domingo, 11 de setembro de 2011

Os três mosqueteiros: uma trilogia com 12 livros e mais de 3 mil páginas

Livro "Os Três Mosqueteiros"
Começo esse post pedindo desculpas pela minha ignorância aos leitores “Dumistas” que conhecem à fundo toda a obra do grande escritor francês, Alexandre Dumas. Confesso à vocês, que até a pouco tempo, jamais passou pela minha cabeça - leiga no assunto - que o livro "Os Três Mosqueteiros” fazia parte de uma trilogia. E muito menos que essa trilogia fosse formada por 12 livros!! Cara, uma trilogia composta por 12 volumes e não três??!! Que piração é essa? Ok, vou deixar para explicar a história dessa estranha trilogia mais para frente.
Tomei conhecimento que a história dos três inseparáveis mosqueteiros tinha uma sequência após assistir ao filme “O Homem da Máscara de Ferro” com o Leonardo di Caprio, uma produção de 1998 que obteve um sucesso relativo nos cinemas naquela época. Assim que terminou o filme, fiquei ansioso para ler o livro de Alexandre Dumas, entendendo que “O Homem da Máscara de Ferro”seria a obra conclusiva sobre D'Artagnan e os três mosqueteiros, ardorosos defensores do rei da França. Mero engano dos enganos. Certo dia na casa de um amigo, vi que ele estava lendo uma obra de Dumas com um nome esquisito e com o emblema de uma cruz de flores-de-lis, símbolo dos famosos mosqueteiros. A obra de capa dura e vermelha desbotada – já agastada pelo tempo – se chamava “20 Anos Depois”. Perguntei à ele sobre o livro. Foi quando o João Renato – aficionado dos romances de capa e espada – disse que o livro que estava lendo se tratava da sequencia  dos “Três Mosqueteiros”. “Pêra aí, mas e “O Homem da Máscara de Ferro”, onde entra nisso tudo?”, perguntei. Posso considerar essa pergunta que fiz há quase 13 anos o ponto de partida para a minha compreensão da complicada trilogia de 12 livros sobre as aventuras de Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan.
 Meu amigo, João Renato deu-me uma rápida, mas proveitosa explicação, à qual fui complementando com o passar dos anos através de pesquisas e mais pesquisas. Resultado: troquei a leitura de “O Homem da Máscara de Ferro” por “20 Anos Depois”, além de descartar a compra de “O Homem da Máscara de Ferro”.
Para que você tenha uma noção da cronologia dos livros que narram a saga dos três mosqueteiros vou “amarrar” aquele fio sobre a trilogia de 12 livros que deixei solto no início desse post.
“20 Anos Depois” pode ser considerado o segundo livro da trilogia “Os Três Mosqueteiros” e reúne D’Artagnan, Athos, Porthos e Aramis após duas décadas de separação. Depois dessa obra, temos o romance “O Visconde de Bragelonne”; este sim, fechando a saga dos mosqueteiros. Quanto ao “Homem da Máscara de Ferro”, trata-se apenas de um personagem de “O Visconde de Bragelonne” que surge no final na história. É importante esclarecer que o livro “O Homem da Máscara de Ferro” não se trata de uma obra escrita separadamente por Dumas, mas apenas de uma novelização dos filmes que passaram nos cinemas. Já os filmes sobre o personagem que usa uma máscara de ferro como castigo teve por base os capítulos finais de “O Visconde de Bragelonne”. Meio complicadinho, não é? (rs).
Fechando a explicação sobre a saga de D’Artagnban e os três mosqueteiros, cabe informar que a história de “O Visconde Bragelonne”, que conclui a trilogia, chega a ter, em sua edição original, 10 volumes que totalizam mais de 2.500 páginas. Bem, se somarmos essa quantidade de páginas com os outros dois livros da trilogia -“Os Três Mosqueteiros” e “Vinte Anos Depois” teremos uma trilogia com mais de 3 mil páginas!!
Volume 3 de "O Visconde de Bragelonne"

