quinta-feira, 5 de junho de 2014

Os livros de autoajuda mais vendidos em todo o País



Como dizia minha saudosa vovó D. Alice: “Fiinho, promessa é dívida! Ocê deve então deve pagá!” E como prometi na Fan Page que nesta quinta-feira publicaria o Top List dos livros de autoajuda mais vendidos em todo esse Brazilsão de Deus, vamos que vamos.
Os critérios são os mesmos que adotei no Top List anterior (obras e ficção e não ficção), ou seja, a minha referência continua sendo a revista Veja que realiza uma das pesquisas mais completas do gênero, vasculhando uma infinidade de livrarias em todo o País. Cara, eu disse todo o Brasil e não todo Estado. Por aí já dá para ter uma noção da extensão da pesquisa.
E adivinhem quem está liderando o listão dos mais lidos na categoria ‘autoajuda’? Putz, mas que pergunta com resposta mais óbvia, não é? Só poderia ser o cara, o man, o brother, a lenda; tudo isso e muito mais quando o assunto é auto-ajuda. Ele: Augusto César Cury com o seu “Ansiedade”. E pensar que tenho um livro autografado do cara, guardadinho em minha estante.
A pesquisa está relacionada à última semana do mês de maio. Quero frisar que grande parte dos detalhes sobre as obras foram fornecidos pelas editoras. Vamos ao nosso listão.
01º Lugar – Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século (Augusto Cury)
Editora: Saraiva
Posição na semana anterior: 01
Há quantas semanas na lista: 22
Descrição: O Cury é fera. Não adianta, temos que admitir. Até mesmo, aqueles que abominam os livros de auto-ajuda tem uma quedinha meia que disfarçada pelo cara. Neste livro, ele dá dicas de como enfrentarmos uma sociedade de excessos. Segue a sinopse da Saraiva: “Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável – o ritmo de construção de pensamentos –, gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade.
Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.
Em Ansiedade: como enfrentar o mal do século, o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade. Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, não raro a SPA é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. Neste livro, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental”.
02º Lugar – Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros
Editora: Saraiva
Posição na semana anterior: 03
Há quantas semanas na lista: 08
Descrição: Olha o hômi novamente aí!! Não disse que ele é fera naquilo que faz? Pois é, não bastasse o primeiro lugar com “Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século?”, Cury também é o dono do segundo lugar com “Pais Inteligentes formam Sucessores, não Herdeiros”. E cá entre nós, trata-se de um título bem sugestivo, criado para atingir em cheio aqueles leitores que compram uma obra pela capa.
Segundo o autor, quando nos tornamos pais, assumimos o compromisso de criar um indivíduo que levará nossa herança para o mundo – não apenas a carga genética e os bens materiais, mas também, e principalmente, nossos valores e nossa cultura. Mas como saber que estamos acertando na criação de nossos filhos?

