quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Será que o “Sol da meia noite” de Stephenie Meyer vai brilhar um dia?

Stephenie Meyer
Todos nós já sofremos aquela dor na alma, no espírito, no coração ou no recôndito mais profundo da nossa essência. Aquela pancada que nos deixa borocoxô durante semanas ou até mesmo meses provocada por uma traição no trabalho, em família, no amor ou então em qualquer outro setor de nossas vidas.
Agora, pare um pouco e pense na “pior das piores” apunhaladas que você levou nas costas de uma pessoa pela qual tinha a maior consideração. Ok, vale tudo: pode ser namorada, esposa, esposo, irmão, amigo do peito, filho, filha, etc e mais etc. E aí? Pensou? Chegou a uma conclusão? Agora, multiplique essa decepção sofrida por 10. Pronto! O resultado obtido é a dor que a escritora Stephenie Meyer vem sofrendo desde 2088.
Para que você entenda o sofrimento da criadora da saga Crepúsculo, coloque-se no lugar dela. Imagine-se sendo um escritor famoso, graças ao seu último trabalho. Então, ao iniciar um novo romance, onde o personagem principal da série que lhe deu fama e fortuna estará revelando todos os seus segredos, você escuta o telefone tocar e ao atender é o seu agente que, sem rodeios, vai logo dizendo que tudo o que você escreveu já está na internet à disposição de quem quiser ver! Enfim, o vazamento do século! Taí, resumidamente, foi isso o que aconteceu com Stephenie Meyer.
Ela estava escrevendo Midnight Sun (Sol da Meia Noite), um dos livros mais aguardados pela grande legião de fãs da saga Crepúsculo; aqueles que devoraram os livros Eclipse, Lua Nova e Amanhecer e agora contavam nos dedos os dias para o lançamento da obra que iria esclarecer muitos mistérios do personagem principal da saga, o vampiro “bonzinho” Edward Cullen.
“Sol da meia noite” é praticamente a mesma história de Crepúsculo, só que narrada pelo Edward ao invés de sua namorada, a humana Bella Swa,. Um dos mistérios que ele acaba esclarecendo ao longo de sua narrativa é o método que utilizava para controlar a sua sede sangue quando estava com Bella. Todos que acompanharam a série estão cansados de saber que Edward – por ser um vampiro – tinha ojeriza aos pratos que nós, simples mortais, amamos. O seu negócio era sangue, e quanto mais vermelhinho e quentinho melhor; mas por ser um vampiro do bem, ele evitava atacar seres humanos, preferindo estraçalhar ursos, leopardos e outros animais. Mas acontece que o sangue desses animais selvagens nem se comparava com a qualidade saborosa do sangue dos humanos. Uma verdadeira tentação. Então imagine, o sofrimento desse rapaz quando estava nos braços de sua namorada de carne e osso. Em Midnight Sun, Edward relata todo esse drama que o levou a se afastar de Bella.
Outro mistério que Stephenie Meyer pretendia esclarecer seria o ataque que Bella sofreu em Portland, quando começou a ser perseguida por uma gangue, cujos rapazes queriam estuprá-la. Edward revela como conseguiu encontrar Bella em Portland antes que ela fosse violentada e como Carlisle dominou a situação, evitando que o pior ocorresse.
Em poucas palavras, esse é o início de “Sol da meia noite”, cujos primeiros 12 capítulos encontram-se escancaradamente na rede mundial de computadores para quem quiser ler ou reler.
Acompanhei algumas entrevistas que a escritora concedeu após o vazamento de seu material e deu para perceber o quanto ela está abatida. E não é pra menos, já que a cópia de seu manuscrito estava em poder de uma pessoa de sua confiança, um amigo ou amiga, quem sabe. O curioso é que Meyer disse acreditar que essa pessoa de confiança não teve intenção maliciosa com a distribuição inicial. Portanto, os motivos do vazamento continuam sendo uma verdadeira incógnita. Mas nada justificada essa verdadeira “roubada” que tirou do sério a escritora da saga.
O descontentamento, raiva e decepção da criadora da saga Crepúsculo fica evidente neste trecho de entrevista que ela concedeu logo após o seu manuscrito de Midnight Sun ter vazado: “Acredito que é importante para toda mundo entender que o que aconteceu foi uma enorme violação dos meus direitos como uma autora, para não falar de mim como um ser humano. Tal como a autora da Saga Crepúsculo, eu controlo os direitos de autor e cabe ao proprietário dos direitos autorais para decidir quando os livros deveriam ser acessíveis ao público, da mesma forma que ocorre com os músicos e cineastas. Só porque alguém compra um livro ou filme ou canção, ou recebe um download da Internet, não significa que eles próprios têm o direito de reproduzir e distribuí-la.”
Sei que o que vou escrever agora pode “matar” todas as esperanças daqueles que ainda acalentam o sonho de um dia ver nas livrarias “Sol da Meia Noite”. Na minha opinião, o projeto desse livro já morreu. A escritora Stephenie Meyer deixou nas entrelinhas de suas entrevistas o quanto esse golpe lhe machucou, “me sinto muito triste com o que aconteceu para continuar escrevendo”...”voltarei a trabalhar no livro quando tiver certeza que todo mundo esqueceu isso”. Eu pergunto: “Será que os seguidores da saga de Edward Cullen e Bella Swan vão esquecer que tudo isso aconteceu um dia? Acredito que será difícil.
Outra prova de que o projeto de Midnight Sun está perto de ser enterrado é que a própria autora disponibilizou os 12 capítulos do manuscrito em seu próprio site, após pedir em vão para que as pessoas não lessem o texto que vazou na rede e que aguardassem o lançamento do livro. Me responda se você atendeu o pedido da escritora? Pois é, a maioria dos internautas também não, já que os downloads do manuscrito de Meyer bateram todos os recordes, e... continuam batendo.
Para a felicidade dos fãs da saga Crepúsculo, torço para que eu esteja errado, mas o rol de decepções sofridas por Stephenie Meyer foi tanto que tenho quase certeza de que acabou minando o seu ânimo de um dia concluir a obra.