Com certeza, muitos que estão lendo esse post, se assustaram com o “mar de páginas” que formam o enredo de uma das históricas mais famosas de todos os tempos e que marcou gerações. Mas podem ficar tranqüilos, por que a exemplo de “Os Três Mosqueteiros”; o livro “Vinte Anos Depois” é uma verdadeira odisséia, uma obra tão cativante quanto a sua predecessora. Quanto ao “O Visconde de Bragelonne”, comecei a ler, descompromissadamente, o primeiro volume que peguei emprestado do meu amigo João Renato. Confesso que apesar da leitura cativante de “Os Três Mosqueteiros” e “Vinte Anos Depois” fiquei com algum receio de encarar as mais de 2.500 páginas do “Visconde”; não temendo pela queda na qualidade do enredo criado por Dumas, mas pela possibilidade de começar a ler a história, gostar dela e depois não conseguir encontrar nos sebos todos os dez volumes. Quer dizer, seria como dar um pirulito para uma criança, deixá-la dar uma boa lambida e depois, simplesmente, tirá-lo de sua boca e jogá-lo fora. Por isso fiquei temeroso, mas mesmo assim, não acabei resistindo e há cerca de três semanas ao passar na casa desse meu amigo, vi aquele livrão antigo meio judiado na estante e acabei pedindo que o João me emprestasse. Ele tem apenas os cinco primeiros volumes; quanto aos outros, continua garimpando nos sebos na esperança de encontrá-los.
Alexandre Dumas, pai, o criador da saga
"Os Três Mosqueteiros"

Optei por não fazer do livro “O Visconde de Bragelonne” a minha leitura principal. Digamos que ele seja a minha opção alternativa, já que dedico um tempo maior para outras obras. Porque faço isso? Simples: tenho medo de que o João não encontre os outros cinco volumes que restam para completar a última parte da trilogia, então eu ficaria como aquela criança que perdeu o pirulito.
Mas analisando o que li até agora; o primeiro dos dez volumes de “O Visconde de Bragelonne” é bem melancólico e pelo pouco que conheço da história em seu todo através de minhas pesquisas, a melancolia é predominante nos 10 volumes da obra de Dumas. É por demais curioso vermos Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan já bem envelhecidos, bem mais do que no livro anterior “20 Anos Depois” e com ideologias bem diferentes daquelas quando se conheceram ainda jovens . Athos tem um filho chamado Raul, que será o polo da discórdia entre ele e Aramis. Sei que Athos culpará o ex-amigo Aramis pela morte de seu filho, mas prefiro analisar a obra quando acabar de lê-la em seu todo. Quem sabe daqui há uns dois ou três anos “ela” esteja aqui nesse blog. Isto é, se o João Renato encontrar os outros cinco volumes que ainda faltam para completar a obra.
Vou aguardar!

21 comentários:

