quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Adaptação cinematográfica do livro “A 5ª Onda” estréia nos cinemas brasileiros em 21 de janeiro de 2016

Lançado em 2013 pela editora Fundamento, o livro “A 5ª Onda” se tornou uma verdadeira febre no Brasil, conquistando um número avassalador de leitores teens. Não li a obra de Rick Yancey, portanto, não posso dizer se é boa ou ruim, mas a maioria das críticas  publicadas nas redes sociais derramaram elogios ao enredo que conta a história de uma invasão alienígena ao planeta terra.
O que mais atraiu a atenção dos críticos e também dos leitores foi a forma inteligente como o autor concebeu essa invasão, fugindo dos tradicionais clichês de guerras entre naves interestelares ou então de vírus que chegam do espaço para dizimar a população transformando-a em zumbis ou vampiros. Nada disso.
No romance de Yancey, o ataque dos seres extraterrestres chega de maneira seqüencial, dividida em partes ou se preferirem, em ondas de ataques.
Na primeira onda, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos.
Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, uma adolescente precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar num planeta perto da devastação.
Cá, entre nós, achei bem interessante essa premissa do autor  e confesso que fiquei ‘tentado’ em adquirir o livro.
Bem, o enredo de Yancey deve ter atraído a atenção de algum produtor de Hollywood que decidiu comprar os direitos para a adaptação da obra. Com isso, “A 5ª Onda” conseguiu migrar das páginas para as telas. O filme estréia nos cinemas brasileiros no dia 21 de janeiro de 2016.
A trama que será fiel ao livro, segue a adolescente Cassie Sullivan – que será vivida pela atriz Chloe Moretz -, uma adolescente de 16 anos que sobrevive a invasão alienígena e acaba em busca do seu irmão, que pode ter sido abduzido por extraterrestres humanóides. A heroína acaba recebendo ajuda de um garoto que pode ser um alienígena disfarçado.
Liev Schreiber, Maika Monroe, Nick Robinson e Maria Bello completam o elenco. A direção é de J. Blakeson. 
Antes de ‘fechar’ o post, gostaria de lembrar que “A 5ª Onda” faz parte de uma trilogia. O segundo livro foi lançado recentemente, também pela editora Fundamento, no Brasil e se chama “O Mar Infinito”. Quanto ao terceiro volume, ainda não há nenhuma previsão de lançamento em terras tupiniquins.
Ah! Tem mais uma! Aproveitando o clima de estréia no cinema, a Fundamento lançou o livro com a capa e sobrecapa contendo os posteres do filme (ver aqui).
Fui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...