceito de ler e escrever não é uma habilidade natural que temos e, sim, algo que é construído cultural e cognitivamente na nossa sociedade.

Ela finaliza dizendo que entre os tópicos que são abordados em seu livro, estão a diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, como identificar as necessidades individuais e os processos cerebrais que acontecem ao ler e compreender palavras escritas. “Explico ainda sobre os passos que ajudam a criança no processo de alfabetização, as fases do desenvolvimento e a mediação eficaz durante esse processo”.

Pelo o que pude entender lendo o release promocional, a obra foi lançada com o objetivo de auxiliar pais e professores a superar essa grande lacuna que ficou no aprendizado de um grande número de filhos e estudantes durante a pandemia de coronavirus quando as aulas presenciais tiveram que ser suspensas e com isso, professores e alunos tiveram que se “virar” com o ensino remoto.

Como ainda não li o livro, certamente, não posso indica-lo para os leitores que seguem o “Livros e Opinião” nas redes sociais, mas por outro lado, não posso negar que o tema é muito importante e interessante. Além do mais a autora tem credenciais.

Por isso, vale arriscar a leitura, sim. 

 

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