  1. Muito interessante saber mais sobre os livros do Alexandre Dumas. Eu também não gosto de começar a ler uma trilogia ou série sem ter todos os livros em mãos. Dei uma olhada na Estante Virtual, e lá tem vários volumes, os que eu não achei foram os volumes 9 e 10. Fala pro seu amigo João Renato dar uma olhada por lá, e eles não estão caros,não! =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica Joelma! Já o avisei. Qto aos dois últimos volumes, ele disse que vai começar a vasculhar o Mercado Livre e também alguns livreiros virtuais no Orkut. A sua mulher também está dando uma força na localização dos volumes faltosos.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Eu encontrei uma coleção da Saraiva antiga com 11 volumes. O vendedor me garantiu que é a trilogia completa. Espero que sim, pois o preço esta muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alex! Tudo na Paz?
    Pode adquirir sem medo; de fato, a Saraiva lançou a trilogia completa há décadas atrás. São onze livros. Anote aí: VL 1 OS TRES MOSQUETEIROS TOMO I - VOL 2 OS TRES MOSQUETEIROS TOMO II - VOL 3 VINTE ANOS DEPOIS TOMO I - VOL 4 VINTE ANOS DEPOIS TOMO II - VOL 5 VINTE ANOS DEPOIS TOMO III - VOL 6 O VISCONDE DE BRAGELONNE TOMO I - VOL 7 O VISCONDE DE BRAGELONNE TOMO II - VOL 8 O VISCONDE DE BRAGELONNE TOMO III - VOL 9 O VISCONDE DE BRAGELONNE TOMO IV - VOL 10 O VISCONDE DE BRAGELONNE TOMO V - VOL 11 O VISCONDE DE BRAGELONNE TOMO VI.
    Dependendo do preço, acredito que tenha feito um negócião!
    Abcs!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Você sabe se ainda esta a venda na saraiva essa trilogia completa? Estou muito interessado, mas não encontro o 20 anos depois e alguns volumes de O visconde de Bragelonne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!
      Na Estante Virtual vc vai encontrar os seis volumes referentes ao Visconde de Bragelonne e todos eles da mesmo editora livraria Lello. E o mais importante: preços mais do que módicos. Anote os links:
      * Volume 01
      http://www.estantevirtual.com.br/julianlivros/Alexandre-Dumas-O-Visconde-de-Bragelonne-Volume-1-97090418
      >>>>>>>>>>>>>
      Volume 02
      http://www.estantevirtual.com.br/julianlivros/Alexandre-Dumas-O-Visconde-de-Bragelonne-Volume-2-97090419
      >>>>>>>>>>>>>>
      Volume 03
      http://www.estantevirtual.com.br/julianlivros/Alexandre-Dumas-O-Visconde-de-Bragelonne-Volume-3-97090420
      >>>>>>>>>>>>>>
      Volume 04
      http://www.estantevirtual.com.br/sebotraca/Alexandre-Dumas-O-Visconde-de-Bragelonne-Volume-4-49297453
      >>>>>>>>>>>>>>
      Volume 05
      http://www.estantevirtual.com.br/osebocultural/Alexandre-Dumas-1802-1870-Visconde-de-Bragelonne-o-V-05-84612449
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>
      Volume 06
      http://www.estantevirtual.com.br/julianlivros/Alexandre-Dumas-O-Visconde-de-Bragelonne-Volume-6-97090421
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>
      Volume 07
      http://www.estantevirtual.com.br/julianlivros/Alexandre-Dumas-O-Visconde-de-Bragelonne-Volume-7-97090422
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>
      Links para "Vinte Anos Depois"
      http://www.estantevirtual.com.br/q/Vinte-anos-depois
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>
      Com relação aos 12 livros "fechados" da editora Saraiva, sinto lhe dizer, mas será muito difícil encontrá-la... Só por sorte e em algum sebo escondido por aí. A sugestão é que vc compre os livros separadamente e forme a sua própria "trilogioa".
      Espero ter ajudado.
      Abcs!


      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. N sei se nesse link tem todos, mas parece q tem uma edição de 7 volumes. N sei se eles colocaram tudo em sete, mas parece q a história vai até o da máscara de ferro.

    https://toplivros.wordpress.com/2013/08/26/os-tres-mosqueteiro-trilogia-alexandre-dumas/#more-3258

    ResponderExcluir
  7. Posso conseguir toda a trilogia no formato ebook, edição Zahar e Saraiva. Cadastrei meu email no seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Muito legal o seu post! Consegui entender a " confusão " da trilogia com 11 volumes!
    Já adquiri Os Três Mosqueteiros da ed. Martin Claret , Série Ouro, mas vou procurar pelos demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga 'formar' a trilogia porque vale à pena! Boa sorte em sua procura.
      Abcs!

