sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Boxes de contos e romances de Sherlock Holmes é a pedida do momento

Considero Sherlock Holmes o “pai” de todos os detetives contemporâneos, até mesmo dos mais brucutus que gostam de sair por aí resolvendo tudo na porrada; porque até mesmo eles, antes de aplicarem seus golpes de karatê, jiu-jitsu, muay thai, kickboxing, rabo de arraia e o ‘resto que os parta’, usam pelo menos 0,5 por cento de sua massa encefálica para ‘tentar’ encontrar uma solução para o caso em que estão trabalhando. Nem que essa solução seja a tal da porrada.
Em quem vocês acham que Bob Kane se inspirou para criar o seu Batman? Tudo bem que ele negasse até o final de seus tempos, mas o grande detetive dos quadrinhos pode ser considerado aluno de Holmes, pelo menos no que se refere ao seu grande poder dedução. Aliás, considero o morcegão, um Sherlock mascarado e fantasiado que sai durante a noite à caça de criminosos.
Acho também que Robert Ludlum, pelo menos deu uma sonhadinha com o personagem de Sir Arthur Conan Doyle, antes de compor Jason Bourne.
Ian Fleming? Tudo bem que ele afirmasse que o seu James Bond fosse inspirado em suas aventuras detetivescas reais, mas cá entre nós; não vai me dizer que você não acredita que nesse ‘angu’ teve o DNA de Holmes?
Não adianta galera, o lendário investigador do final do século XIX é o cara. E por isso, nada mais justo do que ele ganhar uma coleção de livros à altura do seu nome. E foi isso que a editora Zahar prometeu e cumpriu. E vamos ser sinceros; cumpriu a promessa em grande estilo: lançando não uma, mas duas coleções!! Aliás, vamos trocar a palavra ‘coleção’ por ‘box”, acho que cai melhor para os dias de hoje.
A editora caprichou e mandou ver, colocando no mercado um box com 56 contos e outro com os quatro romances protagonizados por Holmes e escritos pelo seu criador Conan Doyle.
Cara, confesso que a única queixa que tenho é contra eu mesmo. É verdade! Contra a minha ‘lerdeza’ em descobrir esse p... ‘achado’. A coleção foi lançada há mais três anos e só agora fui tomar ciência de sua existência, após fuçar nas páginas de uma livraria virtual. Mas tudo bem; antes tarde do que nunca. E justiça seja feita, os dois boxes fizeram tanto sucesso em 2011 que as principais livrarias virtuais do País decidiram ‘ressuscitá-los’ e colocá-los, novamente, em destaque em suas páginas eletrônicas.
Mas deixe-me comentar alguma coisinha sobre os dois boxes extraordinários da Zahar.
Os fãs de carteirinha de Conan Doyle sabem de cor e salteado que o autor escreveu em toda a sua vida, um total de 60 histórias sobre o detetive de boina de caçador, capa xadrez, cachimbo curvado e olhar empolado, sendo 56 contos e quatro romances. A Zahar conseguiu a proeza de reunir essas 60 histórias em dois boxes ultra luxuosos: um com cinco livros contendo os 56 contos e outro com os quatro romances.
O primeiro box lançado foi o de contos com as histórias: “As Aventuras de Sherlock Holmes” (Livro 1), “As Memórias de Sherlock Holmes” (Livro 2), “A Volta de Sherlock Holmes” (Livro 3), “O Último Adeus de Sherlock Holmes” (Livro 4) e “Histórias de Sherlock Holmes (Livro 5). Na sequência, sem perda de tempo, a editora lançou no mesmo ano (2011) o box contendo apenas os romances sobre a fera: “Um Estudo em Vermelho” (Livro 6), “O Signo dos Quatro” (Livro 7), “O Cão dos Barkesville” (Livro 8) e “O Vale do Medo” (Livro 9).
O box de contos, conta com cerca de de 2.000 notas, muitas de fontes recentemente descobertas; cerca de 600 ilustrações originais; introdução clássica de John Le Carré; biografias de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e Watson; quadro cronológico da vida e época de Sherlock Holmes; lista das sociedades sherlockianas em funcionamento; além de bibliografia selecionada sobre o universo dos contos. Já o box de romance, os leitores terão a disposição 880 notas, mais de 240 ilustrações originais e bibliografia sobre o universo dos romances do antológico detetive.
Não sei por vocês, mas no meu caso o que pesou na balança para adquirir o box de contos de Holmes (o de romances vou comprar depois) foi o livro 2 sobre as memórias do famoso detetive. Caraca, ele é simplesmente antológico!
Esse livro possui onze contos, originalmente publicados por Conan Doyle no ano de 1892 e 1893 na revista Strand Magazine. A coletânea foi publicada em 1894, quando o  escritor decidiu dar fim ao seu principal personagem. Isso mesmo, quando Cona Doyle optou por despachar Homes para o além.
Outra novidade que dá ao livro o status de antológico é que alguns dos contos são narrados por Watson, não contando com a sua participação, colocando-o apenas como um mero ouvinte de Holmes.
“As Memórias de Sherlock Holmes” mostra ainda como nem sempre o detetive consegue acertar, provando que ele não é infalível. Temos ainda um conto que não é um caso resolvido por Holmes, mas simplesmente uma estória à qual ele presenciou, não tendo participação alguma na “descoberta” do mistério. Este conto, inclusive, foi o acontecimento que despertou o interesse de Holmes para a profissão de detetive, mas não constitui um caso resolvido por ele próprio.
Caraca, viu só quantas nuances tem esse livro do box?! Imagine, então, os outros!
Taí, fãs de Sherlock Holmes, não durmam no ponto e comprem logo os dois boxes para não se arrependerem depois.
Informações técnicas
Box de contos
Livro 1: As Aventuras de Sherlock Holmes
Livro 2: As Memórias de Sherlock Holmes
Livro 3: A Volta de Sherlock Holmes
Livro 4: O Último Adeus de Sherlock Holmes
Livro 5: Histórias de Sherlock Holmes
Editora: Jorge Zahar
Páginas: 1.100
Tipo de capa: Brochura
Ano: 2011
Box de romances
Livro 6: Um Estudo em Vermelho
Livro 7: O Signo dos Quatro
Livro 8: O Cão dos Baskerville
Livro 9: O Vale do Medo
Editora: Jorge Zahar
Páginas: 1.100
Tipo de capa: Brochura
Ano: 2011



