quarta-feira, 13 de maio de 2015

Humorista Ronald Golias ganha biografia merecida

"Ô Cride, fala pra mãe...” O dono dessa frase que ficou imortalizada nos anais do humor brasileiro acaba de ganhar um livro contando a sua vida. “Ronald Golias: o gigante do humor”; este é o nome da biografia escrita por Luís Carlos Barbano, lançada no dia 9 de maio em São Carlos (SP), cidade natal do comediante.
Os personagens criados por Golias fazem com que eu me recorde dos meus pais que o adoravam, principalmente o Kid Tourão. Ele costumava dizer para minha mãe: - “Ô ‘Láza’ ta quase na hora de começar o programa do Cride”. E à exemplo dos meus velhos, acredito que muitos outros pais tinham em Golias o seu maior ídolo.
O cara era fera e já merecia uma biografia há muito tempo ou será que uma pessoa que atuou na TV durante cinqüenta anos e trabalhou nas quatro principais emissoras de TV do País – Globo (Superbronco), Record (Família Trapo), Bandeirantes (Bronco) e SBT (A Praça é Nossa, Escolinha do Golias e Meu Cunhado) – não merecia um livro contando detalhes de sua vida? Claro que sim!
Fico P. da Vida com essas biografias ‘maledetas’ de verdadeiros ‘Zé-Ninguém’, enquanto pessoas com uma história de vida de arrepiar todos os cabelos do corpo (no bom sentido – rs) acabam sendo preteridas. Caraca mêo! Basta o sujeito entrar no BBB que já é convidado para contar a sua vida num livro! Mas contar o quê? Falar o quê? Se a vida do (a) tal BBB é tão simplória no que se refere a conquistas, barreiras vencidas, lições de vida e etc e mais etc. Quantos desses ‘astros ou estrelas relâmpagos’ chegaram a agredir seus companheiros publicamente na TV, provocando baixarias vergonhosas e mesmo assim, ‘faturaram’ uma biografia?
Desculpem-me o desabafo, mas é que nos últimos anos, as publicações de biografias e autobiografias passaram a ser banalizadas por muitas editoras, causando revolta na maioria dos leitores desse gênero de livro.
Ainda bem que a editora RiMa foge desse contexto, pelo menos por enquanto. Prova disso é que ela teve a sensibilidade de publicar uma biografia de alto nível, apoiando totalmente a proposta de Barbano.
Autor da biografia, Luís Carlos Barbano
De acordo com os folders da editora “Ronald Golias: O Gigante do Humor”  acompanha a trajetória do humorista desde seu nascimento em São Carlos, em maio de 1929, até sua morte 76 anos depois, em São Paulo, é também um relato sobre a formatação da televisão no Brasil. Também pudera, o cara fez humor durante cinco décadas na TV!  
A Editora Rima informa ainda que o leitor será apresentado a diversos causos e curiosidades envolvendo a personalidade, a vida e a carreira de Golias. Conhecerá, por exemplo, detalhes de sua vida que levaram seu padrinho e mentor, Manoel de Nóbrega, às lágrimas ou seu lado espiritual e o grande vínculo com o médium Chico Xavier. Além de suas manias – como comprar dez vestidos exatamente iguais para a então esposa Lúcia – e do grande coração, que o fazia preterir um aumento salarial para que o restante da equipe pudesse ganhar mais.
“Ronald Golias: o gigante do humor” conta com depoimentos, dentre outros, do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, da filha do Golias, Paula, do irmão Arlindo, da ex-esposa Lúcia, da deputada Cidinha Campos, da atriz Fafy Siqueira e de amigos e conhecidos de sua terra natal. A capa foi criada pelo artista plástico Wilson José Peron, além da caricatura do humorista feita por Ziraldo e da ilustração produzida pelo artista gráfico Iéio (Sergio Luiz Roda) especialmente para a biografia.
Ah! Vocês devem querer saber alguns detalhes sobre o autor da obra.Ok, valos lá. Barbano é historiador e funcionário da Divisão de Manutenção e Operação da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC). Ele conheceu Golias quando tinha apenas 16 anos e era balconista de um armazém em São Carlos. Em uma de suas visitas à terra natal, o humorista entrou no armazém para comprar algo e... pronto: os caminhos de Barbano e Golias se cruzaram, dando início a uma sólida amizade.
Anotem os detalhes da obra
Título: Ronald: o gigante do humor
Autor: Luís Carlos Barbano
Editora: RiMa Editora
Preço: R$ 49,90
Páginas: 350
Formato: 17 x 24, brochura
Só não entendi porque as grandes livrarias virtuais ainda não colocaram o livro à venda. Vasculhei e não encontrei nada. Estranho. Mas fique tranqüilo, já que os interessados poderão adquirir “Ronald: o gigante do humor” diretamente no site da editora: www.rimaeditora.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...