      Excluir
  9. Estou a procura da triologia completa também. Gostaria de saber qual a editora mais fiel à historia original de Dumas. E alguma dica para encontrar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recente tradução de "Os Três Mosqueteiros" pela editora Zahar está sendo muito elogiada pelos fãs de Dumas. Os tradudores André Telles e Rodrigo Lacerda fizeram um trabalho muito profissional, atualizando algumas expressões, mas sem 'desvirtuar' os originais de Dumas.Os caras são muito competentes, prova disso é que a tradução de "O Conde de Monte Cristo", também feita por eles, ganhou o Prêmio Jabuti, de 2009, de melhor tradução. Uma pena que eles traduziram apenas "Os Tres Mosqueteiros". A boa notícia é que está em seus planos a tradução de "Vinte Anos Depois" e "O Viscnde de Bragelone".
      Abcs!

      Excluir
  10. Olá! Sabe me informar se a coleção da Saraiva de 4 volumes do ano de 1965 é somente o livro dos três mosqueteiros ou se é toda a trilogia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, pelas minhas pesquisas, infelizmente não se trata da trilogia completa.
      Abcs!

      Excluir
  11. Boa tarde,


    Na minha busca pelos livros, encontrei a trilogia completa e gratuita em pdf no site minhateca:


    - "Os três mosqueteiros":
    http://minhateca.com.br/ufbraga/Biblioteca/Literatura+Universal/Alexandre+Dumas/Trilogia+Os+Tr*c3*aas+Mosqueteiro/1+-+Os+Tres+Mosqueteiros/Os+Tres+Mosqueteiros+-+vol.1+-+Alexandre+Dumas,4683191.pdf


    - "Vinte anos depois":
    http://minhateca.com.br/ufbraga/Biblioteca/Literatura+Universal/Alexandre+Dumas/Trilogia+Os+Tr*c3*aas+Mosqueteiro/2+-+Vinte+Anos+Depois/Vinte+Anos+Depois+-+vol.2+-+Alexandre+Dumas,4682483.pdf


    - "O Visconde De Bragelonne":
    http://minhateca.com.br/rafa1980sc/PDF/Alexandre+Dumas+-+O+Visconde+De+Bragelonne,766108166.pdf


    No site LeLivros há mais algumas publicações do autor, como "O Conde de Monte Cristo" e "Tulipa Negra":
    http://lelivros.download/?s=Alexandre+Dumas


    Espero ter ajudado os leitores...


    Boa leitura,
    Katarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Não encontrava em lugar algum o "20 Anos Depois" (Os três livros)

      Excluir
  12. Minha história é um pouco parecida com a sua. Também conheci os Mosqueteiros no filme do Dicaprio. Fiquei mto interessada e fui atrás,mas li apenas Os dois primeiros livros Os três mosqueteiros. Comecei a ler Vinte anos depois e parei. Mas quero ler todos. Enqyo há vida há esperança!😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não terminou a leitura de "20 Anos Depois"? Não gostou da história? Faça um esforço e encare o desafio. Achei um livro fantástico, pois mostra os mosqueteiros mais velhos, mais experientes e com novos ideais.
      Abcs!

      Excluir
  13. Cansei de dizer, durante anos, em posts de livros por ae que : Foi o melhor livro que eu já li na vida !!! (li várias vezes ( e a história completa)).
    A minha coleção se desintegrou e foi acidentalmente descartada.
    Curioso é que parece que não dão muito valor. Não é uma obra infantil. É uma verdadeira história real da França do Sec.17.
    A edição que eu tinha (na verdade era do meu pai) era aquela em que se falava um portugues conservador ( Vós sois, tu es, etc....). Não sei o ano.
    Eu sei onde têm uma edição de capa dura. Está lá num cantinho. Esquecida e empoeirada. Desculpe não contar, mas é por motivos puramente egoístas !!!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde

    Se por acaso tiver como enviar para o meu e-mail os livros de Alexandre Dumas!


    Agradeço

    rosana_fernandes@hotmail.com



    Não consigo baixar pela minhateca!

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...