11 comentários:

  1. Os livros do Holmes sao os melhores contos de detetives... estou lendo um dele o roubo da coroa de berilos juntamente com os outros contos !!muito instigante.
    bookmoda123.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui fã de Sherlock Holmes, o problema é que estão cobrando meio caro por essas edições. Por exemplo eu, que já possuo os quatro romances em edições de diferentes editoras, não compraria agora.

    Mas, para quem ainda não possui nenhum livro do Sherlock, vale muito a pena, ainda mais pelas notas, ilustrações e biografias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tex, no seu caso, como já tem os quatro romances sobre o detetive, valeria à pena adquirir o box com os contos. Bem... mas isso se vc for, de fato, fã de carteirinha das histórias de Holmes...Outra sugestão (que não aprovo) seria vasculhar os sebos cadastrados na Estante Virtual em busca de todos os livros de contos. Vc até conseguiria encontrá-los à preços módicos, mas por outro lado, iria perder tempo para "caçar" os livros e depois teria de aguardar um tempão para recebê-los... Ah! E, por fim, os preços dos fretes sairiam mais caros do que os próprios livros. "Entonce".... o box acabaria caindo do céu (rs)..
      Abcs!

      Excluir
  3. Nunca li os livros Holmes, começo pelos contos ou pelos romances?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, você deve começar pelo primeiro livro do personagem escrito por Conan Doyle em 1887: "Um Estudo em Vermelho" (romance), onde ele apresenta Sherlock Holmes. Depois a ordem de romances sobre Holmes escritos pelo autor é a seguinte:
      1887: Um Estudo em Vermelho (romance)
      1890: O Signo dos Quatro (romance)
      1892: As Aventuras de Sherlock Holmes (série de 12 contos)
      1894: Memórias de Sherlock Holmes (série de 11 contos)
      1902: O Cão dos Baskervilles (romance)
      1905: O Retorno de Sherlock Holmes (série de 13 contos)
      1915: O Vale do Terror (romance)
      1917: O último adeus de Sherlock Holmes (série de 8 contos)
      1927: Os Casos de Sherlock Holmes (série de 12 contos)

      Excluir
  4. Teria alguma ordem para intercalar entre os romances e os contos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim carlos. Confira a ordem de leitura no post acima.
      Abraços!

      Excluir
  5. Não estou conseguindo achar o primeiro box para comprar. Alguém sabe de algum lugar vendendo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que eu pude verificar, esse box está esgotado, até mesmo no Mercado Livre e Estante Virtual. Se você quiser ler as histórias que fazem parte da caixa terá de comprar os livros separadamente.
      Abcs!

      Excluir
    2. OK, obrigado pela resposta! Por enquanto comprei o box dos romances e já estou relendo eles. Depois vou comprando os livros separados aos poucos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...