segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Três lançamentos de Stephen King chegam ao Brasil em 2015: “Joyland”, “On Writing” e “Full Dark, No Stars”



Depois do lançamento de “Dr. Sono” no Brasil, as atenções dos fãs de carteirinha de Stephen King se voltam para Joyland. “Quando este livro chegará em terras tupiniquins”? Esta é a pergunta mais comum entre a galera “Kingniana” e que merece uma resposta boa e outra ruim. Vamos primeiramente para a boa: o livro chegará bombando no Brasil já no próximo ano. E agora, a ruim:  ainda não há uma data certa para o seu lançamento, ou seja, pode acontecer tanto no início de 2015 (pouco provável) quanto no segundo semestre (mais provável).
Cara, para de ficar resmungando! Pô, você queria que Joyland aterrissasse por aqui tão logo depois de “Dr. Sono”? Aí fica difícil né? Todos que acompanham os lançamentos das obras de King no Brasil sabem que o processo de negociação, tradução e revisão é ultra demorado. Tudo bem, não deveria ser assim, mas, infelizmente, é. Enquanto, os leitores da terra do Tio Sam estão se deliciando com a história, nós aqui do Brazucão véio de guerra – simples mortais – ficamos chupando o dedo e rezando para que o livro chegue logo. Fazer o quê, né?
Mas prá ser sincero, não podemos reclamar muito de 2014, já que tivemos belas surpresas envolvendo o mestre do terror e olha que essas surpresas não foram nada demoradas, contrariando o estado lógico das coisas quando o assunto é mercado editorial “A La King”. A galera pôde desfrutar das novas edições de “A Coisa” e “Misery”, além do inédito “Dr. Sono”. Mêo, foram três livros de King num ano! Tá bom demais.
Vamos agora esperar por 2015. E enganam-se aqueles que acreditam que só teremos “Joyland” para devorar. Vem coisa boa no próximo ano. Anotem aí! Teremos ainda: “Full Dark, No Stars” e “On Writing”, ambos com lançamentos previstos para abril.
“Full Dark, No Star” que ainda não tem título traduzido para o português é uma coletânea de quatro histórias, escritas no mesmo formato de “As Quatro Estações”. O livro foi lançado nos States em 2010, mas vale lembrar que na edição de bolso de 2011 entrou uma quinta história. 
Vamos com um breve resumo dos contos. Em “1922”, um fazendeiro decide assassinar a sua esposa – também fazendeira – quando ela resolve vender, para uma empresa, os seus acres de terra localizados ao lado da propriedade do marido. Ela toma essa decisão porque é o tipo de mulher sonhadora que não consegue imaginar o seu futuro ao lado de vacas e outros animais numa fazenda. O seu marido se vê acuado e, então, elabora um plano para assassinar a sua esposa. Para isso ele começa a envenenar a cabeça do filho de apenas 14 anos para que o ajude nessa missão macabra.
“Big Driver”, segundo conto da coletânea, temos Tessa Jean, uma escritora de livros de suspense que ao retornar à noite de um evento – após ter escolhido um caminho alternativo completamente abandonado – tem os pneus de seu carro furados por pregos fixados num pedaço de madeira velha. Ela acaba conseguindo a ajuda de um homem misterioso e também muito alto. A partir daí, a vida de Tessw nunca mais será a mesma.
O terceiro conto se chama “Fair Extension” e nele King narra a história de Dave Streeter, um homem que sofre de câncer e acaba se encontrando, por acaso, com um estranho vendedor que vende ‘prolongamentos’. Se alguém está sem dinheiro, o estranho comerciante consegue um prolongamento de crédito; se um homem tem o seu penis pequeno, o sujeito vende um prolongamento físico e para os que tem pouco tempo de vida, ele negocia um prolongamento em suas vidas. Streeter não pensa duas vezes e decide comprar o tal prolongamento. Só depois é que ele descobre que as pessoas que compraram os tais prolongamentos terão de pagar um preço, digamos que alto demais.
Em “Good Marriage”, Darcy Anderson é uma feliz dona de casa que vive com o seu marido um relacionamento de sucesso há 27 anos; até o dia em que ela descobre o “santuário” de sua cara metade: a garagem de casa. Lá, ela encontra uma caixa, cujo conteúdo irá mudar a sua vida para sempre. História macabra e aterradora.
O segundo livro de King que estará aterrissando nas livrarias, também em abril de 2015 é “On Writing” onde o autor - em pessoa e vivinho da Silva – fala sobre os processos de escrever um livro. Cara, acredita nisso?  O senhor King em pessoa dando dicas de como desenvolver um roteiro literário?
De acordo com release promocional da Suma, “On Writing” é uma visão reveladora e prática do ofício de escritor, compreendendo as ferramentas básicas do comércio que todo escritor deve ter. O conselho de King se baseia em suas lembranças vivas da infância através de seu surgimento como um escritor, a partir de seu início de carreira lutando com o acidente quase fatal que ele sofreu e que foi amplamente divulgado em 1999 – e como o vínculo indissolúvel entre escrever e viver estimulou sua recuperação. A editora garante que o livro é brilhantemente estruturado, simpático e inspirador, capacitado a entreter todo mundo que lê-lo – os fãs, escritores, e quem ama uma boa história bem contada.
Quanto a Joyland, considerado a maior aposta da Suma de Letras para 2015, a história se passa num parque de diversões de uma pequena cidade da Carolina do Norte, no ano de 1973. Na história, um estudante universitário vai trabalhar no parque durante o verão e lá se vê envolvido em uma trama que, de alguma maneira, se relaciona com um violento assassinato. O enredo é cheio de mistério e suspense com todos os ingredientes necessários para isso: fantasma de uma criança assassinada no parque que tem fama de mal assombrado e um perigoso serial killer que atua no local. Pois é, aposta de sucesso garantido. Pena que só temos definido o ano em que “Joyland” será lançado, quanto ao dia e mês, nem sinal.
Mas tudo bem, não há motivo para tristeza, porque em abril de 2015 teremos como aperitivos para abrir o apetite: “Full Dark, No Stars” e “On Writing” como aperitivos.
Fui!

2 comentários:

  1. Ouvi dizer que o livro JoyLand chegará por aqui em julho, mês que vem já, verdade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Pra ser exato, no dia 1º de julho, segundo calendário da Suma de Letras.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...