quarta-feira, 7 de março de 2018

Para manter um blog literário é preciso ter muita perseverança, além de ser um verdadeiro devorador de livros


Gosto de ficar zapeando outros blogs literários pela net. Gosto, demais. Geralmente, no início de noite, quando chego do meu trabalho e não tenho nenhuma postagem programada para o Livros e Opinião, lá vou eu fuçar na dona Internet atrás de novidades e quase sempre acabo parando em blogs semelhantes ao meu, ou seja, sobre literatura.
Encontro muitas postagens excelentes e não nego que comprei e também deixei de comprar vários livros por causa dos comentários desses blogueiros. Ao longo dessas zapeadas acabei ficando fã de alguns blogs e passei a acompanhá-los com freqüência. Fiquei triste, também, quando alguns companheiros decidiram parar definitivamente com os seus posts, ‘matando’ o blog. Cara, quando espaços literários de ótima qualidade deixaram de existir. Não tinha importância nenhuma se as páginas virtuais eram grandes ou pequenas, o que interessava eram os textos de qualidade que os caras escreviam. Senti tanto a perda desses blogs que até fiz um post em homenagem à eles (ver aqui), torcendo para que voltassem no futuro.
Mas acredito que ainda mais triste do que ver alguns blogs literários ‘fechando as portas’ é ver o blogueiro mudando o foco de suas postagens e consequentemente as características de seu blog ou site. Explico melhor. Imagine eu, descontente com o baixo numero de visitas e páginas visualizadas no ‘Livros e Opinião’, mudando o foco de abordagem do blog. Deixo as postagens sobre livros de lado e começo a escrever sobre filmes, séries de TV ou então continuo com os livros, mas dando uma atenção muito maior as produções cinematográficas. Mudo até o nome do blog para “Livros, Filmes e Opinião” ou se decidir ser mais radical e banir os livros, adotaria: “Filmes, Séries e Opinião”. Lembrando que o único objetivo dessa mudança é aumentar o numero de visitas em minha página.
Pois é, nas minhas zapeadas pela rede, vi com muita surpresa e tristeza que muitos blogs literários que acompanhava e seguia, decidiram mudar totalmente ou parcialmente de gênero. Por uma questão de ética não vou citar os nomes dos blogs nesse post, mas caraca, fiquei muito chateado. Na realidade fiquei decepcionado, pois de uma hora para outra, essas páginas direcionaram o núcleo de suas postagens para filmes e séries, deixando os livros como muleta ou simplesmente um ‘pau de escora’.
Quero já dizer de antemão que não tenho nada contra cinema e televisão e muito menos contra os blogueiros que escrevem sobre esses gêneros. O que me entristece é a atitude da pessoa se ‘vender por alguns cliques à mais’ pagando um preço muito caro por isso: deixando de escrever sobre um assunto que ela adora, livros.
Fiquei perplexo em dois casos, onde os administradores da página, no passado, criticaram filmes baseados em livros, mas após a mudança de foco do blog, passaram a elogiar esses mesmos filmes!! C-a-r-a-m-b-a!
Uma ‘coisa’ é você iniciar um blog sobre livros, filmes e séries de TV, por ser fã desses gêneros; outra coisa muito diferente, é você iniciar um blog literário porque gostar de ler, mas no meio da jornada, sonhando com um número maior de cliques em seu site, decide abordar algo que foge do seu gosto ou afinidade.
Não nego que já passei por esse tipo de crise (ver aqui) e fiquei em dúvida se passava a escrever sobre outros assuntos, incluindo filmes, ou não. Controlei o meu ímpeto e a tentação dos cliques extras acabou se diluindo. Hoje, não me arrependo. O número de acessos se comparado a outros blogs que fazem postagens de filmes e séries famosas de TV é pequeno - percebo isso quando publico alguma lista de  livros que serão adaptados para o cinema ou TV. Elas tem até três vezes mais acessos do que simples resenhas de livros, por melhor que seja o livro – mas o importante é que estou fazendo algo que gosto e que me dá prazer. Se não tenho um índice enorme de acessos, em compensação tenho os meus visitantes fiéis que sempre estão ‘folheando’ as páginas do “Livros e Opinião”. São os visitantes que sempre retornam e isso é muito importante, pois é um sinal de que os meus posts ainda estão despertando interesse dessas pessoas.
Fica aqui um conselho para aqueles que estão planejando ter um blog exclusivamente sobre livros. Faça isso, somente se você for, de fato, um devorador ou devoradora de livros. Jamais crie um blog literário pensando em ter milhares de acessos diários.
Não se iluda.
Abraços!

3 comentários:

  1. Oi, Jam!
    Eu continuo por aqui acompanhando o Livros e Opinião e amooo muito suas resenhas! Sempre leio td, mas não tinha visto aquele post com os blogs que não deveriam ter fechado, e o meu tá lá! Que legal que vc gostava! Adorei o que escreveu :) Me deu até saudades de escrever tbm... Bem, eu continuo lendo bastante, mas o tempo p escrever diminuiu e mt e não tenho essa perseverança sua! Desde então já me mudei de estado 2 vezes e agora moro no RS, acabo de começar meu mestrado... Eu uso muito o Skoob, lá atualizo tds minhas leituras.
    https://www.skoob.com.br/usuario/50532-joelma-alves
    Eu super recomendo tanto pra ver 'opiniões' como pra indexar sua estante.
    Fiquei muito triste pelo seu pai, sei que vcs eram próximos. Meus sentimentos a vc.
    É isso! Vou tentar comentar mais por aqui. E obrigada por continuar sendo um blogueiro literário 'raiz' rsrs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que bom que você voltou a comentar! De fato, gostava muito de acompanhar o seu blog. Uma pena que você optou por encerrá-lo. Parabéns pelo início de mestrado. Quanto ao meu 'pai-meu herói' a ferida está cicatrizando aos poucos, mas ainda dói, muito. E apesar das dificuldades, super feliz por ser um blogieiro raiz.
      Volte sempre.
      Abcs!

      Excluir
  2. Gostei! Te convido a conhecer o meu blog literário floreioseborroesblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...