Para Cury, a formação de sucessores é uma das áreas mais vitais da educação de mentes brilhantes. Neste livro, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury aborda dois conceitos que dizem muito sobre a nova geração e o futuro das nações: herdeiros e sucessores.
Deixando de lado a definição clássica, Cury vê os herdeiros como gastadores imediatistas, que não enriquecem e nem cultivam os bens e conhecimentos que adquiriram de seus pais e mestres. Já os sucessores sabem transformar o que lhes foi transmitido e pensam a médio e longo prazo. Herdeiros vivem à sombra dos outros, enquanto sucessores constroem seu próprio legado.
Neste livro, Cury apresenta um conjunto de técnicas para que pais, professores e líderes possam corrigir a rota da educação, se necessário, e saibam como preparar os jovens para serem sucessores e assumirem seus papéis na família e na sociedade.
03º Lugar – Foco (Daniel Coleman)
Editora: Objetiva
Posição na semana anterior: 05
Há quantas semanas na lista: 17 (Não consecutivas)
Descrição: Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter FOCO. Para quem não sabe, Coleman foi o autor de um outro Best seller do gênero auto-ajuda: “Inteligência emocional”. Segundo ele, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.
O autor acredita que aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho.
Coleman frisa que foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.
Segundo a Objetiva, “Foco” traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.
Será tudo isso mesmo? Só lendo, mas como auto-ajuda não é o meu forte, eu passo.
04º Lugar – Casamento Blindado (Renato e Cristiane Cardoso)
Editora: Thomas Nelson Brasil
Posição na semana anterior: 04
Há quantas semanas na lista: 91 (Não consecutivas)
Descrição: Renato Cardoso é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e Cristiane é filha do bispo Edir Macedo. Se não me engano, parece que o casal ainda tem um programa na TV, parece-me que na Record News. O livro em si, fala sobre como proteger o casamento do divórcio, tendo por base a convivência do próprio casal, juntos há mais de 21 anos. Eles orientam casais e solteiros sobre comportamento e acerca das diversas situações cotidianas que envolvem os relacionamentos.
Renato e Cristiane Cardoso estão casados desde 1991. Após o casamento, foram morar nos Estados Unidos. Durante esse período, já moraram em três países, realizando palestras e acompanhando e aconselhando casais em mais de 30 nações.  
05º Lugar – Eu Me Chamo Antônio (Pedro Gabriel)
Editora: Intrínseca
Posição na semana anterior: 06
Há quantas semanas na lista: 26
Descrição: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.
A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda. Os guardanapos que inspiram milhares de pessoas na internet agora estão reunidos nesse novo lançamento da Intrínseca.
06º Lugar – Kairós (Padre Marcelo Rossi)
Editora: Principium
Posição na semana anterior: 02
Há quantas semanas na lista: 55
Descrição: Quase três anos depois do lançamento de Ágape, maior fenômeno editorial brasileiro, que teve seus direitos vendidos para mais de 30 países e adaptação para o público infantil, chega às livrarias Kairós, o novo livro de Padre Marcelo Rossi, com tiragem inicial recorde de 500 mil exemplares.
Este foi um dos poucos livros de auto-ajuda que li. Gostei da obra do padre. Há trechos relacionados ao amor incondicional que são verdadeiros puxões de orelha e chegam a emocionar, até. Ôhohohohoh!! Pêra aí! Eu estou falando escrevendo isso sobre um livro de auto-ajuda?!. Pois é, estou, fazer o quê, mas eu gostei.
O prefácio foi escrito pelo padre Fábio de Melo. No livro, Padre Marcelo parte da palavra grega kairos, que significa “momento certo”, para falar sobre o tempo de Deus em oposição ao khronos, o tempo cronológico, o tempo dos homens.
O autor selecionou passagens da Bíblia com personagens como Abraão, Moisés, José do Egito, Isaías, Maria, Jó e Zaqueu, que passaram por situações de incompreensão, sofrimento e provação e, mesmo assim, souberam esperar pelo tempo de Deus, pelo seu kairos. Todos eles tiveram as suas vidas transformadas no momento que Deus julgou oportuno. Após cada trecho bíblico citado, reflexões e comentários do Padre Marcelo convidam o leitor a refletir sobre suas próprias angústias e a fortalecer a sua fé.
O livro também destaca a importância da oração e apresenta no final de cada capítulo uma prece especial para ajudar os leitores a permanecerem perseverantes na fé e confiantes no poder de Deus. Kairós traz ainda uma bênção do Padre Marcelo dedicada exclusivamente aos leitores.
Nos 14 capítulos do livro, o autor busca fortalecer nos leitores a certeza de que Deus tem um tempo reservado para cada um de seus filhos. Nas palavras de Padre Marcelo, “tão importante quanto entender o amor Divino, é entender o tempo de Deus. Só assim é que conseguimos controlar nossas ansiedades e cultivar nossa paciência. Quem compreende o Kairós, alcança o Ágape”.
Taí; palavras do padre.
07º Lugar – O Monge e o Executivo (James C. Hunter)
Editora: Sextante
Posição na semana anterior: 10
Há quantas semanas na lista: 467 (Não consecutivas)
