quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis

Há livros que por mais que relemos nunca nos deixam esgotados, pelo contrário nos vicia ao ponto de tempos em tempos irmos até a nossa estante e pegarmos o “dito cujo” para nos saciarmos. Se não o relemos na sua totalidade, pelo menos folheamos as partes que consideramos mais interessantes e que queremos reviver.
“O Livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis” é uma obra com essas características. Pelo menos para mim. Tanto é verdade, que já perdi as contas das vezes que o li e reli.
Reconheço quando um livro se torna marcante em minha vida quando lembro dos detalhes da primeira vez que o li. Ao iniciar a minha viagem inaugural nas páginas da obra do escritor Thomas Bulfinch estava numa chácara, sozinho, sentado na varanda e lendo as viciantes aventuras e dramas dos heróis da mitologia grega. Detalhe: era quase de madrugada. Que sensação! Foi um momento mágico, quando cai na real, já estava quase amanhecendo e eu ali com o livro nas mãos. É por isso, que eu digo que se trata de uma leitura viciante.
Bulfinch escreve de uma maneira direta, sem enrolação o que torna a leitura fácil, fluindo naturalmente. São 50 histórias que irão entusiasmar os amantes da mitologia grega. Você vai mergulhar no mundo mágico da guerra de Tróia; as aventuras de Enéias; a busca pelo velocino de ouro pelos argonautas; o retorno de Ulisses à Ítaca; conhecer a origem dos famosos soldados comandados pelo não menos famoso Aquiles, conhecidos por Mirmidões; alem de se informar sobre deuses, heróis e vilões famosos da mitologia grega, entre os quais Apolo, Juíter, Zeus, Midas, Cupido, Psique, Minerva, Hércules, Teseu, Perseu, Medusa, Atlas, entre outros.
Jacinto e Apolo
Mas o que mais me chamou a atenção em “O Livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis” foram as lendas descritas que servem para explicar fenômenos naturais que ocorrem atualmente ou então nomes de animais e flores, entre outros. Uma dessas lendas que me chamou a atenção foi a que explica o surgimento de uma flor conhecida pela maioria das pessoas: o Jacinto, que segundo a mitologia grega era um jovem mortal muito amado pelas divindades, principalmente por Apolo. Certa vez em que ambos se divertiam com um jogo, Apolo lançou o disco com tal habilidade para o céu que Jacinto, olhando admirado, correu para o apanhar, ansioso por fazer a sua jogada. Mas, o vento oeste, conhecido por Zéfiro que também amava o jovem e, enciumado pela preferência por Apolo, mudou a direção do disco para que este o atingisse. Ao bater na testa de Jacinto, o disco fez com o jovem caísse morto naquele instante. Apolo correu em desespero até ele e com toda sua habilidade médica tentou reavivar o corpo de Jacinto, mas a sua cura estava além de qualquer habilidade. Apolo se sentiu tão culpado por sua morte que prometeu que Jacinto viveria para sempre e por isso o transformaria numa flor.
Além desse mito, há muitos outros nessa linha, como aquele que explica as erupções vulcânicas. De acordo com os antigos gregos, a causa dessas erupções seria a Quimera – monstro horripilante com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão – que dizia ficava na cratera dessas montanhas cuspindo fogo e lava.

A Quimera
Enfim, “O Livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis” é como um barco que leva o leitor para uma viagem inesquecível no mundo da mitologia grega. Discordo daqueles que julgam a obra pouco profunda ou simplória. Eu, pelo menos, a considerei muito rica, encontrando explicações que não vi em outros livros do gênero que li. E com a vantagem do texto fluído, escrito na forma de contos, tornando a leitura fácil e agradável.
Quero lembrar que há várias edições da obra de Bulfinch, mas se você – após esse texto – ficou interessado em adquiri-la procure comprar o livro com ilustrações. Com certeza, a leitura ficará mais agradável ainda.
Ah! Em tempo! “O Livro de Ouro da Mitologia Grega – Histórias de Deuses e Heróis’ traz também, como bônus, vários contos da mitologia nórdica, escandinava, egípcia, entre outras, como a viagem de Thor e seu irmão Loki ao país dos Gigantes de Gelo ou então a lenda de Beowulf, conhecido como o matador de dragões.
Então inté e boa viagem; quis dizer... boa leitura!

