domingo, 17 de junho de 2018

Harper Collins relança livro que conta a história da amizade entre J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis


Quando li “As Crônicas de Nárnia” e “O Senhor dos Anéis” jamais imaginei que C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien tivessem sido grandes amigos. Também jamais imaginei que com o passar do tempo, eles tivessem desenvolvido  uma relação do tipo “amor e ódio”. Fiquei sabendo dessas nuances quando descobri um livro chamado “J.R.R. Tolkien & C.S. Lewis – O Dom da Amizade” de Colin Duriez que será relançado pela Harper Collins numa edição luxuosa. Digo relançado porque a sua primeira e única publicação no Brasil aconteceu em 2006 pela editora Nova Fronteira.
Não li a obra há 12 anos, mas pretendo ler agora porque admiro demais o trabalho dessas duas lendas da literatura mundial. E cá, entre nós, qual fã de Lewis ou Tolkien não gostaria de saber algumas curiosidades secretas de suas vidas?
O livro do escritor britânico Duriez mostra detalhes interessantes da vida desses dois gênios literários, desde a infância até os seus últimos dias; portanto, uma obra completa. O leitor terá a oportunidade de acompanhar não somente a vida particular de ambos, mas também a construção de suas carreiras profissionais e ver como um incentivava o outro em suas criações.
O autor ainda revela que nem tudo era uma maravilha no relacionamento de Lewis e Tolkien. Algo que quase teria azedado a amizade entre os dois foi uma critica severa feita por Tolkien aos manuscritos de Nárnia, afirmando que os considerava um instrumento proselitista, ou seja, algo para tentar converter a fé das pessoas. Lewis não teria gostado da objeção e o relacionamento entre os dois amigos começou a mudar... para pior.
Outra peculiaridade revelada na obra é que sem o encorajamento de Lewis, Tolkien jamais teria escrito “O Senhor dos Anéis, por outro lado, toda a ficção de Lewis é profundamente marcada pelas idéias de Tolkien.
Pelo o que eu pude constatar nas zapeadas pelas livrarias virtuais, o relançamento de “J.R.R. Tolkien & C.S. Lewis – O Dom da Amizade” está previsto para o próximo dia 19 de junho.
Com certeza, uma excelente notícia para os fãs de Tolkien e Lewis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...