sábado, 30 de maio de 2015

Livro Acústico Editora inova no lançamento de audiolivros apostando no talento de autores novatos

No começo de maio recebi um e-mail de uma editora fundada em 2011, na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais,  que apresenta uma proposta louvável e que só merece elogios. Estou me referindo a “Livro Acústico Editora”, especializada em lançamentos de audiolivros.
O que me chamou a atenção e fez com que escrevesse esse post, foi a atitude dos responsáveis pela empresa em acreditar no potencial de escritores brasileiros desconhecidos que apesar de talentosos, levam injustas ‘batidas de porta na cara’ por parte das grandes editoras.
Pelo o que eu entendi sobre a filosofia de trabalho da Livro Acústico Editora, para lançar a sua obra, basta o autor ter talento, mesmo que seja inexperiente. Sabem de uma coisa? Fico pensando com os meus botões quantos livros excelentes deixaram de ser publicados pela falta de visão de alguns grandes editores que preferiram investir num escritor estrangeiro ‘muito desconhecido’ do que num escritor brasileiro apenas desconhecido.
Ao mesmo tempo em que estamos sendo bombardeados com verdadeiras bagaceiras homéricas (que para a nossa infelicidade ainda chegam sob a forma de sagas ou trilogias), enredos de qualidade produzidos por autores, aqui, da terrinha estão sendo rejeitados. E sabem quem rejeita essas obras, na maioria das vezes? Pasmem: são aqueles editores que escrevem mal e lêem pouco. Por isso, os parâmetros que eles utilizam para avaliar as possíveis edições são muito limitados.
Querem ter uma noção da gravidade desse contexto? Ok. Basta comparar o número abusivo de biografias ou auto-biografias de ex-BBB’s, cantores ou artistas famosos - que estão sendo ‘despejadas’ nas livrarias - com os parcos lançamentos de livros de jovens escritores brasileiros. Hoje, para alguns editores, uma estória de orgias e orgasmos que rolaram debaixo de um edredom da casa do BBB é mais interessante do que um romance de qualidade escrito por um baita de um autor desconhecido que precisa apenas de uma chance. Resultado:  muitos desses autores começam a publicar os seus ‘livros’ em e-books. Por isso eu grito e agradeço à todos os pulmões: “Graças à Deus que existem nessa hora o “Santo PDF” e “O Santo Kindle”!
Perceberam o motivo pelo qual achei louvável a iniciativa da Livro Acústico Editora? O seu editor poderia, muito bem, brigar pelos direitos de lançamento de histórias escritas por autores experientes e conhecidos, mas optaram por, também, oferecer uma oportunidade para um grande numero escritores novatos.
E longe de desprezar o sistema de livros em áudio, mas como eu desejaria que essa editora trabalhasse, também, com o velho e conhecido papel, mas se analisarmos com calma, veremos que os chamados livros acústicos ou áudio livros tem muitas vantagens (‘escutar’ o livro durante uma caminhada, uma folga no trabalho, num trânsito lento, etc). Além do mais, o segmento está em franco desenvolvimento no Brasil com várias empresas literárias optando por essa forma de ‘publicação’.
Frisando que a Livro Acústico Editora, nasceu em 2011 através de seu fundador Rômulo Cássio, locutor de Rádio FM há 22 anos, guia de turismo, empresário no setor de transporte de cargas e leitor voraz.
A editora não dispõe de um site, mas tem um blog e também facebook. Os interessados poderão conhecer melhor o seu trabalho acessando os links: www.livroacustico.blogspot.com.br ou www.facebook.com/livroacusticoQuanto aos autores desconhecidos que sonham tornar público os seus trabalhos, poderão enviar os textos para avaliação. Se a sua obra for aprovada, você poderá editá-la no formato audiolivro sem nenhum custo e ainda ganhar uma porcentagem dos direitos autorais.
Espero que a galera da Livro Acústico Editora cumpra a sua proposta.

Inté! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...