14 comentários:

  1. Oba! Mitologia Grega, aqui vamos nós! hahahahahaha adorei seu blog e já estou seguindo! Este post me chamou muito atenção por que, bem, é mitologia então qualquer coisa que fale mitologia me chama atenção. Achei muito boa a resenha, e vou procurar esse livro que, infelizmente devo confessar, não li ainda.
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Livro mt dificil de encontrar...mas deve ser mt bom

    ResponderExcluir
  3. Mikel, estive dando uma olhadinha na Net e descobri que o livro está à venda na Submarino por um preço convidativo... Vi tbém em alguns sebos que estão na estante virtual (www.estantevirtual.com.br). Pode comprar que a obra de Bulfinck é mágica... Vale à pena, realmente.
    Abcs!

    ResponderExcluir
  4. Quero me comunicar com pessoas que estudem os Deuses. Adoro mitologia grega, romana, celta etc. ok.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Comprei hoje esse livro! Fiquei super encantada quando vi na prateleira! Agora, sua resenha serviu para me deixar mais pirada ainda para lê-lo!!!

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha,
      Com certeza irá gostar do livro.... Leitura fluente e que encanta.... Uma verdadeira viagem ao mundo mágico e aventureiro dos heróis gregos. Sem contar que aprendemos muitas coisas relacionadas a essa mitologia... uma das mais ricas, ao lado da nórdica.
      Boa leitura... Boa viagem...
      Abcs e volte para novas visitas, será sempre um prazer!

      Excluir
  6. Oi, vi esse livro nas Lojas Americanas e resolvi procurar se ele é realmente bom antes de comprar, e achei a sua resenha bem empolgante.
    Enfim, só queria avisar que ele ta na promoção aqui http://www.americanas.com.br/produto/7249674/livros/literaturaestrangeira/mitologia/o-livro-de-ouro-da-mitologia:-historias-de-deuses-e-herois
    =)
    Enjoy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa valeu de mais pela dica acabei de comprar. muito bem obrigado Ludmila

      Excluir
  7. Olá, estou aqui para fazer uma pergunta.
    Navegando na internet, procurando esse livro, notei que há 3 capas diferentes com o mesmo titulo.
    A pergunta é: São iguais (só mudando a capa) ou são historias diferentes?

    ResponderExcluir
  8. Gaah,
    O contexto é o mesmo, pois foram escritos Thomas Bulfinch. Muda apenas o visual, ou seja, alguns tem ilustrações, outros não... alguns são edições de bolso, outros não... alguns tem capas mais produzidas, outros não... Mas, quanto ao texto, todos são iguais.
    Abcs!

    ResponderExcluir
  9. O livro é um grande erro. Um erro grave que o invalida, a meu ver. Sou estudante de filosofia e meu interesse no vasto universo filosófico é a Filosofia Clássica. O autor comete algo inadmissível que é contar as histórias mitológicas gregas empregando nome dos deuses romanos!

    É possível que muitos de nós saibamos que a Grécia foi tomada pelo Império de Roma e muitas das divindades gregas foram "rebatizadas" pelos conquistadores. Mas daí, trocar os nomes é de um anacronismo imperdoável!

    Há outros erros, também. Alguns, considero menores pois trata-se de opiniões do autor e ele deixa isso claro, como no caso onde ele mostra não entender o mito de Pandora, dizendo que a esperança é uma virtude e não poderia figurar entre os "problemas do mundo" recém-liberados pela curiosa deusa. Ora, estudar o significado do termo EM GREGO e que foi traduzido por "esperança" no texto é, no mínimo, obrigação para quem se lança a escrever sobre mitologia.

    A utilidade do livro se reconhece, portanto, por tocar no tema, reacender a curiosidade pelo conhecimento desse conjunto de histórias magníficas. É uma pena que ao lado desse objetivo tão sublime, haja deslizes tão desinteressantes.

    ResponderExcluir
  10. Estou terminando de ler e indico, um ótimo livro para quem curte mitologia!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...