quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

“Inferno”, novo livro de Dan Brown será lançado em maio de 2013



Nem Judas, nem moedas de Judas. Nada disso. Esqueça o controverso personagem bíblico e direcione a sua atenção para um escritor, poeta e político italiano que escreveu uma obra épica chamada “A Divina Comédia”. Estou me referindo ao lendário Dante Alighieri.
É isso aí pessoal, o tão esperado livro de Dan Brown que se chamará “Inferno” será inspirado na obra de Alighieri e será lançado nos Estados Unidos e Canadá no dia 14 de maio de 2013. Pelo menos, foi o que informou a editora Doubleday. Vale lembrar que no Brasil, a obra será lançada pela Arqueiro. Quanto a data, ainda não há uma previsão, mas tudo indica que não será muito distante do lançamento nos states. Quem sabe não pode pintar por aí um lançamento simultâneo? Afinal de contas, esperança é sempre a última que morre.
Com relação a Robert Langdon - personagem carismático criado por Brown e que esteve presente nos livros “O Código da Vinci”, “Anjos e Demonios” e “O Símbolo Perdido” -  os seus fãs podem ficar tranqüilos, pois o famoso simbologista da Universidade de Harvard já foi confirmado nessa nova história.
Mas o que levou o autor norte-americano a optar por esse tema, deixando Judas de lado? Bem, numa rápida entrevista, Brown explicou que, pesquisando na cidade italiana de Florença, entendeu "a persistente influência" no mundo contemporâneo do mito do inferno evocado por Dante Alighieri em sua obra, escrita no início do século 14. Ele chegou a conclusão que o tema daria um ótimo romance fundindo história, arte, símbolos e quebra-cabeças.
Cara, sei não. A princípio parece que “Inferno” vai beber na mesma fonte de “O Código da Vinci”, com a história levando o leitor a uma viagem através de códigos, símbolos e segredos.
Muito pouco foi revelado sobre o enredo do novo livro. O pouco que se sabe é que a obra acompanhará as aventuras de Langdon "no coração da Europa", onde ele será "tragado para um mundo centrado em uma das obras-primas literárias mais misteriosas da história".
Uma das ilustrações de "A Divina Comédia"
O autor revelou em comunicado oficial que apesar de ter lido Dante quando estudava;  apenas recentemente, durante uma pesquisa em Florença, é que começou a apreciar a duradoura influência de seu trabalho no mundo moderno. Finalizou dizendo que "com esse novo romance, pretende levar os leitores em uma jornada a um lugar misterioso... um panorama de códigos, símbolos e muitas passagens secretas."
Sei que é chato ficar especulando coisas sem ter certeza, a impressão que fica é que estamos disparando para todos os lados sem enxergarmos o alvo. Mas pelo título do livro, tudo indica que Brown deverá dar prioridade ou até mesmo exclusividade à primeira parte do poema épico A Divina Comédia, chamada “Inferno”. As outras duas partes são: Purgatório e Paraíso.
Em A Divina Comédia, Dante inicia uma viagem ao inferno guiado pelo poeta romano Virgilio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. Na obra de Dante, o inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves.
A curiosidade dos leitores é como Brown irá ‘trabalhar’ essa parte de A Divina Comédia em seu novo livro. Curiosidade que certamente será satisfeita no dia 14 de maio.
Aguardemos!

4 comentários:

  1. Estou bem ansioso por esse livro. Nesse meio tempo, é hora de ler A Divina Comédia de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! Se quiser há algumas versões em prosa moderna da Divina Comédia. Pelo menos eu, acho um pouco complicado o texto em verso de Dante. Talvez pque não seja muito adepto de poesia. Se interessar anote esses dois links...

      http://books.google.com.br/books?id=dWKjmfwLTtwC&pg=PA26&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false

      http://www.stelle.com.br/pt/download.html

      O primeiro link é mais completo..
      Espero ter ajudado.
      Abcs!!

      Excluir
    2. Muito me interessa sim, José.

      A outra versão realmente acaba consumindo muito tempo, e cansa muito.

      Quando li pela primeira vez não era raro eu me ver lendo mais de uma vez uma mesma passagem. E estaria mentindo se dissesse que entendi tudo o que li. hehehe =D

      Obrigado!

      Excluir
  2. Sou fã do Dan Brown e posso dizer que o tema deste novo livro me deixou muito surpresa, afinal nos seus últimos três livros, ele explorou muito a religião e as sociedades secretas. Acredito que ele tenha sentido-se desgastado com estes temas e decidiu inovar com a obra de Dante. Estou ansiosa pelo resultado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...