17 comentários:

  1. Assim que li a Saga Crepúsculo fique sabendo desse vazamento do Sol Da Meia-Noite, mas não me interessei muito pelo livro, por contar uma história que já foi contada. Eu estou mais interessada em uma continuação de Amanhecer, mostrando o amadurecimento do romance da Renesme e do Jacob...

    ResponderExcluir
  2. Nem conhecia essa história do vazamento ai, e também não li esse trecho vazado. Mas achei a idéia interessante.
    Fiquei curioso pra saber se a Stephanie sabe escrever do ponto de vista de um homem (ou não seria =P).
    Além do mais, esse projeto não parece tão interessante pra ser lançado como continuação da série de filmes também, mais um motivo pra ela nao se empolgar em escrever.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente falando fiquei muito curiosa pra ler esse livro,mesmo porque ele é contado por Edward,uma verdadeira tentação,ai peguei e acabei lendo,é maravilhoso pra nao usar outras palavras,é tudo de maravilhoso,uma pena nao ter sido concluido,a historia de prende tanto que nao dá vontade de parar.

    ResponderExcluir
  4. Gente isso é estratégia de marketing..... quando ninguem mais lembrar... ela vai reviver o momento de fama... nada mais justo do que segurar fãs por tempo indefinido!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei muito decepcionada quando fiquei sabendo, mais porque ela não escreveu o livro em uma rede privada se ela nao queria que nenhum hacker fosse lá e acabasse com a surpresa?! sinceramente se ela não continuar a escrever ela vai estar sendo muito burra, não importa que o "rascunho" já foi lido umas milhões de vezes,mesmo assim, todos os fãs gostariam de ver ele pronto, imagina só o dinheiro que ela nao vai ganhar por exemplares vendidos mesmo nao sendo criado um filme (porque nao tem sentido criar filme) a satisfação dos fãs vai ser enorme, espero que ela escreva e publique! (:

