domingo, 26 de junho de 2011

Novo livro de 007 será lançado no final do ano no Brasil

Jeffery Deaver e seu livro "Carta Branca"
Vem aí um James Bond que deixou de fumar, que não procura aventuras amorosas efêmeras e que pensa duas vezes antes de puxar o gatilho. Será que esse novo perfil do famoso agente secreto com licença para matar,  criado por Ian Fleming vai agradar? Para responder essa pergunta, nós brasileiros, teremos de esperar até dezembro desde ano, quando será lançado no país pela editora Record, a nova aventura de 007. Quanto aos ingleses, já podem opinar se gostaram ou não da mudança. O livro “Carta Branca” (Carte Blanche), de Jeffery Deaver foi lançado em maio na Inglaterra com grande pompa. Pelo que pesquisei na net, o lançamento esteve muito mais para avant-première de um grande blockbuster de Hollywood, estrelado por uma constelação de artistas, do que para a apresentação de uma obra literária. Aliás, está virando moda esse tipo de evento quando se trata de 007. Só para “refrescar” a memória dos mais esquecidos, algo semelhante aconteceu em maio de 2008, durante as comemorações do centenário de Fleming, quando Sebastian Faulks lançou o livro “Essência do Mal”.
Mas voltando a escrever sobre o novo romance de James Bond que “aterrisa” na terrinha verde e amarela no finalzinho de 2011, tenho quase certeza de que apesar dessas mudanças na personalidade do Sr. Bond, continuaremos tendo um agente secreto implacável e que brindará os leitores com uma história de primeira. Êpa! Pêra aí! Você dever estar se perguntando porque estou fazendo essa previsão tão otimista e com tanta convicção se nem mesmo li o livro? Pois é... acontece que eu conheço a competência de Jeffery Deaver porque já li várias obras escritas por ele. Por exemplo, você sabia que o premiadíssimo romance policial “O Colecionador de Ossos”, é de sua autoria? O livro fez tanto sucesso que os estúdios da Universal e Columbia Pictures decidiram comprar os direitos da história para adaptá-la ao cinema. Resultado: filmaço elogiado pela crítica e sucesso de público com Denzel Washington e Angelina Jolie. É de Jeffery também o excelente “Cadeira Vazia”, com a mesma dupla de detetives de “O Colecionador de Ossos”. Além disso, Deaver Deaver teve quatro indicações para o Edgar Allan Poe Award que premia os melhores escritores da literatura policial. Além dos seus contos serem duas vezes eleitos os melhores do ano pelos fãs da revista Ellery Queen Magazine. Acredito que todas essas credenciais fazem de Jeffery Deaver o sujeito certo para escrever a próxima história de 007. Ele não é nenhum Ian Fleming, mesmo porque o criador de 007 é insubstituível, mas com certeza, coloca no bolso todos aqueles que tentaram prosseguir com a saga do agente secreto inglês depois da morte de Fleming.
Em “Carta Branca” veremos um James Bond completamente atualizado, vivendo os problemas e conflitos da nossa era, bem diferente do agente britânico que viveu no período da segunda guerra mundial, enfrentando vilões que tinham a missão de “esquentar” a Guerra Fria.
Pelo o que vi até agora, o Bond de Jeffery Deaver estará mais para ter enfrentado guerrilheiros do Afeganistão do que soldados inimigos durante a segunda guerra.
Confesso que estou curioso para ver essa readaptação de 007 à nossa época, enfrentando os conflitos e problemas comuns do nosso milênio.
Detalhes com relação ao novo livro que será lançado no Brasil pela Record, infelizmente, muito pouco foi revelado até agora. O que vazou na internet é que ele estará visitando vários lugares exóticos e que o centro da aventura será vivida em Dubai. Ah! E para os nostálgicos, o antológico Bentley, o carro preferido de 007, também não irá faltar.
Agora, o melhor que há a fazer é esperar e esperar... Afinal de contas, o final do ano não está tão longe assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...