quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sequência de “O Iluminado”, de Stephen King vem aí!

Admiro e curto Stephen King, mas confesso que não sou um “Kingmaníaco”, tanto é, que tenho em minha humilde biblioteca apenas alguns de seus livros; aqueles que mais me interessam... bem poucos, mas tenho. E o pouco que tenho, não há como negar é (são) verdadeiras obras primas!
Fiz esse preâmbulo porque os leitores menos avisados que visitarem esse blog irão se deparar com vários posts relacionados ao escritor do Maine - só nessa página, juntamente com esse artigo, que vocês estão lendo, foram publicados posts seqüenciais relacionados ao autor – e por isso, poderão pensar que sou um fã de carteirinha ou então que o blog esteja passando por um período de mudança para se transformar num canal específico de divulgação da vida e obra do mestre do terror. Nada a ver.
Acontece que não poderia deixar passar em branco um fato que está bombando em toda a rede mundial de computadores: “a continuação da obra-prima de King, “O Iluminado”. Isso mesmo, depois de décadas e mais décadas,  o famoso autor decidiu escrever a sequência da história do pequeno (na época) Danny que presenciou e descobriu fatos “terrificantes” no Hotel Overlook.
Se você que lê esse post agora acha – ou melhor, tem certeza – de que por já ter assistido o filme de Stanley Kubrick pode dispensar a leitura de “O Iluminado”, lançado em 1977, e consequentemente de sua sequencia que se chamará “Dr. Sleep”, está muito enganado.
Stephen King anunciando oficialmente na Universidade George Mason
que está escrevendo a sequencia de "O Iluminado"
Prá começar, livro e filme tem diferenças gritantes, tão gritantes, que na época do lançamento da produção de Kubrick, o escritor Stephen King afirmou que detestou o filme por causa das suas discrepâncias “oceânicas” com o enredo de sua história. A maior delas, envolvendo o próprio Danny que no livro deixa evidente os seus dons sensitivos e de premonição conseguindo captar com facilidade as energias negativas do Hotel Overlook, bem como desvendar  alguns segredos do local. Danny pode inclusive ler a mente de seus pais. No filme, Kubrick explora muito pouco ou quase nada esse poder do garoto, optando por aquelas tomadas longas e muitas vezes cansativas envolvendo os personagens principais.
Outro mistério que no filme continuou sendo mistério foi a relação existente, no passado, entre Jack Torrance e o Hotel Overloock. Kubrick optou por deixar nas entrelinhas os motivos que levaram Jack a perder razão no momento em que se mudou para o local. Já no livro, Stephen King explica esses motivos.
Quer mais? Ok? No livro não tem machadadas em porta, cachoeira de sangue e “mulher-cadáver” saindo da banheira.
Cena do filme de Stanley Kubrick baseado
no livro "O Iluminado"
Por tudo isso é que, evidentemente, você que assistiu a super-produção de Kubrick não pode menosprezar a leitura de “O Iluminado”. São dois produtos bem diferentes.
Agora que, espero, ter convencido aqueles que estavam resistindo em ler o livro por já terem visto o filme, vamos retornar ao assunto principal desse post que é o livro “Dr. Sleep”, a sequência de “O Iluminado”.
No enredo do novo livro de King, Danny está agora com 40 anos e trabalha num hospital, onde usa os seus dons para ajudar os pacientes terminais a passarem para o outro lado da vida sem sofrimento. Por isso, o nome “Dr. Sleep”, cuja tradução quer dizer “Dr. Sono”.
Danny traz profundas cicatrizes do período em que esteve com os seus pais no Hotel Overlook, onde presenciou cenas chocantes, graças em parte aos seus dons sensitivos. Agora, ele quer curar essas cicatrizes, mas para isso, terá antes de tudo, de reabri-las para desinfectá-las.
E antes que me esqueça; para quem curte histórias de vampiros, mas vampiros do mal; o próprio King confirmou que em certo momento da história, Danny se encontrará com uma tribo de vampiros que sugam a energia de pessoas especiais. Acredito que deva acontecer um duelo esquisito mas ao mesmo tempo interessante. Vamos aguardar...
“Dr. Sleep” ainda não tem data definida de lançamento. Mas não tem problema, porque “11/22/63” vem aí...

Um comentário:

  1. Concordo. Olha só:

    http://regthorpe.blogspot.com/2011/07/este-lugar-inumano-cria-monstros.html

    Abraço.

    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...