    ResponderExcluir
  6. gente eu to tao cuiosa eu quero terminar de ler esse livro mas o pricipal e q eu querro... eu preciso... eu necessido de um proximo livro com o romance de renesmee e jacob eu tenho q saber se eles vao ficar juntos ou nao mas eu prefiro q sim

    ResponderExcluir
  7. Mas nos verdadeiros fãs n podemos pagar pelo erro alheio axo q deveriamos nos mobilizar, apelar ou seja o q for pois essa saga mascou a vida de muitas pessoas e essa autora q para mim e uma verdadeira artistas n pode deixar seu fãs d lado, nos demos riqza e renome a ela merecemos consideração da mesma forma q ela mere* respeito. ''Meyer por sua criatividade eu espero a vida inteita'' \õ/

    ResponderExcluir
  8. Vamos nos mobilizar!!!!!!!! afinal somos fãs ou naum????

    ResponderExcluir
  9. Com certeza é estratégia de marketing. Exatamente como o "namoro" da vida real com os atores principais do filme...

    ResponderExcluir
  10. Quem fez isso nãotem noção doque causou nos fãs da Saga. fiquei muito triste com oque aconteceu =( queria muito pode compra esse livro... Espero que um dia ela termine essa magnifica obra de começou, isso deixaria qualquer fã ou autor(a) triste com esse relato sem motivo algum. Espero que um dia ela possa publicar esse livro...

    ResponderExcluir
  11. aff que raiva de quem fez isso nao sabe o que causaram nos fãns da saga ,, mais mesmo assim eu nao fiquei muito interessada em em ler mais fato que havi acontecido no filme pois eu vou respeitar o sentimento a autora e nao vou ler apenas quando sairem nas livrarias mas estou mesmo enteressada em saber sobre o crescimento de renesmee com jacob eu quero saber se vai ter um livro ou se vai ter um filme que cnte a história deles aguem sabe me responder isso por favou eu ficaria muito feliz em saber se vai ter mesmo um livro contando a historia espero anciosa espero que alguem possa me responder

    ResponderExcluir
  12. É realmente triste, não é?
    Eu estou morrendo de vontade de ler O Sol da Meia Noite!
    Vários blogs fizeram uma campanha para que ela continuasse a escrever o livro, mas parece que o esforço ainda não teve resultados...

    Espero poder ler este livro -inteiro- um dia...


    Parabéns pelo blog!

    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marie!
      Realmente é muito triste, principalmente para a enorme legião de fãs dessa escritora fantástica. Às vezes, uma atitude irresponsável de determinada pessoa acaba gerando consequências trágicas e muitas vezes irreparáveis não só para o escritor, mas tbém para todos os seus leitores. Dia infeliz que "alguém" decidiu publicar esses manuscritos da Stephenie na Net. Acredito que tenha sido alguém de sua ampla confiança...
      Espero que ela reflita que os seus fãs que aguardavam ansiosamente o lançamento desse livro não tem culpa alguma. Tomara que dê sequencia à história.
      Abcs e obrigado pela visita.
      Volte sempre!

      Excluir
  13. eu quero que no próximo livro conte a história de renesme e jacob

    ResponderExcluir
  14. Joicemichaels2@gmail9 de agosto de 2015 17:58

    Eu nem sabia desse livro sol da meia noite fui saber hoje, e nem quero ler esse acho que o romance de Jacob e renesme está pedindo uma continuação, eu também sonho em ser escritora. então tenho um concelho que ouço direto da minha avô, "pessoas são muito curiosas, mas o que faz da gente diferente e a forma que agimos durante uma situação perturbadora".

    ResponderExcluir
  15. Vamos nos mobilizar fazer um baixo assinado se todos de cada país fizesse isso quem sabe funcione vamos começar por aqui vamos nos mobilizar todos gostamos então vamos uma atitude!!!!!
    SAGA
    CREPÚSCULO!!!!!!
    Adoro.....

    ResponderExcluir
  16. Por favor
    Publique
    Sthephenie Meyer
    Pedimos imploramos publique !!!!!
    Por todos pó você por nós pela sua família !!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...