Descrição: Mêo! Pode acreditar, o livro de James C. Hunter está a 450 semanas na lista dos mais vendidos da Veja! Quer mais? Lá vai: somente no Brasil, já vendeu mais de 3 milhões de exemplares!! Olha... se o livro é bom, eu não posso responder, já que não o li – e sinceramente, não pretendo – mas que os números são fenomenais; isso não se discute. Segue para os interessados a sinopse de divulgação da Sextante: “Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. "O Monge e o Executivo" é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor”. Gostou? Se interessou? Então pode preparar dezoito pilas. Em média, esse o valor pelo qual a obra de Hunter está sendo vendida nas livrarias virtuais.
08º Lugar – Eu Não Consigo Emagrecer (Pierre Dukan)
Editora: Best Seller
Posição na semana anterior: 17
Há quantas semanas na lista: 83 (Não consecutivas)
Descrição: Brrrrrrrrrrrr!!! Taí mais uma daquelas obras que ensinam dicas ‘extremamente e utopicamente” especiais para os gordinhos e gordinhas conseguiram perder alguns quilinhos extras. Como ainda tem pessoas que acreditam nessas famosas dicas, o livro de Pierre Dukan é o oitavo mais vendido no Top Lis Literário da Veja. E não é que o tal Dr. Dukan é famoso?! Ele conseguiu ‘fisgar’ com as suas teorias mirabolantes sobre emagrecimento, ninguém menos do que a Princesa Kate!! May God! A Kate é gorda?!!!?
No livro, Dukan nos mostra quatro passos simples para a perda de peso sem que seja preciso passar fome ou desconforto.
Fiquem ‘à La vontê’ para adquirir o livro. A princesa Kate comprou!
09º Lugar – Crianças Francesas Não fazem Manha (Pamela Drukerman)
Editora: Fontanar
Posição na semana anterior: 09
Há quantas semanas na lista: 14 (Não consecutivas)
Descrição: Caraca! E quanto aos brasileiros, alemães, americanos, japoneses, chineses e o escambau a quatro?! Os pais desses países não sabem criar os seus filhos?! Menos, menos e menos né Pamela.
Bem, somente para situar os leitores que estão acompanhando esse post até aqui: a tal Pamela Drukerman é uma jornalista americana que num ‘belo dia’ resolveu se mudar para Paris logo após se casar. Chegando por lá, ela percebeu que as crianças se comportavam de uma maneira tão educada que ela jamais tinha visto. Por exemplo, ela percebeu, estarrecida que os jantares nas casas dos franceses não são eventos caóticos em que as crianças interrompem os adultos, brigam com os irmãos ou reclamam dos legumes. Na terra das champanhas, os baixinhos não abrem a boca na hora em que estão à mesa se alimentando.
Esse é apenas um dos exemplos que a fazem querer descobrir qual é a mistura de autoridade e relaxamento dos pais que faz com que as crianças francesas sejam tão comportadas, sem ficarem reprimidas ou sem personalidade. Afinal, qual é o segredo para que durmam a noite toda? Para que não tenham ataques de birra em público? Para que sejam educadas à mesa e experimentem muito mais do que nuggets e batatas? Para que desenvolvam a autoestima e se tornem articuladas?
Os pais que ela observou em Paris parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre ouvir os filhos e deixar claro que são os adultos que mandam. Pamela notou que os franceses conseguem balancear admiravelmente suas necessidades e as das crianças, não se acorrentam a um falso conceito de pais perfeitos e, ainda assim, são atentos, carinhosos e criam filhos educados e felizes.
Depois dessa “brilhante” descoberta, ela decidiu escrever um livro expondo o método Frances de se educar os filhos. F-r-a-n-c-a-m-e-n-t-e.
10º Lugar – Magia (Rhonda Byme)
Editora: Sextante
Posição na semana anterior: 0
Há quantas semanas na lista: 09 (Não consecutivas)
Descrição: Ah, Rhonda, Rhonda... Não bastasse o famigerado “O Segredo”, agora lá vem você com “Magia”. É isso aí galera; a Byme da “Magia” é a mesma de “O Segredo”. Se você correu do seu primeiro livro como o diabo corre da cruz, aconselho que continue correndo; mas se você encarou o veneno, gostou e sobreviveu, fique à vontade para comprar o seu mais recente lançamento.
Me recuso a ler essa sinopse; simplesmente vou copiar e colar do site da editora. Lá vai: “Uma palavra muda tudo. Durante mais de vinte séculos, as palavras de um texto sagrado foram mal interpretadas, intrigando e confundindo quase todos os que as leram. Poucos ao longo da história perceberam que se tratava de um enigma... e que, assim que você o solucionasse – assim que desvendasse o mistério –, um novo mundo surgiria diante dos seus olhos.
Em A Magia, Rhonda Byrne revela este conhecimento revolucionário ao mundo. Em uma incrível jornada de 28 dias, ela ensina como aplicá-lo à sua vida cotidiana.
Não importa quem você seja, onde esteja e quais as suas atuais circunstâncias, A Magia irá mudar toda a sua vida!”
E aí ‘Zé Coragem’? Quer encarar por sua conta e risco? Vá em frente.
Por hoje é só.
Inté galera!

3 comentários:

  1. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, Juliano! Vou aceitar seu conselho e ler o livro que vc, carinhosamente, sugeriu. Agradeço a dica! ;)

      Excluir
    2. Então juliano, como podes afirmar sobre VERDADES de jesus ? Disse com tanta firmeza !

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...